Acompanhamento de recebimento de chaves/número de processo

2»

Comentários

• @rubensdemattos cheguei a perguntar aqui no fórum se poderia mandar para o porto e me responderam que só Lisboa fazia o de cônjuge, porém se eu mandasse para o Porto eles encaminhariam para Lisboa. Só iria levar mais tempo por causa desse processo. Mandei o meu direto para Lisboa. Só tenho o comprovante da FedEx de entrega

• Os documentos do meu filho( é cidadania para filho, eu já obtive a minha, como neta, depois de três anos) chegaram no CRC - Lisboa em 12/24 e até o momento não recebi a senha e já mandei vários e-mails e não tive nenhuma resposta. Será que se conseguirmos alguém para ir até o CRC - Lisboa, pessoalmente, eles forneceriam a senha ou ao menos alguma informação?

• @Gabimel

Os documentos do meu filho( é cidadania para filho, eu já obtive a minha, como neta, depois de três anos) chegaram no CRC - Lisboa em 12/24 e até o momento não recebi a senha e já mandei vários e-mails e não tive nenhuma resposta.

Lamento informar, mas CRC-Lisboa é o pior lugar para se mandar processo de filho (1C). No ritmo atual, vai levar entre dois anos e meio e três anos para concluir. Também estão com atraso no envio de senhas, há muitas pessoas esperando desde o fim do ano passado, como você.

Será que se conseguirmos alguém para ir até o CRC - Lisboa, pessoalmente, eles forneceriam a senha ou ao menos alguma informação?

Se o seu processo foi entregue, não há nenhuma informação adicional. Não vai acontecer absolutamente nada com esse processo por pelo menos dois anos, vai ficar parado numa prateleira. Não adianta mandar "alguém" para ir no CRC-Lisboa, a menos que essa pessoa tenha uma procuração específica para atuar o processo. Relaxe. Mande um e-mail a cada 2 semanas para o CRC, pedindo a senha. Sugiro enviar uma foto do comprovante de entrega também. Mas não crie expectativa de receber resposta tão cedo.

• @JulianaMadaleno

Obrigado pela resposta.

Foi o que imaginei.

Minha preferência pelo Porto foi por expeiências anteriores, com filhos e netas.

O meu processo, de neto, por Lisboa durou 4 anos. Dos meus filhos e das filhas de um deles, pelo Porto, saiu com menos de 1 ano.

Mas, agora é aguardar.

A Sra. Carla Ribeiro, poderia ter respondido o e-mail, pelo menos para dizer o que você me disse e diminuir um pouco a ansiedade.

• @rubensdemattos ! Vc tá no lucro ! Nem me deram bola. Nenhum e-mail e quem recebeu foi a mesma Carla Ribeiro. Pode ter ido para Lisboa, sim ! Acho que o jeito é aguardar. Interessante é que acontece muita coisa aleatória...Vai entender ?!

• @ElizabeteColaço Sim ! Enviei para a ACP e não para a CRC.

• O processo da minha tia (1D neto) foi entregue em 26/09/2025 na CRC via DHL com assinatura de recebimento e até hoje nada de senha. Já ligamos diversas vezes, enviamos e-mails e ninguém sabe de nada.

• Instruções Gerais (observações de um neto de Português, pretendente da Cidadania, tendo enviado o pedido por Correio - Contém Ironia e Sarcasmo - Por favor, não me excluam do Forum pela tentativa de humor).

No 1º mês, não precisa olhar se há resposta. Não haverá!

Do 2º ao 4º mês, olhe apenas uma vez. Não fará diferença se no 1º ou no último dia do mês. Você estará curioso e bastante ansioso mas a probabilidade de resposta ainda não estará ao seu favor.

No 5º mês, parabéns! Suas chances de resposta mudaram significativamente. Você poderá consultar se há resposta 1 vez por quinzena.

No 6º mês você estará se sentindo como um antigo Guerreiro Templário por resistir até então. Você poderá consultar se há resposta 1 vez a cada 10 dias.

No 7º mês você estará se sentindo como um dos Herois da História de Portugal. Bravo! Mas tenha mais um pouco de paciência. Consulte se há resposta apenas 1 vez por semana.

No 8º mês a palavra de ordem é "Resiliência". Consulte apenas a cada 5 dias.

No 9º mês. Se até aqui não tiver resposta, ponha-se em oração. Viva a sua Fé! Consulte ou em dias pares, ou em dias ímpares.

no 10º mês. A partir daqui, convide parentes e amigos para orar com você.

PS.: Caso eu tenha contrariado alguma regra do Forum, peço desculpas. É minha primeira vez em um Fórum.

• @Marcos_Moreira_RJ

Não se preocupe, há espaço no fórum também para as pessoas manifestarem frustração.

Você está sendo otimista. Tem uns processos que duram 4 anos. Lá pelo terceiro ano o pessoal já organiza excursão pra ir rezar no Vaticano... ;-)

infelizmente, Portugal enfrenta uma série de problemas nesse tema. Há muitas soluções "em andamento" ou "recentemente implementadas", que devem promover uma melhoria no médio prazo.

Acredito que as pessoas que entrarem com seus processos a partir de 2026 terão um caminho mais curto para trilhar - ou talvez ainda tenham que fazer o Caminho de Compostela para pagar os pecados e conseguir a benção da cidadania portuguesa ;-)

• Processo enviado em 28/03/2025. Pelo visto retorno daqui a uns anos para confirmar o recebimento da senha rsrsrsrs. Boa sorte a todos

• Por gentileza, fazer o pedido de cidadania através do Consulado (São Paulo), para filho, é mais rápido que diretamente no CRC Lisboa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.