Olá, boa tarde. Estou fazendo a Transcrição de casamento da minha mãe, mas tenho algumas dúvidas: 1) Eu é quem estou preenchendo o formulário. Então, na hora de emitir o Vale Postal eu informo os meus dados? 2) Devo enviar todos os documentos junto com uma cópia do vale postal dentro de um envelope. Escrevo alguma coisa na parte externa desse envelope? Obrigada.
Boa tarde, Gostaria de mais uma vez agradecer ao Fórum!! Enviei os documentos para a transcrição do meu casamento (marido português já atribuído) para PD em 28/12/2018 via Correios: Vale postal de 122 Euros no dia 28/12/2018 Chegou em PD no dia 16/01/2019 (demorou muito) Fiquei com medo do vale vencer e no final de semana enviei um e-mail para PD perguntando sobre o processo, hoje recebi o retorno que o processo foi concluído e me forneceram o número do assento de casamento. Agora, é dar entrada nos processos das minhas filhas menores por Tondela e o meu processo de aquisição por Lisboa. Muito obrigada!!
@pauladalgo 1-Sim, vc informa seus dados pq é vc quem vai assinar o requerimento 2-Coloque o endereço da conservatória e que é transcrição de casamento
Pessoal, para fazer a transcrição de casamento por consulado está demorando mais que enviar direto? Tinha visto a um tempo atras umas pessoas falando que o tempo e os custos eram parecidos.
tenho uma duvida quanto ao preenchimento do formulário de solicitação de transcriçao de casamento, vou solicitar a transcrição da minha avó, no campo "titular do documento de identidade nº…………………..........., emitido por ......…..…………",coloco minha identidade ou a minha certidão de nascimento? OU coloco minha identidade e envio tanto copia de identidade e certidão nascimento inteiro teor? grata
Boa Tarde Pessoal, Estou com os documentos do casamento da minha mãe (portuguesa por atribuição) para enviar para Portugal e só agora reparei que na certidão de casamento dela o nome dela de solteira está "Fátima Cristina de Abreu" e o certo seria "Fátima Cristina Abreu" , terei problemas caso eu envie assim? pois reparei que todas as certidões de casamento dela estão com o mesmo erro
Gente desculpe se estou meio perdida mas vamos lá...
Preciso fazer a transcrição de casamento pra mim, q acabei de obter o assento de nascimento com nome de casada. Mesmo assim tenho q fazer a transcrição de casamento certo?
Se sim, poderiam me fornecer o passo a passo pra fazer e valores por favor?
Pra fazer a atribuição de cidadania pro meu filho tenho que ter essa transcrição de casamento ok. Correto?
Boa noite! Fiz minha transcrição de casamento por Ponta Delgada. O Documento foi recebido no dia 02/01/2019 e chegou hoje minha certidão de casamento aqui na minha casa. Foi bem rápido e simples. Tirei todas as minhas dúvidas lendo os posts aqui no fórum, inclusive de mandar fazer por aponta Delgada.
Pessoal, bom dia! Vou para Portugal em Março, preciso fazer a minha transcrição de casamento e já estou com toda documentação! 1o. É necessário agendar o atendimento em PD ou Tondela? Já que esterei por lá eu entregaria diretamente na conservatória; 3o. Caso seja necessário, como fazer o agendamento; 2o. Nesse caso de entregar a documentação pessoalmente, qto. tempo eles levariam pra fazer a transcrição, na hora, alguns dias?
Se alguém já teve essa experiência, poderia me ajudar? Citei PDelgada e Tondela, mas se tiverem alguma sugestão para outra conservatória, agradeço imenso! Ficarei 1 mês em Portugal o que me daria certa flexibilidade !
@tina1207 Bom dia! Eu não sei em relação ao processo feito pessoalmente, mas sei que, caso envie ainda esta semana, muito provavelmente antes de viajar já estará com seu casamento transcrito.
Sobre estes documentos: Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas ou o assento de nascimento do cônjuge português. - certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
Há necessidade de "RECONHECIMENTO DA FIRMA DO NATÁRIO QUE ASSINA" e-ou "SELO DIGITAL"? Li sobre isto em outro tópico de regras gerais e não ficou claro se isso é necessário para Ponta Delgada!
Pessoal, após ler vários tópicos, percebi que PD está bem mais exigente, e assim como todo mundo, não quero cometer erros.
Minha duvida é a seguinte: os avós do meu marido são portugueses - o avô nascido em 13/Junho/1912 e a avó nascida em 17/Agosto/1912, portanto, não preciso mais pedir as certidões na conservatoria.
1) A certidão de nascimento da avó eu consegui no Civil Online, mas o assento de nascimento ficou com o numero 2/2019. É isso mesmo? rsrs Será que é pq nessa época que ela foi registrada não estavam usando numero de assento, e conforme vamos solicitando eles atribuem um numero?
2) Já a certidão do avô eu tenho a via original que não tem numero de assento e está em legível. Será que posso enviar essa certidão, ou preciso pedir no Civil Online também ?
@Heloiza Coelho, o número/ano do assento informatizado pode ser recente ou antigo, depende de cada conservatória. Já vi fazerem das duas maneiras. Você vai precisar do número/ano do assento informatizado do seu avô. Ou você entra em contato com a conservatória e pergunta se o assento está informatizado e qual o número e ano ou pede a certidão pelo civilonline.
1- Se eu tiver o assento do português eu não preciso da certidão do cônjuge ? Conforme explica aqui: - certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas ou o assento de nascimento do cônjuge português.
2- Tem problema ser apostilhada em outro cartório ? Tenho que fazer algo a mais alem do apostilhamento ?
3- Se o requerente for o português é necessário enviar copia do RG apostilhado ?
@denis_mend vc precisa da certidão de nascimento de ambos os nubentes e mais a certidão de casamento. Pode apostilar em qualquer cartório a certidão brasileira e o R.G.pode ser apenas autenticado.
Do portugues, vc envia o assento de nascimento (certidão de nascimento portuguesa).pode ser cópia simples Do conjuge NÃO portugues ,a certidão brasileira apostilada E a certidão de casamento apostilada
Comentários
Estou fazendo a Transcrição de casamento da minha mãe, mas tenho algumas dúvidas:
1) Eu é quem estou preenchendo o formulário. Então, na hora de emitir o Vale Postal eu informo os meus dados?
2) Devo enviar todos os documentos junto com uma cópia do vale postal dentro de um envelope. Escrevo alguma coisa na parte externa desse envelope?
Obrigada.
Gostaria de mais uma vez agradecer ao Fórum!!
Enviei os documentos para a transcrição do meu casamento (marido português já atribuído) para PD em 28/12/2018 via Correios:
Vale postal de 122 Euros no dia 28/12/2018
Chegou em PD no dia 16/01/2019 (demorou muito)
Fiquei com medo do vale vencer e no final de semana enviei um e-mail para PD perguntando sobre o processo, hoje recebi o retorno que o processo foi concluído e me forneceram o número do assento de casamento.
Agora, é dar entrada nos processos das minhas filhas menores por Tondela e o meu processo de aquisição por Lisboa.
Muito obrigada!!
1-Sim, vc informa seus dados pq é vc quem vai assinar o requerimento
2-Coloque o endereço da conservatória e que é transcrição de casamento
MUITO MUITO MUITO RAPIDO! Ate fui procurar se era alguma carta falando que algo tava errado de tão rapido kkkkkkk
Obrigada a todos pela ajuda
Tinha visto a um tempo atras umas pessoas falando que o tempo e os custos eram parecidos.
Estou com os documentos do casamento da minha mãe (portuguesa por atribuição) para enviar para Portugal e só agora reparei que na certidão de casamento dela o nome dela de solteira está "Fátima Cristina de Abreu" e o certo seria "Fátima Cristina Abreu" , terei problemas caso eu envie assim? pois reparei que todas as certidões de casamento dela estão com o mesmo erro
Preciso fazer a transcrição de casamento pra mim, q acabei de obter o assento de nascimento com nome de casada. Mesmo assim tenho q fazer a transcrição de casamento certo?
Se sim, poderiam me fornecer o passo a passo pra fazer e valores por favor?
Pra fazer a atribuição de cidadania pro meu filho tenho que ter essa transcrição de casamento ok. Correto?
Fico no aguardo e desde já agradeço.
Fiz minha transcrição de casamento por Ponta Delgada.
O Documento foi recebido no dia 02/01/2019 e chegou hoje minha certidão de casamento aqui na minha casa. Foi bem rápido e simples.
Tirei todas as minhas dúvidas lendo os posts aqui no fórum, inclusive de mandar fazer por aponta Delgada.
Transcrição concluída
Consultei hoje o Civil Online e o nome de casada da minha mãe já consta.
Documentos chegaram em 21/01/2019
Conclusão 01/02/2019
11 dias muito rápido!
1o. É necessário agendar o atendimento em PD ou Tondela? Já que esterei por lá eu entregaria diretamente na conservatória;
3o. Caso seja necessário, como fazer o agendamento;
2o. Nesse caso de entregar a documentação pessoalmente, qto. tempo eles levariam pra fazer a transcrição, na hora, alguns dias?
Se alguém já teve essa experiência, poderia me ajudar? Citei PDelgada e Tondela, mas se tiverem alguma sugestão para outra conservatória, agradeço imenso! Ficarei 1 mês em Portugal o que me daria certa flexibilidade !
Abraços a todos
Eu não sei em relação ao processo feito pessoalmente, mas sei que, caso envie ainda esta semana, muito provavelmente antes de viajar já estará com seu casamento transcrito.
O meu saiu em 11 dias corridos.
Sobre estes documentos:
Transcrição de casamento - documentos necessários:
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas ou o assento de nascimento do cônjuge português.
- certidão de casamento, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas
Há necessidade de "RECONHECIMENTO DA FIRMA DO NATÁRIO QUE ASSINA" e-ou "SELO DIGITAL"?
Li sobre isto em outro tópico de regras gerais e não ficou claro se isso é necessário para Ponta Delgada!
São duas coisas separadas a pedir, correto? O reconhecimento da firma E o selo digital?
Obrigada pela ajuda! Vou fazer o que vc recomendou! Gde. Abraço!
Minha duvida é a seguinte:
os avós do meu marido são portugueses - o avô nascido em 13/Junho/1912 e a avó nascida em 17/Agosto/1912, portanto, não preciso mais pedir as certidões na conservatoria.
1) A certidão de nascimento da avó eu consegui no Civil Online, mas o assento de nascimento ficou com o numero 2/2019. É isso mesmo? rsrs Será que é pq nessa época que ela foi registrada não estavam usando numero de assento, e conforme vamos solicitando eles atribuem um numero?
2) Já a certidão do avô eu tenho a via original que não tem numero de assento e está em legível. Será que posso enviar essa certidão, ou preciso pedir no Civil Online também ?
Coloquei o documento nos links
CERTIDÃO ORIGINAL DO AVÔ
https://drive.google.com/file/d/1NtX0YXKdIFPegmOz0QTbyIy13n_2fxQ0/view?usp=drivesdk
CERTIDAO DO CIVIL ONLINE DA AVÓ
https://drive.google.com/file/d/1Nyldo_n26-_j6MA3qSddJIUu40Ez_q7o/view?usp=drivesdk
Obrigada!
Você vai precisar do número/ano do assento informatizado do seu avô. Ou você entra em contato com a conservatória e pergunta se o assento está informatizado e qual o número e ano ou pede a certidão pelo civilonline.
1- Se eu tiver o assento do português eu não preciso da certidão do cônjuge ? Conforme explica aqui:
- certidão de nascimento do cônjuge brasileiro, de inteiro teor, apostilhada em cartório de notas ou o assento de nascimento do cônjuge português.
2- Tem problema ser apostilhada em outro cartório ? Tenho que fazer algo a mais alem do apostilhamento ?
3- Se o requerente for o português é necessário enviar copia do RG apostilhado ?
Do portugues, vc envia o assento de nascimento (certidão de nascimento portuguesa).pode ser cópia simples
Do conjuge NÃO portugues ,a certidão brasileira apostilada
E a certidão de casamento apostilada