@AdrianoSM Seu processo ainda é recente, espere pelo menos um mês após a chegada. Ponta Delgada vai mandar o registro pelo Correio gratuitamente, mas demora em média de 30 a 45 dias para chegar no endereço informado no requerimento. Se não quiser esperar tanto, peça a certidão pelo Civil Online.
não é aconselhável de forma alguma usar esta certidão. Estes processos nos são caros (importantes para nós). Arriscar cair em exigência, não é interessante. Acho que só vale a pena arriscar quando é um caso pontual, em que a conservatória libera o uso daquela certidão. Não é o seu caso.
última dúvida...A cópia autenticada do RG precisa ter o apostilamento de Haia? Ou apenas as duas certidões ..De nascimento do nubente Brasileiro e de casamento dos meus pais ??
PD deveria dar a confirmação do processo por e-mail, lamentável isso, pagar 120 euros + documentos + envio e precisar esperar um mês para talvez receber uma resposta por Correios em 2018....
Gente , eu já li aqui no fórum que é possível saber se o processo pelo menos existe....351 211 950 500 . amanhã vou tentar......colocarei crédito no Skype....se o atendente me der um número de processo é por que a coisa está andando.....
pessoal, liguei para a linha IRN tel. 351 211 950 500 via skype, esperei uns 15 min na musiquinha....rsss. e a atendente disse que não tem acesso as certidões de casamento, mas que poderia ver se já haveria averbação do casamento na certidão de nascimento do meu pai.... e já está averbado. fiquei tão feliz que nem perguntei a data da averbação. enviado via EMS: 07/05/2018 chegou em Ponta Delgada em 22/05/2018. dia 13/06/2018 já concluído.
Yuri Santos....a averbação consta na certidão de nascimento do português que se casou...no caso foi meu pai. Ora se está averbado , conclui-se que a transcrição de casamento foi concluída.
Bom dia! @ Vlad Pen e @ mariza Gerra, essa semana meu pai foi ao correio no centro do rj na primeiro de março, lá os atendentes já sabem tudo sobre envio de documentos para Portugal. Por lá que enviamos os documentos para o pedido da cidadania e agora precisamos fazer a transcrição. Meu pai disse que foi muito bem atendido mas as duas pessoas que estavam lá disseram que por conta de uma nova lei do Banco Central não podemos mais enviar o vale para o endereço da conservatória e que teríamos de enviar em nome de uma pessoa física. Como fazer agora? Desde os envio anterior já sabia que deveria enviar como manutenção de ressidente, colocar o endereço da Conservatória e não dizer que era pessoa jurídica mas agora não pode mais ser assim, como estão fazendo? Preciso de ajuda para enviar os documentos! Obrigada!
Bom dia! @Vlad Pen e @mariza Gerra, essa semana meu pai foi ao correio no centro do rj na primeiro de março, lá os atendentes já sabem tudo sobre envio de documentos para Portugal. Por lá que enviamos os documentos para o pedido da cidadania e agora precisamos fazer a transcrição. Meu pai disse que foi muito bem atendido mas as duas pessoas que estavam lá disseram que por conta de uma nova lei do Banco Central não podemos mais enviar o vale para o endereço da conservatória e que teríamos de enviar em nome de uma pessoa física. Como fazer agora? Desde os envio anterior já sabia que deveria enviar como manutenção de ressidente, colocar o endereço da Conservatória e não dizer que era pessoa jurídica mas agora não pode mais ser assim, como estão fazendo? Preciso de ajuda para enviar os documentos! Obrigada!
@Yuri Santos então eu tive sorte com a atendente,ela pediu o nome do meu pai e o concelho de onde tinha nascido, aguardou alguns segundos e disse que estava averbado um casamento e citou até o nome de minha mãe. tenta mais uma vez boa sorte....
@Yuri depois tente novamente, essa informação pode ser passada por eles, vai da boa vontade da atendente, a pessoa que me atendeu semana passada verificou no meu assento de nascimento o qual ainda não constava averbado. Só pediu o numero do assento.
@amandacorreia e @André Ribas obrigado pelos relatos. Amanhã tento novamente, é pq não nasci lá de fato, peguei por cidadania do meu Pai, não sei se muda algo. De qualquer forma, eu tentarei e posto aqui o resultado.
Quando fiz a atribuição da minha mãe o casamento já constava na certidão de nascimento enviada, eles já deveriam averbar na certidão portuguesa também, mas se o fizesse não ganhariam mais 120 euros rsrsrs
Boa tarde... Precisando de uma ajuda... minha avó portuguesa veio para o Brasil e casou com meu avô também português. Já consegui a certidão da minha avó... estou com todos os documentos prontos para enviar para Ponta Delgada para a transcrição de casamento. Agora surgiu uma dúvida... Preciso enviar também a certidão de nascimento do meu avô? Eles fazem essa exigência?
Estive revendo aqui o site do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e de acordo com eles, apenas a cópia da certidão de nascimento dos nubentes Portugueses basta, ou seja, dos dois. Acredito que ambos os seu avos tenham nascidos após 1910, desse modo, se não possuir o registro, pode ser solicitado através do Civil Online.
Comentários
Seu processo ainda é recente, espere pelo menos um mês após a chegada. Ponta Delgada vai mandar o registro pelo Correio gratuitamente, mas demora em média de 30 a 45 dias para chegar no endereço informado no requerimento. Se não quiser esperar tanto, peça a certidão pelo Civil Online.
Vou emitir outra mesmo ...melhor não arriscar.
Obrigada a todos @vladpen @mariza @Yurisantos.
não é aconselhável de forma alguma usar esta certidão.
Estes processos nos são caros (importantes para nós). Arriscar cair em exigência, não é interessante.
Acho que só vale a pena arriscar quando é um caso pontual, em que a conservatória libera o uso daquela certidão.
Não é o seu caso.
Ou apenas as duas certidões ..De nascimento do nubente Brasileiro e de casamento dos meus pais ??
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/linha-registos/index/
e a atendente disse que não tem acesso as certidões de casamento, mas que poderia ver se já haveria averbação do casamento na certidão de nascimento do meu pai.... e já está averbado. fiquei tão feliz que nem perguntei a data da averbação.
enviado via EMS: 07/05/2018
chegou em Ponta Delgada em 22/05/2018.
dia 13/06/2018 já concluído.
obrigado!!!!!!
Paga mais 10 EUR e consulta pelo civil online...
O atendimento pelo consulado além de ser demorado também carece de feedbacks.
Temos é que agradecer por PD existir.
Ora se está averbado , conclui-se que a transcrição de casamento foi concluída.
Desde os envio anterior já sabia que deveria enviar como manutenção de ressidente, colocar o endereço da Conservatória e não dizer que era pessoa jurídica mas agora não pode mais ser assim, como estão fazendo?
Preciso de ajuda para enviar os documentos!
Obrigada!
Desde os envio anterior já sabia que deveria enviar como manutenção de ressidente, colocar o endereço da Conservatória e não dizer que era pessoa jurídica mas agora não pode mais ser assim, como estão fazendo?
Preciso de ajuda para enviar os documentos!
Obrigada!
É isso ..Vocês ajudaram bastante ...Vou terminar de organizar os documentos e mandar a PD.
:-)
então eu tive sorte com a atendente,ela pediu o nome do meu pai e o concelho de onde tinha nascido, aguardou alguns segundos e disse que estava averbado um casamento e citou até o nome de minha mãe. tenta mais uma vez
boa sorte....
Precisando de uma ajuda... minha avó portuguesa veio para o Brasil e casou com meu avô também português. Já consegui a certidão da minha avó... estou com todos os documentos prontos para enviar para Ponta Delgada para a transcrição de casamento. Agora surgiu uma dúvida... Preciso enviar também a certidão de nascimento do meu avô? Eles fazem essa exigência?
Estive revendo aqui o site do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e de acordo com eles, apenas a cópia da certidão de nascimento dos nubentes Portugueses basta, ou seja, dos dois. Acredito que ambos os seu avos tenham nascidos após 1910, desse modo, se não possuir o registro, pode ser solicitado através do Civil Online.
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
http://consuladoportugalrj.org.br/servicos-consulares/registro-civil/casamento/
Sabe se a certidão do seu avô está informatizada?
Caso esteja, basta informar o nº em uma folha separada e anexar ao processo.
Eu fiz desse jeito e deu certo.
Envio dos docs 09/05
Entregue em PD em 15/05
Concluído em 08/06