Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17097107127147151551

Comentários

• @jefferson souza obrigada pela atenção, recebi a chave obrigada!!!
  • @pessoal, por favor, atualizem a planilha:
    Mauro Baltar Martins
    processo nro 166XX/19 - pago em cartão de crédito
    Processo enviado pela DHL em 08/02/19
    recebido 11/02/19 por Hermógenes
    numerado 20/02/15
    enviado para registro 26/02
    assento concluído em 14/06/19

Agradeço imensamente a ajuda de todos aqui no Fórum, em especial @Mariza Guerra que me instruiu no início do processo de minha sogra. Gratidão é a palavra que melhor exprime o sentimento!!
    Agora vamos aos processos das nossas filhas!!!
  • @Bruno Patricio, eu no seu lugar, pediria a certidao no civil online, pois já deve estar pronta.
  • @Bruno Patricio, concordo com @Patricia Freitas, pois seu processo tem as mesmas datas que o do meu marido que relatei acima. Peça a certidão pelo civil on line e se não estiver pronto o assento eles irão te responder e depois de uns dias vc pede a eles por e-mail.
  • Pessoal, só pra informar...

o processo do meu irmão, Gabriel, foi concluído e já atualizei a planilha.

n° 182XX/2019
    recebido em 20/02 por Isabel Ferreira
    numerado em 27/02
    foi pra registro em 20/05
    Concluído em 18/06
  • @Bruno Patricio e @bmaculu
    processos incluídos na planilha. Bruno, se tiver novidades, avise para que alguém atualize.

Pessoal de janeiro e fevereiro precisava dar uma atualizada na planilha, tem muito processo em análise e registro, que já deve estar concluído...
  • Boa tarde,

Hoje eu enviei um email para rcentrais.informacoes@irn.mj.pt, e após menos de duas horas já recebi o código de acesso do processo da minha mãe. Obs.: Eu fiz a solicitação através do email que foi informado no formulário 1C.

• Gente,

como o processo do meu irmão que era do mesmo dia do meu foi finalizado ontem, eu estava achando estranho o meu ainda constar em fase de registro pelo site e resolvi ligar na LR.
    Após quase 2h de espera, recebi a informação que meu processo havia sido concluído hoje mesmo e que ainda não havia entrado como "terminado" no site.
    O site foi atualizado as 13h.

n˚ 186XX/2019
    recebido em 20/02 por Isabel Ferreira
    numerado em 27/02
    enviado para registro em 24/05
    concluído em 19/06
  • @GuilhermeCalamari, que informações você enviou no email? O email pelo qual você enviou o pedido era seu ou da sua mãe?
  • Pessoal, muito obrigado pelo retorno de vocês. Vou atualizá-los.
    Vi aqui no fórum um e-mail do setor de informatização do Ministério, pelo qual um forista disse ter obtido a senha do site no mesmo dia.
    Mandei o e-mail às 6:55. Às 8:55 a Informatização respondeu meu e-mail com a senha, mas devido ao trabalho, só pude ver há uma 1h atrás.
    Consultei o site e:
    "Estado do processo 164xx / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))
    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
    Detalhe do estado do processo de nacionalidade:
    1- Foi recebido; 2- Foi registado; 3- Aguarda consultas; 4- Verificação documentos; 5- Análise pedido; 6- Despacho; 7- Terminado

O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
    Última notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/06/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

Sei que a notificação postal para a residência saiu em 11/06/2019, mas não sei afirmar quando se deram o "Registro" e a "Conclusão", de todo modo, podem atualizar a planilha para "Concluído" (11/06/2019?) na entrada: 164XX/2019 – MC Patricio Silva – numerado em 20/02/2019 – cartão de crédito – DHL enviado em 08/02/2019 e recebido por Hermógenes Moço em 11/02/2019.

Quero agradecer MUITO a Mariza Guerra que desvendou ano passado o mistério do nascimento do meu avô depois de 2 anos de minha busca e quase desistência, ao Vlad Pen, a Maria Nélida, ao Daniel Henriques, e a tantos e tantos outros colegas foristas que me ajudaram (e ainda vão ajudar Rs...) nessa empreitada.

Obrigado de verdade.

Agora "só" falta meu pai (via casamento com minha mãe atribuída), eu (minha esposa e minhas filhas) e meu irmão (com esposa e filha).

Vamos em frente
  • @Bruno Patricio, parabéns! Mais uma etapa vencida. Logo os processos chegam ao fim e, a cada geração a tendência é ficar mais fácil pois os documentos são mais recentes e a experiência ganha nos processos anteriores ajuda.
    Não desista, o caminho é longo mas vale a pena.
  • Pessoal, boa tarde.
    Eu enviei meus documentos no dia 03/06.
    Consta no site dos correios entregue dia 11/06 - DUEE GUEDES

Alguma duvidas:
    - Esse número de processo que vi algumas pessoas comentado, 111XX/2019 ( por exemplo), eu recebo por e-mail ?

- Existe algum site em que eu possa verificar o estado do processo?

Obrigado pela ajuda
  • estou um pouco perdida..essa senha de acesso é para o que? utilizar em qual site?
    o login eles que mandam tbm?
    pelo rcentrais.admin@irn.mj.pt
  • @Ricardo Barbosa, @larisseloureirob, vejam http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15339/novo-site-para-acompanhamento-processos-de-nacionalidade#latest

@Ricardo Barbosa, até então só era mandada correspondência ao final do processo ou em caso de alguma exigência, para acompanhar era apenas pelo atendimento teefônico. Com a implementação do site ainda não sabemos como ou se será comunicado, ainda é muito cedo para saber isso, o site entrou no ar tem uma semana apenas.
  • @Daniel Henriques , Obrigado.
    Pelo que eu li em alguns comentários do forum , é melhor esperar cerca de umas 3 semanas e ligar para +351 211 950 500 para confirmar se o processo foi enumerado, certo?
  • @Ricardo Barbosa, sim ou liga na LR, o número é esse mesmo, ou mande e-mail pedindo o código de acesso para você poder consultar no novo sistema online.
  • Meu processo é 22xxx/19, alguém perto desta numeração já entrou em registro?
  • vou fazer meu pedido de atribuição pelo ACP Porto. Minha certidão de nascimento foi apostilada há mais de 1 ano, 1 ano e 3 meses. Será que preciso fazer uma novo apostilamento ou não perde a validade. Obrigado.
  • @manoelnovo, o apostilamento em si não tem validade mas as conservatórias só aceita certidões recentes, emitidas até um ano. Terá que solicitar uma nova certidão de nascimento reprografica e fazer o apostilamento dessa para poder instruir o processo.
  • obrigado, Daniel henriques
  • CRCentrais me encaminhou a chave de acesso para consultar o andamento do processo.
    Entretanto, ao realizar a consulta o sistema exibiu a seguinte mensagem:

"A senha xxxx-xxxx-xx00 não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

Verifique que digitou a sua senha corretamente.

Caso não encontre o seu processo dirija-se à conservatória onde entregou o seu pedido. Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso."

Alguem de vcs aconteceu isso tbm?
  • Bom dia pessoal, tudo bem? Atualizando: Mandei minha solicitação de cidadania dia 31/01/2019, não me recordo muito bem quando foi registrado lá mas acho que foi antes do término do mês 02/2019, e agora no dia 04/06/2019 saiu o meu assento. Recebi a carta de portugal com a conclusão do processo dia 19/06/2019.

Eu estou pensando em tirar o cartão cidadão português pra mim e pra minha mãe agora, só q mês passado eu efetivamente me casei no Brasil, será que eu tenho que transcrever meu casamento antes de tentar tirar o cartão cidadão?
  • Gente bom dia! Já não apareço no fórum há um bom tempo (meu pai teve seu processo concluído em outubro/2018).

Passados uns meses, eu to começando a me movimentar para enviar o meu processo, e queria saber se Porto ainda é o melhor lugar pra mandar, em relação a prazo e tal. Algum requisito mudou desde ano passado? Voês ainda indicam enviar para a ACP processo de atribuição para filho de portugues vivo?

Obrigada!
  • Gente, meu primo finalmente recebeu o assento da mae dele pelo Civil Online! Nao temos muitas informaçoes, mas se alguém conseguir colocar na planilha...

Enviado por EMS (do RJ) em 30/01
    Entregue em 13/02
    Nao sabemos data da numeraçao nem o número do processo
    Foi para registro dia 24/05
    Concluído em 14/06
  • @Caroline Araujo

A única diferença que eu lembro é que, se vc for casada e tiver mudado seu nome, é bom enviar a certidao de casamento junto, porque alguns processos caíram em exigência por causa disso, apesar de estar averbado na certidao de nascimento.
  • editado June 2019
    Boa tarde, pessoal.
    Apenas para ajuda-los. Para obter a senha de acesso, basta enviar um e-mail para qualquer uma das conservatórias com o nome do requerente. Recebi a minha senha com menos de uma hora. No proprio site tem a lista com todas as conservatorias e respectivos e-mails. À proposito, dei entrada na cidadania das minhas filhas, menores de idade, por Tondela. Foi numero dia 19/05 e já foi aprovado. Está sendo enviado para despacho. Mais uma informação, não precisei enviar a transcrição de casamento, acredito pq eu seja o português.
  • Gente, boa tarde... enviei um rmail atras da minha chave de acesso pra rcentrais.admin e atr agora nenhuma resposta... tem algum outro email que vcs estao enviando que tao respondendo?
  • @alexandre pedroso

Para qual e-mail voce enviou?
  • @drakunder
    Hoje pela manhã eu consegui contato com a LR e fui informado de que meu processo 229xx/19 foi enviado para registro em 18/06.
    Agora é aguardar o assento sair e solicitá-lo pelo Civil Online.
    Aproveitei a ligação e consegui a senha de acesso para futuras consultas.
    A planilha já está atualizada.
  • Gente,
    Liguei na LR (há algum tempo) e peguei o número do meu processo (numerado 17/05), no entanto, agora, ao consultar o processo online, ele ainda está na primeira fase (foi recebido). Será que está desatualizado ou é assim mesmo (a numeração do processo equivale ao recebimento)?
    Alguém já sabe quais etapas (numeração, análise, despacho e assento) equivalem as novas fases do site?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.