Dei entrada na cidadania da minha mãe em dezembro. Estou aguardando a conclusão do processo para meados do mês de março. Irei para Portugal logo no início do mês levando os documentos para dar entrada na transcrição de casamento. Não vou pessoalmente, pois não irei à Ponta Delgada. Enviarei os documentos através de carta registrada pelo correio de Lisboa. Fiquei em dúvida quanto ao vale postal. Posso enviar o vale do Correio de Lisboa com o endereço do Brasil? Fico com receio de que qualquer problema venha a acontecer e o vale ser devolvido.
@Eliane Figueiredo, se o vale for feito no CTT em Portugal em caso de devolução o valor terá que ser resgatado lá. Quando a conservatória devolve o processo por algum motivo ela não saca o vale, eles apenas deixam expirar.
Boa Noite.. Acabei de ver que estão em greve em Portugal. Justo agora que estou enviando os documentos.. Alguém sabe dizer até quando vai essa greve? Fiz o vale hoje , estou querendo enviar amanha os documentos.
Boa tarde a todos, Estou inciando o processo para conseguir a cidadania da minha avó (filha de portugueses). Os pais dela vieram crianças para o Brasil, e se casaram aqui. Me informaram que o primeiro passo seria fazer a transcrição do casamento dos meus bisavós. Já consegui o assento de batismo da minha bisavó (de 1908 - enviado pelo correio pelo Arquivo Distrital de Leiria) e estou esperando chegar o assento do meu bisavô (de 1900 - que está sendo enviado pelo Arquivo da Universidade de Coimbra).
Vou fazer a transcrição em Ponta Delgada (onde me falaram que o processo é mais rápido).
Gostaria de saber quais outros documentos preciso enviar além dos assentos e do Vale Postal Internacional de 120 euros. Sei que é uma pergunta básica, mas é que encontro diversas informações diferentes, uns falam que tem que apostilar todos os documentos, outros que não precisa ser todos.
Também me falaram que vou ter que solicitar outra cópia ao Acervo da Universidade de Coimbra do assento do meu bisavô, pois terei que enviar uma cópia original para a transcrição e depois precisarei de outra cópia original para fazer o processo de atribuição da minha avó, isso procede? Pois já tive informações, que não sei se são verdadeiras, que só com o número do processo de transcrição do casamento eu já consigo dar entrada à atribuição da minha avó.
Desculpem tantas dúvidas, mas é que realmente estou fazendo tudo por conta, sem auxílio nenhum da minha família e estou perdido.
@rafaetroubele, para transcrição de casamento vc precisa do assento de nascimento da bisavó, do bisavô e tb a certidão de casamento. A certidão de casamento precisa ser de inteiro teor apostilada. Verifique se não existem divergências de nomes e datas entre as certidões de nascimento e casamento.Para fazer posteriormente a atribuição da sua avó , terá que ter outra copia original do assento de nascimento do seu bisavô.Para dar entrada no processo de atribuição da sua avó vai precisar que o processo de transcrição esteja concluido e de preferencia uma copia desse documento.
Boa noite pessoal. Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, podem me ajudar? Minha mãe é portuguesa por atribuição e quero fazer a transcrição de casamento dela para Portugal. Gostaria de saber se há alguma diferença para fazer a transcrição de casamento para quem tem nacionalidade portuguesa por ATRIBUIÇÃO. Desde já agradeço.
Oi @Eliane Figueiredo, bom dia! Estou ajudando minha irmã e estou no mesmo ponto que você, só o assento dela é que já saiu. Ela vai para Lisboa no início do mês e quer enviar de lá para Ponte Delgada seus documentos para a transcrição de seu casamento. Pensei da mesma forma que você mas ficamos na dúvida se valeria a pena fazer o vale postal de lá então vamos fazer aqui mesmo e ela vai enviar cópia junto com os documentos pelo CTT de Portugal.
tenho uma duvida: bom dia, tenho duas duvidas: em minha mãe estando viva eu posso solicitar o registro dela de casamento na certidão de nascimento dela em Portugal? preciso de procuração e que modelo de procuração seria ou eu como filha posso solicitar? obrigada
Essa semana enviei os documentos para transcrever o casamento de minha avó para ponta delgada, agora me surgia uma duvida, o nome de solteira da minha avó Amélia Gouveia e de casada Amélia Gomes, no processo de transcrição eles atualizam o nome dela para Amélia Gomes ? Ou quando for dar entrada na atribuição do meu pai vou ter que enviar a certidão de casamento da Amélia ? para comprovar a mudança de nome minha avó é portuguesa meu avó é brasileiro casaram no brasil
1) o nome de solteira da minha avó Amélia Gouveia e de casada Amélia Gomes, no processo de transcrição eles atualizam o nome dela para Amélia Gomes. ----> Sim
2) quando for dar entrada na atribuição do meu pai vou ter que enviar a certidão de casamento da Amélia ? ---> Quando for dar entrada na atribuição de seu pai vc manda o assento de nascimento de sua avó e manda também uma cópia do assento de casamento lavrado em Portugal.
"1) o nome de solteira da minha avó Amélia Gouveia e de casada Amélia Gomes, no processo de transcrição eles atualizam o nome dela para Amélia Gomes. ----> Sim"
Na verdade não, mais de uma pessoa relatou recentemente casos parecidos, segundo a lei portuguesa não podem ser eliminados todos sobrenomes de família. Não lembro de ter visto relato de conclusão de processo de descendente de alguém que tenha ocorrido isso mas o que eu recomendaria é enviar junto com a documentação cópia da transcrição de casamento e, de preferência, juntar uma carta que você mesmo faça ou e-mail da conservatória justificando que apesar de no Brasil ter sido feita essa alteração quando do casamento em Portugal não tem efeito essa alteração. Talvez até mesmo juntar uma certidão de casamento brasileira aonde esteja averbada essa alteração de sobrenome para comprovar que é a mesma pessoa. Ovar é mais demorado para o processo mas tende a ser mais compreensivo com esses problemas nas certidões.
@danielhenriques obrigado pela resposta, vou aguardar para ver como o nome dela vai ficar após a transcrição, para decidir onde enviar e os documentos a enviar.
Boa noite, pessoal. Minha mãe está concluindo o processo de atribuição dela (minha avó é portuguesa). Ela se casou em 1990, adquiriu o sobrenome do esposo, entrou com pedido de divórcio litigioso e, nesse meio tempo, minha mãe se relacionou com outro homem (meu pai) e eu nasci. Meu pai, que é brasileiro, me registrou. Na ocasião minha mãe ainda tinha o sobrenome do antigo esposo. Em 1996, o divórcio foi concluído e ela retirou esse sobrenome. Eu pedi a minha certidão de inteiro teor por cópia e nela constam duas observações: 1) Fui registrado pelo meu pai e no documento minha mãe aparece com o sobrenome do ex; 2) No fim dessa certidão, em 2018, consta que pedi ao cartório onde fui registrado que eliminasse esse sobrenome da minha filiação, visto que não tinha parentesco com esse homem. A pergunta é: preciso transcrever o casamento dela, mesmo não sendo meu pai, o assento dela não ter esse sobrenome e meu RG atualizado também não?
Enviei a transcrição de casamento para PD via FEDEX ,está para chegar dia 26/2, sendo que fiz o vale dia 15/02. enviei os Docs no dia 16/02. Alguém jsabe se é demorado assim para PD ? ou será que a FedEX está demorando mesmo?
@AndredeSa enviei via DHL para PD no dia 11/02 e foi entregue dia 18/02. A moça verificou que essa "demora" é porque PD é uma ilha, então tem um prazo maior mesmo. Nunca usei FEDEX, mas acredito que seja tao confiável quanto DHL, e bem mais que os Correios.
@Heloiza Coelho, é a primeira vez que uso Fedex, até o momento estou avaliando bem. Sempre uso DHL. O meu está parado em lisboa faz dois dias. Por isso fiquei preocupado. Vou aguarde aqui
Comentários
Irei para Portugal logo no início do mês levando os documentos para dar entrada na transcrição de casamento. Não vou pessoalmente, pois não irei à Ponta Delgada. Enviarei os documentos através de carta registrada pelo correio de Lisboa. Fiquei em dúvida quanto ao vale postal. Posso enviar o vale do Correio de Lisboa com o endereço do Brasil? Fico com receio de que qualquer problema venha a acontecer e o vale ser devolvido.
Alguém sabe dizer até quando vai essa greve? Fiz o vale hoje , estou querendo enviar amanha os documentos.
Estou inciando o processo para conseguir a cidadania da minha avó (filha de portugueses).
Os pais dela vieram crianças para o Brasil, e se casaram aqui.
Me informaram que o primeiro passo seria fazer a transcrição do casamento dos meus bisavós.
Já consegui o assento de batismo da minha bisavó (de 1908 - enviado pelo correio pelo Arquivo Distrital de Leiria) e estou esperando chegar o assento do meu bisavô (de 1900 - que está sendo enviado pelo Arquivo da Universidade de Coimbra).
Vou fazer a transcrição em Ponta Delgada (onde me falaram que o processo é mais rápido).
Gostaria de saber quais outros documentos preciso enviar além dos assentos e do Vale Postal Internacional de 120 euros.
Sei que é uma pergunta básica, mas é que encontro diversas informações diferentes, uns falam que tem que apostilar todos os documentos, outros que não precisa ser todos.
Também me falaram que vou ter que solicitar outra cópia ao Acervo da Universidade de Coimbra do assento do meu bisavô, pois terei que enviar uma cópia original para a transcrição e depois precisarei de outra cópia original para fazer o processo de atribuição da minha avó, isso procede?
Pois já tive informações, que não sei se são verdadeiras, que só com o número do processo de transcrição do casamento eu já consigo dar entrada à atribuição da minha avó.
Desculpem tantas dúvidas, mas é que realmente estou fazendo tudo por conta, sem auxílio nenhum da minha família e estou perdido.
Muito obrigado.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
"a previsão inicial era de apenas dois dias ou seja 14 e 15 de fevereiro. Espero que segunda volte ao normal."
Na torcida para que sim.. Os documentos estão previsto para 26-2... Acho que até lá .. não teremos mais greve...
Eu enviei a transcrição do meu casamento. Foi recebido hoje em PD. Existe alguma planilha de acompanhamento destes processos?
bom dia, tenho duas duvidas:
em minha mãe estando viva eu posso solicitar o registro dela de casamento na certidão de nascimento dela em Portugal? preciso de procuração e que modelo de procuração seria ou eu como filha posso solicitar?
obrigada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
minha avó é portuguesa meu avó é brasileiro casaram no brasil
1) o nome de solteira da minha avó Amélia Gouveia e de casada Amélia Gomes, no processo de transcrição eles atualizam o nome dela para Amélia Gomes. ----> Sim
2) quando for dar entrada na atribuição do meu pai vou ter que enviar a certidão de casamento da Amélia ? ---> Quando for dar entrada na atribuição de seu pai vc manda o assento de nascimento de sua avó e manda também uma cópia do assento de casamento lavrado em Portugal.
"1) o nome de solteira da minha avó Amélia Gouveia e de casada Amélia Gomes, no processo de transcrição eles atualizam o nome dela para Amélia Gomes. ----> Sim"
Na verdade não, mais de uma pessoa relatou recentemente casos parecidos, segundo a lei portuguesa não podem ser eliminados todos sobrenomes de família.
Não lembro de ter visto relato de conclusão de processo de descendente de alguém que tenha ocorrido isso mas o que eu recomendaria é enviar junto com a documentação cópia da transcrição de casamento e, de preferência, juntar uma carta que você mesmo faça ou e-mail da conservatória justificando que apesar de no Brasil ter sido feita essa alteração quando do casamento em Portugal não tem efeito essa alteração. Talvez até mesmo juntar uma certidão de casamento brasileira aonde esteja averbada essa alteração de sobrenome para comprovar que é a mesma pessoa.
Ovar é mais demorado para o processo mas tende a ser mais compreensivo com esses problemas nas certidões.
Vejam resposta de Ponta Delgada sobre retificação de um caso similar nesta postagem
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/180651/#Comment_180651
Muito obrigado por compartilhar com e completar a resposta
1) Fui registrado pelo meu pai e no documento minha mãe aparece com o sobrenome do ex;
2) No fim dessa certidão, em 2018, consta que pedi ao cartório onde fui registrado que eliminasse esse sobrenome da minha filiação, visto que não tinha parentesco com esse homem.
A pergunta é: preciso transcrever o casamento dela, mesmo não sendo meu pai, o assento dela não ter esse sobrenome e meu RG atualizado também não?
Enviei a transcrição de casamento para PD via FEDEX ,está para chegar dia 26/2, sendo que fiz o vale dia 15/02.
enviei os Docs no dia 16/02. Alguém jsabe se é demorado assim para PD ? ou será que a FedEX está demorando mesmo?
Estou com medo do vale postal vencer..
O meu está parado em lisboa faz dois dias. Por isso fiquei preocupado. Vou aguarde aqui
vale 15/02
envio 16-02
recebido 21/02