Boa tarde enviei os documentos da minha mãe hoje para Tondela, assim que tiver o número do processo posto aqui, obrigado a todos pela ajuda prestada nesse fórum.
@iuriroman acho que a média não vai ser de muita valia. O que a gente pode tentar fazer é correlacionar a numeração de processos com os processos concluídos e torcer para seja uma função linear e não exponencial. Assim, poderíamos ter uma previsão melhor do término de um processo de acordo com a data de sua numeração. Mas eu não consigo encontrar muitas datas de numeração/conclusão para tentar algo.
Boa noite, pessoal caso vocês forem fazer PESSOALMENTE o processo, tenham em mãos uma procuração solicitando a modalidade de INSCRIÇÃO DE NACIONALIDADE, ontem fui até Conservatória de Lisboa. e a atendente me informou que desta forma sai mais rápido. pois como atribuição eles primeiro transcrevem, pra depois dar continuidade no processo. Vejam esta modalidade na Conservatória próxima de vocês e informem o tempo que demora pra sair. Em Lisboa leva UM MÊS...
A do meu pai sai em maio, vou para Portugal fazer a minha pessoalmenté em maio, obrigada pela dica @Rodrigo como consigo essa procuração? O que seria isso?
Boa noite pessoal. Enviei atribuição para Tondela em novembro. Está numerado e em janeiro recebi email com numeração e dizendo para aguardar. Mas está demorando muito. Quem está recebendo email que foi concluído ainda é de outubro? Suponho então que deva chegar até final de março, este mês, certo? Alguém na mesma situação?
@RodrigoP.Souza Eu vou em junho pessoalmente. Como é essa procuração?! Onde eu encontro?!? Vou fazer a da minha mãe e depois minha. A dela eu sei q tenho q levar uma procuração que tem o modelo no site do IRN, agora essa ai q vc diz, nunca ouvi falar!
Bom dia ontem tiveram vários processos concluídos em Tondela já do mês de novembro eles estão finalizando processo do dia 15/11 pelo menos teve um que era desses dia .
Amém @weber eu creio e tomo posse vai sim , e só termos paciência que todos vão ter seus direitos já vou começar a me organizar pra transcrição de casamento essa semana já vou da entrada nas certidões .
Oi pessoal ! Sou novo aqui no site , já li alguns tópicos , e queria q vcs me dessem algumas informações. Meu caso eh o seguinte , estou querendo tirar a cidadania por atribuição minha e do meu irmão, meu pai eh português declarante na minha certidão e na do meu irmão, sendo q minha nossa mae eh brasileira , não são casados. eu tenho a certidão de nascimento do meu pai em mãos q veio de Portugal , la tem o assento , conselho td certinho. já tenho em mãos a nossa certidão de inteiro teor repografica, tirei copia da nossa carteira de motorista e autentiquei, imprimi o formulário 1c colorido , so falta preencher, e reconhecer por autenticidade, e dps apostila a nossa certidão de inteiro teor e a copia da carteira de motorista. queria saber se esta td certo , pra dps ir no correio e enviar para tondela. Mto obrigado pela atenção.
@Renato rangel, está tudo certo, sendo seu pai português e o declarante do nascimento não tem erro! Ao enviar os documentos pelo correio não esqueça de preencher o campo do número do Vale Postal no formulário 1C com reconhecimento de firma presencial no cartório, e melhor ainda, coloque uma cópia xerox dos vales (seu e irmão(se maior de idade) junto com os documentos. Boa Sorte!
Oi weber, mto o brigado pela atenção., vc sabe se aqui no site tem algum rascunho para eu preencher o formulaio para eu não errar? Mto obrigado pela atenção!
O formulário 1C fornece as instruções de preenchimento é só seguir as instruções. As duas páginas do formulário deve constar apenas de uma folha (frente e verso), tire uma cópia do formulário para servir de rascunho. São 5 quadros. As instruções de preenchimento não precisa seguir com os documentos.Enviar por EMS, o correio fornece o envelope; coloque os 2 processos em envelopes separados e identificados no envelope do correio e cópia dos vales em cada um dos envelopes. Espero ter ajudado. Sds.
@renato rangel Pelo que andei lendo pelo fórum, o documento de identidade que deve ser enviado é preferencialmente o RG, sugiro que verifique melhor se não há problemas quanto ao envio de CNH. os moderadores sberão informar melhor sobre isso. Um abraço.
Eu tb estava com essa duvida Alexandre , mais meu rg ja tem mais de 10 anos, ae eu li que eles nao aceitam documentos antigos, dps eu li aqui pelo site que eles aceitam ou a cnh ou passaporte, documentos mais recentes.. Acho que eh isso.. Se alguem puder confirmar ae ficarei agradecido. Tamo junto ! Obrigado e vamos continuar nos informando.
Como já informado anteriormente, os RG antigos são aceitos dependendo do ano de nascimento do requerente (não aceitam RG antigo de pessoas idosas). Algumas vezes aceitam a CNH apostilhada dentro da validade porque nela consta a filiação. Caso o faça, sugiro que envie também a xerox autenticada do RG antigo pelo baixo custo.
@Renato Rangel, a orientação da @Theresa Lima faz sentido, mesmo que a Carla Fernandes, da CRC Tondela, tenha confirmado a aceitação da CNH, uma cópia do RG autenticado é uma segurança a mais. Uma segunda via do RG no Poupa Tempo não leva mais do que 4 dias para ser emitido e você fica com um documento atualizado. Tomo a liberdade de postar a mensagem do @Fábio Malta Montanha
November 2016 Pessoal, bom dia, Boa notícia a todos: Na sexta-feira (18/11), enviei um e-mail a TONDELA, indagando se aceitariam a CNH como documento de identificação. Hoje pela manhã, eles me responderam. E, para minha surpresa, a resposta foi positiva. Acredito que isso será útil para muitas pessoas, como será para mim. Abraços,
Segue abaixo a réplica deles:
"Exmo. Senhor
Agradecemos o contacto.
Aconselhamos a visita ao site do Instituto dos Registos e do Notariado, http://www.irn.mj.pt
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, será necessário: · Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, apostilhada); · Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, apostilhada – pode ser a CNH; A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa. · Indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de batismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910). · Preenchimento e envio do requerimento modelo 1C com reconhecimento presencial da assinatura (no Brasil – reconhecimento por autenticidade ou reconhecimento autentico), disponível em: http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade/ · Para maiores de idade: Vale postal no valor de € 175, emitido a favor do IRN,IP Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57 3460-584 Tondela
Neste momento, devido ao elevado número de processos que entram e que obrigam a uma análise imediata, não podemos garantir o célere estudo prévio de documentos enviados via e‑mail.
Mto obrigado Theresa e Werner! Amanha vou no cartorio fazer a autenticidade do formulario 1 c, e depois ir em outro cartorio para apostilar a certidao e o documento de identificacao! Enviar pelo correio e aguardar a resposta ! Obrigado!!
@Daniele_Santos. Vc deve acrescentar na sua procuração o nome inscrição de nascimento. Onde está escrito "nomeadamente a declaração para fins de atribuição de nacionalidade ".
Ficaria assim "nomeadamente a declaração para fins deinscrição de nascimento ou de atribuição de nacionalidade".
Comentários
Assim, poderíamos ter uma previsão melhor do término de um processo de acordo com a data de sua numeração. Mas eu não consigo encontrar muitas datas de numeração/conclusão para tentar algo.
Vejam esta modalidade na Conservatória próxima de vocês e informem o tempo que demora pra sair. Em Lisboa leva UM MÊS...
Quem espera, alcança!!
Alguém na mesma situação?
Onde eu encontro?!?
Vou fazer a da minha mãe e depois minha.
A dela eu sei q tenho q levar uma procuração que tem o modelo no site do IRN, agora essa ai q vc diz, nunca ouvi falar!
Não vc só tem q acrescentar na procuração antes da atribuição de nacionalidade. Coloque também a inscrição de nascimento.
No post anterior tinha dito inscrição de nacionalidade, mas é nascimento.
Parabéns, @Priscila e @Tania!
Que venham os próximos!
Voltando a discussão da necessidade ou não do envio da certidão de casamento para nascido antes 1911 junto com a certidão de batismo.
O do avô do seu marido não precisou né?
Pelo que andei lendo pelo fórum, o documento de identidade que deve ser enviado é preferencialmente o RG, sugiro que verifique melhor se não há problemas quanto ao envio de CNH. os moderadores sberão informar melhor sobre isso.
Um abraço.
O mais garantido mesmo seria uma RG recente.
November 2016
Pessoal, bom dia,
Boa notícia a todos:
Na sexta-feira (18/11), enviei um e-mail a TONDELA, indagando se aceitariam a CNH como documento de identificação. Hoje pela manhã, eles me responderam. E, para minha surpresa, a resposta foi positiva.
Acredito que isso será útil para muitas pessoas, como será para mim.
Abraços,
Segue abaixo a réplica deles:
"Exmo. Senhor
Agradecemos o contacto.
Aconselhamos a visita ao site do Instituto dos Registos e do Notariado, http://www.irn.mj.pt
Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, será necessário:
· Certidão de nascimento da pessoa a registar (de inteiro teor, por cópia reprográfica, apostilhada);
· Cópia autenticada do documento de identificação da pessoa a registar, da qual conste a filiação, apostilhada – pode ser a CNH;
A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.
· Indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de batismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910).
· Preenchimento e envio do requerimento modelo 1C com reconhecimento presencial da assinatura (no Brasil – reconhecimento por autenticidade ou reconhecimento autentico), disponível em:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/impressos-nacionalidade/
· Para maiores de idade: Vale postal no valor de € 175, emitido a favor do
IRN,IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
3460-584 Tondela
Neste momento, devido ao elevado número de processos que entram e que obrigam a uma análise imediata, não podemos garantir o célere estudo prévio de documentos enviados via e‑mail.
Com os melhores cumprimentos
A Oficial
Carla Fernandes"
Vc deve acrescentar na sua procuração o nome inscrição de nascimento.
Onde está escrito "nomeadamente a declaração para fins de atribuição de nacionalidade ".
Ficaria assim "nomeadamente a declaração para fins deinscrição de nascimento ou de atribuição de nacionalidade".