Bom dia!!! Liguei agora nos registros centrais e informaram que estão a numerar os processos de Janeiro o meu foi registrado contabilmente dia 1/fev, está próximo, mas, ao mesmo tempo, demorando imensamente! quase 5 meses que enviei e ainda nem numerado. Paciência Abraços e boa sorte para todos
@Rosi então tenho fé que os meus já tenham sido ao menos numerados, envei em Outubro, mais só chegaram em Dezembro, no recesso. (processos da minha mãe e meu marido)!
Para atualizar: Hoje, depois de 40 minutos aguardando na linha de registos, consegui a informação de que meu processo aguarda apenas o registo, ou seja, fase final..
@Sidney Fonseca qdo o seu processo foi enviado? O da minha cunhada postei e chegou em Out/17 e na semana passada liguei na LR e ja tinha passado por algumas etapas (sef, pj, mp)... estou achando que mais uns 60 dias conclui... abs
Resumo das minhas datas: - Processo enviado em 02/08/2017, chegou lá em 11/08/2017; - Carta com confirmação do recebimento da papelada e informação do número do processo chegou para mim em 22/03/2018; - Carta com pendência do campo 8 chegou em 12/04/2018; - Enviei o formulário da pendência em 13/04/2018, chegou lá em 18/04/2018; - Consegui falar na linha de registos em 19/06/2018 e tive a informação de que já foi despachado para registo.
Acabei de ligar, foi despachado! Dia 05/06 !! Só falta o registro, a atendente falou que deve levar um mês/ um mês e meio. Fiquei na espera por 20 min.
Já fiz o meu e da minha filha e a transcrição do casamento e agora só falta o da minha esposa, pensei em fazer pelo consulado do rj, porém vi no site do consulado pedem a cópia apostilada do passaporte que a minha esposa não tinha, e acabei não fazendo. Eu achei bem estranho, pois aqui no forum a informação é que a cópia apostilada da identidade bastava, e as outras nacionalidade por atribuição que eu tirei, só usando a identidade. Alguém teve algum problema em usar a identidade ao invés do passaporte para aquisição pelo casamento? A maioria aqui só usa a identidade ou o passaporte ?
Oba, vários casos já em finalização! Torcendo para o meu sair até abril, em maio do ano que vem devo ir a passeio no Porto e, se ficasse pronto, já aproveitava pra fazer cartão do cidadão e passaporte lá!! Tomara que mantenham esses prazos dos primeiros
Com a nacionalidade por aquisição do marido e transcrição de casamento em Portugal (casados a 20 anos no Brasil) pode-se pedir a nacionalidade pelo casamento para a esposa?
Não, no caso, o marido deveria ser português originário, ou seja, ter nacionalidade por atribuição, e não por aquisição. Não sei exatamente seu caso, mas veja se vc pode fazer convolaçao.
Enfim, depois de quase 5 meses q enviei pelos correios, foi numerado o meu processo Num 32XXX/18 e está em fase de análise (já atualizei na nossa planilha). Ele foi registrado contabilmente em 01/02/18, paguei com cartão de crédito. Uma dúvida, será q o fato de estar em análise quer dizer q já passou das fases de digitalização e distribuição? Que bom q está caminhando
@Lino Pereira, obrigada! Mas, fiz minha pergunta baseada mesmo nesses passos, a questão é, dia 18 desse mês liguei e nao senti boa vontade na menina q atendeu, ela começou a procurar, qdo disse que era por casamento ela já disse, “ah, então estes ainda não foram numerados, está ainda a numerar os de janeiro!”. Hj como perdi o sono, liguei logo cedinho e informou o número e q esta em análise , em dois dias será q foi numerado, digitalizado e distribuido? Ou já estava numerado antes do dia 18, qdo liguei, e falaram q não estava, ou é mesmo rapido essas 2 etapas, ou não informaram a etapa certa! Tenho um certo trauma da linha de registos: No caso do meu filho q meu marido deu entrada pessoalmente no Porto foi uma confusão, saiu a certidao dia 28/11/17 e ligava na linha de registos de 15 em 15 dias e diziam q ainda nao estava, liguei até janeiro/18, só descobri que o dele foi concluído quando a certidão chegou em casa, e olha q no dia anterior tinha ligado lá e falaram q tava em analise! Rs Bom, o pior que não tem como fugir, é o único caminho para a gente saber atualizações do processo Abraços
Comentários
Abraços e boa sorte para todos
Hoje, depois de 40 minutos aguardando na linha de registos, consegui a informação de que meu processo aguarda apenas o registo, ou seja, fase final..
Endereço para envio do vale postal de 250 euros
IRN,IP
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003
Lisboa
Endereço para a documentação
CONSERVATÓRIA DOS REGISTROS CENTRAIS
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003
Lisboa
Confirma ? É isso mesmo ?
O meu cunhado mora em Odivelas (Lisboa) e vai postar lá nos correios para mim.
Ate esse despacho, desde o envio da pendência foi 1 mês e meio mais ou menos?
- Processo enviado em 02/08/2017, chegou lá em 11/08/2017;
- Carta com confirmação do recebimento da papelada e informação do número do processo chegou para mim em 22/03/2018;
- Carta com pendência do campo 8 chegou em 12/04/2018;
- Enviei o formulário da pendência em 13/04/2018, chegou lá em 18/04/2018;
- Consegui falar na linha de registos em 19/06/2018 e tive a informação de que já foi despachado para registo.
Tomara que mantenham esses prazos dos primeiros
Não sei exatamente seu caso, mas veja se vc pode fazer convolaçao.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d#latest
Num 32XXX/18 e está em fase de análise (já atualizei na nossa planilha). Ele foi registrado contabilmente em 01/02/18, paguei com cartão de crédito.
Uma dúvida, será q o fato de estar em análise quer dizer q já passou das fases de digitalização e distribuição?
Que bom q está caminhando
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/151748/#Comment_151748
Tenho um certo trauma da linha de registos: No caso do meu filho q meu marido deu entrada pessoalmente no Porto foi uma confusão, saiu a certidao dia 28/11/17 e ligava na linha de registos de 15 em 15 dias e diziam q ainda nao estava, liguei até janeiro/18, só descobri que o dele foi concluído quando a certidão chegou em casa, e olha q no dia anterior tinha ligado lá e falaram q tava em analise! Rs
Bom, o pior que não tem como fugir, é o único caminho para a gente saber atualizações do processo
Abraços
Meu pai será o português.
Quero tirar a nacionalidade para minha mãe.
Preciso transcrever o casamento deles!? Ou só enviar a certidão de casamento deles de inteiro teor já será necessário pra ela conseguir a aquisição!?