@Vlad Pen, obrigada pela sugestão e resposta. Vou correr atrás da certidão de minha avó. Nem sei por onde começar, pois ela também era portuguesa e não tenho nenhum documento dela a não ser a certidão de casamento. Obrigada mais uma vez!
Pessoal, estou com uma dúvida. Quando eu for pedir minha cidadania vou transcrever o casamento dos meus pais. Eles se divorciaram... Também tenho que transcrever o divórcio? Nesse caso, como é feito?
Boa tarde! Enviei meus documentos para Tondela em janeiro, recebi o e-mail com a numeração do processo em 23/1/2017 (processo 37xx/2017). Entretanto, recebi no dia 15/5 o e-mail da Ana Margarida, solicitando a transcrição do casamento dos meus pais. Meu problema: meu pai já foi casado antes e para averbar o casamento com minha mãe, preciso de pagar advogado em Portugal para formalizar a separação, certo? Alguém sabe como me ajudar?
Penso que deverá transcrever o casamento de seus pais. Não precisa homologar o divórcio, a não ser que o portuguêsqueira ir morar em PT e se casar por lá, ai vai ter que homologar o divórcio.
Se for o pai: Vai ter que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio e transcrever o segundo.
Se for a mãe: Partindo do princípio que ela não se casou antes, você vai ter que transcrever o casamento e só precisará homologar o divórcio, caso ela queira ir morar em Portugal e se casar por lá.
@danvanuchi Precisa da transcrição do casamento, sim. Tondela não costumava pedir se o seu bisavô foi o declarante do nascimento da sua avó, mas agora está pedindo para todo mundo. O óbito é que não é necessário, mas não atrapalha em nada.
@Fábio Malta, O português é meu pai. O primeiro casamento dele já está averbado, mas falta o divórcio e o casamento com minha mãe.
Como haviam falado (quando eu estava fazendo o processo na embaixada anos atras) q eu teria q contratar advogado em Portugal, desisti. Mas esse ano descobri q Tondela fazia por cópia reprográfica da minha certidão de nascimento, resolvi dar continuidade. Agora mudaram os procedimentos... ô azarada eu...
Boa Noite, semana que vem estarei enviando o meu processo e da minha irmã. Estou com a mesma lista com que fiz o processo do meu pai, gostaria de saber se esses ainda são os documentos suficientes, ou precisa de mais alguns. Segue a lista de documentos: - Xerox simples da certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra) - Certidão de nascimento de quem pretende a atribuição, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilada em cartório de notas (Peça ao cartório que faça a certidão de inteiro teor por CÓPIA REPROGRÁFICA, é muito importante, pois quase todas as conservatórias exigem isso nos processos de atribuição - Ovar é a única conservatória que aceita sem cópia reprográfica, se tiver os selos digitais - se você for de SP, já digo que em SP as certidões não têm selo digital, então tem que ser reprográfica). - Cópia autenticada e apostilada do RG do requerente - Formulário modelo 1C preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade em cartório (veja que isso tem que ser feito pessoalmente, tem que assinar na frente do funcionário. Não é assinatura por semelhança, é por AUTENTICIDADE. - vale postal de 175 euros.
Outra pergunta, acabei de receber o numero de assento do meu pai, e vou começar o meu processo por atribuição a partir dele. Preciso fazer a transcrição de casamento dele antes do processo de atribuição?
@Henrique, Tondela exige a Transcrição de Casamento e é necessario vc fazer antes de iniciar o seu Processo de Atribuiçao.Mande A Transcriçao para Ponta Delgada ou 4a CRC do Porto.
Pessoal vou retirar amanhã no cartório minhas últimas certidões, pretendo sair de lá e já emitir o vale postal no correio. Gostaria de confirmar se os documentos estão corretos... - Cópia simples da certidão do meu avô português já digitalizada ( ele nasceu em 1930) - Certidão emitida por cópia repografica é apostilada do meu pai ( filho do português) - Minha certidão emitida por cópia repografica é apostilada - Cópia do RG autenticado e apostilado - Antecedente criminal emitido pela polícia federal com assinatura do delegado reconhecida e apostilado - Histórico escolar autenticado - Requerimento 6.4 preenchido e com reconhecimento de firma presencial Dúvidas... Onde informo meu e-mail e telefone? Obrigada
Esqueci uma pergunta importante, o vale postal peço para mandar para Tondela como manutenção de residentes correto? Envio para pessoas jurídica ou física? Desculpa as perguntas nunca enviei um vale postal. O endereço do vale postal é o mesmo endereço que coloco no envelope e mando os documentos correto? Mas uma vez obrigada.
@Andressa, no formulário 6.4 não existe campo para colocar e-mail e telefone, mas é necessario q vc coloque em algum lugar visivel.. talvez proximo à sua assinatura .O vale postal é enviado para a mesma Conservatória que for enviar os documentos(não esqueça de colocar uma cópia do vale junto com os documentos).Manutençao de residente e pessoa juridica.Requerimento assinado por autenticidade.O Certificado de Antecedentes vc imprime pela Internet, leva ao cartório para a materializaçao e depois apostilada. Não precisa de assinatura de um delegado da P.F.
Obs: Se ainda não fez a transcriçao de casamento do seus avós, terá q faze-la antes de iniciar o processo.
@vladpen muito obrigada, posso mandar e-mail e telefone em um papel separado? Tenho medo de rasurar o requerimento. Antecedente criminal eu tirei pessoalmente na polícia federal então venho com a assinatura do delegado já está apostilado. Um conhecido meu conseguiu a certidão do meu avô em Portugal e junto me mandou um papel que fala que o casamento do meus avós já está averbado. Posso te enviar esse "documento" tenho muita dúvida se realmente foi averbado ou não. Mas uma vez obrigada
@Andressa,tire uma copia desse documento que consta como averbado e envie junto com o Processo. No meu requerimento 6.4 eu coloquei meu e.mail proximo à minha assinatura ...nem sei se poderia, mas não achei outra soluçao na hora do preenchimento.
@Thais Faria meu processo tbm foi numerado em 23/01/2017 e tem começo 36xx e ainda não recebi nenhum contato de Tondela. To no aguardo se vão solicitar transcrição ou não.
Pelo visto eles não estão seguindo uma ordem exata.
Bom dia o processo do meu pai ficou pronto de março e me mandaram por email o assento de nascimento dele e disseram que me mandariam um documento pelos correios, mas ate agora nada desse documento onde eu poderia pegar uma copia dele?
Bom dia Amigos, Preciso de mais uma ajuda, reparei que 2 processos com abertura em 25/01/17 caíram em exigência de de transcrição de casamento, o processo que enviei da minha mãe foi aberto em 08/02/17 e não fiz a transcrição do casamento dos pais dela. O pai dela (Português), nascido em 1901 e a mãe mineira nascida em 1916, ambos já falecidos. Preciso realmente transcrever o casamento deles? Se sim, quais seriam os documentos necessários? Queria ir adiantando, se for o caso. OBS: O pai da minha mãe, foi o declarante na certidão de nascimento dela. Obrigado mais uma vez.
Liguei agora para a LR e obtive a informação que o meu processo foi deferido, porém ainda não tinha sido efetuado o registro.
Isso quer dizer que deu tudo certo né ?
Obs: Para quem tiver paciência e não queira gastar $$ e tenha um smartphone, só instalar o aplicativo WhatsCall. Efetuar umas atividades dentro do app e juntar pontuação. 290 pontos/min a ligação para Portugal e no meu caso juntei o total de 3190 e só gastei 870 pontos (3 min) para obter a informação.
Meu processo tem numeração 33xx/17 (escrevi errado lá em cima) e foi numerado em 23/01/2017. Liguei hoje e a moça da LR disse que foi deferido, então acredito que não venham a pedir transcrição alguma.
Pelo que pude observar nas postagens recentes, no mês de Janeiro/2017 os processos já foram analisados como um todo. Afirmo isso, pois pelo que parece, eles já enviaram a solicitação de transcrição para algumas pessoas e outras como no meu caso, saiu o deferimento.
Lembrando que não recebi e-mail algum de Tondela, nem com o deferimento nem com a solicitação de transcrição.
@Theresa Lima Só postei uma dica mesmo aonde o gasto é 0 e eu fiz os pontos em uns 15 minutos.
Comentários
Obrigada mais uma vez!
Enviei meus documentos para Tondela em janeiro, recebi o e-mail com a numeração do processo em 23/1/2017 (processo 37xx/2017).
Entretanto, recebi no dia 15/5 o e-mail da Ana Margarida, solicitando a transcrição do casamento dos meus pais.
Meu problema: meu pai já foi casado antes e para averbar o casamento com minha mãe, preciso de pagar advogado em Portugal para formalizar a separação, certo?
Alguém sabe como me ajudar?
Penso que deverá transcrever o casamento de seus pais. Não precisa homologar o divórcio, a não ser que o portuguêsqueira ir morar em PT e se casar por lá, ai vai ter que homologar o divórcio.
@Thais Faria,
O português é quem? Pai ou mãe?
Se for o pai:
Vai ter que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio e transcrever o segundo.
Se for a mãe:
Partindo do princípio que ela não se casou antes, você vai ter que transcrever o casamento e só precisará homologar o divórcio, caso ela queira ir morar em Portugal e se casar por lá.
Precisa da transcrição do casamento, sim. Tondela não costumava pedir se o seu bisavô foi o declarante do nascimento da sua avó, mas agora está pedindo para todo mundo. O óbito é que não é necessário, mas não atrapalha em nada.
O português é meu pai. O primeiro casamento dele já está averbado, mas falta o divórcio e o casamento com minha mãe.
Como haviam falado (quando eu estava fazendo o processo na embaixada anos atras) q eu teria q contratar advogado em Portugal, desisti.
Mas esse ano descobri q Tondela fazia por cópia reprográfica da minha certidão de nascimento, resolvi dar continuidade. Agora mudaram os procedimentos... ô azarada eu...
Alguém já fez esse procedimento do divórcio?
- Xerox simples da certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- Certidão de nascimento de quem pretende a atribuição, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilada em cartório de notas (Peça ao cartório que faça a certidão de inteiro teor por CÓPIA REPROGRÁFICA, é muito importante, pois quase todas as conservatórias exigem isso nos processos de atribuição - Ovar é a única conservatória que aceita sem cópia reprográfica, se tiver os selos digitais - se você for de SP, já digo que em SP as certidões não têm selo digital, então tem que ser reprográfica).
- Cópia autenticada e apostilada do RG do requerente
- Formulário modelo 1C preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade em cartório (veja que isso tem que ser feito pessoalmente, tem que assinar na frente do funcionário. Não é assinatura por semelhança, é por AUTENTICIDADE.
- vale postal de 175 euros.
Gostaria de confirmar se os documentos estão corretos...
- Cópia simples da certidão do meu avô português já digitalizada ( ele nasceu em 1930)
- Certidão emitida por cópia repografica é apostilada do meu pai ( filho do português)
- Minha certidão emitida por cópia repografica é apostilada
- Cópia do RG autenticado e apostilado
- Antecedente criminal emitido pela polícia federal com assinatura do delegado reconhecida e apostilado
- Histórico escolar autenticado
- Requerimento 6.4 preenchido e com reconhecimento de firma presencial
Dúvidas... Onde informo meu e-mail e telefone?
Obrigada
Desculpa as perguntas nunca enviei um vale postal.
O endereço do vale postal é o mesmo endereço que coloco no envelope e mando os documentos correto?
Mas uma vez obrigada.
Obs: Se ainda não fez a transcriçao de casamento do seus avós, terá q faze-la antes de iniciar o processo.
Pelo visto eles não estão seguindo uma ordem exata.
o processo do meu pai ficou pronto de março e me mandaram por email o assento de nascimento dele e disseram que me mandariam um documento pelos correios, mas ate agora nada desse documento
onde eu poderia pegar uma copia dele?
Preciso de mais uma ajuda, reparei que 2 processos com abertura em 25/01/17 caíram em exigência de de transcrição de casamento, o processo que enviei da minha mãe foi aberto em 08/02/17 e não fiz a transcrição do casamento dos pais dela. O pai dela (Português), nascido em 1901 e a mãe mineira nascida em 1916, ambos já falecidos.
Preciso realmente transcrever o casamento deles? Se sim, quais seriam os documentos necessários? Queria ir adiantando, se for o caso.
OBS: O pai da minha mãe, foi o declarante na certidão de nascimento dela.
Obrigado mais uma vez.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento
Alguém saberia responder se a transcrição de casamento feita por Tondela está demorando?
Pois me sugeriram enviar o meu processo de atribuição juntamente com a transcrição do casamento do meu pai diretamente para Tondela.
Isso quer dizer que deu tudo certo né ?
Obs: Para quem tiver paciência e não queira gastar $$ e tenha um smartphone, só instalar o aplicativo WhatsCall. Efetuar umas atividades dentro do app e juntar pontuação. 290 pontos/min a ligação para Portugal e no meu caso juntei o total de 3190 e só gastei 870 pontos (3 min) para obter a informação.
Usando a operadora Tim (código 41), pagaria apenas R$ 0,60 o minuto da ligação com Portugal. Pelo Skype é ainda muito mais barato.
Liguei hoje e a moça da LR disse que foi deferido, então acredito que não venham a pedir transcrição alguma.
Pelo que pude observar nas postagens recentes, no mês de Janeiro/2017 os processos já foram analisados como um todo. Afirmo isso, pois pelo que parece, eles já enviaram a solicitação de transcrição para algumas pessoas e outras como no meu caso, saiu o deferimento.
Lembrando que não recebi e-mail algum de Tondela, nem com o deferimento nem com a solicitação de transcrição.
@Theresa Lima
Só postei uma dica mesmo aonde o gasto é 0 e eu fiz os pontos em uns 15 minutos.
Pq t processo que pede e outros não. Olha o caso relatado pelo Thiago.
Será João pede e a clara não?
Pode isso?