O problema maior é quem nem tem as certidões pra fazer a transcrição. Eu espero que num eventual processo de conversão de nacionalidade derivada pra originária eles não venham pedir isto, porque simplesmente não foram localizados nem a certidão de casamento, nem a certidão de nascimento da minha bisavó brasileira...
Gente, acho que vcs não entenderam! O problema não se trata mais de tempo e sim de dinheiro! A transcrição de casamento é exigida porque pela lei o estado civil do português deve estar atualizado, assim me explicaram. No meu caso não é uma simples transcrição, meu pai era divorciado da ex mulher dele quando meu registrou, isso consta na minha certidão de nascimento!!! Logo seria a transcrição do casamento que é um preço tranquilo e pelo que tenho visto rápido mas tem também o DIVÓRCIO dele que é um processo que demora cerca de 6 meses ou mais e custa 1500 euros e OBRIGATORIAMENTE se precisa de um advogado em Portugal. Entendem a dimensão do meu problema? Por isso pra mim não vai valer mesmo a pena fazer por tondela, infelizmente!
Quanto a fazer planos, obviamente sabia que poderia dar errado, e que de abril até outubro poderia não estar pronto, mas antes disso tudo acontecer, o que parecia mais provável era que tivesse, contudo tinha consciência de que poderia não estar.
De qualquer forma muito obrigada a todos que tentaram ajudar de alguma forma, estou agora aguardando resposta do João sobre como cancelar meu processo e deixo a informação, caso outra pessoa precise um dia.
@Todos, 1) Não está parecendo que somente os processos novos ou em andamento em Tondela cujo pai/mãe/avô/avó etc.. são PORTUGUESES ATRIBUÍDOS pela Conservatória dos Registos Centrais estão caindo em exigência?
2) Alguém com processo em Tondela cujo REQUERENTE é descendente de português NÃO ATRIBUÍDO (se é que posso falar assim) e foi solicitada a Transcrição de Casamento?
@Sheylal, também pensei nisso. No caso da minha mãe, estamos solicitando a cidadania diretamente do meu avô. que é nascido em portugal, ou seja, não atribuído, e registrou ela na certidão de nascimento. Ainda estou aguardando a numeração do processo.
@Lucas M Claro que são apenas suposições. Mas se isso se confirmar, os casos mais complicados em obter os documentos para transcrição de casamentos poderiam "respirar" aliviados. Vamos aguardar!
@sheylal Sim, seria ótimo. Ao meu ver seria algo desnecessário neste primeiro passo, vito que meu avô é português de origem e registrou a minha mãe. Primeiro vou fazer a atribuição da minha mãe e depois a minha. Pelos meus planos eu só estava pretendendo fazer a transcrição dos meus pais. =(
@Lucas M já pensei nisso também, porém acho que não dará certo, o que me explicaram é que o português progenitor deve ter o estado civil atualizado. Como na minha certidão consta o divórcio e o casamento nem é com minha mãe, acho que não adiantaria muita coisa. Se o divórcio tivesse sido dps ou não tivesse na minha certidão com certeza daria certo pq eles não teriam como saber!
Não faz diferença alguma ser um português atribuído ou ser um portugues "de origem", como assim colocam. Pois o processo de atribuição retroage ao nascimento, ou seja, o português atribuído passar a ser português desde o dia em que nasceu.
A única diferença que faz é se este tivesse se casado em Portugal, mas ai, não faria sentido, pois não seria necessária a transcrição de casamento, visto que o mesmo se casou em Portugal.
Oi @Fábio Malta Montanha, Estávamos falando exclusivamente de casos que não se encaixam nos motivos que você citou. Quem enviava para Tondela sem transcrição de casamento, desde que o pai português fosse o declarante. Com relação à alteração de nome, pensei que era necessária somente a cópia da certidão de casamento anexada para justificar a mudança de nome. Enfim, repito, são apenas suposições pensando positivamente nas situações mais complicadas.
Estava mentalmente traçando um paralelo com o ano passado.
Ano passado tivemos numeração até 52xxx, ou seja, mais de 52 mil solicitações de cidadania, número geral de todas as CRCs e de todos os países que tem direito.
Estamos no início de maio, e já temos numeração em 18xxx, logo, em 4 meses deste ano, tivemos 18 mil processos solicitados, digamos que esse número de 4500 processos/mes se repita (o que acho difícil, pois acredito num aumento mês a mês), vamos ter 54 mil solicitações até o final do ano, o que seria um aumento de 2 mil processos comparados a 2016.
Confesso, que esperava que o aumento fosse ainda maior, se bem que, 2000 processos a mais é coisa pra caramba. Além d'outros, está explicado o motivo de termos as CRCs e consulados aumentando seus prazos.
Amigos do grupo, parece que Tondela mudou mesmo seus procedimentos pois um amigo que está fazendo o processo de seu pai que é filho de português casado com brasileira no Brasil é registrado pelo pai português recebeu hoje o email solicitando a Transcrição do Casamento dos Avós... O problema é que a avó está com problemas de memória e não se lembra onde foi registrada e o avô português já é falecido... o processo deles é do início de janeiro!!!
alguem saberia me dizer se a certidao de nascimento da nubente que nao e portuguesa na transcricao de casamento precisa ser de inteiro teor com firma do oficial que assina reconhecida e apostilada? ai a certidao do portugues se foi deita por atribuicao nao necessitaria nada logo que o nubente ja e considerado portugues ou precisa enviar o numero de registo que dao depois que e concluido? abraços
Quando fiz a transcrição dos meus avós, enviei a certidão do meu avô (brasileiro) de inteiro teor, com firma reconhecida e legalizada no consulado. Sobre a certidão da minha avó (portuguesa atribuída), enviei uma cópia simples da que recebi de Portugal.
@hector costa No meu processo de atribuição c/transcrição de casamento feito pelo Consulado de SP em 2016, a Certidão de nascimento do meu marido que é brasileiro foi cópia simples atualizada e precisa ser apostilada. Precisa do número do assento de nascimento da pessoa atribuída e nela é acrescentado o número do Assento de casamento.
Pior de tudo é ler que estão exigindo a transcrição de casamento de processos de atribuição de janeiro, onde agora em maio esses requerentes já estavam pensando que o processo se encontrava perto da conclusão.
@FABIANO sim sim achei que eles enrolaram nisso ai,poderiam ter feito como o processo de apostilamento,apos a exigencia do apostilamento todos os documentos que chegasse apos a data tal deveria vir com o tal do apostilamento...
Boa Noite amigos Preciso da ajuda de vc6 Mandei um emai para a conservatória de Póvoa do Lanhoso onde consegui o número de assento do meu avô perguntando se constava algum casamento transcrito e a resposta foi positiva , eu mandei os documentos para atribuição do meu pai no início do mês para tondela como se não precisasse da transcrição , como o casamento já está transcrito eu preciso mandar mais algum documento ou está OK ?
@Amolap Como o casamento do seu avô ja esta transcrito em Portugal, vc não precisa informar nada pq ja deverá constar no sistema do IRN.Caso a Conservatoria peça futuramente, vc informa que ja foi Transcrito.
Achei que a exigência de Tondela quanto a transcrição do casamento seria para os processos enviados mais recentemente.
Processos numerados em Janeiro que nunca receberam e-mail de exigência, solicitarem após 4 meses é muita sacanagem. Eu mesmo estava achando que final deste mês ou máximo mês que vem já estaria saindo minha atribuição, agora tenho que ficar pensando que irá cair em exigência.
@alecardosofernandes o meu foi dia 20/03 e tbm não recebi nenhum email sobre transcrição. Sou meioo leigo em algumas coisas, mas acho que não receberei, se deus quiser!
O motivo é que o casamento do meu pai ja consta averbado no numero de assento dele. Nao sei ainda, mas acho q nao receberei!
@Thiagomcsilva ,o q deu pra perceber é q Tondela começou a examinar agora os processos q deram entrada em Janeiro e por isso essa cobrança agora. Meu conselho é q todo mundo q mandou o Processo para Tondela a partir de Janeiro é q façam a Transcriçao do casamento e não fiquem esperando se vai cair em exigencia ou não.Isso é uma opinião particular minha,..cada um faz o q a achar melhor.
O fato de estar averbado na Certidão de Nascimento brasileira não isenta a necessidade da Transcrição do Casamento. Para Portugal, seu pai continua um homem solteiro.
Comentários
Quanto a fazer planos, obviamente sabia que poderia dar errado, e que de abril até outubro poderia não estar pronto, mas antes disso tudo acontecer, o que parecia mais provável era que tivesse, contudo tinha consciência de que poderia não estar.
De qualquer forma muito obrigada a todos que tentaram ajudar de alguma forma, estou agora aguardando resposta do João sobre como cancelar meu processo e deixo a informação, caso outra pessoa precise um dia.
Bjs
1) Não está parecendo que somente os processos novos ou em andamento em Tondela cujo pai/mãe/avô/avó etc.. são PORTUGUESES ATRIBUÍDOS pela Conservatória dos Registos Centrais estão caindo em exigência?
2) Alguém com processo em Tondela cujo REQUERENTE é descendente de português NÃO ATRIBUÍDO (se é que posso falar assim) e foi solicitada a Transcrição de Casamento?
Claro que são apenas suposições. Mas se isso se confirmar, os casos mais complicados em obter os documentos para transcrição de casamentos poderiam "respirar" aliviados.
Vamos aguardar!
Sim, seria ótimo. Ao meu ver seria algo desnecessário neste primeiro passo, vito que meu avô é português de origem e registrou a minha mãe. Primeiro vou fazer a atribuição da minha mãe e depois a minha. Pelos meus planos eu só estava pretendendo fazer a transcrição dos meus pais. =(
@Lucas M já pensei nisso também, porém acho que não dará certo, o que me explicaram é que o português progenitor deve ter o estado civil atualizado. Como na minha certidão consta o divórcio e o casamento nem é com minha mãe, acho que não adiantaria muita coisa. Se o divórcio tivesse sido dps ou não tivesse na minha certidão com certeza daria certo pq eles não teriam como saber!
Pois o processo de atribuição retroage ao nascimento, ou seja, o português atribuído passar a ser português desde o dia em que nasceu.
A única diferença que faz é se este tivesse se casado em Portugal, mas ai, não faria sentido, pois não seria necessária a transcrição de casamento, visto que o mesmo se casou em Portugal.
- Ambos nubentes são portugueses
- O declarante na certidão de nascimento não é o português.
- Houve alteração de nome.
Fora "n" outros motivos que não tenho conhecimento.
Estávamos falando exclusivamente de casos que não se encaixam nos motivos que você citou. Quem enviava para Tondela sem transcrição de casamento, desde que o pai português fosse o declarante. Com relação à alteração de nome, pensei que era necessária somente a cópia da certidão de casamento anexada para justificar a mudança de nome. Enfim, repito, são apenas suposições pensando positivamente nas situações mais complicadas.
Estava mentalmente traçando um paralelo com o ano passado.
Ano passado tivemos numeração até 52xxx, ou seja, mais de 52 mil solicitações de cidadania, número geral de todas as CRCs e de todos os países que tem direito.
Estamos no início de maio, e já temos numeração em 18xxx, logo, em 4 meses deste ano, tivemos 18 mil processos solicitados, digamos que esse número de 4500 processos/mes se repita (o que acho difícil, pois acredito num aumento mês a mês), vamos ter 54 mil solicitações até o final do ano, o que seria um aumento de 2 mil processos comparados a 2016.
Confesso, que esperava que o aumento fosse ainda maior, se bem que, 2000 processos a mais é coisa pra caramba. Além d'outros, está explicado o motivo de termos as CRCs e consulados aumentando seus prazos.
Abraços,
ai a certidao do portugues se foi deita por atribuicao nao necessitaria nada logo que o nubente ja e considerado portugues ou precisa enviar o numero de registo que dao depois que e concluido?
abraços
Quando fiz a transcrição dos meus avós, enviei a certidão do meu avô (brasileiro) de inteiro teor, com firma reconhecida e legalizada no consulado. Sobre a certidão da minha avó (portuguesa atribuída), enviei uma cópia simples da que recebi de Portugal.
No meu processo de atribuição c/transcrição de casamento feito pelo Consulado de SP em 2016, a Certidão de nascimento do meu marido que é brasileiro foi cópia simples atualizada e precisa ser apostilada.
Precisa do número do assento de nascimento da pessoa atribuída e nela é acrescentado o número do Assento de casamento.
@anamariagonçalves muito obrigado ana!
@FABIANO sim sim achei que eles enrolaram nisso ai,poderiam ter feito como o processo de apostilamento,apos a exigencia do apostilamento todos os documentos que chegasse apos a data tal deveria vir com o tal do apostilamento...
Preciso da ajuda de vc6
Mandei um emai para a conservatória de Póvoa do Lanhoso onde consegui o número de assento do meu avô perguntando se constava algum casamento transcrito e a resposta foi positiva , eu mandei os documentos para atribuição do meu pai no início do mês para tondela como se não precisasse da transcrição , como o casamento já está transcrito eu preciso mandar mais algum documento ou está OK ?
Processos numerados em Janeiro que nunca receberam e-mail de exigência, solicitarem após 4 meses é muita sacanagem. Eu mesmo estava achando que final deste mês ou máximo mês que vem já estaria saindo minha atribuição, agora tenho que ficar pensando que irá cair em exigência.
Sou meioo leigo em algumas coisas, mas acho que não receberei, se deus quiser!
O motivo é que o casamento do meu pai ja consta averbado no numero de assento dele.
Nao sei ainda, mas acho q nao receberei!
O fato de estar averbado na Certidão de Nascimento brasileira não isenta a necessidade da Transcrição do Casamento. Para Portugal, seu pai continua um homem solteiro.