Nova plataforma de consulta de andamento do processo

1151617181921»

Comentários

• @belletrice

Os processos por residência demoram mesmo, na CRC demora ainda mais do que no ACP. Dei entrada em fevereiro de 2023 no ACP e só foi para a bolinha 3 com lápis 29/09/24. Tenho uma amiga que entrou com o processo uns meses antes e o dela demorou 2 anos e 1 mês, então estou a espera que vá demorar mais ou menos isso também. De qualquer forma é preciso ficar com a residência válida durante todo o processo.

• @Bia_C Obrigada pelo teu testemunho, ajuda-me muito em termos de perspetiva!

Nós acabámos mesmo por contratar uma advogada de imigração e ela já estar a fazer o processo para a abertura de atendimento para renovação do título de residência. Ela acredita conseguir o agendamento e novo título antes deste expirar em agosto por isso vamos ver...

O demorar realmente já estávamos à espera. Na altura em que submetemos (jul/23) as estimativas eram de 14 a 18 meses mas já se falava que realisticamente seria mais 24 a 30 meses. A nossa surpresa efetivamente foi a total falta de meios e alternativas para renovar o título de residência, algo que antes era simples (apesar de demorado para marcar).

Por agora, esperamos!

• Boa noite a todos!

Gostaria de compartilhar que, finalmente, o processo de filha 1C da minha mãe foi concluído em 28/01/2025, com assento emitido na mesma data, porém recebido por email apenas em 30/01/2025, após o envio de emails solicitando atenção ao caso.

O primeiro email foi enviado em 21/01/2025, no qual expliquei que o processo, no antigo sistema, havia terminado em 07/08/2924 aguardando a criação do registro, e, no novo sistema, estava na fase 3 aguardando decisão desde 16/09/2024.

Ressaltei que havia relatos de que, na migração para a nova plataforma, alguns processos permaneceram na antiga plataforma, e não foram transferidos automaticamente para o novo sistema.

Em 28/01/2025, recebi um e-mail da Plataforma de Serviços de Registro informando que o processo havia sido atualizado. Ao consultar o sistema, verifiquei que o processo estava com o status concluído, mas nenhum registro de nascimento fora disponibilizado.

Em 29/01/2025, enviei email para Arquivo Central de Porto e Registros Centrais de Lisboa solicitando o registro, o qual for enviado por email em 30/01/2025.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a todas as contribuições deste fórum, sem as quais não teria obtido êxito.

• Boa tarde a todos os amigos do fórum cidadania portuguesa! Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela ajuda aqui no fórum, foi 1 ano e meio aqui com vocês tirando duvidas, esclarecendo cada passo a passo do processo de nacionalidade. Ontem dia 30/01/2025 estive no consulado geral de Portugal do Rio de Janeiro e dei entrada no meu cartão cidadão.

Vim dar uma dica que vai ajudar muitas pessoas, pois ao mudarem a plataforma do processo de nacionalidade, ficaram muitas dúvidas. Vamos lá!

Quando mudou a plataforma para a "nova" meu processo se dava como "CONCLUIDO" ou seja, as 4 bolinhas preenchidas e com a data na ultima bolinha. Sendo que seguia com a mensagem na 3ª bolinha (QUE TEM MUITAS PESSOAS AQUI NO FÓRUM ASSIM) O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão". Sendo que ainda não havia chego meu assento de nascimento e nem nada, estava parado ai desde setembro.

🚨 AGORA VEM O PULO DO GATO 🚨

Meu processo estava dessa forma, ai eu entrei no civil online e solicitei meu assento de nascimento. Foi ai que descobri que meu assento estava pronto desde essa data do dia 05/09/2024. Então acho válido pra quem esteja (NO MESMO ESTADO DE PROCESSO QUE O MEU ESTAVA), pagarem para ver se o assento já está disponível, que foi o meu caso!

Vou enviar abaixo o passo a passo que peguei aqui no fórum para fazer a solicitação. Espero ter ajudado vocês de coração! Mais uma vez agradeço e boa sorte a todos!

O assento de nascimento é o mesmo solicitando pelo civil online

Entrar no site https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp

No menu a direita clicar em “Pedido de Certidão Online”

Depois em “Entrar sem autenticação”

Na página seguinte preencher em Identificação do Requerente o Nome, Telefone e E-mail

N.º ID Civil e NIF pode deixar em branco

O número do telefone preencha no formato 55 + DDD ( 2 digitos) + número do telefone. De preferência coloque o número do celular pois vai receber por SMS as informações do andamento do pedido.

Escolha o Tipo de certidão e se é sua certidão ou de terceiros

Nos “Dados do Pedido” preencha o nome completo da pessoa que é a titular da certidão que está requerendo, “Número/Ano do registo” se souber, e a Data de Nascimento no formato DD-MM-AAAA

Em naturalidade escolha o país em que ela nasceu, caso seja Portugal escolha o Distrito, Concelho e Freguesia. Caso tenha nascido no Brasil escolha Brasil e os campos vão mudar. Preencha “Local” com a cidade e estado em que ela nasceu.

Informe o nome completo do pai e da mãe e confirme.

Na página seguinte escolha faça o pagamento por cartão de crédito e ao final do processamento do pagamento clique no botão voltar ao site para já registrar no civilonline o pagamento.

O tempo de processamento pode variar, normalmente leva até 1 dia útil mas pode finalizar a certidão em questão de algumas horas.

Ao final você vai receber por e-mail e SMS um código de acesso a certidão solicitada que foi emitida por meio eletrônico. O código de acesso é numérico e no formato XXXX-XXXX-XXXX

Para acessar a certidão entre novamente no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/homepage.jsp e no menu a direita clique em Consulta de Certidão.

Digite o código de verificação que vai aparecer e o código de acesso que você recebeu

Na página seguinte você tem a opção de baixar um documento no formato .DOC (Word) com a certidão emitida. Esse código de acesso tem validade de 6 meses.

• @Viviane1972

Boa Noite Viviane, acabei de enviar um E-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, que é onde se encontra o meu processo. Vamos aguardar a resposta deles.

• Boa noite joao _ machado muito bem agora é aguardar uma resposta, espero que seja em breve e seja favorável . Pelo que já li aqui muitas pessoas conseguiram a nacionalidade ao mandar email para a conservatória que deram entrada . Desejo muito boa sorte para voce e a todos que estão a espera de ver o seu processo concluído. Se você obtver uma resposta nos diga alguma coisa tá . Continuação de um bom fim de semana.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.