Estou com uma última dúvida para enviar a documentação da atribuição da minha mãe para Tondela.
Só falta eu efetuar o pagamento do vale postal e mandar a documentação. Eu posso fazer esse vale postal no Correio ou ela precisa ir pessoalmente para fazer no nome dela?
Como já disse a Maria. Tondela está em calmaria; Pelo jeito vamos ter que alterar nosso prazo estimado de assento de 90 dias para 120 dias, assim sossegamos os espíritos inquietos...rsrs..
@M Adelaide Velloso e amigos do forum, preciso da ajuda de vocês! Vou preparar o processo para cidadania da minha sobrinha (MENOR de 14 anos).
Seus pais nunca foram casados (por isso não tem como fazer transcrição de casamento). O pai dela já conseguiu a cidadania portuguesa e é o declarante na certidão de nascimento.
Para não complicar, minha ideia é enviar para TONDELA porque lá não exigem transcrição de casamento.
Os documentos que vou enviar:
1) Formulário 1C próprio para menor, assinado pelo pai e pela mãe (com as assinaturas dos dois reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. 2) Certidão de nascimento da minha sobrinha (inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada). 3) Cópia simples do assento de nascimento do pai português. 4) RG com autenticação simples do pai e da mãe dela (porque ambos que assinarão o formulário). 5) Não precisa de cópia do RG da interessada porque ela tem menos do que 12 anos.
@Henrique Somente no item 4) você deve apostilar estes documentos após a autenticação No mais, é isso aí. Fiz a atribuição de minha filha em Tondela e utilizei estes documentos.
@Leo Barrocas De jeito nenhum deve fazer através de sua esposa. O processo para menores filhos de pessoas naturalizadas é diferente e exige ligação efetiva com Portugal. Faça através da sua nacionalidade, que é atribuída. Aliás, acho que nem dá para usar formulário 1C quando a nacionalidade é feita atravez de pessoa que se naturalizou.
Boa noite galera, o processo da minha avó eu fiz pelo consulado (dei entrada no consulado de 25/05/2016 e ficou pronto agora 17/02/2017). A certidão de nascimento portuguesa dela será enviada para o cunsuldo ou para minha residencia ? Pois vou precisar da certidão iniciar o processo para minha mãe por Tondela
1. Pretendo fazer o processo do meu pai(filho de português) por Tondela pois tive a informação que não é necessária a transcrição do casamento se o declarante for o português para essa CRC. Essa informação procede?
2. Meu avô já é falecido. É necessária a transcrição do óbito? Se sim,qual é o procedimento?
3.Quais os documentos são necessários para atribuição em Tondela?
É tanta informação que confesso que estou perdido.
@Rômulo 1- sim 2- não. 3- são 5 coisas: certidão de nascimento do seu pai (reprografica, apostilada), cópia do RG (RG que tenha menos de 10 anos de expedição) do seu pai apostilado, formulário 1C preenchido e assinado pelo seu pai no cartório por AUTENTICIDADE. Quer dizer: seu pai precisa ir pessoalmente no cartório e assinar o formulário na frente do funcionário, que colará uma etiqueta escrito "reconheço por AUTENTICIDADE...). O vale postal de 175 euros. E uma xerox simples do assento português do seu avô (não precisa necessariamente dessa cópia, só o número informado no formulário 1C já serve).
@M Adelaide Velloso, na verdade são 5 processos: Atribuição de cidadania minha, transcrição do primeiro casamento, atribuição de cidadania da minha filha (menor, 16 anos), divórcio do primeiro casamento, e transcrição do segundo casamento... (UFA!!!! rs) ... já sei que tenho que fazer uma coisa de cada vez, né? Mas ainda estou bem perdida em onde fazer... Meu pai era português.
@Vania Rodrigues, Sim 1 de cada vez!! Você está pegando de quem a cidadania? Se foi mãe e a mãe for casada precisa transcrever o casamento da mãe primeiro. Após sua atribuição você pode mandar sua transcrição para Ponta Delgada para agilizar! Lá só faz transcrição, em até 15 dias você já está com sua transcrição pronta. Esse tempo pode ser até menos, depende da quantidade de processos recebidos pela CRC. Suas filha é do primeiro casamento? Se for transcreve o primeiro e faz a cidadania da filha. Após a cidadania da filha você precisa procurar um advogado em Portugal para homologar o divórcio em Portugal. Só após a homologação do divórcio poderá transcrever o segundo. Agora, se você não pretende morar em Portugal e sua filha é do primeiro, não precisa homologar o divórcio. Se sua intenção é morar com o segundo esposo em Portugal e se sua filha é do segundo casamento, precisa homologar o divórcio para fazer a cidadania da filha.
boa tarde Minha irmã deseja fazer sua nacionalidade portuguesa, nossos pais são portugueses. quando eu fiz a minha foi pelo consulado no RJ tudo muito demorado, ao acompanhar o fórum percebi que ela pode fazer isso por Tondela, quais os documentos necessários, valor do vale postal e endereçamento do vale, alguém poderia me ajudar?
Estou fazendo a naturalização do meu irmão, ele é casado, preciso de algum documento da esposa dele? Outra dúvida, o histórico escolar é somente autenticado, né? não preciso apostilar.
@MAdelaideVelloso ao acompanhar as postagens depois de algum tempo afastada, percebi que seu filho já obteve sucesso, parabéns! Fico imensamente feliz por vcs
@elizabeth godinho, obrigada!! Só os meus dois meninos que não tinha saido, mas agora a família toda portuguesa!! Rs...
Para sua irmã:
Formulario 1C assinado no cartório por autenticidade Cópia simples do assento do pai portugues Cópia do RG Apostilado (Só Tondela exige rg apostilado) Certidão de inteiro teor reprográfica apostilada e com firma reconhecida Vale Postal Internacional de 175 (correio)
@Priscila do meu tio. Foi enviado no final de outubro, e té hoje nada. Só recebeu a numeração e depois nenhum contato mais de Tondela. Eu até achei que o dele tinha saído no final de janeiro, quando vários processos foram finalizados, mas nada. A LR cada dia dá uma informação diferente. Ligar para o LR acho que é perda de tempo e dinheiro com ligação.
@Rebelo o processo do seu tio está na planilha que fizemos? Ele foi numerado que dia e qual o início da numeração? Pq acho que vc está contando desde o dia que chegou, mas contamos desde o dia que foi numerado.
Pessoal, acabei de ver um vídeo de um advogado português falando que quem nasceu em Minas Gerais ou Goiás demora um pouco mais pois as conservatórias precisam checkar com o consulado a veracidade dos documentos. Então, quem demorar mais e for desses estados já sabe que pode ser por isso.
Gente, 90 dias pra uma pessoa que está em outro país nascer... não é tanto tempo assim, e coisas acontecem, pode atrasar, ainda mais que mudou de Ponta Delgada para Tondela há pouco tempo... mudou tudo, os processos, as equipes.. então não vamos nos desesperar. Ficar escrevendo que não tá saindo nada só faz o clima piorar! Positividade galera!!!!
Comentários
Esse silêncio de Tondela mata qualquer um.
Só falta eu efetuar o pagamento do vale postal e mandar a documentação. Eu posso fazer esse vale postal no Correio ou ela precisa ir pessoalmente para fazer no nome dela?
Obrigado
Seus pais nunca foram casados (por isso não tem como fazer transcrição de casamento).
O pai dela já conseguiu a cidadania portuguesa e é o declarante na certidão de nascimento.
Para não complicar, minha ideia é enviar para TONDELA porque lá não exigem transcrição de casamento.
Os documentos que vou enviar:
1) Formulário 1C próprio para menor, assinado pelo pai e pela mãe (com as assinaturas dos dois reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório.
2) Certidão de nascimento da minha sobrinha (inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada).
3) Cópia simples do assento de nascimento do pai português.
4) RG com autenticação simples do pai e da mãe dela (porque ambos que assinarão o formulário).
5) Não precisa de cópia do RG da interessada porque ela tem menos do que 12 anos.
É isso mesmo pessoal?
Somente no item 4) você deve apostilar estes documentos após a autenticação
No mais, é isso aí.
Fiz a atribuição de minha filha em Tondela e utilizei estes documentos.
De jeito nenhum deve fazer através de sua esposa. O processo para menores filhos de pessoas naturalizadas é diferente e exige ligação efetiva com Portugal.
Faça através da sua nacionalidade, que é atribuída.
Aliás, acho que nem dá para usar formulário 1C quando a nacionalidade é feita atravez de pessoa que se naturalizou.
Tô providenciando a cidadania da minha avó, e escutei alguns dizendo que certas conservatórias
só aceitam rgs recentes.
Obrigada.
https://1drv.ms/f/s!AgNC3LQzWJR9h45vKP8uwp4v9_-uSA
1. Pretendo fazer o processo do meu pai(filho de português) por Tondela pois tive a informação que não é necessária a transcrição do casamento se o declarante for o português para essa CRC. Essa informação procede?
2. Meu avô já é falecido. É necessária a transcrição do óbito? Se sim,qual é o procedimento?
3.Quais os documentos são necessários para atribuição em Tondela?
É tanta informação que confesso que estou perdido.
Poderiam me ajudar por favor?
Obrigado!
1- sim
2- não.
3- são 5 coisas: certidão de nascimento do seu pai (reprografica, apostilada), cópia do RG (RG que tenha menos de 10 anos de expedição) do seu pai apostilado, formulário 1C preenchido e assinado pelo seu pai no cartório por AUTENTICIDADE. Quer dizer: seu pai precisa ir pessoalmente no cartório e assinar o formulário na frente do funcionário, que colará uma etiqueta escrito "reconheço por AUTENTICIDADE...). O vale postal de 175 euros. E uma xerox simples do assento português do seu avô (não precisa necessariamente dessa cópia, só o número informado no formulário 1C já serve).
Tem que tirar um RG novo, se não me engano o prazo máximo são 5 ou 10 anos. O meu é de 2001 e eu vou tirar outro.
Sim 1 de cada vez!!
Você está pegando de quem a cidadania? Se foi mãe e a mãe for casada precisa transcrever o casamento da mãe primeiro.
Após sua atribuição você pode mandar sua transcrição para Ponta Delgada para agilizar! Lá só faz transcrição, em até 15 dias você já está com sua transcrição pronta. Esse tempo pode ser até menos, depende da quantidade de processos recebidos pela CRC.
Suas filha é do primeiro casamento? Se for transcreve o primeiro e faz a cidadania da filha.
Após a cidadania da filha você precisa procurar um advogado em Portugal para homologar o divórcio em Portugal.
Só após a homologação do divórcio poderá transcrever o segundo.
Agora, se você não pretende morar em Portugal e sua filha é do primeiro, não precisa homologar o divórcio.
Se sua intenção é morar com o segundo esposo em Portugal e se sua filha é do segundo casamento, precisa homologar o divórcio para fazer a cidadania da filha.
Minha irmã deseja fazer sua nacionalidade portuguesa, nossos pais são portugueses. quando eu fiz a minha foi pelo consulado no RJ tudo muito demorado, ao acompanhar o fórum percebi que ela pode fazer isso por Tondela, quais os documentos necessários, valor do vale postal e endereçamento do vale, alguém poderia me ajudar?
Estou fazendo a naturalização do meu irmão, ele é casado, preciso de algum documento da esposa dele?
Outra dúvida, o histórico escolar é somente autenticado, né? não preciso apostilar.
Obrigada
Para sua irmã:
Formulario 1C assinado no cartório por autenticidade
Cópia simples do assento do pai portugues
Cópia do RG Apostilado (Só Tondela exige rg apostilado)
Certidão de inteiro teor reprográfica apostilada e com firma reconhecida
Vale Postal Internacional de 175 (correio)
Gente, 90 dias pra uma pessoa que está em outro país nascer... não é tanto tempo assim, e coisas acontecem, pode atrasar, ainda mais que mudou de Ponta Delgada para Tondela há pouco tempo... mudou tudo, os processos, as equipes.. então não vamos nos desesperar. Ficar escrevendo que não tá saindo nada só faz o clima piorar! Positividade galera!!!!