Nova plataforma de consulta de andamento do processo

1161718192022»

Comentários

• @Bia_C o seu processo é por qual artigo? (neto, casamento, residencia)?

• Boa tarde.

Aquele dia que todos esperamos chegou. Após o almoço recebo um e-mail a dizer que houve alteração no meu processo, e a seguir um e-mail com o assento. Obrigado a todos que conheci no forum em especial a este tópico. Desejo paciência e sorte a todos. Foram 18 meses e alguns dias a espera.

Uma pergunta:

Consigo solicitar o cartão de cidadão somente com o assento que me enviaram por e-mail?

Obrigado a todos!

• @Constantino_86

Parabéns!!! Comemore com a família.

Consigo solicitar o cartão de cidadão somente com o assento que me enviaram por e-mail?

Sim

• @Constantino_86

Parabéns pela conquista!

Se puder, por favor inclua/atualize seu processo na nossa plataforma colaborativa: https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

• @eduardo_augusto obrigado. Atualizei assim que recebi o e-mail. Valeu

• @@Constantino_86

Parabéns !!!

Em qual artigo você se inscreveu (casamento, neto, filho)? e onde você se inscreveu?

• @Scd Tempo de residência. IRN de Estarreja, ao qual encaminha para central de Oliveira de Azeméis.

• Constantino _86 muitos parabéns, fico feliz de saber que os membros estão conseguindo obter a sua nacionalidade portuguesa. Espero que muitos mais as consigam, eu também já tenho a minha desde 16/01 demorou 15 meses a ficar concluído o meu processo e já tenho o meu cartão de cidadão. A minha nacionalidade portuguesa foi por parte de filha de português.

• Boa noite,

Hoje ao entrar na plataforma eu vi que houve uma mudança de status informando que foi requisitado alguma informação ou documento extra, só que não recebi nenhuma notificação detalhando que "ïnformação/documento"solicitado. Como consultar o que estão exigindo?

E a bolinha da 4 etapa tb aparece uma informação dizendo que o pedido já passou por todas as transações exceto "proposta da decisão".

Estou confusa. Está aguardando envio de documento ou está para decisão? E onde posso consultar o que estão pedindo? não recebi nenhum e-mail solicitando nada...

Alguém consegue me ajudar?

muito obrigada!

.

• @Priscila Reigoto

No fim de Setembro de 2024 o IRN fez a migração de milhares de processos da antiga plataforma de tramitação, para a nova. E essa data 28-09-2024 terminou ficando como uma data "padrão". Não sabemos se a migração efetivamente foi realizada nessa data, ou se eles apenas escolheram essa data para que o campo não ficasse vazio.

A mensagem de que há alguma pendencia é um texto explicativo da bolinha, e não significa necessariamente que o seu pedido tenha alguma pendencia.

Infelizmente essa plataforma de consulta deixa muito a desejar no quesito transparência. Mas é o que temos.

Ninguém aqui no fórum pode te dar mais informações, pois somos apenas voluntários, sem nenhuma ligação com o IRN.

Se você está insegura, o melhor a fazer é ligar para o IRN. Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa é preciso insistir, não adianta ligar uma ou duas vezes e dizer que não conseguiu falar com ninguém... tem gente que passa dias tentando.

Pode também enviar um email para a Conservatória onde seu processo está tramitando, mas provavelmente não receberá resposta. Recomendo enviar com confirmação de entrega e de leitura e guardar as confirmações. Pelo menos assim você terá evidências de que tentou obter informações.

• @sarasoares20 Residência

• Bom dia! Tudo bem? Não sei a minha dúvida entra aqui, se não for podem me indicar onde devo colocar.

Tirei a cidadania da minha mãe como filha de português com a ajuda do fórum. O processo demorou um ano e ficou pronto ano passado.

Agora estou olhando para dar entrada no meu processo também como filha. Meu pai, que não tem nacionalidade portuguesa, foi quem me registrou.

Eu preciso transcrever o casamento deles em Portugal ou não é necessário e posso seguir os mesmos passos que fiz com a da minha mãe?

• Olá @eduardo_augusto !

Obrigada pela resposta!

Eu acompanhei esse período de migração e meu processo foi migrado sem nenhum problema aparentemente. Estava aguardando decisão. Agora em março que ele retrocedeu e apresentou esse status de pendência, isso é novo. Nao constava em fevereiro/2025. E recebi um e-mail da Plataforma de serviços de Registo <noreply@irn.justica.gov.pt> pedindo para eu verificar a mudança de status no meu processo, mas não diz o que é e nem o que devo fazer referente a essa "pendência". Eu vim aqui no fórum com a esperança de alguém ter passado por isso e pudesse me indicar o que fazer ou onde consultar mais informações. Sei que todos aqui são voluntários e compartilham experiências no intuito de ajudar o próximo e isso já me ajudou bastante.

Já enviei um email para registro/conservatória central onde foi dada entrada do meu processo, mas como vc me disse, eu estou sem nenhuma esperança de resposta.

Onde posso fazer essa essa "confirmação de entrega e de leitura"? por e-mail? pq o endereço de e-mail que recebi é esse noreply@irn.justica.gov.pt... entao ele provavelmente não recebe resposta. E vou tentar ligar também...

Mais uma vez , muito obrigada pela ajuda.

abs.

• @Priscila Reigoto

A lista de contatos você encontra aqui: Lista de Contactos | IRN.Justica.Gov.pt

No "assunto" do email, mencione diretamente o número do processo e o nome do requisitante.

Explique, de maneira objetiva, o que aconteceu e qual é a sua dúvida. Não enrole muito, não conte muita história. Basicamente, "mandei meu processo no dia tal. no dia tal recebi uma mensagem por email indicando uma alteração no estado do processo. de acordo com a página de acompanhamento, o processo depende de uma informação ou documento extra. No entanto, não recebi nenhuma notificação onde seja mencionado qualquer informação ou documento faltante. Peço a gentileza de me informar, no mais breve prazo, quais são as informações ou documentos faltantes."

isso é só um rascunho, coloque num serviço de inteligência artifical qualquer para ter uma redação melhor elaborada.

Quanto a confirmação de entrega e leitura, depende do programa que você usa para ler e escrever emails.

Basicamente é algo com essa cara:

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.