Nova plataforma de consulta de andamento do processo

11617182022

Comentários

• Ibrahim _UK muito obrigada sim realmente vai mudar a minha vida , hoje liguei para o consulado em Frankfurt me mandaram ligar para outro lado no qual foram muito simpáticos e me deram um site para marcar uma hora para eu fazer o meu cartão de cidadão . Mais não consigo porque não aceita o meu e-mail diz que preciso de um e-mail válido mais eu não tenho outro e-mail vou tentar mais uma vez segunda feira se não der vou ligar novamente e expor o meu problema que agora é tirar o meu cartão de cidadão português.

• @Vivi@Viviane1972 muito obrigado e muitos parabéns!!!

• Boa tarde a todos,

Hoje tomei a liberdade e enviei um e-mail a conservatória ao qual meu processo foi encaminhado, Oliveira de Azeméis.

Eles foram cordiais e me responderam. A informação é a seguinte abaixo, que pode servir de ajuda para pessoas como eu, que lá tem seu processo:

"Estamos neste momento a analisar e decidir processos entrado em meados de junho de 2023, cuja numeração se inicia em 78 mil."

O meu é de número 94 e foi dada entrada em 11/09/2023. Acredito que até o meio do anos estarei aqui convosco a preencher este campo com informações.

Votos de um bom final de semana.

• Constantino _86 então você deu entrada no seu processo no dia 11/09/23 com que finalidade ,filho, neto ou por tempo de residência. Mais já está nos 78 mil então não falta muito para você também obter a sua nacionalidade portuguesa Deus queira que sim que seja o mais breve possível boa sorte.

• Boa noite @Constantino_86 , na pagina do andamento do meu processo, consta como "Local do pedido: Conservatória dos Registos Centrais", exatamente como está escrito, acredito que o de português (Registos) seja deles mesmo. Como eu descubro o e-mail para me informar? O meu processo começa com 47mil, foi submetido em 24/04/2023, e ainda nem entrou em analise. É cidadania para cônjuge.

Poderia me ajudar?

Obrigado.

• @Viviane1972 meu processo é por tempo de residência.

Acredito que deva sair até o meio do ano, se Deus quiser. @Vivi

• @AmiltonACostaFilho segue abaixo o endereço solicitado.

registos.centrais@irn.mj.pt

Bom fim de semana.

• Olá Amigos do Fórum, boa tarde.

Preciso da ajuda de vocês.

No dia 10/09/2024 consultei, ainda no sistema antigo, o processo de atribuição da minha filha (menor) e estava concluído, na bolinha 7, aprovado e aguardando o registro. Acontece que não recebi nada, nenhuma carta, e-mail, e na mudança do sistema, agora consulto e voltou para a bolinha 1, submetido, e não sai mais daí. Sabem o que pode ter acontecido? Seria algum erro de sistema e o processo dela estaria mesmo aprovado? Ou não? Existe algum outro local que eu possa consultar ou enviar e-mail/ligar para ver se está tudo certo?

Obrigado, Felipe.

• @Viviane1972 tente novamente amanhã como disse, mas se fosse eu e o meu e-mail não funcionasse, estaria a criar outros dez endereços com cada site de e-mail gratuito!! este não é um obstáculo importante em comparação com a aprovação da cidadania 😆

• "SOCIEDADE

Justiça atrasa notificações e processos de cidadania portuguesa não avançam | Sociedade | PÚBLICO

Com falta de oficiais de justiça, Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa não expede decisões para que o Instituto dos Registros e do Notariado (IRN) conceda, com urgência, nacionalidade lusa."

• Boa noite a todos, quando vemos que o processo estava adiantado na plataforma antiga e que na nova plataforma nos da a entender que está voltando para trás, façam como eu fiz envie um e-mail para a conservatória a explicar a minha situação que estava na bolinha 7 aguardando que fosse criado um registo de cidadão português e na plataforma nova estava para decisão desde 16/09/2024. No dia seguinte recebi um e-mail dizendo que tinha havido uma mudança no meu processo de nacionalidade portuguesa. Fui verificar e já estava concluído. O que me foi relatado foi que quando houve a mudança de plataforma o meu processo continuou na plataforma antiga o sistema não levou o meu processo , como digo também pode ter acontecido com outros processos não custa nada pedir um esclarecimento de como anda o processo. Ontem consegui marcar com o escritório consular em Frankfurt para tirar o meu cartão de cidadã portuguesa e o meu passaporte dia 05/02/2025. Não custa tentar boa sorte a todos .

• Esqueci de esclarecer que o meu processo era de filha de português e eu mesma fui levar os documentos a conservatória do registo central do Porto no dia 13/10/2024 meu processo demorou 15 meses a ficar concluído.

• Bom dia

Achei o artigo acima MUITO interessante. O autor, faz uma critica contundente aos serviços do IRN

abçs

• Boa noite,

de mais alguém

Este é um elemento externo incorporado. Ele pode ser excluído usando a tecla Deletar ou a tecla Backspace. Para visualizar o elemento inteiro, pressione o botão de Pré-visualização abaixo.
    Imagem
    IMG_4348.jpeg
    593.81 KB

está com esse erro ? 🤡

já tem umas 2 semanas que tento acessar meu pr

• Boa noite,

alguém sabe quanto tempo esta demorando a ser emitido o registo de Nascimento?

entrei em contato com a conservatória de lisboa por email e a pesar da plataforma estar aparecendo como se meu processo estivesse na penúltima etapa,a informação que a conservatória me passou é que está concluído, só aguardando ser criado meu registo de Nascimento! Mas não dão uma previsão para isso, teoricamente meu processo foi concluído em julho de 2024 e a emissão da certidão esta sendo criada desde então 😮‍💨

alguém passando pela mesma coisa? Ou sabe alguma informação sobre?

• Ola @Nat0611 para qual email vc solicitou informacoes? no meu caso é a conservatoria do porto, é o mesmo email?

• Pessoal quem puder alimentar a planilha disponivel neste forum, alimente com suas informacoes, é muito bom para se ter uma ideia do que esta acontecendo com todos nós, não precisa identificar os seus dados, é super simples, e os resultados sao super legais. o link da planilha é: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/profile?planilha

• bom dia,

não, o email é diferente de cada conservatória, acredito que no google encontre o de Porto.

@Marcos2024

• @Marcos2024 @Nat0611

Bom dia,

Meu processo de nacionalidade de filho, na Conservatória dos Registros Centrais, está na fase 3 ( para decisão ) não marcado, ou seja, com lapis em branco. Há sempre aquela dúvida se todas as análises acabaram mesmo, e se o processo está realmente para decisão. Como saber ?

Vale a pena enviar um email para conservatória pergutando qual efetivamente é o estado atual do processo ? Vale a pena, ou a resposta que vou receber é para que eu consulte a plataforma on line?

• Boa noite amigos.

Meu processo está completando 40 meses e nada ainda (neto português, IRN do Porto).

Vamos rezar kkkkk

Como diria Gilberto Gil e Caetano Veloso "andar com fé eu vou, que fé não costuma falhar".

Um abraço e todos e boa sorte!

• @Cesargmpeliz 3 anos e 4 meses para netos é muita coisa. Peguei as planilhas outro dia aqui no site e selecionei 20 processos encerrados de netos e a média era sempre de 44 meses no máximo, alguns chegavam a ter 20 meses e e outros 41, mas nunca mais do que 44 meses, pelo menos não encontrei mais do que isso, se tiver algum caso passei sem perceber!

Mas pelo andamento das datas de verificação de processos de netos, que agora ainda está em 2021, eu acredito que 50 meses é no novo padrão!

• editado January 27

O do meu pai com 31 meses já , e minha esperança é continuar na genealogia e encontrar outra cidadania por parte de outro país ( Polônia , Alemanha ou Itália…) , triste

3 ofertas de emprego canceladas por falta de um passaporte que tenho direito.

• Bom dia a todos/as!

Eu sou Portuguesa e o meu marido, Brasileiro, iniciou o processo de nacionalidade por residência a 31 de julho de 2023, processo iniciado pelo número 79mil, e apesar de termos enviado por carta tudo para Lisboa, descobrimos no ano passado que foi parar ao Arquivo Central do Porto. Não quisemos iniciar o processo por casamento pois apenas tínhamos na altura 2 anos de casados (iam ser 3 em novembro de 2023) e nós, inocentes, achávamos que isso podia dar azo a que fosse imediatamente dispensado😂Contudo, enviámos a nossa certidão de casamento e regime de bens de qualquer forma em conjunto com os documentos necessários para nacionalidade por residência.

Ele encontra-se a viver em Portugal desde 2014, primeiro como estudante e depois como investigador, cargo que ainda exerce.

O fórum tem sido muito útil para perceber mais ou menos o que esperar dos timings mas vi poucos casos de nacionalidade por residência. Eu já escrevi um email para o ACP para pedir informações sobre o caso dele visto que ainda não saiu sequer do primeiro ponto que é "Submetido".

Aconselham a fazer mais alguma coisa ou apenas esperar? O cartão de residência temporária dele termina em agosto deste ano, como imagino todos os vistos que foram automaticamente renovados durante o Covid, e tenho receio que termine antes da AIMA/IRN marcarem a renovação e que isso interfira no processo de nacionalidade.

Obrigada desde já!

• @belletrice

Aconselham a fazer mais alguma coisa ou apenas esperar? O cartão de residência temporária dele termina em agosto deste ano, como imagino todos os vistos que foram automaticamente renovados durante o Covid, e tenho receio que termine antes da AIMA/IRN marcarem a renovação e que isso interfira no processo de nacionalidade.

Deve providenciar a renovação do cartão de residência. Independente do processo de nacionalidade, ele não pode ficar ilegal em Portugal.

• @eduardo_augusto Imaginei que sim. Não existe informação nenhuma sobre como agendarmos uma renovação nós mesmos. Todos os links que vi sobre o assunto indicam que será o IRN a entrar em contacto e quando ligamos, ninguém nos atende. No backoffice do SEF, indicam-nos que o tipo de título não permite a renovação automática, para usar os meios alternativos.

Já escrevemos para o IRN, para o ACP e para a AIMA. Acho que não há mais que possamos fazer... Estamos a ver advogados de imigração mas realisticamente não sabemos se eles poderão fazer alguma coisa por este caso. Alguém já teve uma experiência assim?

• Bom dia a todos do grupo, a minha nacionalidade portuguesa saiu em 16/01/2025 . No dia 15/01 envie um e-mail para a conservatória do registo central do porto a pedir um esclarecimento. No qual me enviaram um email a comunicar que o meu processo de nacionalidade portuguesa tinha sofrido uma alteração. Fui ver e já estava como concluído. Isso tudo porque na plataforma antiga estava na fase 7 aguardando que fosse criado um registo de cidadão português. Na plataforma nova estava na fase 3 para decisão desde 16/09/2024. O que me foi dito é que o meu processo de filha não tinha sido transcrito para a nova plataforma por isso não estava como concluído. Resumo disso digo eu que vale a pena sim mandar um ou mais emails para a conservatória a pedir um esclarecimento de como anda os processos . No mesmo dia recebi outro email com o meu assento de nascimento português. O meu processo era de filha de português e eu mesma o meti no dia 13/10/2024 na conservatória do registo central do Porto. Então para todos os membros eu desejo boa sorte.

• @Viviane1972

Tudo bem? Nossa eu envio email tem um tempo já, mas nunca recebo email de volta. Poderia me informar quais emails você utilizou?

• Boa noite rodrigonovo, o email eu enviei para arquivocentral.porto@irn.mj.pt é o arquivo central do Porto caso você tenha o pedido de nacionalidade lá ok continuação e boa sorte.

• @Viviane1972 na minha consulta aparece Local do pedido: Conservatória dos Registos Centrais, não deve ser esse do arquivo central do Porto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.