Do que você está falando? De qualquer forma, são duas coisas diferentes: Reconhecer firma é reconhecer assinatura de quem assinou. Apostilar é reconhecer o documento como legítimo.
Se você se refere ao Formulário 1C. Esse documento não se apostila, pois os cartórios brasileiro só fazem apostila de docs brasileiros. O Formulário 1C tem que ter a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE. Ou seja, assinatura feita na presença de um oficial do cartório.
@Ingrid Ferreira, parabéns... nossa que boa notícia!! passa o inicio do seu processo e data que você enviou pra gente acompanhar por favor! Era aquisição ou atribuição?
Boa noite pessoal, eu tenho uma dúvida sobre o processo, eu mandei meus documentos para Tondela, recebi dos correios a confirmação de entrega, agora como funciona? Vão me mandar um email avisando, uma carta, se não der certo entram em contato?
Parabéns @Ingrid Ferreira, que legal!!!! Depois de tanto tempo sem notícias de processos finalizados, isso nos alegra muito!!!!! Vale um vinho do porto e um Bacalhau à Gomes de Sá para as comemorações hein!!!!!!
Passa pra nós os dados do seu processo: inicial do número, data em que foi numerado, era de atribuição?
Tem processos de novembro que ainda não saíram. Você fez por Tondela mesmo?
Obrigada a todos! Esse grupo foi fundamental em meu processo.
Meu caso é de Naturalização, por parte de meu avô materno. Número do processo 482xxx, foi numerado no dia 5/12. Enviado no final de Novembro, não lembro a data, acredito que no dia 16/11. Sim, foi feito por Tondela.
É porque ouvi algumas pessoas dizerem que é necessário reconhecer firma antes de apostilar, e algumas pessoas falarem é depois, no mesmo cartório Você sabe me dizer?
Pois é.... O pessoal que medesculpe, mas alguma coisa está acontecendo em Tondela.
Vi um comentário confiável aqui esses dias que Tondela recebia 20 processos de nacionalidade por mês. É que esse número subiu pra 200. Dizem que são três funcionários cuidando do balcão de nacionalidade. Mesmo 200 processos, por três funcionários, por 20 dias úteis, não chega a quatro processos por dia por funcionário.... Não é um volume absurdo de serviço, e não justifica um mês sem nenhuma notícia de atribuição concluída. Um conhecido meu teve problema com PD uma vez. Mandou processo de nacionalidade pra lá, e depois de um tempo, recebeu todos os documentos e o vale de volta, porque PD tinha parado de fazer atribuição de nacionalidade. Não estou dizendo que é isso que vai acontecer, mas, sinceramente é preocupante. Não estou lamentando ou chorando as pitangas, mas não é normal ...
Outra coisa: com tantos processos chegando, não vemos nem sequer emails de exigências... Todos os processos estão sendo enviados "perfeitinhos"? Duvido... Parece que não estão sequer trabalhando atribuições desde o último processo concluído, que foi há um mês atrás.....
Deixando registrado pra quem for precisar, pq finalmente consegui resgatar o vale de transcrição devolvido por Tondela. - Tondela devolveu o vale de 120EUR da CTT sem comunicar a eles para que registrassem a devolução. - Por isso ninguém no Brasil conseguia devolver o valor, já que no sistema não constava que foi rejeitado. - Entrei em contato com a CTT por email e informei que estava de posse do vale para que registrassem no sistema. - A CTT pediu dois dias úteis para que eu voltasse na agência e fizesse a solicitação. - Ao voltar já reconheciam a devolução, mas o vale não foi devolvido para a agência que emitiu, e sim para a agência mais próxima ao endereço do remetente do vale (em outra cidade). - Para não ter que ir em outra agência e tratar com outros funcionários, solicitaram a transferência dos valores para a agência emissora. - Para fazer o saque precisei levar uma declaração assinada pela remetente e uma cópia da identidade dela.
Entre idas e vindas, levei 12 dias para solucionar o problema. Recomendo que ninguém tente enviar mais de um processo dependente um do outro para evitar passar pelo mesmo.
@Marcosalonso, eu sei que a ansiedade grande... mas esses "blackouts" de período de conclusão de processos geralmente acontecem... Pode ser causado pela conservatória não estar atualizando a LR ou pode ser que algum funcionário ficou doente e outro está de ferias... etc. Acompanhando o forum já vi isso acontecer mais de uma vez e em mais de uma conservatória. Logico.. que um processo ou outro pode ter sim algum problema .. as vez pendencia enviada para o endereço de email errado.. mas na grande maioria dos processos estão sendo trabalhados... sabemos da eficiência de todas as conservatórias indicadas pelo fórum.
Especificamente com relação a PD, eu acompanhei toda a fase de fechamento e transferencia para VNG. Eu tinha uma atribuição da minha familia lá .. Antes do fechamento acontecer foi amplamente divulgado aqui no forum, quem estava acompanhando pode correr e mandar para PD (mesmo sabendo o risco do processo não ser concluido lá) ou ainda mandar para outra conservatória.
Portanto na minha opinião, não tem outra alternativa a não ser esperar e deixar o pessoal de Tondela trabalhar. Temos sorte de Tondela e algumas outras aceitar processos pelo correio ne? senão teriamos que ir presencialmente ou fazer pelo consulado que demora muito mais.
Boa sorte ai.. vc verá que mais cedo ou mais tarde tudo será resolvido.
A Atribuição da minha mãe foi concluida no inicio de janeiro por Tondela e a Transcrição de casamento até hoje não tive noticia por tondela. Achei muito estranho a demora ou alguma informação a respeito da transcrição. Então liguei na LR e não consegui nenhuma informação. Após uma pessoa do forum me enviar uma mensagem informando que tinha recebido a carta com a transcrição de casamento da mae dela e o processo de atribuicao foi concluido na mesma data da minha mãe. Suspeitei de algo errado, com isso entrei em contato por email com Ponta Delgada e pedi encarecidamente se eles poderiam consultar no sistema se existia algum averbamento de casamento para minha mãe. Eles retornaram a informação que a transcrição ja tinha sido feito a muito tempo e me passaram o numero do assento da transcrição de casamento.
O que parece é que Tondela está trabalhando, porém não está comunicando a conclusão e demorando para enviar os Assentos para as Pessoas.
Na minha opinião aumentou demais o número de processo em Tondela,e a melhor solução encontrada por eles foi essa, trabalhar..trabalhar...trabalhar para liberar os processos e só depois informar ou gerar as certidões. O processo de Naturalização, que deve ser um número bem menor, deve ter ficado com uma pessoa especifica, por isso as vezes aparece algum processo finalizado.
O problema disso é que muitos podem já ter estado com o processo pronto e levar meses pra receber a carta. Acaba não adiantando de nada.. Do que adianta nosso processo ficar pronto em 2 meses, por exemplo, e só receber depois de 4 meses, 5 meses? Complicado. Meu processo é de janeiro, sei que ainda falta pelo menos mais uns 2 meses.. Mas não ter notícias sobre nenhuma conclusão em mais de um mês nos deixa bastante aflitos...
@Marcosalonso, acho que todos estão sobrecarregados. Olha a situação de Ovar.
Rebelo, acho que nas últimas semanas vi 1 ou 2 processos serem finalizados. São processos pendentes há muito. Tenho processos sendo trabalhados em Ovar, e as coisas estão iguais a Tondela.. ou mais lentas.
Segundo informações da LR, os únicos que informam o status da transcrição é a própria conservatória. Isso foi a informação que a Sra. Isabel me passou.
Não sei se ajuda, mas eu descobri que o casamento da minha bisavó já havia sido transcrito por alguém da família através do CRC de Lisboa. Talvez para quem está dependendo somente disso, vale a pena entrar em contato com CRC Lisboa e perguntar se existe alguma transcrição.
Estou em dúvida quanto ao feriado para as conservatórias, li agora que é ponto facultativo na terça e não emendam a segunda. Então só não trabalharão na terça, é isso mesmo?
Pelo que eu sei, uma vez que o processo é concluido o mesmo fica disponivel para consulta no SIRIC - Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil. Qualquer conservatoria ou Consulado tem acesso ao sistema.
Concordo com o @RodrigoVerdi , Se Tondela continuar ser a Conservatória que conclui processos com maior velocidade, a demanda vai ser direcionada quase toda para ela com isso os funcionarios que sao poucos vao ficar atolados de trabalho para sempre rsrsrsrsrsr
A questão é que ligar para LR não adianta. Duvido muito que as atendentes sequer se dão ao trabalho de olhar no sistema para ver em que pé anda o processo. Se o que o Ribeiro falou for verdade - ou seja, os processos estão concluídos, mas ninguém fala nada e a carta ainda não chegou - a melhor maneira seria mandar um email para CRCentrais pedindo o número de assento. Basta dar a data de nascimento e filiação. Se já houver um número de assento, eles informarão. Mas acredito que não foram concluídos, pois alguém aqui disse que Tondela está ainda despachando os numerados em Novembro.
Eu tenho horário agendado no consulado para 7 de Abril. Se não tiver nenhuma notícia até lá, é exatamente isso que vou fazer, mandar email para CRCentrais. Se há um assento, eles informam.
Comentários
eu primeiro reconheço firma ou apostilo?
Como faço para reconhecer a firma?
Obrigada!
Do que você está falando?
De qualquer forma, são duas coisas diferentes:
Reconhecer firma é reconhecer assinatura de quem assinou.
Apostilar é reconhecer o documento como legítimo.
Se você se refere ao Formulário 1C. Esse documento não se apostila, pois os cartórios brasileiro só fazem apostila de docs brasileiros. O Formulário 1C tem que ter a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE. Ou seja, assinatura feita na presença de um oficial do cartório.
Meu processo foi numerado no início de Dezembro. Graças a Deus ontem recebi a carta, agora sou uma portuguesa!!!
passa o inicio do seu processo e data que você enviou pra gente acompanhar por favor!
Era aquisição ou atribuição?
Passa pra nós os dados do seu processo: inicial do número, data em que foi numerado, era de atribuição?
Tem processos de novembro que ainda não saíram. Você fez por Tondela mesmo?
Meu caso é de Naturalização, por parte de meu avô materno.
Número do processo 482xxx, foi numerado no dia 5/12. Enviado no final de Novembro, não lembro a data, acredito que no dia 16/11.
Sim, foi feito por Tondela.
É porque ouvi algumas pessoas dizerem que é necessário reconhecer firma antes de apostilar, e algumas pessoas falarem é depois, no mesmo cartório
Você sabe me dizer?
Obrigada
No mesmo cartório que vc for apostilar faz o sinal público, que é o reconhecimento de firma do notório que assinou a certidão.
Vi um comentário confiável aqui esses dias que Tondela recebia 20 processos de nacionalidade por mês. É que esse número subiu pra 200. Dizem que são três funcionários cuidando do balcão de nacionalidade. Mesmo 200 processos, por três funcionários, por 20 dias úteis, não chega a quatro processos por dia por funcionário.... Não é um volume absurdo de serviço, e não justifica um mês sem nenhuma notícia de atribuição concluída. Um conhecido meu teve problema com PD uma vez. Mandou processo de nacionalidade pra lá, e depois de um tempo, recebeu todos os documentos e o vale de volta, porque PD tinha parado de fazer atribuição de nacionalidade. Não estou dizendo que é isso que vai acontecer, mas, sinceramente é preocupante.
Não estou lamentando ou chorando as pitangas, mas não é normal ...
Outra coisa: com tantos processos chegando, não vemos nem sequer emails de exigências... Todos os processos estão sendo enviados "perfeitinhos"? Duvido... Parece que não estão sequer trabalhando atribuições desde o último processo concluído, que foi há um mês atrás.....
Deixando registrado pra quem for precisar, pq finalmente consegui resgatar o vale de transcrição devolvido por Tondela.
- Tondela devolveu o vale de 120EUR da CTT sem comunicar a eles para que registrassem a devolução.
- Por isso ninguém no Brasil conseguia devolver o valor, já que no sistema não constava que foi rejeitado.
- Entrei em contato com a CTT por email e informei que estava de posse do vale para que registrassem no sistema.
- A CTT pediu dois dias úteis para que eu voltasse na agência e fizesse a solicitação.
- Ao voltar já reconheciam a devolução, mas o vale não foi devolvido para a agência que emitiu, e sim para a agência mais próxima ao endereço do remetente do vale (em outra cidade).
- Para não ter que ir em outra agência e tratar com outros funcionários, solicitaram a transferência dos valores para a agência emissora.
- Para fazer o saque precisei levar uma declaração assinada pela remetente e uma cópia da identidade dela.
Entre idas e vindas, levei 12 dias para solucionar o problema.
Recomendo que ninguém tente enviar mais de um processo dependente um do outro para evitar passar pelo mesmo.
Você deu azar. Por que eu enviei da mesma forma que você. E o VP da transcrição foi devolvido, por que a transcrição já havia sido feita em 2005.
Resolvi em algumas horas.
Acompanhando o forum já vi isso acontecer mais de uma vez e em mais de uma conservatória. Logico.. que um processo ou outro pode ter sim algum problema .. as vez pendencia enviada para o endereço de email errado.. mas na grande maioria dos processos estão sendo trabalhados... sabemos da eficiência de todas as conservatórias indicadas pelo fórum.
Especificamente com relação a PD, eu acompanhei toda a fase de fechamento e transferencia para VNG. Eu tinha uma atribuição da minha familia lá .. Antes do fechamento acontecer foi amplamente divulgado aqui no forum, quem estava acompanhando pode correr e mandar para PD (mesmo sabendo o risco do processo não ser concluido lá) ou ainda mandar para outra conservatória.
Portanto na minha opinião, não tem outra alternativa a não ser esperar e deixar o pessoal de Tondela trabalhar. Temos sorte de Tondela e algumas outras aceitar processos pelo correio ne? senão teriamos que ir presencialmente ou fazer pelo consulado que demora muito mais.
Boa sorte ai.. vc verá que mais cedo ou mais tarde tudo será resolvido.
A Atribuição da minha mãe foi concluida no inicio de janeiro por Tondela e a Transcrição de casamento até hoje não tive noticia por tondela.
Achei muito estranho a demora ou alguma informação a respeito da transcrição. Então liguei na LR e não consegui nenhuma informação.
Após uma pessoa do forum me enviar uma mensagem informando que tinha recebido a carta com a transcrição de casamento da mae dela e o processo de atribuicao foi concluido na mesma data da minha mãe.
Suspeitei de algo errado, com isso entrei em contato por email com Ponta Delgada e pedi encarecidamente se eles poderiam consultar no sistema se existia algum averbamento de casamento para minha mãe. Eles retornaram a informação que a transcrição ja tinha sido feito a muito tempo e me passaram o numero do assento da transcrição de casamento.
O que parece é que Tondela está trabalhando, porém não está comunicando a conclusão e demorando para enviar os Assentos para as Pessoas.
Meu processo é de janeiro, sei que ainda falta pelo menos mais uns 2 meses.. Mas não ter notícias sobre nenhuma conclusão em mais de um mês nos deixa bastante aflitos...
Rebelo, acho que nas últimas semanas vi 1 ou 2 processos serem finalizados. São processos pendentes há muito.
Tenho processos sendo trabalhados em Ovar, e as coisas estão iguais a Tondela.. ou mais lentas.
Isso foi a informação que a Sra. Isabel me passou.
Pelo que eu sei, uma vez que o processo é concluido o mesmo fica disponivel para consulta no SIRIC - Sistema Integrado do Registo e Identificação Civil. Qualquer conservatoria ou Consulado tem acesso ao sistema.
Concordo com o @RodrigoVerdi , Se Tondela continuar ser a Conservatória que conclui processos com maior velocidade, a demanda vai ser direcionada quase toda para ela com isso os funcionarios que sao poucos vao ficar atolados de trabalho para sempre rsrsrsrsrsr
Eu tenho horário agendado no consulado para 7 de Abril. Se não tiver nenhuma notícia até lá, é exatamente isso que vou fazer, mandar email para CRCentrais. Se há um assento, eles informam.