Recebi hj a informação de que o processo de minha avó foi despachado pela Conservadora no dia 21/09, só falta a certidão. Pedi uma estimativa de prazo para emissão da certidão e falaram q está em torno de 2 meses e meio.
@Sidney S N O meu foi direto pela conservatória e a mensagem que eu postei foi a que a própria conservatória me respondeu do email que mandei. Talvez processos via consulado estejam andando mais rápido (e se ainda existir, essas pessoas podem ter pago taxa de urgência)
Boa dia pessoal, meu processo de atribuição foi concluído hoje dia 27/09
31/03/2016 - Enviei o processo a conservatória 04/04/2016 - Foi entregue meu processo na conservatória 04/04/2016 - Foi numerado o processo de nacionalidade nº 19XXX/16 Processo em analise... 05/05/2017 - Para despacho 08/05/2017 - Verificação de diligências oficiosas junto a embaixada de Brasilia.(fui na embaixada e segundo a funcionaria todo processo de quem nasceu nos estados de GO e MG cai nessas diligencias para verificar a veracidade do documento por serem regiões conhecidas por fraude e falsificação de documentos .) 04/06/2017 - diligências oficiosas sanadas pela embaixada de Brasilia. Para despacho... 28/07/2017 - Despacho favorável .... 27/09/2017 - Registro e envio da certidão (FINALMENTE!!!)
Parabéns, Daniel!! O de minha avó foi despachado pela Conservadora no dia 21/09, agora só falta emitir a certidão. Eles disseram que demora 2 meses e meio p a emissão...
Amigos, eu fico muito confuso em alguns momentos e não compreendo as razões e voces porfavor me expliquem....
Por que enviar o processo diretamente a Conservatoria de Lisboa para processos de atribuição demorando assim mais de 1 ano, como relatado pelo @Daniel Augusto, se pelo consulado de SP tudo se resolve em até 8 meses ?
@sidney acredito que todo mundo que manda processo de atribuição (pai para filho) para Lisboa vai seguindo a recomendação das Embaixadas e só descobre o forum depois de alguns meses. Quando eu fui assinar o formulário na embaixada aqui de Brasília fui informado que a única embaixada que recebia por correio era a de Lisboa .
@Marlon Dias eu acredito que o meu processo ficou guardado em algum local indevido mesmo colocando os 2 meses problemáticos( Maio com a verificação das diligencias e Agosto com o menor numero de funcionários trabalhando) ultrapassou muito o tempo dos processos que eu venho acompanhando. @luizaparada semana passada eu fui informado que demoraria mais 1 mês e meio para registrar o assento então eu acredito que a pessoa que nos atende sempre joga uma data aleatória,
Sidney S N a informação que tenho é que os Conservadores mais experientes ficam em Lisboa e portanto são mais ágeis, o problema é o grande aumento no volume dos processos e os processos para netos que só podem ser feitos por lá.
Noemi, Enviei esse ano duas certidões referentes ao processo de minha avó q caíram em exigência. Uma do casamento dela e outra foi de casamento dos pais dela. A última enviei em agosto. Não enviei via reprográfica não é não tive problemas. Uma conhecida foi dar entrada pessoalmente na semana passada e não conseguiu pq estava sem as cópias. Ela tentou outras Conservatórias t e não conseguiu.
@NanaRPB Oi. Infelizmente conta a partir da numeração.... Pra você ter uma idéia, eu entreguei meus documentos em Set/16 - há mais de um ano - no Consulado do Rio - e foi numerado 6xx/17, em Janeiro, quer dizer, quase quatro meses depois, e ainda está em análise.
@Marlon Dias, então o seu passou a conta apartir de Janeiro de 2017? E sua numeração é de 60 mil para aquisição, então a minha numeração deve ser perto da sua. Pois eu enviei os documentos em Dezembro 2016 via advogado e ele deu entrada em Janeiro. Obrigada pela atenção.
@Maia2017, após vocë confirmar com a conservatória havia integrado o assento, demorou quantos dias para o consulado liberar para o agendamento? Haviam datas de agendamento livres na mesma semana?
Comentários
Não sei se essa informação esta atualizada, pois existem pessoas que entraram por consulado em Janeiro/2017 e ja estão com seus processos concluidos.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8529/consulados-acompanhamento-de-processos#latest
O seu foi direto ou via consulado ?
O meu foi direto pela conservatória e a mensagem que eu postei foi a que a própria conservatória me respondeu do email que mandei. Talvez processos via consulado estejam andando mais rápido (e se ainda existir, essas pessoas podem ter pago taxa de urgência)
31/03/2016 - Enviei o processo a conservatória
04/04/2016 - Foi entregue meu processo na conservatória
04/04/2016 - Foi numerado o processo de nacionalidade nº 19XXX/16
Processo em analise...
05/05/2017 - Para despacho
08/05/2017 - Verificação de diligências oficiosas junto a embaixada de Brasilia.(fui na embaixada e segundo a funcionaria todo processo de quem nasceu nos estados de GO e MG cai nessas diligencias para verificar a veracidade do documento por serem regiões conhecidas por fraude e falsificação de documentos .)
04/06/2017 - diligências oficiosas sanadas pela embaixada de Brasilia.
Para despacho...
28/07/2017 - Despacho favorável
....
27/09/2017 - Registro e envio da certidão (FINALMENTE!!!)
Por que enviar o processo diretamente a Conservatoria de Lisboa para processos de atribuição demorando assim mais de 1 ano, como relatado pelo @Daniel Augusto, se pelo consulado de SP tudo se resolve em até 8 meses ?
Quando eu fui assinar o formulário na embaixada aqui de Brasília fui informado que a única embaixada que recebia por correio era a de Lisboa .
@luizaparada semana passada eu fui informado que demoraria mais 1 mês e meio para registrar o assento então eu acredito que a pessoa que nos atende sempre joga uma data aleatória,
Ok Walter, concordo com voce, mas o caso do @daniel era Atribuição.... ou seja (pai/mãe --> filho(a))
Enviei esse ano duas certidões referentes ao processo de minha avó q caíram em exigência. Uma do casamento dela e outra foi de casamento dos pais dela. A última enviei em agosto. Não enviei via reprográfica não é não tive problemas. Uma conhecida foi dar entrada pessoalmente na semana passada e não conseguiu pq estava sem as cópias. Ela tentou outras Conservatórias t e não conseguiu.
concluir um processo de aquisição?
Essa contagem é feita partir da entrega dos documentos a conservatória ou apartir da atribuíção do numero ao processo??
Obrigada pela atenção.
' Bom dia
Estão a ser analisados os processos que deram entrada no dia 20/12/2016.
Com os melhores cumprimentos
Helena Paiva'
Conta a partir do dia que chegou na Conservatória. Perguntei uma vez e me disseram isso.
"Bom dia
Estamos a analisar os processos entrados em 27/12/2016
Com os melhores cumprimentos
Amélia Morais"