Cida, o de minha avó foi dado entrada em setembro de 2014. Contratei uma empresa, mas deram entrada e pararam de acompanhar o processo, deixando de cumprir as exigências. Assumi em maio desse ano e enviei o q eles solicitaram. Recebi a informação de que o despacho foi favorável tem 15 dias. Estou super ansiosa, afinal, são 3 anos de espera e minha avó já vai fazer,era 91 anos. Só acredito que deu certo qdo receber a certidão. Morro de medo de ainda pedirem prova de vida. Ela está bem, lúcida, mas seria mais um transtorno...
@luizaparada meu processo está mesma situação desde o dia 6 desse mês, o atendente da linha de registos me falou que está demorando 2 meses e meio do despacho para o registo, qualquer novidade vamos atualizando...
@fabiogarrido foi exatamente dia 06 que liguei. Ela me disse q a decisão foi favorável e só faltava emitir a certidão. Qdo liguei na semana seguinte falaram q faltava o Conservador deferir ou não a nacionalidade. Hj disseram q tá na mesa do Conservador para despacho.... fico perdida, mas pelo visto vai demorar mais uns meses.....QQ novidade, te aviso...
Pensa o tanto que tô chateada. O processo do meu esposo de aquisição é de agosto/16,foi dada entrada em Lisboa por procuração e o fela da mãe do procurador mudou de endereço e não avisou a mim e nem o pessoal da conservatória. Resultado: Enviel email ontem perguntando como tava o processo e me responderam hoje pedindo pra passar o endereço correto pq já haviam enviado o ofício pra morada indicada no processo e a correspondência voltou. Informei o novo endereço,tomara que não demorem a enviar novamente,ou vcs acham que é melhor o procurador ir lá pessoalmente pra assinar esse ofício? Resumindo: Já tava demorando agora vai demorar mais ainda com essa brincadeira. Haja paciência viu.
@poliana, o oficio que se refere é o da mudança de lei, caso seja este você pode responder já por e-mail, não tem que esperar te enviarem novamente para o seu endereço. Já que enviou o endereço pra eles, não há com o que se preocupar, boa sorte no processo de seu marido.
Dei entrada no meu pedido de naturalização (aquisição) dia 24/04/2017 nos Registos centrais no CNAI Lisboa e somente no dia 15/09 recebi a carta a dizer que foi atribuído o numero ao processo e que só agora vai começar as diligencias. Resumindo ainda vai demorar.
Enviei o meu processo (vó portuguesa para neto) para Lisboa 03/08/2017, acredito que a documentação esteja toda correta e sem pendências. Quanto tempo estão levando para gerar um número e iniciar o processo de análise? Esse número nos é repassado por email ou por carta?
@Cesar liguei na linha de registro semana passada e meu processo ainda estava na mesma, análise de sempre, não finalizaram agosto não o meu é do dia 16 nem os das meninas que são de Julho foram finalizados. Ainda devem estar no início de agosto.
Meu processo de naturalização(por tempo residência) entrada em 30/09/2017 também está ainda em análise, liguei semana passada e me disseram que nem este ano terei nacionalidade ou seja os processos estão a demorar mais que 15 meses a serem finalizados
#Sidney SN foi um lapso da minha parte, pois é, deu entrada à 30/09/2016, quase um ano, é naturalização por tempo de residência em Portugal, mas até agora está na análise infelizmente.
Pessoal, alguém consegueme indicar um link para uma discussão aonde eu possa encontrar
- quais são os próximos passos após o fim do processo de atribuição (do meu avô para mim) pela lei antiga; - qual e-mail do CRC de Lisboa para ter acompanhamento do meu processo.
Galera, se alguem puder me esclarecer essa dúvida. Estou no processo de Atribuição do meu pai (atribuição de pai para filho). Meu pai foi casado e ja se divorciou( Ele é o declarante da minha certidão de nascimento). Quando eu for fazer meu processo, antes eu preciso transcrever o casamento e o divórcio do meu pai? Se sim, sabe quanto custa?
@CEGV obrigada pelo esclarecimento! Será que você saberia me responder, caso todos meus tios e primos já tenham feito todo esse processo, será que já não foi feita a transcrição do casamento dele ou preciso fazer mesmo assim? E depois de finalizado o meu processo, se seria mais ágil se eu fosse a Portugal fazer essa documentação e entregar esses formulários ou melhor fazer por aqui? Pensei em ir e já fazer tudo, inclusive passaporte... Obrigada novamente!!!
@CEGV Pergunto pois um escritorio de advogados queria fazer orcamento conforme sugestão abaixo: "Para tanto, em seguida à conclusão do processo de naturalização, será necessário requerer um novo processo de nacionalidade (conversão da naturalização para atribuição)." Parece um pouco burocrático...
Bom dia, a todos! Juntei todo minha documentação de Neto para aquisição, pois pais falecidos conforme datas abaixo: Envio dia 10/11/2016 Chegada dia 22/11/2016 Processo numerado dia 19/04/17 Nº 93xx/17 Carta recebida referente a lei 6.4 dia 15/09/17 Respondida via e-mail dia 22/09/17 Receberam a resposta dia 25/09/17 Sei o quanto todos nós estamos ansiosos pela finalização, mais a quantidade de processos é uma coisa anormal, vamos ter paciência, pois acredito que os funcionários em Portugal, estão afazendo o seu melhor. Tenho a agradecer a todos os Moderadores desse grupo, e seu participantes, pois leio cada informação aqui passada, todos os dias!! Boa sorte a todos nós!!!
Será que uma pessoa que vive há mais de 10 anos em Portugal, trabalhando e fazendo descontos para o país terá menos direito em ser português de que os outros? Um ano de espera e a situação tudo na mesma nunca dão uma resposta nem são claros nos seus serviços muito sinceramente esses país começa a meter nojo da forma como tratam dos assuntos, ja vi relatos de gente que colocaram seus processos cerca de 6 meses depois do meu e já tem o seu caso resolvido, e eu estando aqui a viver o meu processo é como se ñ existisse.
Comentários
Dei entrada no meu pedido de naturalização (aquisição) dia 24/04/2017 nos Registos centrais no CNAI Lisboa e somente no dia 15/09 recebi a carta a dizer que foi atribuído o numero ao processo e que só agora vai começar as diligencias.
Resumindo ainda vai demorar.
Seu processo então é Aquisição e a data seria então 30/09/2016
Correto ?
- quais são os próximos passos após o fim do processo de atribuição (do meu avô para mim) pela lei antiga;
- qual e-mail do CRC de Lisboa para ter acompanhamento do meu processo.
Muito obrigada,
Helena D'Arriaga.
Estou no processo de Atribuição do meu pai (atribuição de pai para filho). Meu pai foi casado e ja se divorciou( Ele é o declarante da minha certidão de nascimento). Quando eu for fazer meu processo, antes eu preciso transcrever o casamento e o divórcio do meu pai? Se sim, sabe quanto custa?
Será que você saberia me responder, caso todos meus tios e primos já tenham feito todo esse processo, será que já não foi feita a transcrição do casamento dele ou preciso fazer mesmo assim?
E depois de finalizado o meu processo, se seria mais ágil se eu fosse a Portugal fazer essa documentação e entregar esses formulários ou melhor fazer por aqui? Pensei em ir e já fazer tudo, inclusive passaporte...
Obrigada novamente!!!
Pergunto pois um escritorio de advogados queria fazer orcamento conforme sugestão abaixo:
"Para tanto, em seguida à conclusão do processo de naturalização, será necessário requerer um novo processo de nacionalidade (conversão da naturalização para atribuição)."
Parece um pouco burocrático...
Juntei todo minha documentação de Neto para aquisição, pois pais falecidos conforme datas abaixo:
Envio dia 10/11/2016
Chegada dia 22/11/2016
Processo numerado dia 19/04/17 Nº 93xx/17
Carta recebida referente a lei 6.4 dia 15/09/17
Respondida via e-mail dia 22/09/17
Receberam a resposta dia 25/09/17
Sei o quanto todos nós estamos ansiosos pela finalização, mais a quantidade de processos é uma coisa anormal, vamos ter paciência, pois acredito que os funcionários em Portugal, estão afazendo o seu melhor.
Tenho a agradecer a todos os Moderadores desse grupo, e seu participantes, pois leio cada informação aqui passada, todos os dias!!
Boa sorte a todos nós!!!
Um ano de espera e a situação tudo na mesma nunca dão uma resposta nem são claros nos seus serviços muito sinceramente esses país começa a meter nojo da forma como tratam dos assuntos, ja vi relatos de gente que colocaram seus processos cerca de 6 meses depois do meu e já tem o seu caso resolvido, e eu estando aqui a viver o meu processo é como se ñ existisse.
"Bom dia,
Estão a ser analisados os processos que deram entrada dia 15/12/2016.
Com os melhores cumprimentos
Helena Paiva"