O cartório tem a certidão informatizada do teu pai? Se sim, faça uma pesquisa nesse forum para ver se alguma conservatória aceita a certidão informatizada ou então, na pior das hipóteses, o consulado.
Gostaria de saber se quando eu enviar a atribuição de minha mãe para tondela, enviando junto a dos meus tios (6 no total) teria eu meu processo atrasado ou não tem problema? vcs me aconselham a enviar apenas o dela primeiro ou todos juntos? Pois preciso da minha com urgência.
vc deve pedir ao funcionário que mude para Moeda Estrangeira no programa que ele estará utilizando, dai ele colocará Euro, digitará os E 175,00 e o programa automaticamente dará o valor em reais que vc deve pagar. Se ele lhe falar que não tem jeito de fazer isso ele estará com Má vontade e ele terá que converter na calculadora. Foi assim comigo pelo menos.
Oi pessoal! Estou com uma duvida antes de ir no correio! Meu irmao foi hj no cartorio para apostilar as certidoes de inteiro teor minha e dele, a minha ele apostilou, so q na dele o cara do cartorio falou q estava faltando reconhecer firma da certidao dele, ele reconheceu la e apostilou, so que esse cartorio que ele foi , nao eh o msm que eu pedi a certidao dele.. queria saber se ta certo? Mto obrigado! Boa noite
Alguem que já foi em Tondela presencialmente saberia me dizer se pode pagar diretamente no balcão ao entregar os documentos? precisa agendar? Poderia somente entregar os documentos do processo do meu pai, ou precisaria de procuração somente para entregar e pagar (Já está assinado por ele por Autenticidade no Brasil)?
Um amigo luso-brasileiro que mora em Portugal foi até a Conservatória de Tondela na semana passada. O atenderam super atenciosamente e ele falou com a responsável pelos processos de nacionalidade. Ele disse que ela pareceu "assustada" com o enorme número de processos que chegam lá diariamente. No dia que ele esteve por lá havia acabado de chegar mais de 10 processos. Ela disse, ainda, que isso talvez decorra da demora em Lisboa, por conta do aumento do número de pedidos por lá. E por fim informou que tanto faria eu enviar os documentos direto pra lá pelos correios ou por ele, pois a fila é a mesma. São tantos processos que eles (de acordo com meu amigo, são 4 funcionários) estão com falta de tempo para tantos processos, daí deve tá gerando a demora. Porém a mulher que atendeu meu amigo fez questão de deixar claro que estão fazendo o possível para dar conta de todos os processos da melhor forma possível. No dia que ele esteve por lá, eles processavam os pedidos de Novembro.
Resumo, vamos continuar aguardando e incomodar o menos possível o pessoal da Conservatória, só quando seja impreterível o contato.
@renato rangel Não faz mal. Eles fazem o sinal público, que é o mesmo que reconhecer firma, mas quando a certidão é de outro cartório, eles verificam a assinatura que veio do outro cartório num sistema integrado. Se apostilharam é porque conseguiram fazer o sinal público. Parece que está tudo certo.
@Teresa o processo já foi numerado, não sei se teria como devolver é de São Paulo a certidão, eu vou ir no cartório e pedi novamente vamos ver se eu consigo né.
@Leonardo Carlos Gomes O número de assento nada mais é do que o número da certidão de nascimento do português. Em Portugal, certidão de nascimento se chama "assento de nascimento".
@murilo silva o meu processo chegou em Tondela dia 31/10/17. Deve ter sido numerado pelo dia 16/11 (não sei a data). Em dezembro liguei na linha de Registo e soube o número do processo. Como ja tenho dois irmãos portugueses há mais de 5 anos tinha certeza que obteria.
Queria saber agora como enviar pelos correios.. Qual o procedimento.. Posso enviar o meu e o do meu irmao no msm sedex? Se sim tem que ser em envelopes diferentes? E o endereco que tenho q enviar.. Mto obrigado!!
Pessoal, recebi um e-mail de Tondela dizendo o seguinte:
"Relativamente ao processo mencionado em epígrafe e para que o mesmo possa ser despachado favoravelmente, tenho a honra de informar V.ª Ex.ª de que deverá promover previamente a transcrição do casamento dos pais do registando. O processo de transcrição de casamento deverá ser instruído com certidão de casamento, legalizada ou apostilhada e certidão de baptismo da noiva (a do noivo, já está no processo de nacionalidade). O requerimento para a transcrição de casamento deverá identificar os noivos e indicar a forma, local e data da celebração do casamento. Também deverá indicar a nacionalidade dos noivos, o primeiro domicílio conjugal e se foi ou não organizado processo de casamento em consulado português. A assinatura do requerente deverá ser reconhecida presencialmente. "
As circunstâncias sao as seguintes: 1) esse é o processo do meu avô, cujos pais portugueses já faleceram; 2) na certidao de nascimento do pai dele já está averbado o casamento!
O que devo fazer? Fazer uma nova transcricao de casamento dos meus bisavós? Eu nao tenho a certidao de nascimento da minha bisavó. Além disso ambos nubentes já faleceram, se fosse refazer a transcricao quem seria o declarante?
@renato rangel você pode enviar os dois processos no mesmo envelope separados por clips. Podera ser enviado via sedex ou EMS. Segue o endereço de Tondela,. Conservatória do Registo Civil de Tondela > Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57 > 3460-584 Tondela
SP não emite certidões com selos digitais. Talvez por isso Tondela não esteja aceitando a Certidão IT.
Verifique com eles a da possibilidade de desistência do processo e a devolução dos documentos. Infelizmente isso acarretará perda de parte do valor dos emolumentos. Daí poderá tentar entrar com o processo em outra conservatória (Ovar, por exemplo).
@Jandira Pinheiro, preencha o formulário 1C com os documentos solicitados, e prepare uma carta "página de rosto", relacionando e descrevendo todos os documentos e anexe ao formulário 1C, Só isso! Sds. Eis um modelo: À CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DE TONDELA Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, nº 57 3460-584 – Tondela - Portugal
Ref.: Atribuição Nacionalidade Portuguesa
Prezados Senhores:
Eu, .........., portador (a) de documento de identidade RG......, vem, mui respeitosamente, pleitear a concessão da nacionalidade portuguesa por atribuição,e para tanto submeto a análise e apreciação dessa Conservatória os seguintes documentos:
1. Registos de nascimento de meu pai e mãe – certificadas pela Conservatória de Registo Civil/Predial/Comercial ..........; 2. Certidão de Nascimento de ........., de inteiro teor, apostilada... ; 3. Carteira de Identidade – RG........., cópia autenticada e apostilada; 4. Formulário 1C -“Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa”, preenchido, assinado e reconhecido presencialmente em cartório; 5. Certidão de........; 6. assento de casamento dos meus.....(pais?avós); 7. ........ 8. ......... 9. Cópia de comprovante do pagamento - Vale postal de nº........ no valor de €175. No aguardo de uma decisão favorável, subscrevo-me, Atenciosamente Fulano(a) de tal Tel; Endereço:.................. Email:
@Theresa, fazer o que né! Será que aquela coluna escrita em caneta azul berrante com grafia perfeitamente legível ao lado da certidao passou despercebida? Hahahahahaha
O processo do meu avô foi numerado em 05/12, segundo a LR está na mesa da Conservadora aguardando deferimento. E aparentemente estao com ele hoje! Logo deve ser a minha vez
Comentários
@Daniloe Fernanda Ivanoff.
O cartório tem a certidão informatizada do teu pai? Se sim, faça uma pesquisa nesse forum para ver se alguma conservatória aceita a certidão informatizada ou então, na pior das hipóteses, o consulado.
vc deve pedir ao funcionário que mude para Moeda Estrangeira no programa que ele estará utilizando, dai ele colocará Euro, digitará os E 175,00 e o programa automaticamente dará o valor em reais que vc deve pagar. Se ele lhe falar que não tem jeito de fazer isso ele estará com Má vontade e ele terá que converter na calculadora.
Foi assim comigo pelo menos.
Verifique com a conservatória se aceitam a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor apenas, juntamente com uma nota explicativa do cartório.
O processo já foi numerado?
Tem como os documentos serem devolvidos?
A certidão apagada é de que estado?
Resumo, vamos continuar aguardando e incomodar o menos possível o pessoal da Conservatória, só quando seja impreterível o contato.
Não faz mal. Eles fazem o sinal público, que é o mesmo que reconhecer firma, mas quando a certidão é de outro cartório, eles verificam a assinatura que veio do outro cartório num sistema integrado. Se apostilharam é porque conseguiram fazer o sinal público. Parece que está tudo certo.
caramba somente esses, eu so nao conhecia esse numero de assento no consulado nao pediam isso o que seria esse documento?
Quem fez a transcrição do casamento foi uma prima minha talvez ela saiba o numero
@M Adelaide Velloso
ja fiz sim
O número de assento nada mais é do que o número da certidão de nascimento do português. Em Portugal, certidão de nascimento se chama "assento de nascimento".
Queria saber agora como enviar pelos correios.. Qual o procedimento.. Posso enviar o meu e o do meu irmao no msm sedex? Se sim tem que ser em envelopes diferentes? E o endereco que tenho q enviar.. Mto obrigado!!
"Relativamente ao processo mencionado em epígrafe e para que o mesmo possa ser despachado favoravelmente, tenho a honra de informar V.ª Ex.ª de que deverá promover previamente a transcrição do casamento dos pais do registando.
O processo de transcrição de casamento deverá ser instruído com certidão de casamento, legalizada ou apostilhada e certidão de baptismo da noiva (a do noivo, já está no processo de nacionalidade).
O requerimento para a transcrição de casamento deverá identificar os noivos e indicar a forma, local e data da celebração do casamento. Também deverá indicar a nacionalidade dos noivos, o primeiro domicílio conjugal e se foi ou não organizado processo de casamento em consulado português. A assinatura do requerente deverá ser reconhecida presencialmente. "
As circunstâncias sao as seguintes:
1) esse é o processo do meu avô, cujos pais portugueses já faleceram;
2) na certidao de nascimento do pai dele já está averbado o casamento!
O que devo fazer? Fazer uma nova transcricao de casamento dos meus bisavós? Eu nao tenho a certidao de nascimento da minha bisavó. Além disso ambos nubentes já faleceram, se fosse refazer a transcricao quem seria o declarante?
Obrigado!
Segue o endereço de Tondela,.
Conservatória do Registo Civil de Tondela
> Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
> 3460-584 Tondela
Informe que o casamento dos portugueses ocorreu em Portugal e já consta no Registro de Nascimento do português.
SP não emite certidões com selos digitais. Talvez por isso Tondela não esteja aceitando a Certidão IT.
Verifique com eles a da possibilidade de desistência do processo e a devolução dos documentos. Infelizmente isso acarretará perda de parte do valor dos emolumentos.
Daí poderá tentar entrar com o processo em outra conservatória (Ovar, por exemplo).
Eis um modelo:
À
CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DE TONDELA
Rua Dr. Almiro Melo Menezes e Castro, nº 57
3460-584 – Tondela - Portugal
Ref.: Atribuição Nacionalidade Portuguesa
Prezados Senhores:
Eu, .........., portador (a) de documento de identidade RG......, vem, mui respeitosamente, pleitear a concessão da nacionalidade portuguesa por atribuição,e para tanto submeto a análise e apreciação dessa Conservatória os seguintes documentos:
1. Registos de nascimento de meu pai e mãe – certificadas pela Conservatória de Registo Civil/Predial/Comercial ..........;
2. Certidão de Nascimento de ........., de inteiro teor, apostilada... ;
3. Carteira de Identidade – RG........., cópia autenticada e apostilada;
4. Formulário 1C -“Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa”, preenchido, assinado e reconhecido presencialmente em cartório;
5. Certidão de........;
6. assento de casamento dos meus.....(pais?avós);
7. ........
8. .........
9. Cópia de comprovante do pagamento - Vale postal de nº........ no valor de €175.
No aguardo de uma decisão favorável, subscrevo-me,
Atenciosamente
Fulano(a) de tal
Tel;
Endereço:..................
Email:
O processo do meu avô foi numerado em 05/12, segundo a LR está na mesa da Conservadora aguardando deferimento. E aparentemente estao com ele hoje! Logo deve ser a minha vez