Seu pai sendo o portugues e declarante do seu nascimento,não será nexessário transcrever o casamento e nem homologar o divórcio para fazer a sua atribuição Faça pelo ACP Pra transcrever o casamento ,seu pai terá que homologar a sentença do divórcio em tribunal português e, para isso,somente através de advogado
@Pessoal... Boa tarde... Já devem ter dito isso aqui... mas alguém que já fez a transcrição de casamento consegue me dizer os passos para transcrição? Meu avô obteve a cidadania agora em fevereivo, quero transcrever o casamento dele com a minha avó. Quais os documentos preciso? Tem formulário? Quanto custa? a transcrição? Para onde envio o vale postal e para onde envio os documentos?
Minha experiência seguindo apenas as indicações do grupo: Transcrição de minha mãe: Envio para PD dia Via EMS (R$ 158,00) - 8/01/19 Vale postal no valor de 125 Euros - 8/01/19
Chegada em Portugal - 17/01/19 Vale sacado - 29/01/19 Documentos recebidos em casa (Brasil) - 11/02/19 Os docs estão assinados com data do dia 28/01/19, ou seja, o trabalho foi concluído em cerca de 10 dias.
Agradeço muitíssimo aos que se dispõem em ajudar os outros!! Boa sorte aos demais!
@juniorssz, isso mesmo. Lembrando que se for o meio a assinar o requerimento terá que juntar também certidão de nascimento inteiro teor dele para comprovar a descendência.
Pessoal, boa tarde! Consegui minha nacionalidade por atribuição no ano passado. Como não tenho urgência na emissão dos documentos portugueses, decidi seguir uma sugestão publicada aqui mesmo no fórum e averbar meu matrimônio primeiro, assim meus documentos já sairão com o estado civil atualizado e meu marido poderá dar entrada no processo dele por casamento. A dúvida é: assim como no processo de atribuição, posso enviar uma cópia do meu passaporte autenticada em em substituição à cópia do RG? O passaporte é modelo novo onde consta filiação. obrigada
Boa tarde, estou em Portugal e vou enviar os documentos para Ponta Delgada, mas li que o formulário de pedido tem que ter firma reconhecida. É isso mesmo? Como vou reconhecer minha firma se estou em Portugal? Tem algum outro jeito?
@Familia Machado, 120 euros. Se quiser mande 1 ou 2 a mais para não ter problema na conversão. Lembre de NÃO UTILIZAR euro exportação senão vai dar menos quando o vale chegar em Portugal.
O total do vale é o valor em euros a ser enviado + 1,5%. Daí multiplique pela cotação e some R$ 35,00. Esse 1,5% do valor enviado + R$35 são as taxas do Vale Postal
Já recolhi todos os documentos dos meus avós (meu avô português e minha avó brasileira) para realizar a transcrição, porém, ao preencher o requerimento, me dei conta que no final da folha está escrito o seguinte:
"Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens."
Isso significa o que??? Pois meus avós casaram-se em 1963. Eles ainda podem realizar a transcrição???
Boa Tarde, estou com duvidas ao preencher o requerimento da minha transcrição de casamento. Nos campos para preencher os dados do nubente e da nubente comentaram que o nome dever ser de solteiro, no caso o estado civil devo colocar solteiro(conforme consta na descrição da certidão de casamento) ou casado(que é o estado civil atual)??
@Jonathanrs, os dados nos nubentes (noivos) são os dados de antes do casamento. Como uma pessoa que se declara casada poderia estar casando novamente, até onde sei bigamia não é permitida em Portugal. Estado civil dos noivos só pode ser solteiro, divorciado ou viúvo.
Comentários
Sim,continua aceitando emitir o vale postal
Seu pai sendo o portugues e declarante do seu nascimento,não será nexessário transcrever o casamento e nem homologar o divórcio para fazer a sua atribuição
Faça pelo ACP
Pra transcrever o casamento ,seu pai terá que homologar a sentença do divórcio em tribunal português e, para isso,somente através de advogado
Já devem ter dito isso aqui... mas alguém que já fez a transcrição de casamento consegue me dizer os passos para transcrição? Meu avô obteve a cidadania agora em fevereivo, quero transcrever o casamento dele com a minha avó.
Quais os documentos preciso?
Tem formulário?
Quanto custa? a transcrição?
Para onde envio o vale postal e para onde envio os documentos?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Não tinha visto que as informações estavam atualizadas. rs
" vem requerer a V.Exa. na qualidade de ESPOSO, a transcrição de casamento respeitante a:"
é desta forma que se coloca no requerimento?!
Transcrição de minha mãe:
Envio para PD dia Via EMS (R$ 158,00) - 8/01/19
Vale postal no valor de 125 Euros - 8/01/19
Chegada em Portugal - 17/01/19
Vale sacado - 29/01/19
Documentos recebidos em casa (Brasil) - 11/02/19
Os docs estão assinados com data do dia 28/01/19, ou seja, o trabalho foi concluído em cerca de 10 dias.
Agradeço muitíssimo aos que se dispõem em ajudar os outros!!
Boa sorte aos demais!
Gostaria de saber se a documentação necessária para a transcrição de casamento por Ponta Delgada continua sendo esta:
- Cópia simples do assento de nascimento do português;
- Certidão de casamento em interior (não precisa ser por cópia reprográfica) – APOSTILADA;
- Certidão de nascimento em inteiro teor do cônjuge estrangeiro (não precisa ser por cópia reprográfica) – APOSTILADA;
- Cópia autenticada do RG do requerente;
- Requerimento assinado com firma reconhecida por autenticidade;
- Vale postal no valor de 120 Euros (utilizar a maior cotação do dia / não utilizar o euro de exportação!!)
Obrigado
Na verdade o próprio português irá requisitar.
Consegui minha nacionalidade por atribuição no ano passado.
Como não tenho urgência na emissão dos documentos portugueses, decidi seguir uma sugestão publicada aqui mesmo no fórum e averbar meu matrimônio primeiro, assim meus documentos já sairão com o estado civil atualizado e meu marido poderá dar entrada no processo dele por casamento.
A dúvida é: assim como no processo de atribuição, posso enviar uma cópia do meu passaporte autenticada em em substituição à cópia do RG? O passaporte é modelo novo onde consta filiação.
obrigada
Portugal e vou enviar os documentos para Ponta Delgada, mas li que o formulário de pedido tem que ter firma reconhecida. É isso mesmo? Como vou reconhecer minha firma se estou em Portugal? Tem algum outro jeito?
Enviado via DHL dia 11/01
Recebido em PD 15/01
Concluído 12/02
Pode ver a cotação do dia em http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/default.cfm
O total do vale é o valor em euros a ser enviado + 1,5%. Daí multiplique pela cotação e some R$ 35,00.
Esse 1,5% do valor enviado + R$35 são as taxas do Vale Postal
O endereço para vale continua
IRN, IP
Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º
9500-063 Ponta Delgada - Açores - Portugal
O motivo é manutenção de residente?
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
• IRN, IP (somente Transcrição de Casamento)
Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
9500-063 – Ponta Delgada
Já recolhi todos os documentos dos meus avós (meu avô português e minha avó brasileira) para realizar a transcrição, porém, ao preencher o requerimento, me dei conta que no final da folha está escrito o seguinte:
"Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não
ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o
regime imperativo de separação de bens."
Isso significa o que??? Pois meus avós casaram-se em 1963. Eles ainda podem realizar a transcrição???
Por favor não replique as postagens em diversos lugares do fórum, tenha um pouco de paciência e aguarde um pouco que logo alguém te responde