Transcrição de casamento por Ponta Delgada

11920222425256

Comentários

  • Estou. apreensiva .Mandei transcrição dia 3 Chegou dia 9 .Passei email para saber previsão e não tive resposta .O vale não foi sacado .Expira dia 2 . Segundo o gerente da agência dos correios que fiz . É assim mesmo ?
  • @Maritza, relaxa e espera
  • @Vlad Pen Boa noite, o nome da minha mae na certidao e no rg esta sem o sobrenome do meu pai, e na certidao consta divorciada, é preciso fazer a transcricao?
  • @CaioBento, seu pai é o portugues?
  • Pessoal, boa noite! Gostaria de agradecer a todos que apoiaram nas dúvidas referentes ao processo de transcrição de casamento dos meus pais... esse fórum é nota 1.000... meu processo foi recebido em PD em 08/05 e já foi concluído. Agora é achar o formulário, documentos necessarios e qual a conservatória para pedir MINHA naturalização. Agradeço quem puder compartilhar um link com estas infos! Abraços
  • @Mariza Guerra @Theresa Lima
    @Marcia .Muito obrigada ! Transcrição realizada .Sem vocês eu não teria conseguido devido as dificuldades dessa transcrição
    Agora rezando para o DL56 ser só em junho ..
    Pessoal PD é 10 !!!!
  • Bom dia,

    Iniciarei o processo de transcrição de casamento de minh avó (filha do português), porém ela é viúva.
    É necessário constar a averbação do óbito do meu avô na certidão de casamento? É necessário ainda enviar a certidão de óbito dele? Eles pedem somente o assento do conjugue, mas fiquei receosa quanto a isso.
  • @Vlad pen quando sair a nacionalidade
  • Sim ele sera o portugues, na certidao dele consta divorciado
  • Pessoal, poderiam tirar uma dúvida sobre retificação de certidão de nascimento?
    Eu encontrei o da minha avó e constam dois erros.
    1) O nome dela não consta o sobrenome. Ela se chama Maria e está sem sobrenome.
    Os nomes dos pais e avós dela está correto.
    2) Há uma anotação referente o casamento dela, mas colocaram o nome do pai do noivo (no caso o meu bisavô) no lugar do meu avô.

    Embora a certidão de casamento deles estão com as informações corretas, será que eu devo solicitar a retificação?

    Questionando o cartório eu obtive a seguinte informação:

    "Para retificação do referido registro, será necessário montar um processo e encaminhar para o Curador de Registros Públicos" do cartório em questão.

    "Art. 110. (Lei 6.015/73) Os erros que não exijam qualquer indagação para a constatação imediata de necessidade de sua correção poderão ser corrigidos de ofício pelo oficial de registro no próprio cartório onde se encontrar o assentamento, mediante petição assinada pelo interessado, representante legal ou procurador, independentemente de pagamento de selos e taxas, após manifestação conclusiva do Ministério Público. (Redação dada pela Lei nº 12.100, de 2009)."

    Este processo tem custas de R$ 127,60, esse valor é preço de autuação do cartório pelo preparo do processo, devendo ainda ser calculado os valores para envio da certidão (caso, seja retificada).

    Você deverá preencher uma petição inicial, solicitando ao promotor a retificação do registro.

    Após formular a petição inicial, é necessário que reconheça sua assinatura e me encaminhe o original junto com cópias autenticadas de documentos que comprovem os dados que você queira retificar. Quantos mais documentos a família possuir que comprovem o erro evidente no registro, mais fácil será para o promotor entender o pedido e deferir.

    Atenção:

    Lembrando, que não somos nós do cartório que decidimos se esta retificação poderá ser feita ou não, vamos autuar o seu pedido e encaminhar ao Ministério Público. Cabendo a decisão ao Promotor, decidir se podemos retificar o assento com o seu processo, ou se este tipo de retificação deverá ser feito via judicial.

    Quando o pedido for autuado pelo advogado é obrigatório juntar na petição, procuração particular (com firma reconhecida do requerente) ou procuração pública.
    Quem pode requerer essa retificação, deve ser o parente mais próximo do referido assento, caso ele esteja vivo, ele mesmo deve requerer, caso falecido, o parente mais próximo em linha reta de acordo com o Direito de sucessões.

    Lembrando que documentos emitidos em outros países (ex. certidão de nascimento italiana, portuguesa, espanhola, etc) precisam ser legalizados no pais de origem, devidamente traduzido por tradutor público juramentado e registrado no cartório de títulos e documentos como manda a lei, para poder ser utilizado como prova documental em um processo administrativo de erro evidente/retificação.

    Nem sempre esse processo é direcionado ao mesmo promotor, já que o promotor pode estar de férias, ou afastado e nem sempre é o mesmo promotor que dá o despacho dos processos.

    NESTE CARTÓRIO, todo pedido de retificação administrativo é levado ao Oficial Delegado para tomar ciência e caso seja necessário o Oficial solicitará mais documentos para comprovação do pedido.
  • editado May 2017
    @Caio bento, o fato de seus pais serem divorciados não impede q a Transcriçao de casamento mesmo q estejam usando nomes de solteiros.
  • editado May 2017
    @Alexandre essa certidão de nascinento q vc se refere é da sua avó portuguesa ou brasileira?.As certidões antigas era comum colocar só o primeiro nome , tanto as portuguesas como as brasileiras.Nesse caso não tem que alterar nada.Um exemplo: A certidão de nascimento do meu avô brasileiro consta o nome dele só como Antonio.
  • @Vlad Pen
    Essa é a certidão da minha avó brasileira que se casou com o meu avô português.
    No caso então apenas a anotação está incorreta.
    Você acha que isso pode dar problema? Ou a conservatória entende que é um erro não relevante?
  • editado May 2017
    @Alexandre no caso, pelo q entendi , é averbaçao do casamento da sua avó na certidão de nascimento que consta o nome errado?o nome do seu bisavô ao invés do seu avô?
  • @Vlad Pen
    Na certidão de casamento está tudo correto. Nome dos casados e seus pais.
    Na certidão de nascimento da minha avó consta uma anotação que ela se casou numa determinada data, mas o nome do esposo consta o meu bisavô ao invés do meu avô.
  • editado May 2017
    @Alexandre, existe duas opçoes: Vc manda como está e espera ver se Ponta Delgada não pede retificaçao.Se pedirem, o procedimento tem q ser feito como o cartório lhe informou acima.,é um promotor q autoriza ,mas isso é um processo rápido..em torno de 10 a 15 dias e o valor é igual para todos cartórios.Eu fiz isso na certidão de casamento dos meus avós onde o nome da mãe do meu avô na certidão de casamento era um e na certidão de nascimento dele era outro.
  • Boa tarde, os RG's precisam ser apostilados ?
  • @Luciana, para Transcrição de casamento não precisa.
  • Processo de transcrição concluído em PD!

    08/05 - Postado
    15/05 - Recebido em PD
    26/05 - Concluído.


    Enfim, o meu muitíssimo obrigado a tidos que me ajudaram aqui nesse fórum!
  • Muito obrigada @Vlan
  • @Maritza Castro,

    ótimo!!!!
    Agora, tudo fica mais tranquilo. :)
  • aparecidaaparecida Member
    editado May 2017
    Preciso esclarecer uma dúvida:
    Estou preenchendo o formulário da transcrição de casamento, porém na certidão de casamento NÃO consta ENDEREÇO dos nubentes, nem antes e nem após o casamento.
    Posso colocar Somente cidade de São Paulo/SP?
    Desculpa se a pergunta é repetida , mas li vários tópicos sobre o assunto e não me esclareceram.
    Obrigada se alguém ajudar.
  • @aparecida, não precisa colocar rua, só a cidade mesmo
  • @Vlad Pen
    Oobrigada!
  • Estou com uma dúvida ,
    Ajudei meu genro com a transcrição de seus pais.
    Foi rápida e dia 24/04 passei email e me responderam que estava concluída e remetida à morada do casal.
    Ainda não receberam o assento de casamento .
    Meu genro passou email e foi logo respondido que poderiam pedir uma cópia não certificada pelo Consulado ou em qualquer conservatoria de Portugal.

    Eles terão que pagar por essa cópia não certificada, já que possivelmente extraviou a original ?




  • @Vlad Pen
    Sabe se eu optar pela primeira opção (enviar e aguardar eles avaliarem), caso tenha que ser feita a retificação, terei que pagar um novo vale postal? Ou da mesma forma que processos de atribuição eles dão um prazo para envio de nova documentação?
    De qualquer forma, fica caro por causa das autenticações e, inclusive, novos apostilamentos.
  • @Alexandre, se tiver que fazer a retificação a Conservatória coloca sua Transcriçao em exigencia e vc tem um prazo para retificar.Não é preciso pagar um novo vale postal.
  • editado May 2017
    @eduardofranco1979, boa noite e parabéns!
    Poderia dizer quais os documentos enviados para a transcrição?
    O RG foi apostilado?
  • Oi @Janice Picchi, bom dia e obrigado!

    Os documentos enviados foram:

    1) Requerimento assinado por autenticidade;
    2) Cópia do RG autenticada;
    3) Cópia simples do assento do conjuge português;
    4) Certidão de nascimento (Inteiro Teor) com sinal público e apostilada do conjuge estrangeiro;
    5) Certidão de casamento com sinal público e apostilada (Reprográfica, mas bem legível);
    6) Comprovante do pagamento do Vale Postal no valor de 120 euros.

    OBS: As certidões de nascimento de ambos conjuges estava perfeitamente de acordo com a de casamento, ou seja, SEM nenhum erro de nome, data, grafia, filiação, locais etc, bem como todas as certidões eram recentes.

    A identidade utilizada foi o RG e era recente (emitida em outubro de 2014).
    Usei o modelo postado aqui no fórum com as devidas adaptações para o meu caso.

    Não tive nenhuma exigência.

    Abç

  • Quanto tempo esta levando uma transcrição de casamento em PD?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.