Alguém pode me dar uma dica? Agora que Tondela pede transcrição do casamento, queria fazer a transcrição por PD (avó) e o atribuição (mãe) em VNG. A dica que eu queria é, meu avó nasceu em 1911 e para a atribuição eu enviaria o batismo e a certidão de casamento dele apostilada, além de outros docs. Mas esses 2 docs são os mesmos necessários para a transcrição. Opção A - Teria de tirar duas vezes? Opção B - Tentar fazer tudo em Tondela ou VNG? Opção C - Pode fazer assim pq na atribuição eu não preciso enviar esses de novo já que foi transcrito.
Nem sempre. Passado uns 25 dias do recebimento do envelope na CRC, caso não tenha recebido email informativo, ligue para a Linha de Registro: 351211950500, opção 1 depois 1 novamente.
"Opção A - Teria de tirar duas vezes? Opção B - Tentar fazer tudo em Tondela ou VNG? Opção C - Pode fazer assim pq na atribuição eu não preciso enviar esses de novo já que foi transcrito."
Você deve enviar a certidão de casamento para Ponta Delgada, juntamente com os demais documentos para a transcrição.
Após esta transcrição, enviarão uma certidão (portuguesa) de casamento para sua residência. Para evitar qualquer transtorno, e uma vez que o assento do seu avô não está informatizado, deve encaminhar junto ao processo de atribuição de sua mãe, além da cópia simples da certidão de batismo do avô, a certidão portuguesa de casamento dele também. Assim, não terá nenhum problema. A outra solução seria solicitar uma nova certidão de batismo, que viria com o casamento averbado (mas, neste caso, teria um custo a mais).
Não faça a transcrição em Tondela e nem em VNGaia, é perder tempo.
Bom Dia Pessoal, Desde quando iniciei o processo de cidadania pouco participei com perguntas mas tenho desde o inicio observado os questionamentos, informações e alegria daqueles que conseguiram a cidadania. Bem, hoje participo muito feliz que recebi email da Sra Clara informando que o processo foi concluído com sucesso. Envio abaixo os dados:
Hoje fui no Consulado Português aqui do Rio de Janeiro, para saber sobre a transcrição do casamento dos meus pais, segundo o atendente o prazo para ficar pronto é de 1 DIA!
Sinceramente não levei muita fé, alguém já procurou informação de transcrição de casamento em algum consulado aqui no Brasil?
Boa tarde! Hoje minha prima que esta em pt, ligou para linha de registos de tondela, para saber sobre o meu processo de atribuição por parte de pai, deu entrada no dia 20/03, segunda a senhora, informou que ja esta para despacho.
Estou super ansioso, despacho, significa que ja esta para ser enviado, ou ainda esta saindo o numero de assento?
@Luis Rocha, caramba se for verdade você foi premiado , seu processo foi numerado em marco e ja esta para despacho tem processo de janeiro e fevereiro que não caiu em exigência que continuam com o status " analise".
Para transcrição do casamento os docs ainda são esses:
certidão de casamento dos seus pais de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida certidão de nascimento da sua mãe/pai apostilada e com firma reconhecida do oficial que assina cópia do RG autenticada do requerimento de transcrição assinada por autenticidade(assinar no cartório) Vale postal internacional de 120 euros
A minha dúvida é, Eu preciso efetuar o reconhecimento presencial de assinatura no Consulado português para alguma dessas documentações????
Boa noite, recebi o email para transcrição de casamento por tondela, nao achei o requerimento que serve pra la, somente o de PD e outra coisa, envio pra la mesmo ou faço por ponta delgada e peço pra eles enviarem pra tondela ? a assinatura pode ser minha como requerente e filho de potugues ?
HALMEIDA acho meio díficil, perdi a conta de quantas vezes que fui até o consulado para obter informações e a cada dia era uma informação diferente, inclusive perguntei sobre transcrição de casamento dos meus avós e eles não souberam me explicar absolutamente nada sobre esse assunto. Tenho quase certeza que se você voltar lá e falar com outro atendente ele vai te passar informações bem diferentes. Realizei a transcrição por ponta delgada e levou só duas semanas.
@Luis Rocha Se o processo for despachado favoravelmente, vai então para registro que é a fase final, onde ele é numerado. O do meu filho demorou 40 dias entre o despacho e o registro.
bom dia , gostaria de uma ajuda de vocês, meu processo foi numerado no dia 28/4 (Deu entrada a 28.04.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –19340//17-SITPRO – DANIEL FONSECA PIRES ) enviei para Tondela, na mesma data que recebi um e-mail falando da numeração, passou 3 minutos e recebi um e-mail de Tondela (João Barros escriturário) me informando que estava faltando a TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DE MEU PAI (português), fiz alguns questionamentos sobre precisar da transcrição e etc, ele me respondeu algumas vezes no mesmo dia , onde em meu ultimo e-mail que perguntava qual o prazo para eu enviar a transcrição ele não me respondeu até hoje. nesta segunda feira (22/5) resolvi mandar um novo e-mail para tondela perguntando sobre o meu processo: obs: demorei esse tempo todo para mandar um novo e-mail pois estava viajando, não estava no Brasil, por isso não conseguir tentar resolver algo antes. segue abaixo a resposta da senhora Maria De Fatima:
''Boa tarde
Informo V. Ex.ª de que o processo encontra-se a aguardar os seus tramites legais, pelo lhe pedimos por favor para aguardar por uma resposta da nossa parte, para que não atrase ainda mais.
Com os melhores cumprimentos.
Fátima Pinheiro CRC de Tondela'' como deveria proceder nesse caso ? desde já agradeço á todos.
@Daniel, agora Tondela exige a transcrição de casamento..não perca tempo e envie logo as certidões para a Conservatória fazer a Transcrição.Se não fizer, seu processo ficará suspenso até vc concluir o que pediram.
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra) - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - Vale Postal de 120 Euros - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, ou presencialmente, no consulado - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
uma duvida minha tbm é, a certidão de nascimento da minha mãe e a certidão de casamento deles , tem que ser emitida há menos de 1 ano ? assim como foi minha certidão de nascimento no meu processo de atribuição ?
Comentários
Oi pessoal,
Trago uma informação maravilhosa!
Acabo de receber pelo correio meu assento de nascimento português lavrado em 10/05/2017.
Recebido no ACP Porto em 17/03/17 e certidão emitida em 10/05/2017.
Foram menos de 2 meses.
Recomendo essa Conservatória!!
Agora que Tondela pede transcrição do casamento, queria fazer a transcrição por PD (avó) e o atribuição (mãe) em VNG.
A dica que eu queria é, meu avó nasceu em 1911 e para a atribuição eu enviaria o batismo e a certidão de casamento dele apostilada, além de outros docs. Mas esses 2 docs são os mesmos necessários para a transcrição.
Opção A - Teria de tirar duas vezes?
Opção B - Tentar fazer tudo em Tondela ou VNG?
Opção C - Pode fazer assim pq na atribuição eu não preciso enviar esses de novo já que foi transcrito.
Abraço
Sabem se Tondela manda e-mail Quando o processo for numerado?
Nem sempre. Passado uns 25 dias do recebimento do envelope na CRC, caso não tenha recebido email informativo, ligue para a Linha de Registro: 351211950500, opção 1 depois 1 novamente.
fico super feliz por ter dado tudo certo para sua família.
Foi um prazer ajudá-lo.
Sucesso em sua nova jornada!
"Opção A - Teria de tirar duas vezes?
Opção B - Tentar fazer tudo em Tondela ou VNG?
Opção C - Pode fazer assim pq na atribuição eu não preciso enviar esses de novo já que foi transcrito."
Você deve enviar a certidão de casamento para Ponta Delgada, juntamente com os demais documentos para a transcrição.
Após esta transcrição, enviarão uma certidão (portuguesa) de casamento para sua residência.
Para evitar qualquer transtorno, e uma vez que o assento do seu avô não está informatizado, deve encaminhar junto ao processo de atribuição de sua mãe, além da cópia simples da certidão de batismo do avô, a certidão portuguesa de casamento dele também. Assim, não terá nenhum problema. A outra solução seria solicitar uma nova certidão de batismo, que viria com o casamento averbado (mas, neste caso, teria um custo a mais).
Não faça a transcrição em Tondela e nem em VNGaia, é perder tempo.
Para saber melhor sobre a burocracia e o valor da cidadania: http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/falsificacoes-por-indianos-para-obter-nacionalidade-portuguesa-sao-recorrentes
Abraço
Agradeço ao amigo (a) que fez a gentileza de corrigir as minhas informações na tabela de processos.
Obrigada pela gentileza!!!
Desde quando iniciei o processo de cidadania pouco participei com perguntas mas tenho desde o inicio observado os questionamentos, informações e alegria daqueles que conseguiram a cidadania.
Bem, hoje participo muito feliz que recebi email da Sra Clara informando que o processo foi concluído com sucesso.
Envio abaixo os dados:
Processo: 19XX/2017
Enviado: 03/01/2017 (via DHL)
Recebido em: 09/01/2017
Numerado em: 11/01/2017
Vale postal sacado em: 13/01/2017
Concluído em: 25/05/2017
Um abraço a todos, desejando sucesso em seus objetivos.
Hoje fui no Consulado Português aqui do Rio de Janeiro, para saber sobre a transcrição do casamento dos meus pais, segundo o atendente o prazo para ficar pronto é de 1 DIA!
Sinceramente não levei muita fé, alguém já procurou informação de transcrição de casamento em algum consulado aqui no Brasil?
Hoje minha prima que esta em pt, ligou para linha de registos de tondela, para saber sobre o meu processo de atribuição por parte de pai, deu entrada no dia 20/03, segunda a senhora, informou que ja esta para despacho.
Estou super ansioso, despacho, significa que ja esta para ser enviado, ou ainda esta saindo o numero de assento?
Obrigado mais uma vez.
Seria legal se tivesse alguém q já teve alguma experiência com transcrição no BR para confirmar isso.
Processo: 23XXX/17-SITPRO
Enviado em: 22/05 (via DHL)
Recebido em: 25/05
Numerado em: 25/05
parabéns .
Para transcrição do casamento os docs ainda são esses:
certidão de casamento dos seus pais de inteiro teor apostilada e com firma reconhecida
certidão de nascimento da sua mãe/pai apostilada e com firma reconhecida do oficial que assina
cópia do RG autenticada do
requerimento de transcrição assinada por autenticidade(assinar no cartório)
Vale postal internacional de 120 euros
A minha dúvida é, Eu preciso efetuar o reconhecimento presencial de assinatura no Consulado português para alguma dessas documentações????
.https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Se o processo for despachado favoravelmente, vai então para registro que é a fase final, onde ele é numerado. O do meu filho demorou 40 dias entre o despacho e o registro.
gostaria de uma ajuda de vocês, meu processo foi numerado no dia 28/4 (Deu entrada a 28.04.2017 nesta Conservatória o Processo de Nacionalidade a foi atribuído o nº Proc. Nac. –19340//17-SITPRO – DANIEL FONSECA PIRES ) enviei para Tondela, na mesma data que recebi um e-mail falando da numeração, passou 3 minutos e recebi um e-mail de Tondela (João Barros escriturário) me informando que estava faltando a TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DE MEU PAI (português), fiz alguns questionamentos sobre precisar da transcrição e etc, ele me respondeu algumas vezes no mesmo dia , onde em meu ultimo e-mail que perguntava qual o prazo para eu enviar a transcrição ele não me respondeu até hoje.
nesta segunda feira (22/5) resolvi mandar um novo e-mail para tondela perguntando sobre o meu processo:
obs: demorei esse tempo todo para mandar um novo e-mail pois estava viajando, não estava no Brasil, por isso não conseguir tentar resolver algo antes.
segue abaixo a resposta da senhora Maria De Fatima:
''Boa tarde
Informo V. Ex.ª de que o processo encontra-se a aguardar os seus tramites legais, pelo lhe pedimos por favor para aguardar por uma resposta da nossa parte, para que não atrase ainda mais.
Com os melhores cumprimentos.
Fátima Pinheiro
CRC de Tondela''
como deveria proceder nesse caso ?
desde já agradeço á todos.
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- Vale Postal de 120 Euros
- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, ou presencialmente, no consulado
- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimento
Modelo de Requerimento que serve em Ponta Delgada e Tondela:
https://drive.google.com/folderview?id=0B6dMEo-comwJRksxNXJEenZ3akU&usp=sharing
uma duvida minha tbm é, a certidão de nascimento da minha mãe e a certidão de casamento deles , tem que ser emitida há menos de 1 ano ?
assim como foi minha certidão de nascimento no meu processo de atribuição ?