Alguém já mandou os documentos para PD sem a cópia da certidão de nascimento do português? Pergunto isso pq minha atribuição foi concluída em Tondela, mas até agora não recebi a certidão em casa.
Pessoal, me tire uma duvida, preciso enviar copia autenticada e apostilada do RG do conjugue brasileiro para pedir a transcrição?? ou basta só a certidão de nascimento e casamento?
PD aceita o requerimento preenchido no Word? Depois de impresso tem que assinalar a caneta com X as situações de tipo de casamento e pacto. Depois da transcrição do casamento, PD faz o Averbamento do casamento em nosso Assento de Nascimento e manda pra gente o Assento de Casamento, certo? E o novo Assento de Nascimento (que foi emitido na CRC Lisboa, no meu caso) com a transcrição, como conseguimos?
Pessoal, estou precisando fazer minha transcrição de casamento (alteração de estado civil) e o CRC de PD me pede a minha certidão de nascimento ou número do assento de nascimento. Alguém sabe onde eu consigo o número de assento de nascimento? Eu nasci no Brasil, mas já tenho a dupla nacionalidade . Obrigada
Quando adquiriu a nacionalidade portuguesa você não recebeu o assento? Um papel A-4 com os dados do seu registro português, é nesse documento que tem o número do assento que PD precisa.
@Vlad eu tenho o cartão cidadão sim. Liguei pro consulado e eles pediram que enviasse e-mail pedindo, mas já enviei e-mail pra esse destinatário sobre outros assuntos e eles dificilmente respondem =/ @Mariza você tem o contato da Linha de Registos? Obrigada, pessoal!
Prezados, alguém pode me orientar em como proceder nesta questão... enviei a transcrição de casamento da minha mãe, documentação toda certa, porém no requerimento esqueci de marcar o quadradinho referente a opção de casamento civil e a opção sem pacto antenupcial... a documentação deve chegar la em PD esta próxima semana... será que devo espero o desenrolar do processo? Ou mando um e-mail? Será que quem pegar o processo pode por boa vontade marcar o quadradinho, de acordo com toda a documentação anexa, já que é simplesmente marcar a caneta? Desde já, obrigado pelas orientações.
@Gabriel Quadros, se fosse comigo, eu mandaria um e-mail bem referenciado à data postagem, vale postal, certidões de nascimento, de casamento, nomes dos nubentes etc, informando o tipo de casamento e sobre o pacto, conforme consta dos docs, e pedindo escusas pelo lapso. Veja bem: opinião de marinheiro novo... A boa-fé tá do seu lado.
Pessoal, eu me casei com brasileiro e com pacto antenupcial aqui no Brasil e deixei isso bem claro na minha troca de e-mails com a Lucia, da CRC de Ponta Delgada. Mas ela me disse que não preciso enviar o documento de pacto antenupcial. Alguem ja passou por essa situação?
@racheljordano, sim, Ponta Delgada não cobra a diferença pelo pacto. Ou seja, dispensa o pacto. As demais conservatórias quando transcrevem casamentos com pacto, cobram uma taxa extra.
Muito obrigada pessoal! Tenho uma última (ufa) dúvida. Alguém já fez a transcrição de casamento por PD enviando a certidão de nascimento do nubente estrangeiro sem ser a de inteiro teor? Eu já tenho a comum do meu marido e não queria perder tempo (pois teria que pedir através de outra UF) pedindo uma de inteiro teor. Já vi que a documentação varia muito de CRC pra CRC e PD pediu que seja de inteiro teor. Já vi gente dizendo que não precisa, mas gostaria de ter essa certeza de alguem que já tenha feito assim ou que saiba responder. Muito obrigada!!!!
@vlad que fique claro que estou falando da certidão de nascimento simples apenas do nubente estrangeiro. Tanto o Consulado do RJ quanto o de São Paulo pedem a simples e a CRC de Tondela também. Por isso, minha dúvida se é imprescindível a de inteiro teor... obrigada
@racheljordando, desculpe, não entendi mto bem..a certidão de nascimento de q vc está falando é do seu marido? ele é brasileiro?Se for, PD exige q seja de inteiro teor apostilada.
oi, @vlad ! Sem problemas, não precisa se desculpar. Isso mesmo, é a do meu marido brasileiro. Mas olha, eu acabei de trocar e-mail com 2 pessoas do CRC de PD e enviei a certidão comum digitalizada. As duas pessoas (Inalvina e Susete) me disseram que essa certidão serve. Ufa!!!
@racheljordano, na lista de documento que PD solicita esta claro que a certidão de nascimento do nubente estrangeiro precisa ser inteiro teor e apostilada... Eu estou perdendo um tempo enorme por conta disso... Cuidado para vc nao mandar e cair em exigencia...
Pessoal, aproveitando mais uma duvida (parece que elas nao acabam..rsr s rs )...
Na lista de documentos, eles pedem a Fotocópia certificada do documento de identificação. Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
Isso nada mais é que uma cópia autenticada do RG ou é algo diferente ?
@flavioswerts eu falei com 2 pessoas por e-mail anexando a certidão simples e ambas deram o aceite. Vou mandar as trocas de e-mails anexas na documentação. Não acho que cairá em exigência, até porque muitas CRCs que me responderam sobre a transcrição de casamento não exigem que a certidão de nascimento do nubente estrangeiro seja de inteiro teor
Comentários
Pergunto isso pq minha atribuição foi concluída em Tondela, mas até agora não recebi a certidão em casa.
ou basta só a certidão de nascimento e casamento?
@carolinecc..R.G copia autenticada.
PD aceita o requerimento preenchido no Word? Depois de impresso tem que assinalar a caneta com X as situações de tipo de casamento e pacto.
Depois da transcrição do casamento, PD faz o Averbamento do casamento em nosso Assento de Nascimento e manda pra gente o Assento de Casamento, certo? E o novo Assento de Nascimento (que foi emitido na CRC Lisboa, no meu caso) com a transcrição, como conseguimos?
Quando adquiriu a nacionalidade portuguesa você não recebeu o assento? Um papel A-4 com os dados do seu registro português, é nesse documento que tem o número do assento que PD precisa.
Eu acho que o cc não substitui o assento para a transcrição. A Rachel terá que solicitar ao Consulado ou ligar para a Linha de Registos.
@Mariza você tem o contato da Linha de Registos?
Obrigada, pessoal!
http://www.cidadaniaportuguesa.com/conservatoria_dos_registos_centrais/
crcentrais@dgrn.mj.pt,
crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt,
civilonline@irn.mj.pt
Conhece algum outro?
sim, Ponta Delgada não cobra a diferença pelo pacto. Ou seja, dispensa o pacto.
As demais conservatórias quando transcrevem casamentos com pacto, cobram uma taxa extra.
Os e-mails são esses mesmos. PD podia aliviar e ver o número do seu assento de nascimento - toda conservatória tem acesso. Veja:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/como-requerer-uma/
Tem o Portal do Cidadão. Acho que com o seu CC você se cadastra e usa os serviços. Parece que tem que conectar um leitor de cartões no seu PC. Não sei ao certo pois não tenho CC ainda.
https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/registo-civil-consulta-de-certidao-permanente
LINHA REGISTOS - NO ESTRANGEIRO
TELEFONE (+ 351) 211 950 500
EMAIL rnpc.civilonline@dgrn.mj.pt
WEBSITE Link
HORÁRIO Dias úteis, das 09:00h às 17:00h.
Na lista de documentos, eles pedem a Fotocópia certificada do documento de identificação. Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.
Isso nada mais é que uma cópia autenticada do RG ou é algo diferente ?
Obrigado