Transcrição de casamento por Ponta Delgada

13334363839256

Comentários

  • @flavioswerts, o @Vlad Pen me disse que é a mera cópia autenticada em cartório do RG do requerente (no meu caso eu sou também o 1o nubente português). Eu boto fé e vou mandar assim amanhã, se alguma agência dos correios me deixar fazer a droga do vale postal que eles dizem que não pode mais ser pra PJ.
  • racheljordanoracheljordano Member
    editado August 2017
    Pessoal, estou com uma dúvida que só me surgiu agora ao preencher o formulario que recebi de PD. Eu mesma vou requerer a transcrição do meu casamento. No início do formulário eu coloco meu nome após casada ou o meu nome de solteira? Em relação ao endereço, eu me mudei após o casamento, logo meu endereço de registro em Portugal ainda continua sendo o da casa da minha mãe. Eu já posso colocar o meu endereço novo e aproveitar pra atualiza-lo ou coloco o meu antigo? Minha duvida é pq nao sei se eu deveria ter alterado a minha morada antes ou se posso fazer agora junto com a transcrição. Obrigada
  • Quando no formulario pergunta-se "residência à data do casamento" basta eu colocar o município, estado e país? Não tem espaço suficiente para colocar o endereço completo com rua, cep, cidade, estado, pais... obrigada
  • Blz @Mauromb... Vou na mesma linha.
    Obrigado
  • @raqueljordano, eis o que acho:
    Você é a requerente e a nubente portuguesa. Seu nome como requerente tem de ser o atual, de casada. Seu nome de solteira vai ser colocado no campo 2o Nubente. O nome de casada volta a surgir no final. A qualidade parentesco deve ser Esposa/2o Nubente.

    Como requerente, você tem que colocar o seu atual endereço, pois é para onde PD vai enviar documentos etc. A alteração da morada é um serviço pago e agendado no Consulado ou:
    [https://www.autenticacao.gov.pt/cc-pedido-de-cartao
    "Alteração de morada no Cartão de Cidadão
    Os pedidos de alteração de morada podem ser realizados em Balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), em balcões das Lojas do Cidadão e Espaços Cidadão que disponibilizam o serviço, bem como através do Portal do Cidadão.
    Para mais informações, poderá consultar o serviço Cartão de Cidadão - alteração de morada no Portal do Cidadão."]
    Acho que PD não vai atualizar o seu endereço no CC. Vai ter que ver isso no Portal do Cidadão ou no Consulado.

    A residência de vocês à época do casamento é a que consta da certidão de casamento de inteiro teor. Na minha só veio município e estado brasileiros. Se não der pra por rua e número também, paciência. Deve dar pra continuar no espaço embaixo da linha. Eu usei um modelo que os feras aqui do tópico recomendam, em Word; então eu editei no PC e coube tudo:
    https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
    Seu modelo é igual esse aí de cima ?
  • @Rachel, no requerimento de transcriçao vc coloca seu nome atual , endereço atual e residencia à data do casamento: cidade e estado.
  • Gente, muito obrigada! @mauromb vc me ajudou muito. Eu sabia que tenho que pedir outro CC depois e que ai sim alterarei o endereço mas fiquei com esse receio agora. Em relação ao arquivo, eu recebi por email de PD um muito parecido com esse só que em PDF, acho que devido a importancia de ser preenchido a caneta ne? Vou fazer como o @vlad falou e colocar apenas cidade e estado no campo residência a data do casamento, ate porque na certidao tem o endereço completo. O que acho esquisito é que em nenhum campo você põe a nacionalidade dos nubentes ne rsrs. Obrigada mais uma vez pessoal :)
  • editado August 2017
    Bom dia / Boa tarde amigos!

    Enviei os documentos de transcrição de casamento dos meus bisavós para PD e em 17 Julho foi receptado pela Sra. Catherine. Gostaria de saber: se está no prazo e como é feita a comunicação por parte deles? Obrigado!
  • @Flavio, 20 a 30 dias para conclusão do processo e mais uns 20 dias até o assento chegar em sua residencia.
  • @Vlad Pen Muito obrigado pela atenção e a cordialidade de sempre! Abração!
  • Boa tarde,

    Pessoal qual o melhor lugar para realizar transcrição Atualmente?
  • @Fernando • IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada
  • Pessoal boa tarde, sou novo no fórum e tenho algumas dúvidas em relação a transcrição de casamento.

    O processo de atribuição do meu avô foi concluído com sucesso, porém eu ainda não recebi a carta com o assento de nascimento, porém eu tenho esse número.

    Minhas dúvidas são:

    1 - Posso eu mesmo (neto) solicitar a transcrição do casamento dele? Se sim, tenho que enviar o meu RG e o RG dele autenticado e apostilado, certo?
    2 - O formulário que eu peguei aqui no fórum não tem um campo onde eu possa indicar o número de assento do meu avô, onde devo preencher essa informação?

    Obrigado.
  • Paulo SylasPaulo Sylas Member
    editado August 2017
    Boa noite a todos!

    Tenho duas dúvidas em relação ao preenchimento do formulário de transcrição de casamento.

    1) Sendo eu o português ATRIBUÍDO, como devo preencher na parte onde consta:

    "Se nasceu em Portugal, freguesia: ...................................., concelho: .........................................."

    Ou devo deixar essa parte em branco e preencher somente onde consta:

    ''Se nasceu no Brasil ou outro país, município: .................................., estado: .............................."

    2) Onde consta:

    "Naturalidade: ........................."

    Devo preencher este campo independente da resposta para a dúvida acima, correto?


    Desde já, agradeço!
  • @Paulo Sylas, entendi que vc não nasceu em Portugal. Então :

    1) Portugal em branco;
    exemplo - município : RIO DE JANEIRO, estado RIO DE JANEIRO (BRASIL)

    2) exemplo - Naturalidade: RIO DE JANEIRO - RJ (BRASIL)
  • @MAUROMB, muito obrigado!

    Fiquei na dúvida, pois como a atribuição retroage ao nascimento, confunde na hora de preencher este campo.



  • Gente, gostaria de registrar aqui minha satisfação com a conservatória de Ponta Delgada. A transcrição do casamento dos meus pais foi finalizada em 1 mês. :) Já tinha conseguido a certidão de nascimento do meu avô por lá e achado ótimo o atendimento. Eles são solícitos e respondem emails com rapidez, ao contrário de outras conservatórias...tive uma experiência bem ruim com Tondela na atribuição da minha mãe.

    Minha dúvida agora é: recebi o email da conservatória informando que o casamento foi transcrito, com o número do respectivo assento, mas ainda não chegou a certidão. Será que posso dar entrada na minha atribuição só com o número do assento ou preciso esperar a certidão chegar?
  • @Princia Muniz,não precisa esperar chegar a certidão
    Imprima esse e-mail e envie junto com seus documentos
  • @Princia Muniz,
    - Como fez pra solicitar à Ponta Delgada a certidão de nascimento de seu avô ?
    - Sugiro copiar esse seu post em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8136/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ja-foi-naturalizado/p58 ; tem uns feras lá que podem ajudar.

    @Maria Nélida,
    Onde podemos ver essa informação de que basta o nr do Assento de Casamento e o e-mail da conservatória para subsidiar o processo de atribuição de nacionalidade ?
  • Pessoal, recebi e-mail de PD através da Sra. Lúcia Medeiros com o número do assento de casamento dando o processo como concluído. Isso foi no dia 07/07 e até agora não recebi o documento pelo correio. Essa demora é normal?
  • @MAUROMB enviei email para civil.pdelgada@irn.mj.pt com os dados do meu avô (nome completo, nome dos pais, data e local de nascimento) solicitando seu assento de nascimento. Ele nasceu em Ponta Delgada mesmo. Detalhe: a data de nascimento é no ano de 1913 e já estava informatizado o assento. A conservatória me respondeu rapidamente (menos de 1 semana), informando que havia localizado o assento e me orientou a enviar um vale postal de 20 euros para pagar pelo envio. Emiti o vale e me mandaram a certidão pelo correio. Demorou umas 3 ou 4 semanas para chegar.

    @André Abraão acho que ainda está no prazo normal. Já deve estar chegando.

  • @Fabiano_Medeiros

    É dessa forma desde agosto de 2016.
  • @MAUROMB,as certidões estão digitalizadas.Portanto,basta enviar somente o numero do assento e ano

    "Onde podemos ver essa informação de que basta o nr do Assento de Casamento e o e-mail da conservatória para subsidiar o processo de atribuição de nacionalidade ?"
    - Aqui mesmo nesse Fórum.Basta fazer uma boa pesquisa
  • @Princia Muniz e @Mariza Guerra, obrigado.
  • @MAUROMB Obrigado pela resposta. Vou aguardar.
  • Pessoal, estou validando aqui meus documentos para enviar para PD, e vi que existem pequenas diferenças em acentuação, por exemplo na certidao de nascimento tenho o nome "Lúcia" (com acento) e na de casamento tenho "Lucia" sem acento...

    Isso pode ser problema ?

    Muito obrigado.
  • @flavio

    Nenhum problema.
  • @Mariza, que alívio..:-) ... Aliás, vou aproveitar e postar abaixo uma dúvida, que postei em outro tópico, mas vi que fiz errado, já que vou fazer por PD... Segue e obrigado..

    Pessoal, bom dia. Estou fazendo a transcrição do casamento da minha mae, que é portuguesa por atribuiçao e surgiu uma duvida na documentacao. Eles pedem a cópia da certidão de nascimento do nubente português. Dúvida:

    Isso é a certidao de nascimento brasileira ou o assento do nascimento portugues ? E ainda, poderia usar o Cartao Cidadao no lugar dessa certidao ?

    Muito obrigado.
    Flavio
  • @flavio

    É preciso enviar uma cópia do assento português de sua mãe. O CC não substitui.
  • @Mariza, perfeito e obrigado.

    Assim que eu enviar, aviso vocês para aprender a preencher a planilha de acompanhamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.