Olá, Estou fazendo a nacionalidade de minha esposa pelo casamento, em março a minha advogada falou que já havia passado pela área administrativa com sucesso e que agora estava no ministério público. Alguém que já obteve a nacionalidade saberia dizer quanto tempo levou no ministério público para concluir e gerar o assento?
@gustavo_okazaki no meu caso, sou casado há seis anos e tenho um filho de dois anos. Tanto eu quanto meu filho temos a nacionalidade originária, logo, faz sentido anexar uma cópia simples do assento de nascimento português do meu filho ao processo de aquisição da minha esposa para reiterar a presunção de ligação efetiva à comunidade portuguesa? Digo "reiterar" porque somos casados há mais de 5 anos e ela é natural do Brasil (país cuja língua oficial é a portuguesa), o que já é prova suficiente de ligação efetiva, segundo o art. 56º Decreto-Lei n.º 237-A/2006.
@fesalles e @jrmanaus OI estou tentando pagar com cartão físico VISA e já tentei todos navegadores, o crome é que chega na fase final e cancela. Por email CRCentrais disse que o código que passei o pagamento foi recusado por caracteristicas do cartão. Liguei no banco santander e estou aguardando. Obrigada pela ajuda
@Danieli, tb tenho cartão do Santander e eles bloquearam o cartão físico para pagamentos online, talvez por isso esteja dando erro. Se foi isso que aconteceu, você pode reabilitar o uso online do cartão pelo aplicativo WAY. Comigo deu certo.
Você está numa daquelas situações onde os laços são presumidos. Da forma como está basta. Cópia simples dos assentos apenas para facilitar a vida de quem analisar seu pedido.
Boa noite! Já li várias formas diferentes, e gostaria de saber a forma DEFINITIVA, onde comprovadamente não cai em exigência, de se preencher o campo 8 do formulário. Coloco Brasil com Rio de Janeiro ou deixo em branco??
Existe algum outro item do formulário que faça cair em exigência com bastante frequência??
Não existe forma definitiva, não se trata de ciência exata, mto menos imutável com o tempo. Um certo nível de risco sempre vai estar presente. No máximo o q vc vai encontrar aqui eh o relato de como as pessoas fizeram o seu próprio processo, e se tiveram sucesso, ou em caso negativo onde erraram. Tendo isso dito, cada um é responsável pelo próprio processo, sugiro que se tem dúvidas ainda, que pesquise mais e mais, até ter confiança suficiente para dar um passo adiante.
Ola , alguem saberia dizer qual seria o mes que a CRC estam fazendo os assentos , porque liguei em janeiro me informaram que estavam fazendo do mes de agosto . O meu processo e por casamento e em ja…
Pessoal, finalmente! Meu processo foi lavrado dia 18/04 Foram 4 meses para o registo, já que já havia sido assinado dia 18/12! Agora é tirar os documentos Obrigada a todos do fórum pela ajuda!
Quando fiz o da minha esposa enviei o descrito abaixo (o processo dela ainda ta rolando). Pesquise nesse tópico (nas outras 72 páginas) se a exigência de documentos mudou (se alguém ficou sabendo de algo diferente para enviar) para ter certeza.
1 - Registro de nascimento do cônjuge reprográfico, com reconhecimento da firma do escrevente e apostilado; 2 - Cópia simples do assento do Português; 3 - Cópia simples do assento dos filhos portuguese, (se tiver); 4 - Cópia simples da transcrição do casamento; 5 - Cópia do RG ou Passaporte com filiação do cônjuge autenticado e apostilado, com menos de 10 anos de amissão, NÃO pode ser CNH. 6 - Original Antecedentes Criminais do cônjuge emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha; 7 - VP 250 euros ou Pagamento vai Cartão de Crédito, pagando em Cartão usar o Form. Mod. 3 enviado por e-mail; 8 - Formulário Mod. 3 Assinado e Reconhecido por Autenticidade presencialmente em Cartório pelo Requerente; Obs. Atenção ao Campo 8 do Quadro 1, NÃO deixar em branco.
Sobre o preenchimento, eu fiz uma pergunta a muito tempo aqui nesse tópico também, e essas foram as respostas que me deram (e que eu segui a risca), mais para baixo desse comentário:
Porém, novamente, aconselho fortemente vc ir navegando nesse tópico dos posts mais novos para os antigos, para ver as informações mais atuais, as vezes esses processos mudam algumas carateristas/exigências/formas de preencher.
E não confunda os documentos brasileiros com os portugueses: -"Assentos" são todos docs portugueses. -"Transcrição" é um doc português tb.
@Gustavo_okasaki, liguei ma LR, pedi a certidão tb pelo civilonline para ver se os dados estão certinhos. O seu deve estar no forno! Uma pena que tinha marcado no consulado essa semana para mim e para o meu filho, desmarquei o meu e mantive só do meu filho, fiquei apreensiva de nao sair a tempo. Hehehe Obrigada @Klebergarcya
Amigos, bom dia! Ontem liguei para a LR, e recebi a notícia (quase 2 horas depois) que somente falta o retorno do DGAJ. Pelo que li, antigamente era um órgão que não demorava tanto, mas hoje em dia .... Alguem tem noção do quanto que demora nesse órgão? Tem como questionar a eles como anda o processo? Até o SEF (que normalmente demora muito) e o PJ já retornaram. Ansiedade danada! Abs, Leonardo
Pessoal, estou perdendo a paciência com esse pagamento via cartão de crédito. Antes pediram que eu ativasse o Token por sms do cartão. Já o fiz. Agora fica dando erro direto. Como vocês fizeram para conseguir pagar?
@Alexandre_L e @Vinicius Ornagui, ao ligar para o LR uma vez, a atendente me comentou que a data de envio dessa carta marca o dia do envio das solicitações para as diligências no SEF, PJ e DGAJ. Define o fim da analise inicial do processo.
Pessoal, estou com algumas dúvidas acerca do preenchimento do formulário.
Por mais banais que possam parecer, quero evitar que caia em exigencia
no Quadro 1:
3. Eu coloco do dígito do RG? por exemplo: 11222345-6 ?
5. Telefone não cabe 55 xx 999998877. Como vocês fizeram? Como não tenho um fixo, preferia colocar o celular, ou então o fixo de um parente..
7. Nacionalidade: coloco brasileiro ou brasileira? Entendo que, apesar de ser brasileirO, a nacionalidade é brasileirA.
8. Localidades e países onde residiu: Coloco só Estado e país? Ou cidade, estado e país? Eu repito São Paulo? Ficaria São Paulo, São Paulo, Brasil.
?
No Quadro 2
5. Assinalo ou não o item 5?
E em LOCAL DE CASAMENTO (eu me casei no civil apenas, em um cartorio): devo colocar apenas cidade, estado e país, ou a localização do cartório onde foi feito o casamento? A dúvida é porque na certidão de casamento portuguesa eles colocaram como local o cartório também, então pensei em reproduzir isso. (Porém não cabe nos quadradinhos, eu teria que imprimir outra página do formulário e preencher com o que não couber)
Desculpem, mas preferi tirar as dúvidas para enviar mais seguro.
@Leonardo Melo, mesmo que a informação que a atendente passou talvez não seja 100% precisa, já nos dá uma ajuda boa isso que você descobriu. O número de meu processo já sei a meses, porém saber sobre o envio das solicitações para as diligências será ótimo. Descobri que descobrir o que fazer e depois reunir a documentação é a parte fácil, o difícil é a aflição da espera....
@Alexandre_L, pois é, concordo com vc. Tenho até pena dos atendentes, e tento ser o mais gentil com eles. Eles estão lá para dar informações, e é muita gente ligando afilta e ansiosa por respostas. Alem disso, não são tantas pessoas no call center. Entretanto, quaisquer informações diferente a resposta "analise inicial" já dá um pouco de esperança do que aparentemente está completamente parado. Abs...
Comentários
Estou fazendo a nacionalidade de minha esposa pelo casamento, em março a minha advogada falou que já havia passado pela área administrativa com sucesso e que agora estava no ministério público. Alguém que já obteve a nacionalidade saberia dizer quanto tempo levou no ministério público para concluir e gerar o assento?
Melhor esperar a conclusão da minha atribuição então. Eita espera. Paciência.
Você está numa daquelas situações onde os laços são presumidos. Da forma como está basta. Cópia simples dos assentos apenas para facilitar a vida de quem analisar seu pedido.
Boa sorte!
Meu processo foi enumerado, mas não sei o dia, poderia incluir na planilha.
Nome: Diego
Entrada DHL: 04/12/2018
Processo: 83xxx/2018
Já li várias formas diferentes, e gostaria de saber a forma DEFINITIVA, onde comprovadamente não cai em exigência, de se preencher o campo 8 do formulário.
Coloco Brasil com Rio de Janeiro ou deixo em branco??
Existe algum outro item do formulário que faça cair em exigência com bastante frequência??
Tendo isso dito, cada um é responsável pelo próprio processo, sugiro que se tem dúvidas ainda, que pesquise mais e mais, até ter confiança suficiente para dar um passo adiante.
Não digo ser exata ou imutável, mas ao menos a que mais vezes deu certo. Ou a sem relatos de ter dado errado.
Enfim
Meu processo foi lavrado dia 18/04 Foram 4 meses para o registo, já que já havia sido assinado dia 18/12!
Agora é tirar os documentos
Obrigada a todos do fórum pela ajuda!
Quanto a minha Certidão de Casamento de Inteiro teor, preciso mandar a original e apostilar? (vou assinalar o Quadro 4 campo 3?)
Estou enviando cópia simples do Assento de Nascimento do meu marido onde já consta o AVERBAMENTO do nosso casamento.
No site abaixo não menciona a certidão casamento
http://consuladoportugalsp.org.br/requerimento-de-nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento/
Dê uma olhada nessa lista... http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
@Rosi Oliveira,
Que boa notícia! Sobre a minha ainda nada... Como ficou sabendo? Chegou seu assento, ligou na LR ou obteve pelo Civil Online?
1 - Registro de nascimento do cônjuge reprográfico, com reconhecimento da firma do escrevente e apostilado;
2 - Cópia simples do assento do Português;
3 - Cópia simples do assento dos filhos portuguese, (se tiver);
4 - Cópia simples da transcrição do casamento;
5 - Cópia do RG ou Passaporte com filiação do cônjuge autenticado e apostilado, com menos de 10 anos de amissão, NÃO pode ser CNH.
6 - Original Antecedentes Criminais do cônjuge emitido pelo site da PF, com validação impressa no verso da folha;
7 - VP 250 euros ou Pagamento vai Cartão de Crédito, pagando em Cartão usar o Form. Mod. 3 enviado por e-mail;
8 - Formulário Mod. 3 Assinado e Reconhecido por Autenticidade presencialmente em Cartório pelo Requerente;
Obs. Atenção ao Campo 8 do Quadro 1, NÃO deixar em branco.
Sobre o preenchimento, eu fiz uma pergunta a muito tempo aqui nesse tópico também, e essas foram as respostas que me deram (e que eu segui a risca), mais para baixo desse comentário:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/167097/#Comment_167097
Porém, novamente, aconselho fortemente vc ir navegando nesse tópico dos posts mais novos para os antigos, para ver as informações mais atuais, as vezes esses processos mudam algumas carateristas/exigências/formas de preencher.
E não confunda os documentos brasileiros com os portugueses:
-"Assentos" são todos docs portugueses.
-"Transcrição" é um doc português tb.
Uma pena que tinha marcado no consulado essa semana para mim e para o meu filho, desmarquei o meu e mantive só do meu filho, fiquei apreensiva de nao sair a tempo. Hehehe
Obrigada @Klebergarcya
Ontem liguei para a LR, e recebi a notícia (quase 2 horas depois) que somente falta o retorno do DGAJ. Pelo que li, antigamente era um órgão que não demorava tanto, mas hoje em dia .... Alguem tem noção do quanto que demora nesse órgão? Tem como questionar a eles como anda o processo?
Até o SEF (que normalmente demora muito) e o PJ já retornaram.
Ansiedade danada!
Abs, Leonardo
Antes pediram que eu ativasse o Token por sms do cartão. Já o fiz.
Agora fica dando erro direto.
Como vocês fizeram para conseguir pagar?
Eu não me importaria com os agentes no balcão. Eles apenas recebem os pedidos.
Na dúvida, releia a lei e destaque os trechos importantes para o seu caso.
És casada há mais de 3 anos? Possui filhos desse casamento? Então fique tranquila.
Boa sorte
Por mais banais que possam parecer, quero evitar que caia em exigencia
no Quadro 1:
3. Eu coloco do dígito do RG? por exemplo: 11222345-6 ?
5. Telefone não cabe 55 xx 999998877. Como vocês fizeram? Como não tenho um fixo, preferia colocar o celular, ou então o fixo de um parente..
7. Nacionalidade: coloco brasileiro ou brasileira? Entendo que, apesar de ser brasileirO, a nacionalidade é brasileirA.
8. Localidades e países onde residiu: Coloco só Estado e país? Ou cidade, estado e país?
Eu repito São Paulo? Ficaria São Paulo, São Paulo, Brasil.
?
No Quadro 2
5. Assinalo ou não o item 5?
E em LOCAL DE CASAMENTO (eu me casei no civil apenas, em um cartorio): devo colocar apenas cidade, estado e país, ou a localização do cartório onde foi feito o casamento? A dúvida é porque na certidão de casamento portuguesa eles colocaram como local o cartório também, então pensei em reproduzir isso. (Porém não cabe nos quadradinhos, eu teria que imprimir outra página do formulário e preencher com o que não couber)
Desculpem, mas preferi tirar as dúvidas para enviar mais seguro.
Muito obrigado!
Entretanto, quaisquer informações diferente a resposta "analise inicial" já dá um pouco de esperança do que aparentemente está completamente parado.
Abs...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13748/preenchimento-correto-modelo-3-aquisicao-pelo-casamento-conjuge