Luciana, recebi está informação tbm, de q não precisava e enviei o processo normal. Porém, meu processo que chegou em Tondela em 22/02 caiu em exigência pediam para eu transcrever o casamento de meus pais: pagar 120 euros e mandar a certidão de ônus reais do casamento e o formulário preenchido e devidamente assinado e tendo reconhecida minha assinatura do autenticidade. Ou seja
@Delfina Acho q me expressei mal ... Quando me referi ao desde quando q não está aceitando Transcrição de Casamento, quis dizer que tondela estivesse traçando os mesmos parâmetros de Ponta Delgada. Que agora só fazem transcrição. Achei q tondela só estaria fazendo atribuição. Foi isso q entendi. Eu fiz uma transcrição recente em tondela e agora estou fazendo uma atribuição.
1º - A tua avó tem pelo menos um genitor (pai ou mãe)português, certo? Então ela tem direito a nacionalidade portuguesa por atribuição.
2º - A tua mãe é filha legítima da tua avó (está registrado o nome da tua avó na certidão de nascimento da tua mãe)? Então ela tem direito a nacionalidade por atribuição assim que o processo da tua avó terminar.
3º - Se na tua certidão de nascimento constar o nome da tua mãe como um dos teus pais, voce também terá direito a nacionalidade portuguesa por atribuição.
Para o processo por atribuição da tua mãe, em Tondela. Se quem registrou o nascimento da tua mãe no cartório foi a tua avó, verifique com Tondela se nesse caso é necessária a transcrição do casamento dela. Se não for, problema resolvido. Agora se quem registrou a tua mãe foi o pai dela, então o casamento da tua avó deverá ser transcrito antes do processo de atribuição da tua mãe iniciar, certo? Vamos pensar como um cartório, baseado em informações vindas de documentos. Eles querem ver se a filiação na certidão de nascimento e no RG da tua mãe "bate" com a certidão de casamento e com o assento da tua avó. Então, será necessário transcrever o casamento no qual conste o nome do pai da tua mãe, deixando a informação toda amarrada. Se fosse eu, verificaria junto a um cartório, como seria possível oficializar essa união (talvez com uma união estável). Outra coisa, se o sobrenome de solteira da tua avó mudou no casamento, verifique com Tondela como proceder pois será preciso comprovar essa modificação. Como existem dois casamento, se eles forem muito exigentes seria necessário transcrever o primeiro, realizar o divórcio e depois transcrever o segundo.
Caramba. A transcrição do casamento dos meus avós foi feita me 1 dia em Tondela. Chegou em 17/11/16 e concluída em 18/11/16. Realmente algo mudou de lá para cá.
@alexandre, pois é, fiquei muito brava por tanta demora, pois já tinham me dito que transcrição de casamento era coisa de 7 dias no máximo, por isso enviei pra lá. Agora meu assento de nascimento foi concluído em um dia após o do meu pai. Enviei dia 15.09 e concluíram o assento do meu pai em 08.11 e o meu assento em 09.11, e minha transcrição já estava lá pq receberam ela em 07.11.
Vai entender....
Mas graças a Deus, meu processo já está td finalizado!
Após ter lido o post do @lrapchan sobre a questão de nomes na certidão de nascimento, me surgiu uma dúvida. Se constar na certidão da minha mãe que ela se casou e se separou, mesmo assim eu preciso fazer a transcrição do casamento (em Ponta Delgada) após fazer a atribuição dela em Tondela?
Alguém sabe me informar se Tondela está aceitando 2 processos de uma vez (pai e filho)?? Está sendo necessário fazer a transcrição de casamento do filho do português mesmo ele sendo o declarante da certidão de nascimento de seu filho??
Se sua mãe alterou o nome após o casamento e esse nome constar na sua Certidão de Nascimento, terá que fazer a Transcrição do Casamento dela para você dar entrada na sua Atribuição.
Devo lembrar que Ovar sempre exigirá todas as transcrições de casamento.
Na certidão de nascimento de inteiro teor dela consta apenas o nome de solteira com a averbação de que se casou com meu pai e passou a assinar com o sobrenome dele.
Então, nesse caso, não precisa da transcrição de casamento?
Além disso, teve uma atualização sobre a separação deles no atual documento. Isso é importante?
A certidão de nascimento da minha mãe está com nome de solteira. Há uma averbação constando que ela se casou com meu pai e passou a assinar o nome com o sobrenome dele. Apenas isso.
@Alexandre Portela, mesmo que conste esta averbação na certidão de nascimento de sua mãe, precisa fazer a transcrição. Essa averbação na certidão falando da separação só vai servir para comprovar essa mudança do nome dela. Os acontecimentos precisam ser apresentados na CRC em ordem cronológica. Então primeiro ela apresenta a certidão de nascimento para atribuição, após faz a transcrição para a verbar o casamento e assim poder passar a atribuição ao filho. Para passar a atribuição ao filho basta a transcrição, a separação ou divórcio não impede e nem tem necessidade de fazer, só se sua mãe tem interesse em morar em Portugal e casar por lá. Para seu processo basta a transcrição.
Caso um processo caia em exigencia como a @Delfina relatou eles enviam email, mas caso nao enviem um email solicitando outros docs, como saber se tal exigencia existe? O processo é numerado primeiro e depois e feita a exigencia ou o processo nao chega nem a ser numerado caso tenha alguma exigencia?
Aconteceu um grande problema no meu envio e não sei se irá complicar em alguma coisa. Fiz o vale postal, enviei os documentos corretamente, porém agora que me lembrei, esqueci de preencher o número do vale postal no formulário 1C, pela correria acabei esquecendo somente disso. O que posso fazer? Alguém já passou por isso?
Meu processo está como concluído na planilha, mas ainda não foi. Na sexta passada liguei na LR e me informaram que já tinha tido parecer final e ido pra registro, mas hoje liguei e o que me informam é que está para despacho da conservidora. Se quiserem arrumar a planilha podem colocar:
43***/16 Alberto 10/11 43***/16 Julio 10/11 43***/16 Diego 10/11 43***/16 Isabella 10/11 43***/16 Juliana 10/11
Todos pra despacho. Dia 10/03 completamos 4 meses numerados.
Iniciei o processo de atribuição do meu pai (filho de mãe portuguesa) ha algumas semanas e estou para receber o número de seu assento que está para despacho na conservatória de Ovar.
Por favor, minha dúvida para a próxima fase do processo é: para o meu processo de atribuição, no formulário 1-C, como devo preencher o 'Quadro 2' com as informações dele, coloco apenas o número do assento português? Para os campos: Freguesia / Conselho / País / Conservatória, o que devo colocar?
Pretendo iniciar minha atribuição por Tondela, visto que nesta conservatória não será exigida a transcrição de casamento do meu Pai (meu declarante). Correto?
@Irapchan, envie um e'mail para CRC Tondela informando o ocorrido com o número do vale postal e data de emissão, se der coloque uma cópia do Vale postal como anexo no e'mail. Assim a Conservatória fica sabendo há um Vale Postal para ser sacado e quem foi o emitente. Acompanhe o saque do Vale pelo correio de Portugal.-CTT, enviando, também, um e'mail para a CTT,.
Pessoal, para evitar informações demasiadas gostaria de saber se há um tópico falando apenas a respeito da transcrição de casamento (como fazer, em que casos, etc) e outro sobre quando o português é nascido antes de 1911 (onde obter a certidão etc).
O processo da minha mãe caiu em exigência. Ele recebeu a numeração em 30/11/16 e recebi o email solicitando a certidão de casamento dela no dia 05/12/16, ou seja, recebe a numeração primeiro e depois é feita a análise.
Legal pessoal, Irei enviar um e-mail hoje mesmo depois que digitalizar o comprovante e irei passar todos os dados para eles conseguirem checar o vale postal, irei acompanhar também no CTT. Existe algum link para acompanhar no CTT ou somente via e-mail?
Comentários
A mudança de nome já está devidamente justificada na averbação de casamento. Não precisa enviar a certidão de casamento.
Me assustei agora
@Renato
Acho q me expressei mal ...
Quando me referi ao desde quando q não está aceitando Transcrição de Casamento, quis dizer que tondela estivesse traçando os mesmos parâmetros de Ponta Delgada.
Que agora só fazem transcrição.
Achei q tondela só estaria fazendo atribuição. Foi isso q entendi.
Eu fiz uma transcrição recente em tondela e agora estou fazendo uma atribuição.
Estou no aguardo...
Seguinte (me corrijam se eu estiver errado).
1º - A tua avó tem pelo menos um genitor (pai ou mãe)português, certo? Então ela tem direito a nacionalidade portuguesa por atribuição.
2º - A tua mãe é filha legítima da tua avó (está registrado o nome da tua avó na certidão de nascimento da tua mãe)? Então ela tem direito a nacionalidade por atribuição assim que o processo da tua avó terminar.
3º - Se na tua certidão de nascimento constar o nome da tua mãe como um dos teus pais, voce também terá direito a nacionalidade portuguesa por atribuição.
Para o processo por atribuição da tua mãe, em Tondela. Se quem registrou o nascimento da tua mãe no cartório foi a tua avó, verifique com Tondela se nesse caso é necessária a transcrição do casamento dela. Se não for, problema resolvido.
Agora se quem registrou a tua mãe foi o pai dela, então o casamento da tua avó deverá ser transcrito antes do processo de atribuição da tua mãe iniciar, certo? Vamos pensar como um cartório, baseado em informações vindas de documentos. Eles querem ver se a filiação na certidão de nascimento e no RG da tua mãe "bate" com a certidão de casamento e com o assento da tua avó. Então, será necessário transcrever o casamento no qual conste o nome do pai da tua mãe, deixando a informação toda amarrada. Se fosse eu, verificaria junto a um cartório, como seria possível oficializar essa união (talvez com uma união estável).
Outra coisa, se o sobrenome de solteira da tua avó mudou no casamento, verifique com Tondela como proceder pois será preciso comprovar essa modificação. Como existem dois casamento, se eles forem muito exigentes seria necessário transcrever o primeiro, realizar o divórcio e depois transcrever o segundo.
Um abraço.
Recebida em 07/11/2016
Concluída em 13/02/2017
Graças a Deus!
Abaixo e mail recebido Hoje...
Bom dia
Informo que o processo já foi concluído, o registo de casamento é o nº XX/2017 e foi remetida a certidão em 13/02.
cumprimentos
Susana Pinto
Caramba. A transcrição do casamento dos meus avós foi feita me 1 dia em Tondela. Chegou em 17/11/16 e concluída em 18/11/16. Realmente algo mudou de lá para cá.
Alexandre.
Agora meu assento de nascimento foi concluído em um dia após o do meu pai.
Enviei dia 15.09 e concluíram o assento do meu pai em 08.11 e o meu assento em 09.11, e minha transcrição já estava lá pq receberam ela em 07.11.
Vai entender....
Mas graças a Deus, meu processo já está td finalizado!
Se constar na certidão da minha mãe que ela se casou e se separou, mesmo assim eu preciso fazer a transcrição do casamento (em Ponta Delgada) após fazer a atribuição dela em Tondela?
Está sendo necessário fazer a transcrição de casamento do filho do português mesmo ele sendo o declarante da certidão de nascimento de seu filho??
Como um processo depende do outro, só aceitarão o processo do pai e devolverão o outro por correspondência comum.
DEPOIS de concluído o processo do pai, poderá enviar o do filho.
Se sua mãe alterou o nome após o casamento e esse nome constar na sua Certidão de Nascimento, terá que fazer a Transcrição do Casamento dela para você dar entrada na sua Atribuição.
Devo lembrar que Ovar sempre exigirá todas as transcrições de casamento.
Na certidão de nascimento de inteiro teor dela consta apenas o nome de solteira com a averbação de que se casou com meu pai e passou a assinar com o sobrenome dele.
Então, nesse caso, não precisa da transcrição de casamento?
Além disso, teve uma atualização sobre a separação deles no atual documento. Isso é importante?
Grato,
Alexandre
Pelo nome nome da nossa mãe estar com sobrenome de casada na nossa certidão de nascimento.
Eu vou a Portugal pessoalmente fazer o processo pois estou morando na Europa, intão vou levar os documentos para transcrever.
A certidão de nascimento da minha mãe está com nome de solteira. Há uma averbação constando que ela se casou com meu pai e passou a assinar o nome com o sobrenome dele. Apenas isso.
Os acontecimentos precisam ser apresentados na CRC em ordem cronológica.
Então primeiro ela apresenta a certidão de nascimento para atribuição, após faz a transcrição para a verbar o casamento e assim poder passar a atribuição ao filho. Para passar a atribuição ao filho basta a transcrição, a separação ou divórcio não impede e nem tem necessidade de fazer, só se sua mãe tem interesse em morar em Portugal e casar por lá.
Para seu processo basta a transcrição.
O processo é numerado primeiro e depois e feita a exigencia ou o processo nao chega nem a ser numerado caso tenha alguma exigencia?
Fiz o vale postal, enviei os documentos corretamente, porém agora que me lembrei, esqueci de preencher o número do vale postal no formulário 1C, pela correria acabei esquecendo somente disso.
O que posso fazer? Alguém já passou por isso?
43***/16 Alberto 10/11
43***/16 Julio 10/11
43***/16 Diego 10/11
43***/16 Isabella 10/11
43***/16 Juliana 10/11
Todos pra despacho. Dia 10/03 completamos 4 meses numerados.
Eu fiz exatamente a mesma coisa, porém envie a segunda via no envelope.
Não deu problema.
Agora se tem problema eu não sei
É o que a @Adelaide falou. Se na SUA Certidão de Nascimento constar o nome de casada da sua mãe, terá que fazer a Transcrição do Casamento dela.
Iniciei o processo de atribuição do meu pai (filho de mãe portuguesa) ha algumas semanas e estou para receber o número de seu assento que está para despacho na conservatória de Ovar.
Por favor, minha dúvida para a próxima fase do processo é: para o meu processo de atribuição, no formulário 1-C, como devo preencher o 'Quadro 2' com as informações dele, coloco apenas o número do assento português?
Para os campos: Freguesia / Conselho / País / Conservatória, o que devo colocar?
Pretendo iniciar minha atribuição por Tondela, visto que nesta conservatória não será exigida a transcrição de casamento do meu Pai (meu declarante). Correto?
Grato!
Agradeço
O processo da minha mãe caiu em exigência. Ele recebeu a numeração em 30/11/16 e recebi o email solicitando a certidão de casamento dela no dia 05/12/16, ou seja, recebe a numeração primeiro e depois é feita a análise.
Existe algum link para acompanhar no CTT ou somente via e-mail?