@Lu O óbito não é cobrado, pelo menos não cobraram quando fiz a transcrição do casamento da minha irmã. Você pode confirmar com a conservatória. Não sei se você pode mandar as duas trafnscrições ao mesmo tempo. Acho que vale a pena perguntar para a conservatória. No meu entender, uma transcrição deve ser anterior a outra e portanto não podem ser enviadas junto. Mas é só um ACHO.
Amigos(as), Quanto as certidões para o pedido de transcrição de casamento, surgiram algumas dúvidas: 1- As certidões de casamento e nascimento do nubente brasileiro precisa ser por cópia reprográfica do livro? 2- Meu avô é de antes de 2011, devo mandar a certidão que recebi da INR ou só a cópia? Pergunto isso, pois não sei o que farei quando for pedir a atribuição. Se precisarei pedir outra à INR ou se a averbação já bastará. 3- Quanto as legalizações das certidões. O apostilamento de HAIA, supre essa legalização ou precisarei apostilar e legalizar tanto no Itamaraty, quanto no consulado? Grande abraço a todos(as).
@Léo 1 - Não, inteiro teor apenas basta. Mas tem que apostilhar. 2 - Essa resposta eu não sei. Por que não manda uma cópia autenticada da certidão que recebeu do arquivo? Assim você fica com o original para o processo de atribuição. 3 - Não precisa mais legalização nem no Itamaraty nem no Consulado. A Apostila de Haia substituiu isso tudo.
Vou fazer a transcrição do casamento dos meus pais e meu pai é português por atribuição. Qual documento do português mandar? Basta mandar uma cópia da carta recebida da conservatória com o número do.assento?
Estou preparando a documentação para transcrição de casamento dos meus avós.
1) Antes de gerar as certidões, é necessário que conste informações de falecimento atualizada? Se sim, em quais certidões (casamento e nascimento ou apenas nascimento)?
2) Se os cartórios não transmitirem a atualização (porque são documentos relativamente antigos) e não fizerem essa atualização e eu, como neto, ser o declarante dos nubentes, pode dar problema?
Bom dia. Tenho uma dúvida. Irei efetuar a Transcrição do casamento do meu sogro (Portugues por Atribuição) com uma Brasileira, porém o casamento foi em 1967, ou seja, mulher Brasileira casada com Português até 1981 tem direito a Cidadania Portuguesa. Essa Atribuição para a esposa é automática na Transcrição do Sacamento ? Alguém podeira confirmar isso?
@Osmir Nao eh automatico, nao. Tem que comecar um processo so para isso depois da transcricao. E se quiser fazer, que faca logo. Essa modalidade vai deixar de existir com a nova lei. Chama-se naturalizacao de base X.
Alguem pode me auxiliar? Vou fazer a transcrição de casamento dos meus avós por Ponta Delgada e gostaria de saber se falta algum documento.
Os documentos que eu ja tenho são o seguinte:
Certidão de Nascimento dos 2 (Ambos portugueses) Certidão de Casamento inteiro teor por copia reprográfica e apostilada. O Requerimento pode ser preenchido no computador ou tem que ser a mão? Xerox autenticada do meu RG
Alguem tem o link do requerimento? (O link do post fixo esta quebrado) Meus avós são casados e ambos portugueses, a certidão deles ja chegou aqui em casa, preciso enviar a original ou xerox simples serve? Devo enviar uma copia do comprovante do vale postal junto com os documentos para eles identificarem meu vale postal? Fora esses 4 documentos relatados acima falta mais algum? Agradeço
@Paulo Na minha experiência: eles postam a certidão de casamento, sem que se peça. Um belo dia, chega no seu endereço. Contudo, não fui avisada por e-mail. A certidão simplesmente apareceu em casa. Levaram menos de uma semana para fazer a transcrição, a maior parte do tempo foi gasta mesmo na viagem da carta com a certidão. Se sempre fazem assim, já não sei. Pode ser que tenham mandado um e-mail e o tal foi parar em outra freguesia??? Vai saber... Se está com pressa, pode sempre contactá-los. Eu não fiz isso pois era apenas uma transcrição de casamento; não havia filhos a serem atribuídos depois.
Bom dia, amigos. Gostaria de esclarecer uma dúvida. Meus pais casaram no religioso, porém com validação no civil. Na certidão de casamento de inteiro teor do cartório, consta o Padre como responsável pela celebração. Minha dúvida é a seguinte. Ponta Delgada aceita a certidão de inteiro teor Civil ou eu preciso da Certidão paroquial ?
Bom dia gente, meus pais eram casados ja sei que preciso fazer a transcricao, eles se divorciaram e agora minha mae e falecida, preciso fazer averbacao?
Gente so pra confirmar, esses são os dados referente ao endereço da conservatória de Ponta Delgada, 1 para o VP, 2 para o local para onde deve ser postado o envelope, correto?
motivo = manutenção de residente IRN.IP Praça Gonçalo Velho 12, 2º 9500-063 Ponta Delgada - Açores - Portugal
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada Praça Gonçalo Velho 12, 2º 9500-063 Ponta Delgada - Açores - Portugal
PS: a certidão de nascimento da nubente brasileira e a certidão de casamento, eu ja havia solicitado de forma reprográfica e tambem ja havia apostilado ambas, (não tem problema não ne?), vou enviar copia simples das certidoes antigas para garantir a legibilidade caso não consigam ler as reprograficas, sera que devo autenticar essas copias? PS2: as copias irão completar 180 dias, que estão apostiladas, existe algum problema nisso?
Boa noite. Alguem pode me manda o modelo do Formulario para preencher ? Porque o link disponivel no tópico esta dando erro, nao consigo abri-lo, obrigado
Minhas certidões tem mais de 6 meses e menos de 1 ano (julho/2016), PD aceita ou preciso tirar outras? São tantos detalhes =/ mas aos que vão fazer algum procedimento por lá, só tenho elogios, pedi a certidão de nascimento do meu avô e chegou super rápido, sempre respondiam os emails, ao contrário de Tondela, onde tive q fazer a atribuição da minha mãe, q era impossível a comunicação com a conservatória...
Comentários
O óbito não é cobrado, pelo menos não cobraram quando fiz a transcrição do casamento da minha irmã. Você pode confirmar com a conservatória.
Não sei se você pode mandar as duas trafnscrições ao mesmo tempo. Acho que vale a pena perguntar para a conservatória. No meu entender, uma transcrição deve ser anterior a outra e portanto não podem ser enviadas junto. Mas é só um ACHO.
Quanto as certidões para o pedido de transcrição de casamento, surgiram algumas dúvidas:
1- As certidões de casamento e nascimento do nubente brasileiro precisa ser por cópia reprográfica do livro?
2- Meu avô é de antes de 2011, devo mandar a certidão que recebi da INR ou só a cópia? Pergunto isso, pois não sei o que farei quando for pedir a atribuição. Se precisarei pedir outra à INR ou se a averbação já bastará.
3- Quanto as legalizações das certidões. O apostilamento de HAIA, supre essa legalização ou precisarei apostilar e legalizar tanto no Itamaraty, quanto no consulado?
Grande abraço a todos(as).
1 - Não, inteiro teor apenas basta. Mas tem que apostilhar.
2 - Essa resposta eu não sei. Por que não manda uma cópia autenticada da certidão que recebeu do arquivo? Assim você fica com o original para o processo de atribuição.
3 - Não precisa mais legalização nem no Itamaraty nem no Consulado. A Apostila de Haia substituiu isso tudo.
Estou preenchendo o formulario de transcricao para ser levado ao cartorio. A assinatura do requerente precisa ser por autenticidade ?
Sabem me dizer se aceitam carteira de motorista ou apenas RG ? Passaporte ? O RG do meu esposo eh muito antigo.
Agradeco a ajuda
RG ou passaporte (que contenha filiação - os antigos não têm).
Muito obrigada .
Estou preparando a documentação para transcrição de casamento dos meus avós.
1) Antes de gerar as certidões, é necessário que conste informações de falecimento atualizada? Se sim, em quais certidões (casamento e nascimento ou apenas nascimento)?
2) Se os cartórios não transmitirem a atualização (porque são documentos relativamente antigos) e não fizerem essa atualização e eu, como neto, ser o declarante dos nubentes, pode dar problema?
Obrigado.
Irei efetuar a Transcrição do casamento do meu sogro (Portugues por Atribuição) com uma Brasileira, porém o casamento foi em 1967, ou seja, mulher Brasileira casada com Português até 1981 tem direito a Cidadania Portuguesa. Essa Atribuição para a esposa é automática na Transcrição do Sacamento ?
Alguém podeira confirmar isso?
Nao eh automatico, nao. Tem que comecar um processo so para isso depois da transcricao. E se quiser fazer, que faca logo. Essa modalidade vai deixar de existir com a nova lei. Chama-se naturalizacao de base X.
Os documentos que eu ja tenho são o seguinte:
Certidão de Nascimento dos 2 (Ambos portugueses)
Certidão de Casamento inteiro teor por copia reprográfica e apostilada.
O Requerimento pode ser preenchido no computador ou tem que ser a mão?
Xerox autenticada do meu RG
Alguem tem o link do requerimento? (O link do post fixo esta quebrado)
Meus avós são casados e ambos portugueses, a certidão deles ja chegou aqui em casa, preciso enviar a original ou xerox simples serve?
Devo enviar uma copia do comprovante do vale postal junto com os documentos para eles identificarem meu vale postal?
Fora esses 4 documentos relatados acima falta mais algum? Agradeço
Link para o requerimento:
https://drive.google.com/file/d/0B5DZFyh-5xTUZ0ttT05zX1E0TmM/view
Na minha experiência: eles postam a certidão de casamento, sem que se peça. Um belo dia, chega no seu endereço. Contudo, não fui avisada por e-mail. A certidão simplesmente apareceu em casa. Levaram menos de uma semana para fazer a transcrição, a maior parte do tempo foi gasta mesmo na viagem da carta com a certidão.
Se sempre fazem assim, já não sei. Pode ser que tenham mandado um e-mail e o tal foi parar em outra freguesia??? Vai saber... Se está com pressa, pode sempre contactá-los. Eu não fiz isso pois era apenas uma transcrição de casamento; não havia filhos a serem atribuídos depois.
Parabéns! Vc enviou atribuição, dai teve pedido de transcrição e entao enviou o documento para cumprir exicgência?
novamente parabéns
Gostaria de esclarecer uma dúvida.
Meus pais casaram no religioso, porém com validação no civil.
Na certidão de casamento de inteiro teor do cartório, consta o Padre como responsável pela celebração.
Minha dúvida é a seguinte.
Ponta Delgada aceita a certidão de inteiro teor Civil ou eu preciso da Certidão paroquial ?
motivo = manutenção de residente
IRN.IP
Praça Gonçalo Velho 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada - Açores - Portugal
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada - Açores - Portugal
PS: a certidão de nascimento da nubente brasileira e a certidão de casamento, eu ja havia solicitado de forma reprográfica e tambem ja havia apostilado ambas, (não tem problema não ne?), vou enviar copia simples das certidoes antigas para garantir a legibilidade caso não consigam ler as reprograficas, sera que devo autenticar essas copias?
PS2: as copias irão completar 180 dias, que estão apostiladas, existe algum problema nisso?
Sabem me dizer se PD exige a copia da certidão de nascimento ou somente o numero do assento basta para transcrever o casamento?