Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1394395397399400409

Comentários

• @ecoutinho

Obrigado pelo retorno. O detalhamento apresentado por você reafirma que não precisamos comprovar ligação efetiva porém deixaremos assinalado que ela tem ligação efetiva, conforme sua observação anterior.

Muito obrigado.

• @Rodrigo Miranda nao da para comemorar muito, mas ha esperanca! espero que ande logo. sei que existem processos anteriores, mas sigo na esperanca de ter dado talvez sorte

• editado August 27

@mlazevedo13 minha certidão foi igual a sua. Tribunal Imprimiu tudo. Agora é aguardar os próximos capítulos

• @Rodrigo Miranda Show. vamos aguardar e torcer

• @mcabrita

Verifiquei que, no preenchimento meu formulário (art. 3o - nacionalidade pelo casamento), campo "Tem ligação efetiva à comunidade portuguesa?", assinalei Não, entendendo que a questão do casamento já estava implícita nesta questão. Será que o meu processo será sumariamente indeferido? Ou cairá em alguma exigência?

Sou casado com uma cidadã portuguesa há 16 anos. Casamento já transcrito em Portugal. Tenho dois filhos também cidadãos portugueses. Mesmo assim, o processo será simplemente indeferido? Há algo que eu possa fazer antes do início da análise? Dei entrada recentemente, em junho/2025.

Obrigado por alguma informação.

• Já é segundo processo que vejo de casamento terminando em 4 anos.

• editado August 28

@Weyler

Como vcs têm filhos em comum que também são portugueses, a inexistência de efetiva ligação não faz diferença, mas o correto seria responder “sim”. Vc é casado com uma nacional portuguesa há 16 anos e é pai de dois portugueses. Se isso não for efetiva ligação, não sei o que é.

1 - Constituem fundamento de oposição à aquisição da nacionalidade portuguesa por efeito da vontade:

a) A inexistência de ligação efetiva à comunidade nacional;

2 - A oposição à aquisição de nacionalidade com fundamento na alínea a) do número anterior não se aplica às situações de aquisição de nacionalidade em caso de casamento ou união de facto quando existam filhos comuns do casal com nacionalidade portuguesa.

• @Marta Vianna o novo normal agora sao 4 anos minimo, so torcer agora para que este prazo nao aumente mais ainda, porque me parece cada vez mais dificil que esse prazo se reduza nos proximos tempos infelizmente 😕

• @ecoutinho

Obrigado pelo retorno!! Penso assim como você!! Creio que a minha efetiva ligação com a comunidade portuguesa é evidente. Acho que só tenho agora que esperar e aguardar a análise da CRC.

• @luisCV se o novo normal é 4 anos então o meu só lá pra 2027. Ao menos iniciou a análise depois de tanto tempo. Só nos resta aguardar

• Boa noite a todos.

Gostaria de saber se há alguma atualização sobre previsão de conclusão de processo por casamento. Mês que vem completa uma ano na última fase.

Com os melhores cumprimentos,

• @Flavio Bonizzi

Pode ver em uns comentários acima uma imagem de um exemplo:

Processo de agosto de 2021; completado agora. Ou seja, uns 4 anos no total. O seu fica para 2026, se o ritmo não mudar.

O pessoal de vez em quando coloca tabelas sobre em que ponto estão os processos em LIsboa. A última foi essa; olhe para 3.1(se for casamento) e vai ver que bate a informação: estão decidindo agora alguns processos que chegaram lá em agosto de 2021:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/903/DRNVGCFEH8O6.png

Em geral de julho para agosto não muda muito por causa das férias de verão na Europa. Uma atualização dessa tabela deve sair em meados de setembro, refletindo agosto.

Pode acompanhar isso no tópico específico (só não confundir com as tabelas da ACP, no Porto - mas ACP não faz 3.1):

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp/p24

Olha, se não me engano, essas datas "para decisão" de 28 ou 29 de set/2024 são meio que um bug no sistema. O sistema novo entrou no ar por volta dessas datas e há inúmeros processos que aparecem com essas datas, mesmo que não faça muito sentido.

O colega @eduardo_augusto comentou na época:

No fim de Setembro de 2024 o IRN fez a migração de milhares de processos da antiga plataforma de tramitação, para a nova. E essa data 28-09-2024 terminou ficando como uma data "padrão". Não sabemos se a migração efetivamente foi realizada nessa data, ou se eles apenas escolheram essa data para que o campo não ficasse vazio.

Como pode ver na tabela acima, a fase anterior (análise pelo oficial) para 3.1 ainda está em out/2021.

Nota: não é bom por o número e nome completo do processo em um fórum público. Em geral, as pessoas colocam omitindo os 3 últimos dígitos, tipo 79XXX/22. Isso já é suficiente @Admin se puder apagar a imagem da última postagem

• Obrigado Carlos...Boa noite

Aguardar mesmo

• @CarlosASP

O meu que é de 12-10-2021, nem acho que vá sair este ano, da forma que as coisas estão indo está difícil.

• Olá a todos,

A candidatura da minha esposa via casamento foi enviada no final de 23 de dezembro de 2024 e ainda não recebi número de processo do Consulado de Lisboa.Alguém na mesma situação que eu? Contactei-os várias vezes nos últimos meses e parece que está em uma fila para eles ainda gerarem o número de processo.

• @Destinyportugal

Como respondido nas vezes anteriores que fez a mesma pergunta, Lisboa está muito atrasada no envio de senhas e números de processos.

No momento, estão enviando as senhas para processos que chegaram lá no início de nov/2024. Ou seja, se mantiver o mesmo ritmo, deverá receber a sua nos próximos 2 meses.

Não adianta ficar entrando em contacto com eles pois não vai fazer isso acontecer mais rápido.

Sempre olhe o spam e lixo eletrônico do email de contato que colocou no formulário, pois muitas vezes o email com a senha termina lá.

Pode acompanhar no tópico específico sobre envio de senhas:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27354/acompanhamento-de-recebimento-de-chaves-numero-de-processo#latest

• Bom dia a todos!!!

Vendo os comentários aqui fico assustada com a demora para se obter alguma resposta sobre a nacionalidade pelo casamento. Enviei do meu marido em setembro do ao passado e até hoje nao me enviaram a senha para acompanhamento. Poderiam me ajudar com faço para entrar em contato ou por e-mail para saber pelo menos a senha?

Aguardo ansiosa pro retorno e, de antemão, agradeço pelo trabalho maravilhoso de vcs.

• Obrigada @ecoutinho. O difícil é ser atendida.

• editado September 1

Acho que a informação mais importante da matéria é a seguinte:

Ao mesmo tempo que anuncia o serviço presencial, a orientação do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) é de utilizar "os canais não presenciais", como o envio de documentos pelo correio ou através do site - no entanto disponível apenas para advogados e solicitadores.

• Bom dia amigos. Após verificar o andamento e finalização de alguns processos em outros grupos, o prazo para finalizar a analise dos processos iniciados em 2021 chegou definitivamente aos 4 anos. Um verdadeiro absurdo. Sendo o processo para cônjuge um dos mais simples. E não temos mais nenhuma resposta concreta do estado do processo em andamento. Apenas as velhas respostas.

• Creio que eles estão perdidos nas ordens dos processos é quase impossível ainda não terem terminados os processos de agosto , o do meu pai e do esposo eram de julho de 2021 e foram concluídos em janeiro.

De uma colega do grupo de WhatsApp o dela é de 13 agosto de 2021 e já foi concluído em março.

• Gostaria de esclarecer uma dúvida: após a concessão do Estatuto da Igualdade a um cidadão português residente no Brasil, ele pode requerer a nacionalidade brasileira por declaração de imediato, nos termos do Decreto 70.391/1972, ou permanece exigível o requisito constitucional de 1 ano de residência ininterrupta previsto no art. 12, II, 'a', da CF/88?

• SteveSteve Member
    editado September 2

@geoberth e @Simeia Lobato o meu caso é de 21/09/2021, faltam apenas 19 dias para eu atingir os 4 anos de espera. Espero ser surpreendido de maneira positiva antes desta data.

• O meu é de 10-9-2021 e ainda nada....tambem espero receber a aprovacao antes dos 4 anos...

• lggslggs Member

Pessoal, mais um auxilio por favor

Estava preenchendo o formulário para fazer a solicitação para minha esposa, e ficou uma duvida sobre o "Quadro 5 - Dados pra restituição", colocamos algum dado bancário? ou pode deixar em branco

Outra duvida que apareceu, após preencher, imprimo o formulário, como são 3 paginas vai ser uma folha frente e verso e outra frente, ela assina e reconhece por autenticidade, e está pronto, não precisa apostila nele não né

Agora não entendi direito, porque nas orientações diz para imprimir frente e verso, mas uma página, no caso da última vai ficar avulsa. Como vcs fizeram?

"O presente modelo é constituído por três páginas que devem ser impressas em frente e verso para salvaguarda da identificação ou do reconhecimento da assinatura."

• @diegomendes23

@IsabelaBraga

@Steve

Parabéns!

contagem regressiva pra vocês, as férias acabando por aqui. Todos retomando os trabalhos.

O da minha esposa é de 08/11/21 (faltam só 2 ou 3 meses)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.