Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1131132134136137314

Comentários

  • @Lorenars

    Escreva "Seixal" na caixa de busca e verifique. Ou então acompanhe pela planilha de casamento (que só tem um de março).

  • Boa tarde por acaso o site de acompanhamento encontra-se indisponível ou o endereço do site de acompanhamento mudou.

    Desde já obrigado

  • danielcamposdanielcampos Member
    editado September 2020

    @Lorenars o meu processo também foi para seixal no mesmo dia que o teu

    o meu processo e de 29/11/18 com despacho final de janeiro.

  • Olá pessoal, tenho uma dúvida em relação a nacionalidade por casamento. Sou brasileira e o meu marido Português, eu vim para Portugal a 3 anos e nos casamos em Lisboa. No final deste ano fazemos 3 anos de casados e tenho direito a pedir a nacionalidade. Após o casamento como adicionei o nome do meu marido fui ao consulado do Brasil em Faro e fizeram um papel onde diz que eu casei e mudei o meu nome, com este papel pude fazer meu passaporte com nome de casada.

    Eles me disseram que aquele papel feito no consulado deveria ser levado ao cartório onde eu tenho a minha certidão de nascimento no Brasil quando fosse possível, para fazer o averbamento do casamento no Brasil. Mas eu não tive oportunidade de fazer isto.

    Eles pedem uma certidão de nascimento de inteiro teor para o pedido de nacionalidade, minha dúvida é: É realmente necessário ter feito o averbamento do casamento no Brasil ou não tem problema se aparecer que sou solteira no Brasil?

    Obs: eu vim aqui neste fórum, por que já me disseram de tudo. E eu já não sei o que fazer. Me disseram que apenas com a certidão de inteiro teor e a certidão de casamento emitida aqui em Portugal eu já conseguiria. Mas queria ter certeza.

    Agradeço se me puderem ajudar.

  • @anajaco , precisa apenas da sua certidão brasileira por cópia reprográfica, apostilada. Não é obrigatório ter o casamento averbado na certidão!

    E ninguém nasce casada!

    A certidão de casamento em Portugal vai servir para comprovar que você mudou seu nome ao casar, e deve combinar com seus documentos.

  • @anajaco

    Vivendo há 3 anos fora do BR, que documento de identidade pretende apresentar?

    RG, ou Passaporte (valido, menos de 10 anos de emissão, contendo a filiação)

    Se você renovou esses documentos antes de se casar e de sair do BR, eles teriam seu nome de solteira. Se você renovou o passaporte fora do BR no consulado, ele deve estar com nome de solteira, e provavelmente não tem a filiação. Verifique isso primeiro.

    Esse documento que você vai usar na sua nacionalidade, junto com sua certidão por cópia reprográfica, tem que ser consistente.

  • Ola pessoal!


    @Beatriz Bastos , @rbgans , @Lms_luma101 - Alguma noticia de Tavira?


    Quando foi aprovado o processo de vcs? O meu foi em Setembro do ano passado.

  • Olá e obrigada pela resposta @Leticialele, eu também pensava desse jeito entretanto fiquei sabendo que existe uma certidão de nascimento de inteiro teor e que nesta certidão consta se é casado ou não, com quem é casado, a data do casamento e a mudança do nome, tudo isso aparece na parte de baixo do documento.


    Muito obrigada pela resposta @gandalf, entretanto após o meu casamento eu marquei no SEF (serviço de estrangeiros e fronteiras) para pedir minha residência pelo casamento e também fui ao consulado do Brasil em Faro e eles me fizeram um papel onde consta a mudança do nome e com este papel eles fizeram um passaporte novo com o meu nome de casada aqui no consulado. Portanto é assim, o único documento brasileiro que tenho com meu nome de casada é o passaporte. Minha dúvida é levando a certidão de nascimento sem ter passado o casamento para o Brasil, será que pode ser um problema?

  • @anajaco

    Você verificou se o seu passaporte tem a filiação?

    Como eu lhe expliquei, o passaporte emitido em consulados no exterior não têm o campo de filiação na página 2, exceto para menores, e alguns casos especiais. O seu caso tem detalhes.

    Eu tenho muito mais receio da questão da filiação, porque é essencial, e sei que não tem. Mas o seu caso pode ter tido um tratamento de "caso especial", e incluiram a filiação, seja a seu pedido, seja pelo casamento em PT.

    Não creio que o nome de solteira, e não ter a averbação na certidão de nascimento reprográfica vá ser problema. O seu casamento foi feito em PT e eles têm o registo dele. Mande tal como está. Se exigirem, então você faz.

    Pode opcionalmente iniciar em paralelo:

    • dar entrada no seu processo de nacionalidade
    • dar entrada no pedido de transcrição (e averbamento) do casamento português no BR
    • se mais tarde houver exigência, já estaria feito; cumpre-se a exigência mandando o documento e ele segue em frente sem atraso
  • Olá @gandalf muito obrigada. Estive a ver o meu passaporte e realmente não tem a filiação.

    Mas vou levar tudo o que tenho aqui de documentos para não ter problemas. Passaportes (antes do casamento e após casamento), papel feito no consulado com os detalhes da filiação e a mudança do nome, certidão de casamento PT e também a minha certidão de nascimento reprográfica que vou pedir a um dos meus familiares no Brasil.

    Ao mesmo tempo vou dar entrada no averbamento do casamento no Brasil, também pedindo a um dos familiares e posteriormente se for pedido por eles acaba por ser mais fácil.

    Muito obrigada pela ajuda.

  • @anajaco

    RG ou Passaporte (válido, com menos de 10 anos de emissão, com filiação), certificada (no consulado, ou no balcão)

    Quando você emite um passaporte novo, o anterior fica automaticamente cancelado.

    Nesse caso não adianta você juntar dois documentos, se nenhum deles cumpre os requisitos.

    RG somente é emitido em solo brasileiro. Passaporte só tem a filiação se emitido em solo brasileiro, ou para menores. No entanto essa regra geral tem excessões e alternativas, e eu vou lhe instruir por mensagem privada, no envelope do canto direito da tela.

    Não se afobe. Você teve 3 anos pra regularizar sua situação, não fez, e agora não adianta querer correr. Calma.

  • @Jeison , nenhuma novidade.

    O processo do meu pai foi aprovado no final de novembro (CRC Lisboa) e apenas há cerca de 2 meses foi redistribuído para Tavira para efetivação do registro.

    Entrei em contato com eles e a resposta foi de que os registros serão feitos em ordem cronológica e que não há como prever quando serão realizados.

  • Bom dia!!

    @Jeison o meu processo foi deferido no início de agosto de 2019.

    mandei e-mail, mas não obtive resposta.

    A impressão que tenho é que não estão emitindo nenhum registro.

    Não vi ninguém que o processo foi para lá que teve o registro emitido.

    O do meu colega foi deferido em outubro e foi para Cartaxo, o dele foi emitido em junho.

  • Obrigado pelas respostas sobre a necessidade de enviar junto a tradução. Só pra ter certeza que não entendi errado, posso pegar esse documento alemao (apostilado na origem) e fazer uma tradução juramentada aqui no brasil? Aí teria algum trâmite que preciso fazer no consulado português para que eles “validem” a tradução antes de eu enviar pra conservatória?

  • Bom dia ... meu tio perguntou sobre o processo dele que foi para SEIXAL..... chegou la em Lisboa em 11/2018 , despacho 11/2019 e agora 2/9/20 foi para SEIXAL resposta abaixo: ( o assento será emitido quando?)


    Bom dia

     

    Informo que o processo foi recebido no início deste mês nesta Conservatória e o mesmo será elaborado este mês pela ordem de chegada.

     

    Cumprimentos


     

    CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL DO SEIXAL 

  • Pessoal, bom dia

    Recentemente vi um video no youtube sobre as mudanças na lei de nacionalidade, segundo informado no video, o tempo mínimo de casamento necessário para se solicitar a nacionalidade (sem filhos) é de 6 anos, alguém sabe se essa informação é procedente?


    Obrigado!

  • @MAYARACELLI também envie um email e a resposta foi essa tbm.


    Bom dia

     

    Informo que a Conservatória dos Registos Centrais enviou os processos no início deste mês. Estes registos vão ser elaborados pela ordem de chegada este mês.

  • Acompanho aqui já há mais de 2 anos. Comecei o processo do meu marido em 15/06/2018, tive exigências em 15/05/2019 só consegui resolver documentação em novembro/2019 e em Janeiro/2020 veio o despacho favorável do Registro.

    Em 02/09/2020 foi para Seixal, e ontem foi criado o Registro.


    Estou muito feliz e sei que todos que estão aqui conseguiram seus objetivos.

    Obrigada por toda informação neste canal, foi muito útil para que pudesse chegar no desfecho final.

  • @MAYARACELLI @Lorenars .O meu também chegou neste dia!!E saiu ontem...vão acompanhando terá boas noticias em Breve.


    

  • @kellinha_le parabéns...sucesso por todo o sempre....

  • Parabéns aos novos Tugas!!!

    Qdo o meu foi redistribuído para a Conservatória, ficou 6 meses aguardando o Registo. Estão caminhando bem rápido agora!

    Se bem que o da @kellinha_le teve início em junho/18, já era hora de sair, Parabéns!!! É uma alegria imensa.

  • Prezados, alguém poderia incluir meu processo na planilha...Luiz Claudio Percy 28.5XX/2020 dia 27/04/2020 - pago por cartão de crédito

  • @kellinha_le Parabéns. Fico muito feliz por você e por saber que estão emitindo os registros, se Deus quiser o meu e @MAYARACELLI vão sair em breve também. Obrigada ppr compartilhar com a gente. :)

  • @kellinha_le @Lorenars assim seja para todos ...obrigada pela forca....tenham um bom dia...

  • @kellinha_le parabéns o meu processo foi para seixal no mesmo dia que o teu, fico feliz que eles estejam trabalhando tao rápido nesta conservatória.

  • @danielcampos pelo que vi até agora no fórum somos 4 em seixal. Vamos ficar na torcida.

  • @danielcampos pelo que vi aqui no fórum somos 4. Vamos seguindo na torcida.

  • Tuga_BRTuga_BR Member
    editado September 2020

    precisarei homologar sentença estrangeira em Portugal. Como faço, na prática, para prorrogar meu prazo na conservatória? Pois meu processo caiu em exigência

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.