@Priscila B Ribeiro Caserta e @Amanda Hawk segue ai o coments do face de conclusão: OBS: menos de 90 dias.
"Cecilia Thibes sentindo-se muito feliz. 13 de fevereiro às 14:30 Nasci!!! uhuuuuuuuuuuu Abaixo as datas: - envio para Tondela: 17/11 - chegada lá: 23/11 - Saiu hj a cidadania: 13/02 está no número 56xx/2017. Foi processo de naturalização."
3672x/2016 Era de setembro 2016, concluído dia 10 de fevereiro, Jairo Duarte. (processo foi no final de setembro e chegou em 4 ou 5 outubro, mas ao invés da cópia reprográfica eu enviei uma declaração do cartório que não quis fornecer, mas depois de uma longa batalha consegui a cópia reprográfica e envie na sexta passada, e ai saiu hoje. "palavras do sr Jairo")
@Priscila B Ribeiro Caserta, o processo do meu tio não está na planilha, ele não faz parte do fórum. Mas segundo meu primo, tem 111 dias depois de numerada.
@Fábio Malta Montanha e @Carlos, verdade, só nos resta esperar.
Pessoal tem muitos processos ainda de 2016. Que sufoco!!! Tomara que saiam alguns esta semana.. incluindo o meu que estou aguardando para trabalho. Boa Sorte a todos!
Aqueles que dependem de Transcrição de Casamento, informo que PD já está ficando assoberbada.
Sugiro atualmente a 4a. CRC Porto também bastante célere. As exigências são:
-Assento de Nascimento do(a) português(esa) -Certidão de Casamento em Inteiro Teor apostilada -Certidão de Nascimento do cônjuge em Inteiro Teor apostilada (a certidão deve ter sido emitida há menos de 180 dias) -Requerimento de Transcrição de Casamento com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE -Xerox autenticado do RG de quem assinar o Requerimento -Vale Postal de 120 euros a favor do IRN.IP com o endereço completo da 4a. CRC Porto (Rua do Cunha, nº 404 - Porto - Portugal - Código Postal 4200-250)
Obs: Para processos de Transcrição de Casamento não é necessário que as certidões sejam do tipo "por Cópia Reprográfica", bastam que sejam "em Inteiro Teor".
@M Adelaide Velloso, muito obrigada pela atenção e conselhos! Então, eu estou pegando a cidadania do meu pai, e a documentação dele já está toda atualizada... Pelo que entendi, então, melhor fazer a atribuição em Tondela e a transcrição do primeiro casamento em Ponta Delgada, né? Você teria o email de lá? A minha filha é do primeiro casamento, sim, e pretendemos morar em Portugal sim, por isso quero deixar tudo certinho... Mais uma vez, muito obrigada!
Pessoal, estamos todos muito ansiosos pelo término de nossos pedidos e essa grande "entressafra" de processo finalizado em Tondela só faz tudo ficar pior. Ciente de que interpelações à conservatória oneram os processos devido à concorrência de atendimentos, alguém sugere alguma forma de conseguirmos saber o que está retardando a emissão das certidões?
Não há nenhum processo atrasado, pois a Conservatória de Tondela, não estima prazo de conclusão. O que temos é um histórico de tempo dos pedidos anteriores, que, obviamente era sabido que esse prazo iria aumentar, pois a demanda cresceu demais. A única coisa que se pode fazer é tentar controlar ansiedade.
O certo mesmo seria ligar ou mandar um email mas vamos pensar que estamos no lucro pois se não existisse a possibilidade de fazer direto por Portugal iríamos ter que ir pelo consulado, o processo da minha mãe durou 8 meses .E era essa mesma situação silêncio total , vamos ter fé e crer que eles estão fazendo o trabalho deles. Vai da tudo certo e só esperar .
Pessoal, acabo de confirmar que Tondela está trabalhando sim.... acabo de receber o documento em casa da transcrição de casamento da minha mãe que havia mandado pra tondela Eu enviei a transcrição de casamento da minha mãe e a minha atribuição no dia 16/01/2017... foi numerado a Atribuição dia 25/01/2017 recebi o e-mail enviado pelo Joao... agora sobre a transcrição não tive notícia nenhuma... a única informação que tive foi q no dia 06/02 eles sacaram o vale da transcrição. E aqui nos documentos está datado a conclusão em 02/07/2017
Me desculpem pela pergunta que vocês devem estar enjoados de ajudar a responder!
O meu caso é o seguinte: bisavô português (falecido), avô brasileiro (vivo) e pai brasileiro (vivo). Já consegui o assento do meu bisavô com um cartório em Portugal e estou aguardando o envio pelos Correios. Pedi também a certidão do meu avô em inteiro teor com firma reconhecida do notário que a assina. Eu preciso mesmo assim de certidão de casamento do meu bisavô e avô, ou estes documentos com a cópia de RG bastam?
Me desculpem mesmo, mas eu comecei a pesquisar há pouquíssimo tempo e estou tentando entender!
@Fernando Brilhante, qual ano o seu bisavô nasceu? Se foi antes de 1910 talvez tenha que fazer transcrição do casamento, pois os assentos eram os registros de batismo e não constava o sobrenome, que viria a ser incluso após o casamento.
@Pamela Müller, Meu bisavô nasceu em 1884. Então eu preciso fazer a transcrição do casamento, né?! Pamela, você já fez esse processo todo? Será que você não pode me passar o caminho? Qualquer coisa eu até te ligo, se você puder falar um dia desses. Eu conversei com uma advogada, mas com ela ficaria extremamente caro. E claro que ela não me deu muitos detalhes do que faria.
@Fernando Brilhante, vou te mandar inbox! Te ajudo no que for preciso. Estou fazendo os processos até chegar a minha vez. Meu trisavô era português, nascido em 1905.
A transcrição é exigida em Tondela quando o casal é português, se o português não declarou o filho ou se o declarante foi o cônjuge estrangeiro. Para os assentos anteriores a 1911 basta enviar a certidão de casamento apostilada, nesse caso específico não é preciso transcrever.
Alguém estará em Tondela nos próximos dias? O Jairo, se não me engano, ia pra lá. Gente, apesar de saber que o volume de serviço aumentou muito, um mês é muito tempo sem notícia de algum processo de atribuição sendo concluído.....
Já estou ficando ansioso, @Marcosalonso . Um mês sem nenhuma atribuição concluída assusta bastante. Espero que apenas não estejam enviando os e-mails, mas que estejam trabalhando a todo vapor. Dá vontade de ir lá e ajudá-los com os trabalhos.
@Luciana Canavesi como assim está com data de 02/07 a conclusão? Onde vc conseguiu ver? Eu mandei a atribuição meu avô pra lá e foi numerado em 09/02, recebi um e-mail de João com a informação.
@Renato Nunes Gomes, não tem 1 mês ainda!! O do meu filho foi liberado em 27/01, calma gente!! Vai sair!! Se não saiu é porque estão trabalhando nos processos. Fiquem tranquilos!!
A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO que eu enviei no dia 16/01 que foi concluída...eu não tinha numeração e nem nada...não sabia nada a respeito dela. Só soube que o vale havia sido sacado em fevereiro pq mandei e-mail pra CTT.Daí ontem chegou em casa o doc enviado por tondela a respeito da conclusão da transcrição. Agora a minha ATRIBUIÇÃO continua lá.....em análise.
Claro que estão trabalhando. Esse silêncio me agrada, pois sei que não estão perdendo tempo com besteiras. Pessoas com 50 dias que enviaram o processo, querendo que já esteja concluído. Ficam ligando e mandando emial para a conservatória, atrasando a todos. Lá se trabalha sério, diferente de algumas coisas por aqui.
Olá, vi ali em cima que foi mencionado ser necessária duas certidões de nascimento do requerente da atribuição? Uma cópia inteiro teor digitada e uma Reprográfica? Procede isso? Eu só peguei a reprográfica.
Por razões de segurança não divulgue seus dados pessoais (nome e número do processo). Tive de apagá-los. Saiba que há muitos falsificadores a espreita...
Comentários
Concordo com você. Como bem disse, você está nascendo em outro país, logo tem que ser feito com calma e com criteriosidade mesmo.
Vamos aguardar, pois certeza que todos que têm direito, vão conseguir tirar a sua cidadania.
Abraços
"Cecilia Thibes sentindo-se muito feliz.
13 de fevereiro às 14:30
Nasci!!! uhuuuuuuuuuuu
Abaixo as datas:
- envio para Tondela: 17/11
- chegada lá: 23/11
- Saiu hj a cidadania: 13/02
está no número 56xx/2017.
Foi processo de naturalização."
10 de fevereiro, Jairo Duarte.
(processo foi no final de setembro e chegou em 4 ou 5 outubro, mas ao invés da cópia reprográfica eu enviei uma declaração do cartório que não quis fornecer, mas depois de uma longa batalha consegui a cópia reprográfica e envie na sexta passada, e ai saiu hoje. "palavras do sr Jairo")
@Fábio Malta Montanha e @Carlos, verdade, só nos resta esperar.
Tomara que saiam alguns esta semana.. incluindo o meu que estou aguardando para trabalho.
Boa Sorte a todos!
Aqueles que dependem de Transcrição de Casamento, informo que PD já está ficando assoberbada.
Sugiro atualmente a 4a. CRC Porto também bastante célere. As exigências são:
-Assento de Nascimento do(a) português(esa)
-Certidão de Casamento em Inteiro Teor apostilada
-Certidão de Nascimento do cônjuge em Inteiro Teor apostilada (a certidão deve ter sido emitida há menos de 180 dias)
-Requerimento de Transcrição de Casamento com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE
-Xerox autenticado do RG de quem assinar o Requerimento
-Vale Postal de 120 euros a favor do IRN.IP com o endereço completo da 4a. CRC Porto (Rua do Cunha, nº 404 - Porto - Portugal - Código Postal 4200-250)
Para maiores informações, favor acompanhar o link http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento/p1
Obs: Para processos de Transcrição de Casamento não é necessário que as certidões sejam do tipo "por Cópia Reprográfica", bastam que sejam "em Inteiro Teor".
A minha filha é do primeiro casamento, sim, e pretendemos morar em Portugal sim, por isso quero deixar tudo certinho... Mais uma vez, muito obrigada!
Ciente de que interpelações à conservatória oneram os processos devido à concorrência de atendimentos, alguém sugere alguma forma de conseguirmos saber o que está retardando a emissão das certidões?
Vai da tudo certo e só esperar .
acabo de receber o documento em casa da transcrição de casamento da minha mãe que havia mandado pra tondela
Eu enviei a transcrição de casamento da minha mãe e a minha atribuição no dia 16/01/2017... foi numerado a Atribuição dia 25/01/2017 recebi o e-mail enviado pelo Joao...
agora sobre a transcrição não tive notícia nenhuma... a única informação que tive foi q no dia 06/02 eles sacaram o vale da transcrição.
E aqui nos documentos está datado a conclusão em 02/07/2017
Me desculpem pela pergunta que vocês devem estar enjoados de ajudar a responder!
O meu caso é o seguinte: bisavô português (falecido), avô brasileiro (vivo) e pai brasileiro (vivo).
Já consegui o assento do meu bisavô com um cartório em Portugal e estou aguardando o envio pelos Correios.
Pedi também a certidão do meu avô em inteiro teor com firma reconhecida do notário que a assina.
Eu preciso mesmo assim de certidão de casamento do meu bisavô e avô, ou estes documentos com a cópia de RG bastam?
Me desculpem mesmo, mas eu comecei a pesquisar há pouquíssimo tempo e estou tentando entender!
Muito obrigado desde já!
Pamela, você já fez esse processo todo? Será que você não pode me passar o caminho? Qualquer coisa eu até te ligo, se você puder falar um dia desses. Eu conversei com uma advogada, mas com ela ficaria extremamente caro. E claro que ela não me deu muitos detalhes do que faria.
A transcrição é exigida em Tondela quando o casal é português, se o português não declarou o filho ou se o declarante foi o cônjuge estrangeiro. Para os assentos anteriores a 1911 basta enviar a certidão de casamento apostilada, nesse caso específico não é preciso transcrever.
Um mês sem nenhuma atribuição concluída assusta bastante. Espero que apenas não estejam enviando os e-mails, mas que estejam trabalhando a todo vapor. Dá vontade de ir lá e ajudá-los com os trabalhos.
Eu mandei a atribuição meu avô pra lá e foi numerado em 09/02, recebi um e-mail de João com a informação.
Fiquem tranquilos!!
Processo: XXXXXX/17. - Maria de Lourdes XXXXXXX
Ok, entendido, mas o numero não seria bom deixar para ver a que passo andam as numerações?
A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO que eu enviei no dia 16/01 que foi concluída...eu não tinha numeração e nem nada...não sabia nada a respeito dela. Só soube que o vale havia sido sacado em fevereiro pq mandei e-mail pra CTT.Daí ontem chegou em casa o doc enviado por tondela a respeito da conclusão da transcrição.
Agora a minha ATRIBUIÇÃO continua lá.....em análise.
Por razões de segurança não divulgue seus dados pessoais (nome e número do processo). Tive de apagá-los. Saiba que há muitos falsificadores a espreita...