Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1395396398400401409

Comentários

• Olá a todos,

Vou fazer uma pergunta, esperando que alguém tenha a resposta. Sabem se a administração portuguesa também analisa as informações fiscais do agregado familiar durante o processo de pedido de nacionalidade portuguesa por casamento para requerentes que já residem na Europa?

Vou usar meu marido como exemplo, que é português. Moramos na França, mas a última vez que ele declarou imposto de renda foi em 2012 e ainda não estávamos juntos ☹️. Então, acho que o status fiscal dele ainda está na faixa de solteiro perante o fisco, já que ele nunca fez nenhuma alteração, daí meus receios.

• editado September 3

@Ana841 creio que não influencia em nada. O importante é a prova documental de que você se casou com ele e possui um cônjuge/companheiro de nacionalidade Portuguesa. A questão de atualização com o fisco se limita a ele. Na minha opinião seria mais problematico na eventualidade de você já possuir o nif, mas sem ter nacionalidade ainda, e você (sua pessoa apenas) ter alguma pendencia com o fisco Português.

• lggslggs Member

@eduardo_augusto

Muito obrigado, era isso mesmo minha duvida, e pelo jeito tb foi de outros anteriormente

• Pessoal, boa tarde

Vocês têm conhecimento se já mudaram oficialmente a data de validação do conservador para setembro os processos de casamento?

Obrigada!

• Obrigada pela informação @Rodrigo_Miranda

• Boa tarde,

Pessoal, a cópia do RG ou passaporte autenticada é apostilada precisa ser colorida?

Obrigada

• @Drica82 não. mandei a minha em preto e branco e aceitaram. O importante é estar apostilada

• @Drica_sarlo

Tanto faz se colorida ou PB

• Obrigada

• Boa noite!

Gostaria de uma ajuda sobre o status do processo de Aquisição de cidadania por casamento da minha nora, enviado do Brasil via correio para Lisboa em setembro de 22 e numerado em 2023 mas que até hoje não consta nenhum movimento. Vejo que os processos dessa época tiveram alguma movimentação. Será que está com algum problema? Se tivesse caído em exigência constaria nessa consulta de status do pedido?

Se alguém puder ajudar, desde já fico agradecida.

Janice

• @Janice_Picchi

Se cair em exigencia voce recebera um aviao por email e ele vai mudar de fase na tela de acompanhamento.

As conservatorias ainda estao trabalhando em processos de 2021, entao ainda vai levar um bom tempo para chegar no da sua nora.

Voce pode acompanhar por aqui:

• @Janice_Picchi está normal,nem iniciou a análise(está em alguma caixa numa sala empoeirando).

• @williamrodr

Admiro a sua fé. Não espero nenhuma notícia positiva para esse ano, tanto que já aproveitei a brecha e já estou trabalhando em empresa espanhola e em breve, comprarei uma casa na Espanha e largarei Portugal para nunca mais retornar.

• @Janice_Picchi está dentro do esperado para a nova realidade, infelizmente. O meu é de abril/2023 (envio fisico), e só teve algum movimento (inicio da analise com uma exigencia) em 18/08/25. Apesar do meu ser de ano à frente ao da sua nora, acredito que eles dividiram o inicio de analise entre setores, o que pode explicar o meu ter tido algum movimento. Pode ser também que o da sua nora não tem exigencia, já verificaram os documentos, mas não andou na plataforma. Dificil de dizer.

• @eduardo_augusto @Rodrigo_Miranda @guedesmarcia , muito obrigada pelos esclarecimentos. Vamos acompanhar e torcer para que ande.

Um abraço

• Olá, pessoal,

Depois de quase 10 meses recebi a senha e o número de meu processo. Ufa! Um passo.

• Boa noticia @Fernando_traz. Espero que o processo da minha esposa que foi entregue dia 20 de fevereiro, receba daqui uns meses a senha também.

• Aniversario de 4 anos que dei entrada...ainda nada...

• Alguém tem notícias sobre o andamento de processos? Está tudo parado novamente?

Não enviam mais as tabelas por email....

• @SoaresRachel nao sei,mas desconfio que paralisou sim

• Bom dia @IsabelaBraga. Aqui também esta bem próximo e vamos soprando 4 velinhas. Uma verdadeira loucura, sem qualquer exigência. Decepcionante.

• editado September 12

@Flavio Bonizzi

Bom dia Flavio

O meu processo é da mesma data: Marco de 2022. quase o mismo dia. (!!)

Por isso, é uma boa ideia mantermos contacto , cualquer informacao postar pelo aqui !

sorte !

Alfredo

• editado September 15

[removido]

@camioca @Miggy24 @julianamb @Sarahsm Boa noite malta, desculpe pela demora pra responder mas está aqui a resposta da Provedoria, ou seja eles nao fazem nada. Ou seja outra opção é entrar com processo administrativo via advogado!

• @Jackson_Luz , não é conveniente postar documentos com dados pessoais (nome completo, e-mail, etc) para sua segurança. @Admin

• @Jackson_Luz sabemos que a espera é longa , processo do meu esposo e do meu pai era julho de 2021 e foi concluído em janeiro.

Você tem todo direito em procurar um advogado, mas vai gastar dinheiro, não sei de quando é o seu processo e de qual a sua urgência, mas creio que estão trabalhando sim, no tempo deles , sei que é frustrante, mas no final vai dar certo .

Fico feliz quando vejo um processo finalizado, pois já passei por essa angustia, espero que logo , logo o seu seja finalizado.

• Boa tarde pessoal, tudo bem?

Eu estou tentando me atualizar. Eu sou casada com um português e nós temos uma filha que inclusive já tem a sua cidadania feita. Já tenho a transcrição do nosso casamento, mais de 3 anos casados, tudo certinho.

Sabendo que demora e muito, eu ia tentar fazer todo o processo via consulado porém fui me informar no site e vi que agora não tem mais essa opção, pelo que entendi nesse trecho: "Documentação deverá ser enviada para Lisboa (endereço abaixo), após a conferência e o reconhecimento presencial da assinatura no Consulado", eu terei que mandar diretamente para Lisboa do mesmo jeito.

Minhas dúvidas são, e não achei nada sobre aqui no fórum, o que seria essa assinatura falando nos termos do processo? E, fazendo esse processo de conferência e de assinatura do consulado muda alguma coisa quando chega ao CRC?

(Na minha cabeça eu penso que talvez seja a forma que eles encontraram de "facilitar" lá no CRC, já que com essa assinatura mostra que já foi feita uma conferência das documentações e que elas estão todas certas, adiantando assim o processo?!).

Obrigada.

• @Kellgitirana

Esquece o consulado. Esquece. Consulado é só para fazer o cartao cidadao e o passaporte.

Siga as orientacoes do forum que vai dar tudo certinho:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

• @Kellgitirana faça o reconhecimento da assinatura por autenticidade no cartório e nao,o consulado nada fará para"facilitar",nao será feita nenhuma conferência,e nem sei se o consulado aceita processo de casamento e se aceitar só vai atrasar mais ainda um processo q atualmente já está em 4 anos.Fuja.

• Meus caros também estou numa situação debilitada com os serviços de nacionalidade tenho processo de 02/2022 de minha esposa brasileira, já cheguei está em incumprimento legal, AIMA/ IRN não fazem agendamento para renovação cartão de residência por casamento que finalizou em 02/2024 com o processo em andamento, como cidadão português toda esta fantochada ainda piorou com IA QUE DE UMA INTELIGÊNCIA ZERO, não ajudou em nada esta tudo na mesma e só uma conservatória em Lisboa processa os processos de casamento e toda a informação via NET não é credível.

• editado September 15

@Moises_Fonseca

O caso de vcs parece fazer sentido buscar um advogado e entrar com um processo na justiça, afinal a dupla IRN/AIMA está forçando sua esposa a ficar em condição irregular contra a vontade de vocês.

A legislação europeia obriga os governos dos países membros a agilizar a concessão de visto de residência para cônjuges estrangeiros de cidadãos da UE.

Eu entendo que eles não podem passar o processo de nacionalidade dela na frente dos outros pois a legislação proíbe, mas por outro lado se recusarem a renovar o cartão de residência por ela ter um processo de cidadania em andamento me parece ser ilegal.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.