@Luciana Canavesi Olha, certeza, certeza, a gente nunca tem porque cada conservatória tem lá suas exigências. Posso te dizer que na CRCivil de Lisboa a atendente me disse que depois de apostiladas as certidões valem sim (mas eu não abusaria... Com mais de um ano é capaz de encrencarem...) Estive na CRCivil de Lisboa para fazer transcrição de casamento.
Atualmente, depois de apostiladas, as certidões brasileiras podem ser aplicadas mesmo depois de 180 dias de emitidas. É claro que o bom senso recomenda que não tenha sido emitida há ANOS atrás...
O único senão é em relação às Certidões de Nascimento dos cônjuges brasileiros nos processos de Transcrição de Casamento pois algumas conservatórias criam a restrição dos 180 dias de emissão. PD não faz restrição alguma.
@Alex Suzane perguntou, "alguem pode me ajudar estou preenchendo o modelo 1C, consegui encontrar a conservatoria onde meu avo foi registrado, pedi o numero do assento, eles me informaram 92/1914 somente isso como eu faço pra preencher o quadro 2. Seria assentoo n. 92 do ano de 1914 e quanto aos dois quadradinhos do lado conservatoria do registro civil"
É isso. Se ele tivesse nascido antes de 05/10/1910 seria necessário enviar o registro de batismo do português.
Alexandre lima, e quanto aos 2 quadradinhos antes da " conservatoria do registro civil' coloca alguma coisa? muito obrigado pela atenção e sucesso pra todos
@Alexandre Lima, no quadro 2 vai colocar o Concelho, a freguesia, e o país. No quadro nº do assento, coloque somente a primeira parte do que foi passado, e no ano, 1914.
Os dois quadradinhos servem apenas quando a Conservatória tiver número (1ª, 2ª, 3ª…). Caso não tiver, deixe esses dois quadradinhos sem preencher.
Estou com uma dúvida com relação ao envio de da certidão de casamento do pai português nascido antes de 1911.
Meu avô nasceu em 1907, então pelo que li, mesmo não sendo necessário a transcrição do casamento, devo enviar uma cópia da certidão de casamento dele. Porem, no nascimento da minha mãe, meu avô ainda não era casado com minha avó, esse casamento só veio ocorrer a aproximadamente 1 ano depois de minha mãe ter nascido, nesse caso, devo enviar a cópia da certidão de casamento do meu avô mesmo assim? Outra dúvida que tenho é com relação a erros nas certidões. na certidão de casamento do meu avô, constam os nomes dos noivos como: Nubente: João Antonio de Souza (o português) Mãe Leonor de Souza
Nubente: Antonia da Conceição (brasileira que passou a se chamar Antonia da Conceição de Souza)
Na certidão de nascimento da minha mãe (requerente da nascionalidade portuguesa) consta que é filha de:
João Antonio de Souza (Portugues e declarante) e Antonia Maria da Conceição. e consta como avó paterna Leonor Jesus de Souza.
Ou seja: Na certidão de nascimento da minha mãe, o nome da mãe dela, brasileira, consta como nome de solteira (afinal ela ainda não havia casado) e tem um acréscimo do nome MARIA, que não consta na certidão de casamento da minha avó com meu avô. Alem disso, a avó paterna teve um acrescimo do nome MARIA em seu nome, coisa que não ocorre nem na certidão de nascimento e nem na de casamento do meu avô.
Gostaria de saber se esses erros são relevantes, pois eu estou evitando enviar a certidão de casamento do meu avô justamente por conta desses erros (acrescimo de MARIA no nome da minha avó, e JESUS no nome da minha bisavó.)
Eu tenho o meu processo na CRC de Lisboa e teve numero no dia 09/12/2016 e quando liguei no dia 13/02/2017 eles disseram que esta em diligencias. Gostaria de saber quanto tempo leva as diligencias e quanto mais tempo vai levar para sair meu assento de nascimento.
Estimamos um prazo do 90 dias para as conservatórias com menor volume, porém já temos casos com quase 100 dias sem conclusão. Lisboa recebe um volume muito maior e mesmo tendo mais recursos, o prazo está mais alto. Infelizmente na situação atual é difícil estimar com precisão e qualquer comentário aqui seria apenas um palpite.
@jairo99, as transcrições em Ovar e Tondela demoram, mas não vejo hoje em dia o porque de enviar pra lá, temos a 4ªCRC e Ponta Delgada que só fazem Transcrições e o tempo é bem menor!! Assim não sobrecarrega Ovar, Tondela e Gaia e tem as transcrições prontas mais rápido.
Amigos, tenho a cidadania portuguesa adquirida por atribuição, e minha esposa por aquisição. Irei dar entrada no processo dos nossos filhos, menores de idade. No formulário modelo 1c, segundo orientação do fórum, diz para marcar somente um campo ( ou pai portugues ou mãe portuguesa). Eu acabei marcando o campo mãe portuguesa, porém agora fiquei meio na dúvida se teria sido melhor marcar pai português, já que o meu foi por atribuição. Existe alguma diferença? Penso num caso futuro, dos meus netos quererem tirar a cidadania também. Agradeço que puder ajudar.
Liguei pela primeira vez para a LR e fui muito bem atendido. O processo de atribuição da minha mãe encontra-se em "Despacho". O que significa? Está na fase final ou está tão complicado que chamaram um pai de santo p tentar resolver? rsrsrsrsrs
@Alexandre Lima, kkkkkk não chamaram um pai de santo!! kkkkkkkkkkk Despacho está perto do fim. Rs... Fique tranquilo, em breve vai para Registo e vc recebe sua certidão.
@Alexandre Lima e @M Adelaide Velloso, acho que não. O meu foi numerado em 06/02, liguei hoje só para saber e testar o meu skype...kkkk. Também está para Despacho. Creio que nem foi analisado ainda. Deve ser uma resposta padrão!
@iuriroman os dados de fevereiro sumiram da tabela. Será que foi deletado ou está com algum filtro?. Eu não quis mexer para não ter risco de atrapalhar nada.
Já coloquei uma coisa na minha cabeça o meu processo vi ser finalizado começo de março pelo menos estou esperando pois a LR não é padrão ligo uma semana está pra despacho , na outra análise na outra análise de novo e sempre é a Maria que atende .Se chegar antes a boa notícia ótimo!
1. Pretendo fazer o processo do meu pai(filho de português) por Tondela pois tive a informação que não é necessária a transcrição do casamento se o declarante for o português para essa CRC. Essa informação procede?
2. Meu avô já é falecido. É necessária a transcrição do óbito? Se sim,qual é o procedimento?
3.Quais os documentos são necessários para atribuição em Tondela?
É tanta informação que confesso que estou perdido.
Só fiquei sabendo que ele já possuía numeração pq enviei um email para lá depois de 2 meses sem contato e só informaram o número. Os processos deram entrada em 17/11/16 (transcrição do casamento dos avós e atribuição da minha mãe). A transcrição ficou pronta no dia seguinte (18/11/16).
Liguei agora para a LR e atendeu outra pessoa, que se identificou como Maria. O processo de atribuição da minha mãe recebeu a numeração em 30/11/16. Ela disse que está em Análise, diferentemente da outra atendente que disse que está em Despacho. Isso com 3 horas de diferença, ou seja, depende do atendente.
Deve-se somar 14 dias de atraso, pelo menos, a este processo pois caiu em exigência. Tondela me solicitou a certidão de casamento apostilada da minha mãe porque o sobrenome dela mudou. Foram 14 dias entre o aviso da exigência (pelo email cadastrado na ficha 1C) e o documento chegar em Tondela.
Pessoal, parabéns pelo fórum!!!!! Estava lendo meio que de trás pra frente, e agora estou em dúvida... ainda hoje é melhor mandar diretamente para Tondela, PD ou tem outro lugar que está sendo mais efetivo agora??
Comentários
Olha, certeza, certeza, a gente nunca tem porque cada conservatória tem lá suas exigências. Posso te dizer que na CRCivil de Lisboa a atendente me disse que depois de apostiladas as certidões valem sim (mas eu não abusaria... Com mais de um ano é capaz de encrencarem...) Estive na CRCivil de Lisboa para fazer transcrição de casamento.
Atualmente, depois de apostiladas, as certidões brasileiras podem ser aplicadas mesmo depois de 180 dias de emitidas. É claro que o bom senso recomenda que não tenha sido emitida há ANOS atrás...
O único senão é em relação às Certidões de Nascimento dos cônjuges brasileiros nos processos de Transcrição de Casamento pois algumas conservatórias criam a restrição dos 180 dias de emissão. PD não faz restrição alguma.
Obrigada @Theresa
Pronto agora mais calma pra aguardar tondela!
"alguem pode me ajudar estou preenchendo o modelo 1C, consegui encontrar a conservatoria onde meu avo foi registrado, pedi o numero do assento, eles me informaram 92/1914 somente isso como eu faço pra preencher o quadro 2. Seria assentoo n. 92 do ano de 1914 e quanto aos dois quadradinhos do lado conservatoria do registro civil"
É isso. Se ele tivesse nascido antes de 05/10/1910 seria necessário enviar o registro de batismo do português.
Abraço.
muito obrigado pela atenção e sucesso pra todos
Os dois quadradinhos servem apenas quando a Conservatória tiver número (1ª, 2ª, 3ª…). Caso não tiver, deixe esses dois quadradinhos sem preencher.
Vejam este tópico de como preencher o 1c: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Estou com uma dúvida com relação ao envio de da certidão de casamento do pai português nascido antes de 1911.
Meu avô nasceu em 1907, então pelo que li, mesmo não sendo necessário a transcrição do casamento, devo enviar uma cópia da certidão de casamento dele. Porem, no nascimento da minha mãe, meu avô ainda não era casado com minha avó, esse casamento só veio ocorrer a aproximadamente 1 ano depois de minha mãe ter nascido, nesse caso, devo enviar a cópia da certidão de casamento do meu avô mesmo assim?
Outra dúvida que tenho é com relação a erros nas certidões.
na certidão de casamento do meu avô, constam os nomes dos noivos como:
Nubente: João Antonio de Souza (o português)
Mãe Leonor de Souza
Nubente: Antonia da Conceição (brasileira que passou a se chamar Antonia da Conceição de Souza)
Na certidão de nascimento da minha mãe (requerente da nascionalidade portuguesa) consta que é filha de:
João Antonio de Souza (Portugues e declarante) e Antonia Maria da Conceição.
e consta como avó paterna Leonor Jesus de Souza.
Ou seja:
Na certidão de nascimento da minha mãe, o nome da mãe dela, brasileira, consta como nome de solteira (afinal ela ainda não havia casado) e tem um acréscimo do nome MARIA, que não consta na certidão de casamento da minha avó com meu avô. Alem disso, a avó paterna teve um acrescimo do nome MARIA em seu nome, coisa que não ocorre nem na certidão de nascimento e nem na de casamento do meu avô.
Gostaria de saber se esses erros são relevantes, pois eu estou evitando enviar a certidão de casamento do meu avô justamente por conta desses erros (acrescimo de MARIA no nome da minha avó, e JESUS no nome da minha bisavó.)
Saudações
Alexandre
Eu tenho o meu processo na CRC de Lisboa e teve numero no dia 09/12/2016 e quando liguei no dia 13/02/2017 eles disseram que esta em diligencias. Gostaria de saber quanto tempo leva as diligencias e quanto mais tempo vai levar para sair meu assento de nascimento.
Obrigado.
Estimamos um prazo do 90 dias para as conservatórias com menor volume, porém já temos casos com quase 100 dias sem conclusão. Lisboa recebe um volume muito maior e mesmo tendo mais recursos, o prazo está mais alto. Infelizmente na situação atual é difícil estimar com precisão e qualquer comentário aqui seria apenas um palpite.
Assim não sobrecarrega Ovar, Tondela e Gaia e tem as transcrições prontas mais rápido.
Liguei pela primeira vez para a LR e fui muito bem atendido. O processo de atribuição da minha mãe encontra-se em "Despacho". O que significa? Está na fase final ou está tão complicado que chamaram um pai de santo p tentar resolver? rsrsrsrsrs
Abraços.
Fique tranquilo, em breve vai para Registo e vc recebe sua certidão.
1. Pretendo fazer o processo do meu pai(filho de português) por Tondela pois tive a informação que não é necessária a transcrição do casamento se o declarante for o português para essa CRC. Essa informação procede?
2. Meu avô já é falecido. É necessária a transcrição do óbito? Se sim,qual é o procedimento?
3.Quais os documentos são necessários para atribuição em Tondela?
É tanta informação que confesso que estou perdido.
Poderiam me ajudar por favor?
Obrigado!
Só fiquei sabendo que ele já possuía numeração pq enviei um email para lá depois de 2 meses sem contato e só informaram o número.
Os processos deram entrada em 17/11/16 (transcrição do casamento dos avós e atribuição da minha mãe). A transcrição ficou pronta no dia seguinte (18/11/16).
Deve-se somar 14 dias de atraso, pelo menos, a este processo pois caiu em exigência. Tondela me solicitou a certidão de casamento apostilada da minha mãe porque o sobrenome dela mudou. Foram 14 dias entre o aviso da exigência (pelo email cadastrado na ficha 1C) e o documento chegar em Tondela.
Quem é o portugues?