Boa tarde pessoal! Acabei de ligar na LR para saber sobre o andamento da atribuição do meu sogro, fui atendida por uma moça muito educada e simpática mas que disse não poder me dar informações pq não sou procuradora dele. Primeira vez q me falam isso. De qualquer forma ao final da ligação ela disse que o processo está em análise ainda.
@Diego Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra) - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas - Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo) - Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório, - Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimeno
Obs.: Em "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento", a nacionalidade é "Portuguesa" quando a nacionalidade portuguesa foi obtida por Atribuição (pois retroage ao nascimento). Se o casamento aconteceu antes da obtenção da nacionalidade portuguesa por Aquisição, deve-se colocar "Brasileira".
@Andrei, na atribuição do seu pai, ele tem que ser o requerente . Na transcrição do casamento deles após a Atribuição, vc pode ser o requerente. VNGaia e ACP ( se não me engano) não pedem Transcrição.
sobre a data de nascimento, ficou bastante claro, obrigado! Na parte que pede "freguesia" e "concelho", quando só temos o nº em mãos, sobre um assento atribuído por Tondela, como fica?
Nenhum processo de Fevereiro aprovado pela conservadora até agora??? Processos do final de Janeiro finalizando e nada de processo de fevereiro para Registro!!!
@Vlad, deixa eu ver se eu entendi. A atribuição pode ser feita sem a transcrição do casamento no caso de VNGaia e ACP? No caso da atribuição do meu pai, ele tem que ser o requerente. Então eu juntaria: - Certidão de Casamento dos meus avós, certificada e apostillada (pais dele) - Certidão de Nascimento do Cônjuge, certificada e apostillada (meu avô) - Indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra o batismo da portuguesa (minha avó). - Certidão de nascimento do meu pai (traduzida, certificada e apostillada pois é do Uruguai). - Cópia do Documento do meu pai com assinatura por autenticidade em cartório. - Vale postal no valor de 175Euros - Requerimento devido para atribuição. - Enviar para uma dessas conservatórias.
Seria isso então? Tenho outra pergunta, no caso dos irmãos do meu pai, seria o mesmo processo? Então não haveria a necessidade de realizar a transcrição?
OK @Vlad Pen, muito obrigado pelas informações. Então OK, terei que fazer a transcrição. Agora a pergunta: como você me aconselha iniciar o processo para que seja o mais rápido possível? Faço o pedido da transcrição primeiro, ou melhor, ajudo meu pai a realizar o pedido? ou posso fazer os dois simultâneos? enviar a atribuição do meu pai juntamente com o pedido de transcrição do casamento dos meus avós? Entendo que primeiro ajudarei meu pai a fazer a atribuição dele para só então entrar com o meu pedido de atribuição juntamente com a transcrição do casamento dos meus pais. Aguardo teu contato e novamente muito obrigado pelas dicas.
@Andrei, primeiro vc transcreve o casamento dos seus avós, depois vc entra com o pedido de atribuição do seu pai..um processo de cada vez. Mande para a Conservatória de Ponta Delgada que eles só fazem transcrições e são bem rápidos, demora de 15 a 20 dias
A atribuição da minha mãe foi concluído hoje por Tondela!!!! Sou filho de portuguesa!!
Segue o e-mail da Clara:
"Boa Tarde!!! Informo que o processo de Adelaide Nunes Gomes, foi concluído com sucesso. O Assento de nascimento tem o número 21XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais. Segue por correio normal para a morada indicada no requerimento uma certidão de nascimento. Com os melhores cumprimentos
Clara Nogueira, CRC de Tondela"
Agora é mandar a transcrição de casamento dos meus pais para Ponta Delgada e, em seguida, mandar o meu processo de atribuição. Agradeço imensamente, em especial, a @M Adelaide Velloso, @Marcia e @Mariza por toda a ajuda que me deram no final do ano passado!! Estava completamente perdido e vocês tiveram muita paciência comigo! Não só vocês, mas também muitas outras pessoas daqui do fórum. Muito obrigado mesmo!
Olá amigos, gostaria de compartilhar uma boa notícia, de que o processo de atribuição de minha filha Melissa (menor de idade) foi concluido em Tondela em apenas 01 dia. Enviei os documentos dia 08\05\2017 Eles abriram o processo dia 30\05\2017 E hoje já me enviaram um e-mail de que está concluido o processo 31\05\2017. Conservatória de Tondela é muito rápida e eficiente. Agora vou esperar a certidão de nascimento portuguesa que estão enviando.
Boa noite amigos, Vivo com minha esposa desde 2004, em Maio de 2016 fiz uma registrei uma União Estável e finalmente casei no civil agora há um mês. Tenho uma filha de 4 anos com minha esposa, com essas situações consigo passar a cidadania portuguesa para a minha esposa? Obrigado mais uma vez.
Boa noite, agradeço aos amigos caridosos que prestam auxilio. Estou preparando a documentação para dar entrada no pedido para o meu pai. Meus avós já não são mais casados. Meu avô é o nacional português em questão. Ele se encontra solteiro. É preciso fazer averbação do casamento e depois do divórcio ? Ou posso prosseguir sem? Os documentos em questão seriam os seguintes ? - formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura; - certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar; -cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado; - indicação do registo de nascimento do progenitor português -O vale postal no valor de €175
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda, peço desculpas se essa pergunta já foi respondida. Li uma boa parte das 231 paginas mas não achei nada parecido.
@Paulo Melo Os documentos são os mesmos do tópico ao qual você fez referência. Observe apenas que agora Tondela exige transcrição de casamento para fazer qualquer atribuição. Quanto aos prazos, aumentaram um tantinho. Parece que Ovar está levando uns 4 meses, Tondela uns 5. O ACP parece que está um tantinho mais rápido, uns 3 meses.
Caros colegas, perdão pela insistência, acho que não me fiz entender adequadamente. Ao fazermos uma atribuição, por exemplo, por Tondela, em seguida, quando precisamos preencher o requerimento para a transcrição desse atribuído, no campo em que pede a freguesia e concelho de nascimento, como colocaríamos?
não importa por onde se deu entrada no processo de atribuição, quando se transcreve o casamento, os dados que você deve preencher são de onde nasceu (se não nasceu em Portugal, não existe freguesia e concelho a ser preenchido). Ou seja, se nasceu no Brasil, deve preencher estado e cidade, e não freguesia, concelho e distrito.
@IVIS , para sua esposa obter a nacionalidade portuguesa ela teria q cumprir alguns requisitos como ter mais de 3 anos de casada,estar morando em Portugal com vc e manter laços efetivos com a comunidade portuguesa.
@Cynthia , também devo agradecer a você por toda ajuda que você me deu, principalmente quando não sabia absolutamente nada de apostila de Haia. Você me deu dicas valiosas e consegui apostilar no mesmo dia!! Muito obrigado!
@Renato Nunes_Gomes De nada, imagine. Adoro quando dá para ajudar! Que bacana esse brinde de madrugada. É isso aí, uma das coisas que a busca das raízes faz é aproximar a família... Agora que você já sabe o caminho das pedras, ...bora fazer a sua atribuição!
Comentários
Acabei de ligar na LR para saber sobre o andamento da atribuição do meu sogro, fui atendida por uma moça muito educada e simpática mas que disse não poder me dar informações pq não sou procuradora dele. Primeira vez q me falam isso.
De qualquer forma ao final da ligação ela disse que o processo está em análise ainda.
- certidão de nascimento do português (ou indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra)
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- certidão de casamento, de inteiro teor, com a firma do notário que a assina reconhecida, apostilhada em cartório de notas
- Vale Postal de 120 Euros (vide detalhes abaixo)
- Requerimento com a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no cartório,
- Xerox autenticada do RG do declarante no Requerimeno
Obs.: Em "Nacionalidade dos nubentes à data do casamento", a nacionalidade é "Portuguesa" quando a nacionalidade portuguesa foi obtida por Atribuição (pois retroage ao nascimento). Se o casamento aconteceu antes da obtenção da nacionalidade portuguesa por Aquisição, deve-se colocar "Brasileira".
sobre a data de nascimento, ficou bastante claro, obrigado!
Na parte que pede "freguesia" e "concelho", quando só temos o nº em mãos, sobre um assento atribuído por Tondela, como fica?
Processos do final de Janeiro finalizando e nada de processo de fevereiro para Registro!!!
- Certidão de Casamento dos meus avós, certificada e apostillada (pais dele)
- Certidão de Nascimento do Cônjuge, certificada e apostillada (meu avô)
- Indicação do número do assento / ano / conservatória em que encontra o batismo da portuguesa (minha avó).
- Certidão de nascimento do meu pai (traduzida, certificada e apostillada pois é do Uruguai).
- Cópia do Documento do meu pai com assinatura por autenticidade em cartório.
- Vale postal no valor de 175Euros
- Requerimento devido para atribuição.
- Enviar para uma dessas conservatórias.
Seria isso então? Tenho outra pergunta, no caso dos irmãos do meu pai, seria o mesmo processo? Então não haveria a necessidade de realizar a transcrição?
Se for assim, muito melhor né? 120 Euros a menos.
Aguardo e muito obrigado pela ajuda
Agora a pergunta: como você me aconselha iniciar o processo para que seja o mais rápido possível? Faço o pedido da transcrição primeiro, ou melhor, ajudo meu pai a realizar o pedido? ou posso fazer os dois simultâneos? enviar a atribuição do meu pai juntamente com o pedido de transcrição do casamento dos meus avós?
Entendo que primeiro ajudarei meu pai a fazer a atribuição dele para só então entrar com o meu pedido de atribuição juntamente com a transcrição do casamento dos meus pais.
Aguardo teu contato e novamente muito obrigado pelas dicas.
Segue o e-mail da Clara:
"Boa Tarde!!!
Informo que o processo de Adelaide Nunes Gomes, foi concluído com sucesso. O Assento de nascimento tem o número 21XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais.
Segue por correio normal para a morada indicada no requerimento uma certidão de nascimento.
Com os melhores cumprimentos
Clara Nogueira, CRC de Tondela"
Agora é mandar a transcrição de casamento dos meus pais para Ponta Delgada e, em seguida, mandar o meu processo de atribuição. Agradeço imensamente, em especial, a @M Adelaide Velloso, @Marcia e @Mariza por toda a ajuda que me deram no final do ano passado!! Estava completamente perdido e vocês tiveram muita paciência comigo! Não só vocês, mas também muitas outras pessoas daqui do fórum. Muito obrigado mesmo!
12/01/2017 - Envio para Tondela (via EMS)
20/01/2017 - Chegada em Tondela
23/01/2017 - Processo numerado 38XX/17
31/05/2017 - Processo CONCLUÍDO - Assento nº 21XXX/2017
Levou 4 meses e 1 semana.
A transcrição de casamento está saindo mais rápido em Ponta Delgada ou na 4 CRC do Porto?
que felicidade! É uma emoção única, não é?
Parabéns para sua mãe, a nova portuguesa!
Enviei os documentos dia 08\05\2017
Eles abriram o processo dia 30\05\2017
E hoje já me enviaram um e-mail de que está concluido o processo 31\05\2017.
Conservatória de Tondela é muito rápida e eficiente.
Agora vou esperar a certidão de nascimento portuguesa que estão enviando.
Vivo com minha esposa desde 2004, em Maio de 2016 fiz uma registrei uma União Estável e finalmente casei no civil agora há um mês. Tenho uma filha de 4 anos com minha esposa, com essas situações consigo passar a cidadania portuguesa para a minha esposa?
Obrigado mais uma vez.
- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial da assinatura;
- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;
-cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;
- indicação do registo de nascimento do progenitor português
-O vale postal no valor de €175
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda, peço desculpas se essa pergunta já foi respondida. Li uma boa parte das 231 paginas mas não achei nada parecido.
Obrigado.
Os documentos são os mesmos do tópico ao qual você fez referência. Observe apenas que agora Tondela exige transcrição de casamento para fazer qualquer atribuição.
Quanto aos prazos, aumentaram um tantinho. Parece que Ovar está levando uns 4 meses, Tondela uns 5. O ACP parece que está um tantinho mais rápido, uns 3 meses.
Ao fazermos uma atribuição, por exemplo, por Tondela, em seguida, quando precisamos preencher o requerimento para a transcrição desse atribuído, no campo em que pede a freguesia e concelho de nascimento, como colocaríamos?
não importa por onde se deu entrada no processo de atribuição, quando se transcreve o casamento, os dados que você deve preencher são de onde nasceu (se não nasceu em Portugal, não existe freguesia e concelho a ser preenchido). Ou seja, se nasceu no Brasil, deve preencher estado e cidade, e não freguesia, concelho e distrito.
@Marcia , minha mãe está radiante aqui. Minha família me esperou eu chegar do trabalho, às 1:30 da manhã, para brindarmos com um vinho do Porto!
De nada, imagine. Adoro quando dá para ajudar!
Que bacana esse brinde de madrugada. É isso aí, uma das coisas que a busca das raízes faz é aproximar a família...
Agora que você já sabe o caminho das pedras, ...bora fazer a sua atribuição!