Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17117127147167171551

Comentários

• @Lais Lacerda, ACP aceita RG, emitido há menos de 10 anos, passaporte na validade e que contenha filiação ou CNH dentro da validade. A cópia tem que ser autenticada e apostilada para qualquer um deles.
  • @Daniel, eu não entendi o que você quis dizer em relação ao assento e certidão. As certidões que enviei para o processo de Transcrição de Casamento e que tenho as cópias digitalizadas são de 1914 e 1929. Nelas, creio eu que tenha o número de assento, que eu não sei localizar onde fica. Para o processo de Transcrição eu enviei elas. Para o processo de Atribuição terei que solicitar uma nova ou posso enviar a cópia da certidão da minha avó ou avô que eu já tenho?

Quanto ao RG, ok!
  • @lucastobias, pelo ano os assentos devem ter sido informatizados. Recomendo que após a trasncrição finalizar você solicite uma certidão, pode ser pelo civilonline mesmo, para juntar ao processo, nessa certidão nova estará averbado o casamento assim você evita alguma exigência de comprovação do casamento.
  • @Millenagl
    Eu, se fosse voce, gastaria um pouco a mais e mandaria a documentação via DHL. É mais rápido e mais seguro.
    Gastei R$ 230,00 em Março deste ano, com seguro de R$ 1.000,00 e chegou na ACP em 01/04 ....
  • Boa tarde, estou encaminhamento os documentos do meu pedido por atribuição do meu pai português à ACP. Meu pai tem 80 anos será que devo enviar algum tipo de prova de vida? Se sim, como devo proceder. Obrigado.
  • editado June 2019
    Se você REQUERENTE tiver 80 anos ...Com certeza...!!!
    Agora se o Português tem 80 ou 100 anos não faz diferença...Não é necessário..!!!
    PROVA DE VIDA É PARA QUEM ESTÁ REQUERENDO A NACIONALIDADE PORTUGUESA...
  • Boa tarde Pessoal!
    Há uns 3 anos eu estava perdido quando comecei a buscar a nacionalidade por atribuição da minha avó. O fórum foi sem dúvida nenhuma indispensável!!! No início não acreditava que era possível fazermos, nós mesmos, estes processos.
    Essa semanas pesquisei no site no IRN e a nacionalidade da minha avó foi aprovada e aguarda o registro!
    O pior já passou, localizar documentos antigos, fazer retificações judiciais, foi uma luta. Das gerações subsequentes em diante só fica mais fácil.
    Gostaria muito de agradecer a todos os moderadores, em especial o @Vlad Pen @Mariza Guerra @Maria Nélida...e todos os outros "não moderadores" que nos ajudam aqui. Esse fórum é fantástico.
  • Muito obrigado Nilton Hessel.
  • editado June 2019
    @RafFCunha parabéns por ter conquistado sua nacionalidade.. Obrigado pela consideração. Infelizmente a @MarizaGuerra não participa mais do fórum.
  • @pessoal...
    Observando a planilha, percebi que algumas pessoas, que deram entrada nos processos em 22/03 ( e por volta dessa data ), já conseguiram o assento....
    abs
  • @Millenagl
    Apenas completando.... Mandei dia 26/03, via DHL e foi recebido dia 01/04 na ACP.....
  • Boa noite, vou tirar a cidadania do meu pai (no caso quem tem a cidadania é minha mãe0, gostaria de saber qual são os documentos necessários para ele, onde acho a tabela com os valor para cidadania de conjuge do portugues. Obrigado
  • O casamento já está averbado, tudo certinho, so falta mandar a documentação dele
  • @brudezembro Tem um tópico para nacionalidade pelo casamento. Dê uma lida lá. Só oq sei é que o valor é 250 Euros.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest
  • @Daniel, no caso então eu devo solicitar essa certidão de casamento transcrita em Portugal e adicionar junto à uma cópia simples da certidão de nascimento de um dos meus avós e enviar junto com o restante dos documentos? Quanto ao Civil Online, a certidão é enviada em original para mim aqui no Brasil ou é assinada digitalmente para eu imprimir e enviar?
  • @Nilton Hessel

Estava pensando sooobre essa questao de prove de vida outro dia... quando mandei os documentos do meu avô, de 83 anos na época, nao sabia sobre esse negócio de prova de vida, entao nao enviei junto. Nao tive problema nenhum. Acredito que se for o requerente (quem teve a firma reconhecida por autenticidade), nao tenha problema, afinal, se ele assinou presencialmente, isso significa que está vivo, né?! Acho que só seja necessário quando for assinado por um declarante...

(Minha opiniao baseada na mina experiência. Nao acompanhei casos que caíram em exigência por falta de prova de vida p/ confirmar qual era a situaçao)
  • Gente, só vai p/ planilha processos que tenham data de numeraçao? Porque nao achei os que eu pedi p/ acrescentarem, da mae do meu primo (ele nao sabe data da numeraçao porque nao ligou na LR nenhuma vez).
  • @Natália Medeiros Esses processos sem numeração ficam no fim da planilha. Passe os nomes novamente por favor que eu insiro lá.
  • editado June 2019
    @denis_mend

Mas aí nao faz diferença estar na planilha, né, se estiver no final?! De qualquer jeito, estao aqui os dados de novo... pode colocar no meu nome, como tia, pra ficar mais fácil...

Enviado por EMS (do RJ) em 30/01
    Entregue em 13/02
    Nao sabemos data da numeraçao nem o número do processo
    Foi para registo dia 24/05
    Concluído em 14/06

Obrigada!
  • Bom dia, grupo! O processo da minha mãe foi recebido dia 07/03 por Hermogenes. Controlamos a ansiedade e não fizemos contato, sendo assim, não sei quando o processo foi numerado. Semana passada pedimos a senha de acesso ao novo site por email, sem retorno até hoje. Ontem e hoje tentei contato por telefone, sem sucesso também. Será que arrisco pedir a certidão no Civil Online? O que me recomendam?
  • @iarantes

Baseado nas informaçoes que eu coloquei no comentário acima do seu, eu diria que provavelmente ainda é muito cedo p/ Civil Online.
  • @natalia medeiros Sim, mas baseada em um comentário na página anterior de outro colega: “Observando a planilha, percebi que algumas pessoas, que deram entrada nos processos em 22/03 ( e por volta dessa data ), já conseguiram o assento....”, me sinto perdida! Rs.
  • @iarantes

Acabei de olhar a planilha e o único processo de março lá que já foi concluído foi numerado em 08/03. Falaram errado nesse comentário.
  • @Natália Medeiros Entendi, o processo já foi concluído. Achei que era um novo kk.
  • Olá pessoal, dei entrada no meu processo no Porto dia 23/03 e checando na nova website tem a seguinte mensagem

“O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português”.

Alguém sabe me dizer qt tempo aproximadamente demora essa parte?

Obrigado

Claudio
  • @Natália Medeiros...

Você tem toda razão...!!!

Aliás...Quem tem família grande como eu e já anda às voltas com processos de Nacionalidade Portuguesa a um certo tempo já entende que as Leis são as mesmas para todas as Conservatórias...Porém as diretrizes usadas por essas Conservatórias na análise dos documentos diferem entre uma e outra...

A bem da verdade até entre Conservadores dentro de uma mesma Conservatória podem existir diferentes interpretações na análise da documentação que compõe cada processo...

Entre os processos de meus Avós...Transcrições de casamento de irmãos e primos...Filhos desses...Naturalizações de nosso lado da família...Atribuições do lado dos primos...São uns 25 processos concluídos sem nenhuma exigência...Atualmente...Mais três processos em andamento em três diferentes Conservatórias...

Eu devo esse aproveitamento de 100% dos processos de minha família...Que ajudei a montar e despachar para Portugal aos cuidados que dedico a esses detalhes...Que afinal de contas estão á disposição para quem tiver a responsabilidade e o comprometimento de pesquisar muito... ANTES de colocar o envelope no Correio...

Estão aqui no Fórum TODAS as informações necessárias para montar e enviar para Portugal processos referentes a Nacionalidade Portuguesa...
    E de graça...!!!
    Tem pessoas que colaboram aqui compartilhando suas experiências com o simples intuito de ajudar sem esperar nada em troca...

É por essa razão que acho inacreditável quando aparece alguém aqui criando um novo tópico com uma pergunta do tipo "...Qual o endereço do ACP?..."...E você vai ver que o cara que postou essa pergunta começou a participar do Fórum anteontem...
    Poxa...Leia pelo menos umas cinquenta páginas antes de fazer esse tipo de pergunta básica...!!!

Veja que essa questão não se refere a você @Natália...Somente aproveito seu coerente comentário feito acima para ilustrar algo que vejo acontecer muito por aqui...Pessoas tendo seus processos caindo em exigência por motivos banais...Como reconhecer assinatura no 1 C por semelhança...Enviar Certidões com configurações diferentes daquelas exigidas...Ou coisas do tipo...

Enfim @Natália...Como você escreveu em seu post...A avaliação das informações de que dispomos e um pouco de bom senso parecem ser o caminha adequado para ter um processo concluído sem problemas em Portugal...
    **Um pouco de sorte também ajuda... : )
  • Pessoal!

Recebi os assentos dos processos de Kim Carvalho de Oliveira e Caio Carvalho de Oliveira que foram para despacho no dia 27/05 - Numeração 182XX/2019. Se alguem poder atualizar a planilha pra não correr o risco de bagunçar, eu agradeço!
  • @claudio1981

O meu processo está exatamente igual , creio que já deve ter dado tudo certo e não caia mais em exigência e analisando a estimativa de tempo para emissão do registo acho que dia 18 /07 seja concluido.
  • Pessoal boa tarde.

Apenas para informação , solicitei a chave de acesso em: 17 de junho de 2019 14:39
    Recebi retorno com a chave apenas hoje, dia 25 de junho.
  • @Kim Oliveira Atualizado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.