Galera, me confundi um pouco.... Vocês falaram primeiro transcrição depois atribuição... Estou finalizando a transcrição de meu bisavô portugues, depois dele entrarei com a atribuição da minha avó, preciso enviar os documentos para transcrição do casamento dela e DEPOIS enviar os documentos e a C1 para atribuição ou primeiro a atribuição e depois a transcrição dela?
@VLAD PEN, hoje eu resolvi entrar em contato pela primeira vez com Tondela (meu processo foi numerado no dia 23/01) e estava com medo de ter caído em alguma exigência.
A senhora Maria de Fátima me respondeu dizendo q a atribuição do meu pai está em fase final, não devendo demorar muito tempo, aproveitando o gancho eu perguntei sobre a transcrição do casamento do meu pai, a mesma me informou que eu posso dar entrada nos 2 processos ao mesmo tempo (Transcrição + a minha atribuição) embora o meu fique aguardando a transcrição de casamento do meu pai eu ganharia "algum tempo".
A minha dúvida é, não seria melhor mandar a transcrição para ponta Delgada por exemplo e a minha atribuição para Tondela, ou se seria melhor enviar os 2 para Tondela?
@HALMEIDA...para vc dar incio à transcrição de casamento do seu pai vc precisa obrigatoriamente do número do assento do processo dele concluido. Eu aguardaria finalizar o processo dele e depois mandaria a transcrição para Ponta Delgada ou 4ª CRC do Porto
@Lucas M Processo é para mim mesmo. Meu pai nasceu em Portugal e veio para o Brasil aos 6 anos e foi o declarante na minha certidão.
Podem não ter solicitado a transcrição devido ao fato dos meus pais terem se casado quando eu tinha 2 anos. Na minha certidão de nascimento só diz nome dos meus pais e meus avós é claro, nada constando sobre estado civil deles.
Alguém sabe me dizer se existe a possibilidade de requererem algo a mim na hora de realizar o registro ? De verificarem alguma coisa a mais ou estando deferido não tem mais nada a observar / modificar ??
Pessoal acabei de enviar por DHL meu processo de aquisição. A sorte está lançada rs. Duas dúvidas como faço para saber que o processo foi recebido e o vale postal sacado? Agradeço de coração a todos vocês.
Bom dia pessoal, meu processo de atribuição já foi numerado em Tondela. Eu gostaria de, por precaução, confirmar se o vale postal foi sacado. Mandei mensagem para o CTT, mas eles não me respondem (só falam que vão me passar ao setor responsável). Existe outra maneira de realizar a confirmação? Obrigado.
Prezados, fui aqui no consulado de Goiânia e a atendente me confundiu mais do que explicou. Para processo de criança menor eu necessito de pagar o selo de 175 euros? Ou só juntar a documentação e enviar. ? desculpe se essa dúvida já foi postada mas são 226 páginas e não consegui ler todas.
@Renan_Oliveira_2, eles justamente encaminham para o setor responsável analisar e te retornar... isso demora alguns dias. Espere um pouco que eles vão te retornar, fique tranquilo.
Acabei de ligar para a LR e meu processo foi aprovado e está para registro, graças a Deus deu tudo certo, o meu foi aberto dia 17/01, estou na esperança de receber o e-mail com o assento ainda esse mês.
@Cynthia VandeKamp Washington, não estão cobrando mas a mulher me deu informação confusa. Falando que tinha uma taxa além dos 175 euros se eu fizesse por procuração (o que entendo) e caso não fizesse era só os 175 euros mesmos. Aí fiquei na dúvida. Pensei também que tivesse que pagar o selo para que a certidão de nascimento fosse devolvida para o Brasil. Então, é só juntar os documentos não é mesmo. Vou ter que agendar com o consul para ele dar o confere nas assinaturas do formulário 1C, e após isso digitalizo encaminhar para Tondela para confimar se está tudo ok antes do envio.
@Cynthia, essa dúvida também foi gerada devido constar no site da embaixada de Portugal em São Paulo a informação :
Cópia do comprovante de pagamento (boleto com autenticação do caixa ou comprovante emitido pelo banco via caixa ou via internet). Sem esse comprovante, o processo será devolvido.
Modo de Pagamento
Após imprimir o requerimento, será emitido um boleto com dos valores abaixo (conforme o seu pedido) a ser pago até ao vencimento:
Nacionalidade: R$ 320,00
Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando pronto o processo, o interessado receberá um e-mail informando-o e solicitando que dê entrada em um novo pedido para fazer o cartão do cidadão e, depois deste, do passaporte se for o caso.
Mas se não há esse valor, uma vez que não há intermediação da embaixada melhor para mim.
Pessoal, o processo da minha irmã, numerado em 05/01 (010XX) foi concluído hoje!! Já atualizei a planilha! A Clara enviou e-mail hoje pela manhã (22/05) e não houve solicitação de transcrição de casamento do meu pai, mas talvez tenha sido porque apesar de numerado em 05/01, chegou lá em dezembro ainda(29/12)? Realmente, não sei... Agradeço a ajuda de vocês!
Pessoal, O processo de atribuição de minha mãe foi numerado em Tondela hoje 22xxx/17, entregue na conservatória no dia 08/05. Recebi o e-mail do João Barros solicitando a transcrição de casamento do meu avô (português) que foi o declarante.
pessoal tenho uma duvida: ja fiz a cidadania de minha avó, e a transcrição de seu casamento...ambos concluidos, e ela tem numero de assento português. Agora irei fazer a de meu pai, porém no QUADRO 2 fiquei com uma duvida: 1) irei marcar o quadrado mãe portuguesa; (até ai OK) 2) como devo preencher o restante? (freguesia, concelho e pais ficam em branco certo??) 3) Data do nascimento? preencho com a data de nascimento de minha avó(normal), ou a data do assento português?? 4)marca apenas o quadrado "Conservatória dos Registos Centrais" ??
Só para me certificar, no caso acima, atribuição de meu pai, os documentos que devo enviar são apenas: 1) Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprografica, assinatura reconhecida e apostilada; 2) cópia da carteira de identidade, autenticada e apostilada; 3) modelo 1C devidamente preenchido;
no caso de preencher o quadro 2 não preciso enviar nenhum documento da portuguesa (no caso minha avó que teve a cidadania adquirida por atribuição)
Após receber o email de exigência de transcrição de casamento de meus avós, surgiu-me nova dúvida para preencher o requerimento de transcrição.
Na certidão de casamento de meus avós, não consta a data de nascimento de meu avô (português) nem da minha avó (brasileira), mas somente a idade de ambos por ocasião do casamento. Entretanto, obtive essas datas na certidão de batismo (portuguesa) de meu avô e na certidão de nascimento de minha avó (brasileira).
Por outro lado, obtive informações aqui neste Fórum de que eu deveria preencher o requerimento de transcrição conforme os dados da certidão de casamento.
Diante do exposto, questiono-os:
Devo adaptar o requerimento de transcrição de casamento, no campo correspondente a data de nascimento, para fazer constar a idade dos nubentes, conforme consta na certidão de casamento?
Ou devo preencher com a data de nascimento extraída do registro de batismo de meu avô (português) e da certidão de nascimento de minha avó (brasileira)?
@Anthon Pelamordedeus! Pare com o consulado. Eh MUITO facil fazer o processo de menores diretamente em Portugal, pelo correio, sem pagar nada. Nao precisa de consulado para absolutamente nada. Suas unicas despesas vao ser: 1)fazer a certidao de nascimento do menor (cópia reprografica apostilada), 2)ambos os pais vao assinar o formulario 1C POR AUTENTICIDADE em um cartorio (custa baratinho fazer isso) 3) enviar copia autenticada de suas carteiras de identidade (dos pais), se o menor não tiver ainda 14 anos nao precisa de nenhum documento de identidade do menor alem da dita certidao de nascimento. Se o menor tiver entre 14 e 17 anos, envie também copia autenticada do RG do menor. Mande para Ovar (vai gastar ai uns 110 reais de correio) e seja feliz.
O vale de 175 euros é pertinente ao processo de atribuição. E não é devolvido, é sacado, pois estão trabalhando no processo.
Para a transcrição do casamento é cobrada a taxa de 120,00 euros, este vale postal será feito e remetido, junto aos documentos pertinentes, para a CRC que você for fazer esse serviço, para este, recomendamos Ponta Delgada ou 4ª do Porto.
1 - Isso 2 - Ficará em branco 3 - Colocará a data de nascimento dela (dia em que ela nasceu), coloca o número do assento e o ano ( é o que vem depois da "/" deve ser 2017, no seu caso). 4 - Sim, marca Conservatória dos Registos Centrais
Quanto a relação de docs é essa mesmo que você falou, só falta é claro o Vale Postal. E o formulário 1c reconhecido por autenticidade.
Comentários
Vocês falaram primeiro transcrição depois atribuição...
Estou finalizando a transcrição de meu bisavô portugues, depois dele entrarei com a atribuição da minha avó, preciso enviar os documentos para transcrição do casamento dela e DEPOIS enviar os documentos e a C1 para atribuição ou primeiro a atribuição e depois a transcrição dela?
Pessoal, está difícil entender essa lógica de Tondela, visto que também não recebi exigência de transcrição até o momento.
A senhora Maria de Fátima me respondeu dizendo q a atribuição do meu pai está em fase final, não devendo demorar muito tempo, aproveitando o gancho eu perguntei sobre a transcrição do casamento do meu pai, a mesma me informou que eu posso dar entrada nos 2 processos ao mesmo tempo (Transcrição + a minha atribuição) embora o meu fique aguardando a transcrição de casamento do meu pai eu ganharia "algum tempo".
A minha dúvida é, não seria melhor mandar a transcrição para ponta Delgada por exemplo e a minha atribuição para Tondela, ou se seria melhor enviar os 2 para Tondela?
Vou ver se mando mesmo para uma dessas 2 opções(Ponta Delgada ou 4ª CRC do Porto), saberia mais ou menos o prazo médio de conclusão dessa transcrição?
Processo é para mim mesmo.
Meu pai nasceu em Portugal e veio para o Brasil aos 6 anos e foi o declarante na minha certidão.
Podem não ter solicitado a transcrição devido ao fato dos meus pais terem se casado quando eu tinha 2 anos. Na minha certidão de nascimento só diz nome dos meus pais e meus avós é claro, nada constando sobre estado civil deles.
Alguém sabe me dizer se existe a possibilidade de requererem algo a mim na hora de realizar o registro ? De verificarem alguma coisa a mais ou estando deferido não tem mais nada a observar / modificar ??
@thiago, a Transcrição do Casamento não foi necessária no seu caso porque seus pais eram solteiros no momento do seu nascimento.
Normalmente, processo de cidadania de menor de idade eh gratuito. O consulado esta cobrando?
Grato pela ajuda
Cópia do comprovante de pagamento (boleto com autenticação do caixa ou comprovante emitido pelo banco via caixa ou via internet). Sem esse comprovante, o processo será devolvido.
Modo de Pagamento
Após imprimir o requerimento, será emitido um boleto com dos valores abaixo (conforme o seu pedido) a ser pago até ao vencimento:
Nacionalidade: R$ 320,00
Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando pronto o processo, o interessado receberá um e-mail informando-o e solicitando que dê entrada em um novo pedido para fazer o cartão do cidadão e, depois deste, do passaporte se for o caso.
Mas se não há esse valor, uma vez que não há intermediação da embaixada melhor para mim.
A Clara enviou e-mail hoje pela manhã (22/05) e não houve solicitação de transcrição de casamento do meu pai, mas talvez tenha sido porque apesar de numerado em 05/01, chegou lá em dezembro ainda(29/12)? Realmente, não sei...
Agradeço a ajuda de vocês!
O processo de atribuição de minha mãe foi numerado em Tondela hoje 22xxx/17, entregue na conservatória no dia 08/05.
Recebi o e-mail do João Barros solicitando a transcrição de casamento do meu avô (português) que foi o declarante.
ja fiz a cidadania de minha avó, e a transcrição de seu casamento...ambos concluidos, e ela tem numero de assento português.
Agora irei fazer a de meu pai, porém no QUADRO 2 fiquei com uma duvida:
1) irei marcar o quadrado mãe portuguesa; (até ai OK)
2) como devo preencher o restante? (freguesia, concelho e pais ficam em branco certo??)
3) Data do nascimento? preencho com a data de nascimento de minha avó(normal), ou a data do assento português??
4)marca apenas o quadrado "Conservatória dos Registos Centrais" ??
1) Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprografica, assinatura reconhecida e apostilada;
2) cópia da carteira de identidade, autenticada e apostilada;
3) modelo 1C devidamente preenchido;
no caso de preencher o quadro 2 não preciso enviar nenhum documento da portuguesa (no caso minha avó que teve a cidadania adquirida por atribuição)
Na certidão de casamento de meus avós, não consta a data de nascimento de meu avô (português) nem da minha avó (brasileira), mas somente a idade de ambos por ocasião do casamento. Entretanto, obtive essas datas na certidão de batismo (portuguesa) de meu avô e na certidão de nascimento de minha avó (brasileira).
Por outro lado, obtive informações aqui neste Fórum de que eu deveria preencher o requerimento de transcrição conforme os dados da certidão de casamento.
Diante do exposto, questiono-os:
Devo adaptar o requerimento de transcrição de casamento, no campo correspondente a data de nascimento, para fazer constar a idade dos nubentes, conforme consta na certidão de casamento?
Ou devo preencher com a data de nascimento extraída do registro de batismo de meu avô (português) e da certidão de nascimento de minha avó (brasileira)?
meu processo tb chegou a Tondela no dia 8/5 e até agora não recebi a numeração. Vc ligou pra lá?
Pelamordedeus! Pare com o consulado. Eh MUITO facil fazer o processo de menores diretamente em Portugal, pelo correio, sem pagar nada.
Nao precisa de consulado para absolutamente nada. Suas unicas despesas vao ser:
1)fazer a certidao de nascimento do menor (cópia reprografica apostilada),
2)ambos os pais vao assinar o formulario 1C POR AUTENTICIDADE em um cartorio (custa baratinho fazer isso)
3) enviar copia autenticada de suas carteiras de identidade (dos pais), se o menor não tiver ainda 14 anos nao precisa de nenhum documento de identidade do menor alem da dita certidao de nascimento. Se o menor tiver entre 14 e 17 anos, envie também copia autenticada do RG do menor.
Mande para Ovar (vai gastar ai uns 110 reais de correio) e seja feliz.
Preste atençao para preencher o formulario 1C correto, que é especial para menores (nao tem campo para Vale Postal).
O formulário 1C pensei que fosse qualquer um pois se eles veem que é menor de idade já assumem que é gratuito..
O formulário tem que ser colorido mesmo?
Grato desde já pela atenção
O vale de 175 euros é pertinente ao processo de atribuição. E não é devolvido, é sacado, pois estão trabalhando no processo.
Para a transcrição do casamento é cobrada a taxa de 120,00 euros, este vale postal será feito e remetido, junto aos documentos pertinentes, para a CRC que você for fazer esse serviço, para este, recomendamos Ponta Delgada ou 4ª do Porto.
@Anthon,
Precisa ser colorido.
Esse modelo serve para menores: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
1 - Isso
2 - Ficará em branco
3 - Colocará a data de nascimento dela (dia em que ela nasceu), coloca o número do assento e o ano ( é o que vem depois da "/" deve ser 2017, no seu caso).
4 - Sim, marca Conservatória dos Registos Centrais
Quanto a relação de docs é essa mesmo que você falou, só falta é claro o Vale Postal.
E o formulário 1c reconhecido por autenticidade.