Acompanhamento de recebimento de chaves/número de processo

Pessoal, se me permitirem, achei que seria interessante criar um tópico específico para a situação das pessoas aguardando o recebimento da chave/número do processo após enviarem as documentações ao CRC ou ACP.

Isso porque, pelo que venho reparado, também está tendo fila de meses para envio dessa chave. Frequentemente tenho buscado aqui no fórum palavras-chave como "número de processo", "senha", "chave" e vejo usuários reclamando da demora, mas em tópicos diversos.

A última notícia que tive foi daqui do fórum, uma usuária dizendo que estariam enviando por e-mail as chaves de processos recebidos em Setembro/2024, mas sem mais detalhes.

Meu processo chegou no CRC em Dezembro/24, mas já vi relatos de usuários que o processo chegou lá em Outubro/24 e ainda não receberam a chave, ou seja, uma demora de 5 meses, mesmo também lendo por aqui que uma demora "normal" seria de até 3 meses.

Os usuários (assim como eu) também tem relatado envio de vários e-mails sem resposta. Eu mesma já enviei para: registos.centrais@irn.mj.pt ; rcentrais.admin@irn.mj.pt ; rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt sem sucesso. Também li relatos de pessoas que obtiveram resposta, mas dizendo para aguardar.

Por fim: vamos tentar reunir pessoas que enviaram documentação e foi recebida em Portugal de Setembro/2024 em diante? Se você se encaixa nesse período, você recebeu sua chave? Quando?

«1

Comentários

• Boa idéia! Relatando meu caso, processo de cônjuge entregue em 14/10/24 na CRC com recibo de entrega da DHL assinado. Várias ligações na linha registo desde então respondidas com "ligue mês que vem". Vários e-mails enviados sem resposta até que me responderam da CRC contabilidade com uma solicitação de envio de comprovativo de pagamento,isso em 07/02/25 que respondi com recibo em anexo no mesmo dia. Em 10/02/25 responderam informando que o comprovativo seria juntado ao processo e quanto a senha seria enviada assim que possível. Perguntas: quando enviam o requerimento pra gente preencher já não vem os dados do requerente e os dados do pagamento? E o atestado de antecedentes que dizem ter 90 dias de validade, no momento já tem mais de 120 dias que foi entregue e não foi submetido no sistema, vão cobrar um outro como exigência! O fato em si é o atraso no envio da senha e a falta de informação com consequente atraso na entrada do processo no sistema do irn, que acarretará um atraso ainda maior na conclusão do processo. Dificuldade pra entender Portugal e suas mazelas. O resto é aguardar, sem informações, sem comunicações ....

• @Edrostar obrigada por compartilhar seu caso!

Então já temos 14/10 sem senha.

Será que temos alguém com data anterior?

@ecoutinho @texaslady vocês lembram de ter visto algum caso com data menor a Outubro/24 esperando senha??

• Eu enviei o processo de minhas duas filhas (artigo 2) pelo mesmo envelope através da DHL.

Foi recebido no CRC na data de 03/03/2025.

Na data de 06/03/2025 eu já recebi por email a senha do processo da filha que pedi urgência na análise.

Da outra filha não recebi a senha ainda.

• Meu processo de filho foi entregue no ACP em 24/02/2025 pela DHL, recebi a senha dia 05/03.

Interessante que no site de acompanhamento parece como submetido em 05/03, data da senha, e não no dia que foi entregue.

• @SergioM @alevascon Obrigada pela contribuição!

Então estão enviado chave. Será que só de processo de filho?

Vamos acompanhando.

• Oi, enviei o pedido do meu pai (neto 1D) em 24/10/2024 pela DHL, recebido na CRC Lisboa em 28/10/2024. Até hoje nada de senha. Mandei email questionando o atraso, mas não responderam. Quase 05 meses e sem notícias de senha.

• @ElizabeteColaço ,

boa idéia criar esta discussão. Eu não vi ningué de setembro esperando senha. A CRC Lisboa é o problema, o ACP é sempre mais ágil. Não dá par dizer que estão enviando senhas no geral.

O caso do @SergioM é ACP.

O caso do @alevascon provavelmente é por ser processo de menor. Mas de qualquer forma foi muito rápido considerando que é CRC Lisboa.

• Eita atrás de eita kaka.

O meu envio foi feito no dia 05.03.2025, mas ficou parado em SP (provavelmente por conta de fiscalização da receita federal) do dia 7 ao dia 15. Finalmente foi entregue hj 18.03.2025 pela DHL no Porto. Agora vamos a espera da dita senha e andamento do processo. Paciencia....

Processo de neto 1D.

• Enviei o meu processo de filho (1C) para ACP via DHL.

O envelope foi recebido em 10/03/2025 e recebi a senha por email ontem, 17/03/2025.

• @texaslady

Acredito que recebi rápido da CRC Lisboa a senha do processo de uma filha menor (artigo 2), porque pedi urgência na tramitação por motivos de saúde.

Tanto que ainda não recebi a senha do processo da outra filha menor que enviei no mesmo envelope.

• Vivo em Boston e enviei a documentação (artigo 2) para Lisboa na primeira semana de janeiro. A FedEx marcou-o como entregue. Ainda não enviaram as chaves nem os códigos de acesso.

• O processo de cônjuge da minha esposa foi entregue na CRC em 15/01/2025.

Até agora nada de senha. E-mails educadamente ignorados! Kkk Desrespeito total, menos para pagar…

Aprendi uma grande lição após anos de luta nesses processos absurdos, desde o meu de neto: o nível de informatização e agilidade dos serviços públicos brasileiros, vide Gov.br por ex., são extremamente sofisticados. São excelentes. Comecei a valoriza-los bastante.

• editado March 24

Tá, então sabemos que o problema é CRC.

@Edrostar ainda nada? Até então, seu caso é o mais antigo (recebido lá em 14/10/2024) sem senha.

Alguém enviou processo e foi recebido na CRC antes de 14/10/2024 e ainda está sem senha??

Meu caso é processo 1D, enviado à CRC e recebido lá em 03/12/2024, até agora nada de senha. Eles não respondem e-mail.

• Os documentos referentes ao pedido de nacionalidade de minha esposa forma entregues, pela DHL, no dia 23 de janeiro de 2025 , tendo sido recebido pela Sra. Carla Ribeiro, segundo o recibo da DHL. De lá prá cá, mais nenhuma informação...

• Uma pergunta: quem já recebeu a senha do processo, qual é o e-mail ou quais os e-mails do remetente? Pergunto pois quero tentar previnir que este e-mail por ventura não caia no SPAM, pois é uma caixa qua raramente olhamos...

• @ElizabeteColaço até agora nada... Com respostas na linha registo como sempre: ligue mês que vem kkkkkk e-mail nem me atrevo a mandar mais.....

• editado March 24

@roggerwilliam o remetente do meu foi Plataforma de serviços de Registo noreply@irn.justica.gov.pt

• Agradeço @SergioM pois já criei regras com os seguintes endereços:

*@irn.mj.pt

*@irn.justica.gov.pt

• O meu chegou lá dia 05/11/24 é de cônjuge., tbm não recebi a senha até agora. Pelo que vi na planilha isso foi depois que mudaram o site, não vi ninguém lá que recebeu a senha referente a cônjuge depois de outubro.

• @Edrostar e @mifiuza se receberem, por favor não esqueçam de informar aqui! Pois até então vocês são os recebidos mais antigos (Outubro/24).

• Bom dia. Meu processo de neto foi entregue dia 17 e recebi a senha por e-mail hoje.

Pessoal, no comprovantivo de entrega de nacionalidade que vem em anexo no e-mail, na parte valor pago também veio 0 para vocês? Não entendi porque eu paguei o valor e o meu formulário já foi impresso com a numeração do meu pagamento. ..

• @Hugo_bfr Massa, o seu foi entregue dia 17 de fevereiro ou março no porto?

O meu foi entrgue dia 18 de março de 2025 no porto, no aguardo da senha até o momento.

Qual foi o remetente que te enviou o email?

Boa sorte no seu processo.

• Como já citei em um post anterior, o meu envio foi entregue no dia 18.03.2025 e hoje, neste exato momento (25.03.2025 - 13:10) recebi a confirmação do recebimento e a senha para acompanhamento.

Data de registro de entrada do processo pelo que entendi é o dia que é gerado a senha, no caso hoje mesmo 25.03.2025.

Agora é preencher a planilha e esperar com boa vontade o processo andar...

• @roggerwilliam @Hugo_bfr vocês enviaram para a ACP, certo?

Estamos falando da CRC. A CRC não envia senhas desde Outubro/24.

• @ElizabeteColaço Não recebi até hoje!!!!!

• O meu foi entregue em Outubro de 2024 - Lisboa - Processo de neto. Não recebi senha.

• O processo de neto do meu amigo recebido em Lisboa no dia 14/01/2025 ainda não recebeu a senha.

• Isso. Enviei para o porto e chegou lá 17 de março. @roggerwilliam, no anexo do e-mail que você recebeu, também veio valor pago: 0€?

• @Hugo_bfr provavelmente vem 0,00 € porque já houve pagamento antecipado mas quem está incluindo um processo na fila tem que atestar isso.

• @Scabral @JulianaMadaleno

Prezados

Eu enviei (pela DHL) o processo de cônjuges da minha esposa e das minhas noras, para o ACP em 27/02/2025. Foram recebidos pela Sra. Carla Ribeiro.

Passados 15 dias, mandei um e-mail solicitando a senha. A mesma Sra. Carla Ribeiro retornou o e-mail, solicitando o comprovante de pagamento e o tipo do artigo da lei de nacionalidade.

Respondi no mesmo dia, com a cópia do cabeçalho do requerimento (onde constam as respostas para as duas solicitações).

Até agora, passados mais 15 dias não houve mais respostas.???

Fiquei na dúvida se o ACP do Porto recebe esse tipo de processo (Cônjuges)por correspondência, ou é só na CRC de Lisboa ?

Alguém sabe me responder?Mandei errado? Eles reenviariam para Lisboa, se fosse o caso?

Tenho que recorrer ao Forum, pois respostas de Portugal estão cada dia mais escassas ou inexistentes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.