To no time dos que estao esperando pelo registro em TAVIRA.
Meu processo foi aprovado Setembro 2019.
A advogada que esta cuidando do meu caso mandou um email e essa foi a resposta:
"Esta Conservatória (tal como outras), apenas recebeu - e a partir de 20.01.2020-acesso só em Fevereiro de 2020- a incumbência de lavrar os assento de nascimento, e averbar a nacionalidade, ou outros factos de registo civil, já registados ;
Quanto ao mais, e supondo já decidido favorávelmente o pedido, pela aludida Conservatória dos Registos Centrais, , tem a decisão favorável, do Conservador dos Registos Centrais, de 16.09.2019), o assento será lavrado, oportunamente, pela ordem cronológica do Despacho / Decisão Superior;
Com os melhores cumprimentos "
Que basicamente significa - paciencia.. nao tem previsao.
@Leandro Goncalves Muitos parabéns!!! agora só aguardar o registo, isto vai demorar mas importante é que já foi despachado! Quanto tempo ficou com a bola 6 castanha? Tinhas a mensagem "O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho."?
Perfeitamente. Tem uma nota lá no cabeçalho onde diz Observações, de que sendo completado em Lisboa não precisa mencionar.
Aquele campo é quando Lisboa transfere pra outra conservatória, como no seu caso, CRC cartaxo.
Todo processo de casamento (até o momento) é feito em Lisboa. Deveria ficar em branco, mas colocar Lisboa não é problema.
Normalmente na ACP tem a data dessa transferência, caso alguma conservatória demore mais a concluir, como uma tendência. Teria que ter um volume grande pra fazer sentido, e no caso de casamento, onde já demora 700 dias, uma semana a mais ou a menos é irrelevante. Se vocês julgarem necessário, eu incluo uma coluna de data-xfer. Eu penso que não precisa.
Pessoal, acompanho o Grupo, meio de longe, e agora resolvi fazer minha primeira postagem e compartilhar minha experiência.
Sou casado com filha de Português há 20 anos e em 2014 solicitamos a nacionalidade dela e da nossa filha (hoje com 16 anos). Em 2015 enviei meu processo de nacionalidade pelo Casamento, mas foi indeferido por falta de vínculos com a comunidade portuguesa.
Após a alteração nas regras, solicitei novamente, conforme abaixo:
Processo enviado para CRC Lisboa: 10/10/2018
Gerado nº 71XXX/2018: 26/10/2018
Pedido Aprovado (Despachado): 08/01/2020
Registro emitido: 13/08/2020
E-mail recebido com Assento de Nascimento: 16/08/2020
Ericcami. Parabéns. Essa espera é agonizante mesmo. Eu não sei como funciona o processo para criar o registro, mas penso, não seria mais fácil assim que assina o despacho fazer o registro? O registro tem levado mais tempo do que propriamente tds as outras etapas, e parece que se for redistribuído então ele para no tempo. Boa sorte a todos, o que ajuda a acalmar o coração é receber essas notícias positivas.
Casado, no Brasil, há 22 anos. Meu fiz a transcrição de meu casamento.
Temos duas filhas em comum, e no momento estou dando entrada na atribuição da nacionalidade delas.
Sempre residimos no Brasil (nunca residimos em Portugal, apenas visitamos o país algumas vezes a turismo).
Pergunto:
1) Minha esposa (brasileira) pode obter a aquisição de nacionalidade?
2) Qual a documentação necessária?
3) Ainda é exigida alguma forma de comprovação de laços efetivos com a comunidade portuguesa? Ou pelo tempo de casamento (22 anos) isso já fica presumido, sem necessidade de qualquer comprovação?
4) É necessário que eu aguarde a conclusão da atribuição de minhas filhas ou, pelo tempo de casamento ser de 22 anos passa a ser indiferente haver ou não filhos em comum já com a nacionalidade portuguesa?
Agradeço antecipadamente a quem puder me auxiliar nessas questões.
Ola, eu vi que existem processos que tem um pedido de urgencia, nao sabia desta opcao, alguem pode me informar como se faz este pedido por favor, e depois de ter dado entrada, se e possivel alterar para urgente... Obrigado
Estou terminando o Processo da minha esposa. Agendamos para setembro a emissao do CC e do.passaporte.
Estamos casados desde 2014 temos 2 filhos. Estava verificando que para a nacionalidade por casamento. Precisa comprovar ligacoes com Portugal. Porém, vi em algum forum ou site. Que caso tenhamos filhos e esses ja são portugueses. Nao e necessário a comprovacao do vinculo com Portugal. Procede essa informação?
Assim, terei que tirar as cidadanias para meus filhos e so depois pedir a minha???
@cataldo e @Paulopa Como ambos já tem 5 anos de casamento, não é necessário comprovar vínculos com a comunidade portuguesa. E também não é necessário aguardar a finalização dos processos de nacionalidade dos filhos para dar entrada nos vossos processos.
DOCUMENTOS PARA AQUISIÇÃO NACIONALIDADE PELO CASAMENTO (Naturalização, por direito)
- Deve ser solicitado na constância do Casamento. Se após conseguido a Nacionalidade acontecer divórcio ou viuvez, não perde a nacionalidade, mas não passa para o próximo Cônjuge.
- Formulário 3, preenchido e enviado exclusivamente à Conservatória de Lisboa, no requerimento o requerente afirma que concorda com a Naturalização. Período de análise de até 1 ano e meio. – Assinado por Autenticidade
- RG do cônjuge Estrangeiro – Autenticado / Apostilado
- Antecedentes Criminais do cônjuge Estrangeiro, impressão comum tirado no site da Polícia Federal (caso morou no exterior, também será necessário os antecedentes criminais desses países)
- Assento Nascimento do cônjuge Português – cópia simples
- Transcrição Casamento em Portugal – cópia simples
- Assento Nascimento dos filhos portugueses, se tiver – cópia simples
Como diria o Lineu Silva, a prova de laços efetivos para processos por aquisição é sempre necessária.
Tendo filhos em comum, atribuídos, e não tendo antecedentes criminais já constitui a prova de laços efetivos (o conhecimento da língua portuguesa era dispensado. pode voltar na nova lei).
Continua tendo que comprovar. Só mudam os requisitos dessa comprovação.
Existe algum horário determinado para eles atualizarem o sistema? Por exemplo: adianta olhar se atualizaram apos as 15h do Brasil se já olhei de manhã?
Comentários
Passou para bolinha 7 laranja :)
Quais sao os proximos passos agora?
Pessoal! Boa Tarde!
To no time dos que estao esperando pelo registro em TAVIRA.
Meu processo foi aprovado Setembro 2019.
A advogada que esta cuidando do meu caso mandou um email e essa foi a resposta:
"Esta Conservatória (tal como outras), apenas recebeu - e a partir de 20.01.2020-acesso só em Fevereiro de 2020- a incumbência de lavrar os assento de nascimento, e averbar a nacionalidade, ou outros factos de registo civil, já registados ;
Quanto ao mais, e supondo já decidido favorávelmente o pedido, pela aludida Conservatória dos Registos Centrais, , tem a decisão favorável, do Conservador dos Registos Centrais, de 16.09.2019), o assento será lavrado, oportunamente, pela ordem cronológica do Despacho / Decisão Superior;
Com os melhores cumprimentos "
Que basicamente significa - paciencia.. nao tem previsao.
@SusanaD obrigada pela resposta. Fico mais tranquila.
Processo 61xxx/2018 - Registro criado - CRC Lisboa.
22.8.2018 - Entregue em Lisboa (correios)
05.12.2019 - Despacho favorável.
8.8.2020 - Registro emitido.
* Esse é o processo de minha cunhada. O meu, processo irmão que foi enviado no mesmo envelope, foi encaminhado para Cartaxo e ainda está sem registro.
Obrigada @Leticialele !
@cerqueirasa
Atualizei na planilha por você, desmembrando os dois registros.
"https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/"
A boa noticia é que pela planilha, cartaxo tem trabalhado finalizando processos, e em breve o seu também sairá. Confira lá, linha 77.
Obrigado, @gandalf
Era o requerente da linha seguinte "Karla AVM". Acho que retifiquei corretamente. Espero.
@Leandro Goncalves Muitos parabéns!!! agora só aguardar o registo, isto vai demorar mas importante é que já foi despachado! Quanto tempo ficou com a bola 6 castanha? Tinhas a mensagem "O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho."?
@cerqueirasa
Perfeitamente. Tem uma nota lá no cabeçalho onde diz Observações, de que sendo completado em Lisboa não precisa mencionar.
Aquele campo é quando Lisboa transfere pra outra conservatória, como no seu caso, CRC cartaxo.
Todo processo de casamento (até o momento) é feito em Lisboa. Deveria ficar em branco, mas colocar Lisboa não é problema.
Normalmente na ACP tem a data dessa transferência, caso alguma conservatória demore mais a concluir, como uma tendência. Teria que ter um volume grande pra fazer sentido, e no caso de casamento, onde já demora 700 dias, uma semana a mais ou a menos é irrelevante. Se vocês julgarem necessário, eu incluo uma coluna de data-xfer. Eu penso que não precisa.
sivecost Ficou pouco tempo na 6, creio que 1 mes
Pessoal, acompanho o Grupo, meio de longe, e agora resolvi fazer minha primeira postagem e compartilhar minha experiência.
Sou casado com filha de Português há 20 anos e em 2014 solicitamos a nacionalidade dela e da nossa filha (hoje com 16 anos). Em 2015 enviei meu processo de nacionalidade pelo Casamento, mas foi indeferido por falta de vínculos com a comunidade portuguesa.
Após a alteração nas regras, solicitei novamente, conforme abaixo:
Processo enviado para CRC Lisboa: 10/10/2018
Gerado nº 71XXX/2018: 26/10/2018
Pedido Aprovado (Despachado): 08/01/2020
Registro emitido: 13/08/2020
E-mail recebido com Assento de Nascimento: 16/08/2020
Enfim, todos Portugas!
Parabéns @ericcami
Que seja de bom proveito para todos.
Ericcami. Parabéns. Essa espera é agonizante mesmo. Eu não sei como funciona o processo para criar o registro, mas penso, não seria mais fácil assim que assina o despacho fazer o registro? O registro tem levado mais tempo do que propriamente tds as outras etapas, e parece que se for redistribuído então ele para no tempo. Boa sorte a todos, o que ajuda a acalmar o coração é receber essas notícias positivas.
Olá, amigos.
Sou português (por atribuição).
Casado, no Brasil, há 22 anos. Meu fiz a transcrição de meu casamento.
Temos duas filhas em comum, e no momento estou dando entrada na atribuição da nacionalidade delas.
Sempre residimos no Brasil (nunca residimos em Portugal, apenas visitamos o país algumas vezes a turismo).
Pergunto:
1) Minha esposa (brasileira) pode obter a aquisição de nacionalidade?
2) Qual a documentação necessária?
3) Ainda é exigida alguma forma de comprovação de laços efetivos com a comunidade portuguesa? Ou pelo tempo de casamento (22 anos) isso já fica presumido, sem necessidade de qualquer comprovação?
4) É necessário que eu aguarde a conclusão da atribuição de minhas filhas ou, pelo tempo de casamento ser de 22 anos passa a ser indiferente haver ou não filhos em comum já com a nacionalidade portuguesa?
Agradeço antecipadamente a quem puder me auxiliar nessas questões.
Ola, eu vi que existem processos que tem um pedido de urgencia, nao sabia desta opcao, alguem pode me informar como se faz este pedido por favor, e depois de ter dado entrada, se e possivel alterar para urgente... Obrigado
@gandalf , poderia atualizar a planilha pra mim?
Meu processo foi finalizado!!!
(Segue no post abaixo as datas)
Boa tarde a todos!
Meu processo enfim foi FINALIZADO hoje!!
Aguardei por exatos 24 meses e 15 dias!
Gostaria de agradecer à todos os moderadores e foristas por todo o suporte, informações, apoio e motivação! Meu muito obrigada à todos!
Um obrigada especial para @SAMUCA , @gandalf , @Vinicius Ornagui , @Bianca Rodrigues , @Vlad Pen , @Daniel Henriques , @Marcia e todos os outros que torceram e me ajudaram na caminhada!
SEGUE ABAIXO HISTÓRICO DO MEU PROCESSO:
03/08/2018 - Objeto recebido em PORTUGAL
02/08/2019 - Despacho Favorável
14/02/2020 - Redistribuído para a Conservatória de Santa Maria da Feira
19/08/2020 - Processo Finalizado - Registo Emitido
Bom dia
Estou com a mesma duvida do Cataldo.
Estou terminando o Processo da minha esposa. Agendamos para setembro a emissao do CC e do.passaporte.
Estamos casados desde 2014 temos 2 filhos. Estava verificando que para a nacionalidade por casamento. Precisa comprovar ligacoes com Portugal. Porém, vi em algum forum ou site. Que caso tenhamos filhos e esses ja são portugueses. Nao e necessário a comprovacao do vinculo com Portugal. Procede essa informação?
Assim, terei que tirar as cidadanias para meus filhos e so depois pedir a minha???
@LucianaOCS Parabéns!!! :D
@cataldo , @Paulopa , com 5 anos de casado, já há comprovação de laços efetivos, no caso de cônjuge!
Quando há filhos em comum atribuídos, o prazo cai de 5 para 3 anos!
Assim, os dois podem pedir a nacionalidade, por aquisição, pelo casamento.
Quanto à documentação, olhem os posts anteriores, tem tudo bem explicado!
@cataldo e @Paulopa Como ambos já tem 5 anos de casamento, não é necessário comprovar vínculos com a comunidade portuguesa. E também não é necessário aguardar a finalização dos processos de nacionalidade dos filhos para dar entrada nos vossos processos.
DOCUMENTOS PARA AQUISIÇÃO NACIONALIDADE PELO CASAMENTO (Naturalização, por direito)
- Deve ser solicitado na constância do Casamento. Se após conseguido a Nacionalidade acontecer divórcio ou viuvez, não perde a nacionalidade, mas não passa para o próximo Cônjuge.
- Formulário 3, preenchido e enviado exclusivamente à Conservatória de Lisboa, no requerimento o requerente afirma que concorda com a Naturalização. Período de análise de até 1 ano e meio. – Assinado por Autenticidade
- Certidão Nascimento do Cônjuge Estrangeiro, Reprográfica, Inteiro Teor – Apostilada
- RG do cônjuge Estrangeiro – Autenticado / Apostilado
- Antecedentes Criminais do cônjuge Estrangeiro, impressão comum tirado no site da Polícia Federal (caso morou no exterior, também será necessário os antecedentes criminais desses países)
- Assento Nascimento do cônjuge Português – cópia simples
- Transcrição Casamento em Portugal – cópia simples
- Assento Nascimento dos filhos portugueses, se tiver – cópia simples
- Pagamento 250 euros, via cartão crédito https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
Após pagar irá receber por e-mail o Formulário 3
obs: no formulário não esquecer de mencionar as cidades e estados que residiu no Brasil. (erro comum que muitas vezes cai em exigência)
Muitíssimo obrigado, caras @leticia e @SusanaD
Obrigada @CláudiaL e @sivecost ...
Ufa... Que alívio...
Enfim acabou a saga! Graças a Deus!
Boa sorte pra vcs!!
@LucianaOCS
Parabéns a nova tuga.
Como diria o Lineu Silva, ou você tira a palavra exatos, ou deixa exatos muda pra 17 dias. Isso pq 2020 não é ano bissexto. Rsrsrs
"Aguardei por exatos 24 meses e 17 dias!"
@SusanaD @cataldo @Paulopa
Como diria o Lineu Silva, a prova de laços efetivos para processos por aquisição é sempre necessária.
Tendo filhos em comum, atribuídos, e não tendo antecedentes criminais já constitui a prova de laços efetivos (o conhecimento da língua portuguesa era dispensado. pode voltar na nova lei).
Continua tendo que comprovar. Só mudam os requisitos dessa comprovação.
Boa noite.
Pessoal sou nova no grupo.
também estou no grupo dos processos que estão em TAVIRA.
processo 55xxx/2018
como faço para saber quando ele foi redistribuído para lá?
eu consigo consultar no site, mas não informa nenhuma data.
como consulto a data do despacho?
obrigada
Lucia
@gandalf ahahahahaha
Verdade!!!
Mas agora não dá pra editar kkkkk
Na verdade seria:
"Exatos 747 dias". ;)
Valeu!!!
Obrigada pelas felicitações, vc me ajudou muuuuitoooo
@Lms_luma101
Olá, o meu também.
Pela troca de e-mails que tive creio que os processos por casamento foram mandados pra Tavira em Janeiro/Fevereiro 2020.
Bom dia!!!
Jeison você pode me passar o e-mail de lá?
Existe algum horário determinado para eles atualizarem o sistema? Por exemplo: adianta olhar se atualizaram apos as 15h do Brasil se já olhei de manhã?