Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17147157177197201551

Comentários

• Solicitamos a senha para acessar o site através do email e nenhum retorno. Hoje ligamos duas vezes por volta das 09 de lá e ficamos 2 horas na linha até cair.
    O jeito é ir acompanhando a data dos processos por aqui. Por favor sigam atualizando conforme tiverem novidades.
    Obrigada
  • Pessoal,

Os processo de março começaram a sair? O do meu filho chegou na ACP 03/04 e tenho o cartão cidadão agendado em 29/08. Já estou ficando nervosa. rsrs
  • @Lara...
    Apesar de que o ritmo já ter começado a diminuir em todas as Conservatórias por conta das férias de verão...Creio que o processo do seu filho seja finalizado bem antes de 29/08...
  • @Nilton Hessel

Uebaaa!

Não liguei pra Conservatória para não congestionar ainda mais! rsrs

Vou acompanhando por aqui.
  • @NiltonHessel
    Tomara....o meu foi recebido em 01/04 ..... Na consulta no site, só aparece documentos recebidos ainda, etapa 1.
    Tenho fé que até o final do mês de Julho, saia meu assento...
    abs
  • Boa noite, meu processo foi numerado em 8/4, e no site esta na fase 2 ( foi resgistrado) mudou hoje, quer dizer exatamente o que? Obrigadaaa
  • Amigos Boa tarde, já peguei a senha para o acesso , porém alguém sabe me dizer se as atualizações estão atrasadas? Pois meu processo faz 03 meses agora dia 16 de julho e quando completou 2 meses liguei para a linha de registro e lá o atendente me disse que estava em análise e quando vejo pela chave de acesso dar como documento ainda recebido. Abracos
  • @JCCS O da minha mãe foi pra despacho essa semana! Numerado em 15/03.
  • Boa noite pessoal, alguém está com problema para pagar no cartão de crédito ? Aparece para mim a mensagem "registro não encontrado"
  • @Nilton, muito obrigada mesmo por todas as informações! Pedi a certidão do meu avô no site e já a imprimi, agora estou somente no aguardo da certidão de casamento apostilada dos meus pais. Obrigada por toda a ajuda.
  • @normameirelles, se não me engano, em análise corresponde a 1a fase, quando o processo é recebido. Tanto que não existe o item em análise no site de acompanhamento. Se não me engano, se vc ligar lá logo após o seu processo ter sido numerado, eles irão falar que está em análise. Se eu estiver errado por gentileza alguém me corrija.
  • @JPPedrosa, @normameirelles, exatamente isso, assim que o processo é numerado a LR informa que está em análise mas, na verdade, está apenas aguardando sua vez para, de fato, ser analisado.
    As fases no site são um pouco diferentes que o informado na LR, o processo é numerado e, somente após alguns meses de espera após os documentos recebidos, irá ser analisado.
  • Pensando um pouco fica mesmo claro...
    Se todos os processos que aparecem nas consultas atualmente com o status "Análise" estivessem efetivamente sendo analisados...Seria necessário que metade da população de Portugal estivesse a serviço do IRN...Rsss
  • A ta Daniel entendi. Meuvprocesso faz 3 meses agora 16 de julho, espero mais um pouco né? Muito obrigado Daniel
  • Boa noite pessoal,

Estou com uma dúvida no preenchimento do 1C.

Quadro 2:

1. Não sendo apresentada a certidão do registro de nascimento do progenitor...
    (Não pretendo enviar a certidão, pois o cartório de minha cidade só aceita reconhecer por autenticidade, se este campo for preenchido ou anulado).
    Então, gostaria de saber como ficarão os campos abaixo:
    (Lembrando que, o progenitor portugues, na verdade, nasceu no brasil. Então não sei o que preencho em freguesia/concelho.)

Freguesia:___________.
    Concelho:___________.
    País:___________.

( ) ___ Conservatória do Registro Civil ________.
    Ou
    ( ) Conservatória dos Registros Centrais.

Já havia feito essa pergunta, porém acabei esquecendo de dizer que o progenitor nasceu no brasil.

Obrigado

• @mairalima
    Se o seu processo foi numerado em 08/04 e consta no site que já foi para registro, seu caso é fora da curva.....O meu foi numerado dia 05/04 e continua apenas no status 1-Documentos recebidos...
    abs
  • @JCCS Deus te ouça, acho que agora nao demora muito.... Obrigada
  • Uma sugestão para quem organiza a planilha seria já colocar recebido ao invés de em análise, ficando padronizado com o site de acompanhamento.
  • Estou fazendo o processo da minha mãe e tia, sua irmã, no qual meu avô é o português.
    Já com documentações reunidas e apostiladas.

Devido meu avô ter nascido em 1900, solicitei pela Universidade de Coimbra seu assento de batismo. E no Brasil solicitei a certidão de casamento de inteiro teor, para comprovar o nome dele completo.
    Pergunto:
    1.É necessário enviar a certidão de nascimento da minha avó brasileira, que foi casada com ele? ( ja esta pronta e apostilada, na dúvida fiz isso)

2. Quanto ao vale postal, faremos no correios, faço o pagamento, informo o número no formulário 1C e envio o comprovante anexo?
    Podem por favor colocar os dados para o Vale Postal?

3. Vou solicitar via DHL o envio para a conservatória.

4. ACP Porto, ainda a melhor opção para atribuição nacionalidade?

Gratidão ao @Daniel Henriques e @Vlad por toda orientação, esse fórum é um Norte perfeito.

** apostilamento fiz por Santa Catarina, contato com o Sr Sérgio Natividade, tudo correto e com profissionalismo.

• editado June 2019
    @Amanda...

1 **Não é necessário...
    **Levando em conta que seu Avô foi o declarante do nascimento de sua Mãe e Tia antes delas terem completado um ano de vida...

2 Para processos de Atribuição pode fazer o pagamento por cartão de crédito...(INDICADO...!!!)...

https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

Após a confirmação do pagamento o IRN envia para o email cadastrado um formulário 1 C com o comprovante de pagamento impresso...Imprima esse 1 C e envie junto com o 1 C já assinado...(Não precisa preencher)...
    **Por segurança pode imprimir e mandar também o comprovante de pagamento que vem no email...

3 OK
    4 Sim

PS...Vai precisar de duas vias desse Registo de seu Avô de 1900...Mais duas vias da Certidão de Casamento para comprovar a fixação do nome dele...(Um par de documentos para o processo de Atribuição da Mãe...E outro para o processo da Tia...)...
    **Pode enviar os dois processos na mesma remessa DHL...Porém...Não pode compartilhar esses documentos do seu Avô entre os dois processos...
    Cada processo...(Mãe / Tia)...Deve estar com todos os documentos necessários dentro de um envelope individual e identificado...Esses dois envelopes vão dentro da mesma remessa DHL...
  • editado July 2019
    @Pessoal Alguém sabe informar se já iniciaram as analises do mês de Abril? Outra pergunta, como faço para consultar pelo site, o andamento do meu processo?
  • Será que atualizam o site todos os dias? Ou hoje, primeiro dia do mês, pode ser um dia bom para fazerem isso ???
    Abs
  • algum processo de abril foi para despacho? A ACP já diminuiu o ritmo por conta das férias?
    É impressão minha, ou depois do site de consultas o pessoal não está mais alimentando os dados da planilha?
  • @pessoal bom dia

Consegui a chave de acesso.
    Meu processo foi recebido na ACP dia 18/04/19
    No site só consta como recebido. Tenho a numeração do processo mas não sei quando foi numerado, posso preencher a planilha mesmo assim??

Obrigada
  • @Leonardo Freitas
    Não sei se para você é viável , pois não sei qual cidade você mora, mas se for agende o reconhecimento de assinatura no Consulado. O agendamento é rápido, de graça (pelo menos aqui no RJ) e poupa algumas chateações. Reconheça lá e anexe uma cópia da certidão.
  • @Andrezza
    Também tive essa impressão, principalmente do pessoal de janeiro - que parece ter esquecido totalmente dos processos...

Enfim, espero que o pessoal entenda que o acompanhamento online veio para "substituir" a LR, não a planilha. Afinal, com a planilha temos uma ideia do todo (quanto tempo está demorando para finalizar um processo de atribuição, em que mês eles estão, se estão mais demorando mais, ou menos). Nenhuma dessas informações são possíveis de se obter sem a planilha.

@LuisiEB
    Sim, você pode colocar seu processo na planilha e estimar a data da numeração de acordo com o número do processo e com a data de recebimento (veja quando foram numerados processos com numeração próxima a sua e coloque o seu por ali).
  • PaulaGPaulaG Member
    Pessoal, td joia?
    Parece q dia 28 (sexta) teve greve na ACP do porto, tinha um papel lá na porta informando isso. Alguem sabe dessa greve? se sim, sabe se ja voltou ao normal?
    Obrigada
  • Boa tarde, pessoal! Tenho boas notícias. Como reportei aqui na semana passada, não fiz contato nenhuma vez com a LR. O email solicitando a senha de acesso ao novo site não foi respondido (tem 11 dias que enviamos). Na sexta passada, resolvi solicitar a certidão no civil online e me responderam hoje com o número do processo, informaram que estava despachado favoravelmente e que assim que sair o número do assento a certidão será emitida.
    Alguém pode inserir o processo da minha mãe na planilha, por gentileza, tenho medo de fazer algo errado por lá.
    Maria Elizabeth Carneiro dos Santos
    nº 20XXX/2019 (não sei quando foi numerado)
    enviado em 27/02/19 via EMS
    pagamento em Vale Postal
    recebido em 07/03/19 por Hermógenes
    foi para despacho em 27/06/19
    Obrigada!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.