Prezados amigos. enviei o meu vale postal no dia 27/04 e os documentos no dia 28/04 sendo entregues em 02/05. No entanto, ainda não recebi qualquer tipo de contato da conservatória e noto que alguns processos entregues após o meu já foram numerados. Como devo proceder? o que aconselham?
Então creio que eles estão pedindo a transcrição de casamento para os processos após fevereiro. O meu foi de janeiro e não pediram, porém ele chegou lá em dezembro, então não sei se isto tem alguma coisa a ver. Eu creio que quem foi numerado em fevereiro e após deva ir preparando a transcrição, pode ser que peçam. Para aqueles que foram numerados em janeiro, eu esperaria até ser concluído, sem pre acompanhando na planilha para ver se algum processo com data após o seu foi concluído, aí caso sim, vcs devem se preocupar,
E para as pessoas que estão com todos os docs prontos, mandem para Ovar! Evitem Tondela! Como Tondela agoira esta exigindo a transcrição, mandem para Ovar que tb exige, porém é muito mais rápida. Tondela em torno de 5 meses Ovar em torno de 3 meses.
Complementando, Mariza Guerra está em Portugal de férias e passou em Gaia hoje. Recebeu a notícia de que os processos lá estão levando cerca de 6 meses.
@Theresa Lima, Eu estava chateada de ter mandado para Tondela, e agora a tendência é aumentar esse tempo, já que Tondela está solicitando a transcrição de casamento, mesmo o pai declarante na certidão.
Boa tarde, enviei os documentos de minha mãe para tondela e chegou no dia 8/5 mas até agora não recebi nenhum email com o número do processo, isso é normal? Eu li aqui que agora Tondela está requerendo a transcrição do casamento isso é verdade. O pai da minha mãe era portugues mas a minha avó era brasileira, é necessário a transcrição? Obrigada
Responda ao e-mail informando que irá providenciar. Proceda com a Transcrição de Casamento em PD e, depois de concluída responda novamente à Tondel informando da conclusão da Transcrição de Casamento por PD.
Qual foi o funcionário que solicitou a transcrição?
@ Aparecida, obrigada pela resposta, fico na dúvida se vão realmente pedir a transcrição do casamento de minha avó visto que na certidão de nascimento do meu avô português já está averbado o casamento dele aqui no Brasil com minha avó brasileira, assim como o óbito dele. Tudo está averbado já que minha mãe precisou vender umas terras de herança em portugal alguns anos atrás, e precisou atualizar toda situação do meu avô. Será que mesmo assim terei que averbar o casamento dele? Obrigada
@Theresa Lima, Foi o João de Barros, já respondemos que estamos providenciando. Obrigada pelas dicas. @Fabiola, No seu caso, se já está atualizada a situação do sei avô em Portugal, com certeza, não será necessário; no meu caso, não tinha averbado o casamento na certidão de nascimento do português,
O processo 452XX/16 de 17/11/16, em nome de meu filho Diogo, ainda esta em aberto, ele foi despachado favoravelmente em 11/04/17 e seguiu para registro, é a última informação que eu tenho. Este processo não caiu em exigência, eles alegaram não ter encontrado meu Assento de Nascimento, enviei cópia via email no mesmo dia. A minha atribuição foi feita pelo Consulado SP, tudo certinho com transcrição de meu casamento, não entendo o que acontece.Mandei para Tondela achando que ia sair rápido, no meu caso não deu certo, infelizmente.
@Ana Maria Gonçalves, no seu caso é recomendável enviar novamente o E'mail anexando uma cópia da sua certidão de nascimento averbada com a transcrição do casamento, como se trata de uma situação excepcional eu ligaria na CRC de Tondela para saber o andamento do processo e o que falta para finalizar o pleito. Vamos reportar na planilha como "exigência atendida". Boa sorte! Abraços!
@Fabiana Correa, Parabéns! Comemore bastante! Na planilha não consta o seu nome e nem da sua sogra, apenas 2 linhas em branco no local que deveriam estar as informações. Não sei se alguém tentou atualizar a planilha, mas acabou indevidamente apagando os dados! Você pode fornecer os números dos processos? Abraços
Fabricio79 O meu foi recebido dia 18 de abril e também não recebi a comunicação de numeração mas acredito que já foi numerado.Pretendo ligar para a Linha de Registos para confirmar.
Alguém sabe se a transcrição já sai automaticamente, pois mandei os dois processos juntos.
Vou mandar agora dos meus filhos e marido, sabem onde tá melhor Tondela ou Ovar?
Para menor preciso da cópia do RG dos pai autenticados e apostilhados? No caso do meu marido preciso só do 1c rec firma, cert nasc inteiro teor e cópia reprografica com firma reconhecida e apostilhada e cópia rg autenticado e apostilhado?
@Fabiana Correa, tudo certo com a planilha; Quanto a documentação aconselho você dar uma lida nos tópicos específicos sobre os assuntos que você tem dúvidas, alguém do fórum talvez possa esclarecer suas dúvidas; @Danvanuchi, para acessar a planilha eis o endereço: https://1drv.ms/f/s!AgNC3LQzWJR9h5UPGnVqOlcd20J0Vw . @Theresa Lima, sou de opinião de manter as analises na mesma Conservatória em que foi obtido o registro para aqueles que querem pleitear para outros membros da família; para novos processos acredito que tanto faz mandar para Ovar ou Tondela, os prazos sao quase iguais e sempre ocorrerá aumento de fluxo numa ou na outra quando os prazos forem menores numa delas. Abraços!!.
@Adelaine, se foi pedida a Transcriçao vc terá q faze-la.. o requerimento vc pega nesse link. https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view Certidão de Nascimento dos 2 (Ambos portugueses) Certidão de Casamento inteiro teor apostilada. Copia do R.G.autenticado Vale postal de € 120 euros.
Carlos Alberto, também irei ligar amanhã na LR afim de obter informações. É de se estranhar que alguns processos tenham chegado após e já tenham sido numerados. Amanhã compartilhamos as informações.
Entendi. Então farei como foi dito aqui nos comentários anteriores. Responderei o e-mail dizendo que providenciarei e começo a correr atrás dos documentos para envio. Obrigada, gente!
Galera tenho outra DÚVIDA: Meu bisavô é português, e antes de iniciar o processo, entrei PELO CONSULADO com a transcrição de casamento + óbito para depois iniciar o processo pela minha avó (que será pela CRC Tondela). Já enviei os documentos para transcrição (Dia 05.05 e ainda estou no aguardo) mas um advogado me informou que essa transcrição não era necessária e que eu poderia entrar com o pedido da minha vó direto pela CRC.
Alguém sabe me informar se essa informação é verídica?
Eu também ainda tenho mais uma dúvida. Estava dando uma lida aqui no fórum para achar minha resposta e pelo o que entendi, é possível fazer a transcrição por PD e depois enviar para Tondela. Me perdoem por trazer o tópico de volta, mas...
Bem, Tondela exigiu a transcrição de casamento dos meus avós para a atribuição de meu pai, então fica a dúvida: Preciso fazer o processo com eles ou posso fazer de outra forma (com um procurador, no caso) e depois mandar a transcrição já pronta para eles, para que eles deem procedimento ao processo de atribuição?
Comentários
Muito obrigado
Uns dos caras que me ajudou logo no começo em meados do ano passado.
Boa comemoração!
Eu creio que quem foi numerado em fevereiro e após deva ir preparando a transcrição, pode ser que peçam.
Para aqueles que foram numerados em janeiro, eu esperaria até ser concluído, sem pre acompanhando na planilha para ver se algum processo com data após o seu foi concluído, aí caso sim, vcs devem se preocupar,
E para as pessoas que estão com todos os docs prontos, mandem para Ovar! Evitem Tondela!
Como Tondela agoira esta exigindo a transcrição, mandem para Ovar que tb exige, porém é muito mais rápida.
Tondela em torno de 5 meses
Ovar em torno de 3 meses.
SORTE A TODOS!!
Eu estava chateada de ter mandado para Tondela, e agora a tendência é aumentar esse tempo, já que Tondela está solicitando a transcrição de casamento, mesmo o pai declarante na certidão.
Obrigada
Está no prazo, meu processo chegou em Tondela dia 03/05 e só foi numerado hoje.
Pediram sim a transcrição de casamento.
Responda ao e-mail informando que irá providenciar. Proceda com a Transcrição de Casamento em PD e, depois de concluída responda novamente à Tondel informando da conclusão da Transcrição de Casamento por PD.
Qual foi o funcionário que solicitou a transcrição?
Obrigada
Foi o João de Barros, já respondemos que estamos providenciando.
Obrigada pelas dicas.
@Fabiola,
No seu caso, se já está atualizada a situação do sei avô em Portugal, com certeza, não será necessário; no meu caso, não tinha averbado o casamento na certidão de nascimento do português,
O processo 452XX/16 de 17/11/16, em nome de meu filho Diogo, ainda esta em aberto, ele foi despachado favoravelmente em 11/04/17 e seguiu para registro, é a última informação que eu tenho. Este processo não caiu em exigência, eles alegaram não ter encontrado meu Assento de Nascimento, enviei cópia via email no mesmo dia.
A minha atribuição foi feita pelo Consulado SP, tudo certinho com transcrição de meu casamento, não entendo o que acontece.Mandei para Tondela achando que ia sair rápido, no meu caso não deu certo, infelizmente.
muito obrigada, ficarei no aguardo
No dia 16/05 saiu minha nacionalidade e da minha sogra.
Foram enviados dia 30/12/2016
Deu entrada em Tondela 03/01/2017
Finalizados dia 16/05/1981
O meu foi recebido dia 18 de abril e também não recebi a comunicação de numeração mas acredito que já
foi numerado.Pretendo ligar para a Linha de Registos para confirmar.
Alguém sabe se a transcrição já sai automaticamente, pois mandei os dois processos juntos.
Vou mandar agora dos meus filhos e marido, sabem onde tá melhor Tondela ou Ovar?
Para menor preciso da cópia do RG dos pai autenticados e apostilhados?
No caso do meu marido preciso só do 1c rec firma, cert nasc inteiro teor e cópia reprografica com firma reconhecida e apostilhada e cópia rg autenticado e apostilhado?
Muito obrigada.
Como funciona essa planilha, acompanho o fórum há pouco tempo e gostaria de ver.
Obrigada
Tondela está com cerca de 4,5 meses para conclusão.
Ovar com cerca de 3 meses.
E em Gaia há relatos com 6 meses.
A bola da vez é Ovar mesmo.
@Danvanuchi, para acessar a planilha eis o endereço:
https://1drv.ms/f/s!AgNC3LQzWJR9h5UPGnVqOlcd20J0Vw .
@Theresa Lima, sou de opinião de manter as analises na mesma Conservatória em que foi obtido o registro para aqueles que querem pleitear para outros membros da família; para novos processos acredito que tanto faz mandar para Ovar ou Tondela, os prazos sao quase iguais e sempre ocorrerá aumento de fluxo numa ou na outra quando os prazos forem menores numa delas. Abraços!!.
Meu processo também entrou em exigência.
Enviei os documentos para atribuição de meu pai no mês passado. Hoje a CRC me enviou email com a exigência de transcrição de casamento dos meus avós.
Alguém sabe me dizer se é realmente necessária a transcrição, ja que minha avó e também meu avô eram portugueses? Só que eles casaram aqui no Brasil.
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Certidão de Nascimento dos 2 (Ambos portugueses)
Certidão de Casamento inteiro teor apostilada.
Copia do R.G.autenticado
Vale postal de € 120 euros.
Amanhã compartilhamos as informações.
Saudações!
Responderei o e-mail dizendo que providenciarei e começo a correr atrás dos documentos para envio.
Obrigada, gente!
Galera tenho outra DÚVIDA: Meu bisavô é português, e antes de iniciar o processo, entrei PELO CONSULADO com a transcrição de casamento + óbito para depois iniciar o processo pela minha avó (que será pela CRC Tondela). Já enviei os documentos para transcrição (Dia 05.05 e ainda estou no aguardo) mas um advogado me informou que essa transcrição não era necessária e que eu poderia entrar com o pedido da minha vó direto pela CRC.
Alguém sabe me informar se essa informação é verídica?
Obrigada
Bem, Tondela exigiu a transcrição de casamento dos meus avós para a atribuição de meu pai, então fica a dúvida: Preciso fazer o processo com eles ou posso fazer de outra forma (com um procurador, no caso) e depois mandar a transcrição já pronta para eles, para que eles deem procedimento ao processo de atribuição?