Obrigado, @Vlad Para pagamento por cartão, o comprovante é o email que recebemos em seguida (com o Formulário?) É melhor mandar o Passaporte ou tanto faz mandar o RG?
Pela internet ou pelo cartório é a mesma certidão, a diferença é que a da internet é de graça. E não precisa apostilar, basta imprimir a certidão e no verso da folha a autenticação. Pelo menos foi isso que eu e a maioria do pessoal que eu li por aqui fez.
Sim Vlad, mas eu retirei no site da Policia Federal e validei mas quando fui apostilar no Cartório eles emitiram outra e me devolveram a da Polícia sob a alegação que teria que ser retirado via cartório para poder apostilar. Acredito que até que foi por conta do comércio que se tornou os cartórios, em fim, paciência!!!
Enviarei o antecedente criminal do meu cônjuge traduzido. Gostaria de saber se preciso enviar o original. Caso sim, posso enviar uma cópia? E ela precisaria ser autenticada? Obrigada!
Eu tenho lido muitas informações a respeito da nacionalidade pelo casamento, mas confesso que ainda fiquei em dúvida. Estou dando entrada no processo de atribuição do meu pai, quando concluído meu irmão e eu iremos solicitar nossas cidadanias. Minha dúvida é como proceder para dar entrada no processo da minha mãe que é casada à 32 anos com meu pai. Minha mãe precisaria comprovar ligação efetiva com Portugal para poder solicitar sua nacionalidade pelo casamento? Agradeço a atenção.
Pessoal só a título de informação, liguei hoje para obter informações sobre processo do meu esposo entregue em julho de 2018, já teve parecer positivo da PJ , está aguardando resposta do SEF.
Gente, eu to BEM confusa. se alguem puder me ajudar, fico muito grata. Minha mae tirou a cidadania pelo processo como neta, ainda na lei antiga. Ela e meu pai sao casados oficialmente desde 1997. Gostaria de saber se meu pai tem direito a solicitar a cidadania e como proceder.
@Suellen sua mãe terá que pedir antes a conversão de nacionalidade derivada para nacionalidade originária para poder pedir a aquisição de nacionalidade para seu pai.É um processo bem demorado com prazo 15 a 18 meses.
Desculpe incomodar novamente, mas eu precisava sanar uma dúvida.....como eu tive que traduzir o antecedente criminal do meu cônjuge do Inglês para o Português, eu gostaria de saber se preciso enviar o original em Inglês ou somente o traduzido. Agradeço de montão quem puder me orientar
Que legal @amandacorreia! Bom saber dessa notícia! Isso nos anima! O meu enviei em 17/07/18 e foi recebido em 03/08/2108. Foi numerado em outubro/18 (59xxx/18). Vou aguardar completar 1 ano para ligar também. Será que existe uma ordem (SEF, PJ E DGAJ)? O meu processo tá completando 9 meses lá... Na planilha tem processos que foram para despacho antes de completar 1 ano, tomara que os prazos diminuam... Assim a conclusão fica mais rápida. Me parece que o que está mesmo demorando e o NR de registo destes processos, uma média de 3/4 meses. Parabéns à todos os novos TUGAS!!!
@LucianaOCS Não sei informar se há uma ordem, mas no caso do meu marido a ordem está sendo PJ, SEF e depois vai para DGAJ ...espero q diminua esse prazo pra gerar assento
Processo iniciado presencialmente em 27-11-2017 (CRC) Diligências finalizadas em 16-12-2018 (DGAJ demorou mais de 4 meses) Enviado para despacho em 17-12-2018 Despachado favoravelmente ainda em dezembro de 2018 (data incerta)
Comentários
Para pagamento por cartão, o comprovante é o email que recebemos em seguida (com o Formulário?)
É melhor mandar o Passaporte ou tanto faz mandar o RG?
Mas para fazer as vezes de comprovante de pagamento, o que eu mando?
O email que recebi?
No órgao emissor do meu RG posso colocar apenas DETRAN - RJ ?
De acordo com o informado por uma oficial numa das ligações à LR: SEF, DGAJ e PJ
Enviarei o antecedente criminal do meu cônjuge traduzido. Gostaria de saber se preciso enviar o original. Caso sim, posso enviar uma cópia? E ela precisaria ser autenticada?
Obrigada!
Eu tenho lido muitas informações a respeito da nacionalidade pelo casamento, mas confesso que ainda fiquei em dúvida.
Estou dando entrada no processo de atribuição do meu pai, quando concluído meu irmão e eu iremos solicitar nossas cidadanias.
Minha dúvida é como proceder para dar entrada no processo da minha mãe que é casada à 32 anos com meu pai.
Minha mãe precisaria comprovar ligação efetiva com Portugal para poder solicitar sua nacionalidade pelo casamento?
Agradeço a atenção.
Já tem mais de cinco anos.
Estou perguntando só para ter uma base....
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11651/processos-de-conversao-para-netos-ja-naturalizados/p1
Desculpe incomodar novamente, mas eu precisava sanar uma dúvida.....como eu tive que traduzir o antecedente criminal do meu cônjuge do Inglês para o Português, eu gostaria de saber se preciso enviar o original em Inglês ou somente o traduzido.
Agradeço de montão quem puder me orientar
O meu enviei em 17/07/18 e foi recebido em 03/08/2108. Foi numerado em outubro/18 (59xxx/18). Vou aguardar completar 1 ano para ligar também. Será que existe uma ordem (SEF, PJ E DGAJ)?
O meu processo tá completando 9 meses lá... Na planilha tem processos que foram para despacho antes de completar 1 ano, tomara que os prazos diminuam... Assim a conclusão fica mais rápida. Me parece que o que está mesmo demorando e o NR de registo destes processos, uma média de 3/4 meses. Parabéns à todos os novos TUGAS!!!
Ok! Obrigada!
Process 12.XXX/2018
Processo iniciado presencialmente em 27-11-2017 (CRC)
Diligências finalizadas em 16-12-2018 (DGAJ demorou mais de 4 meses)
Enviado para despacho em 17-12-2018
Despachado favoravelmente ainda em dezembro de 2018 (data incerta)
Aguardando assento ainda...