Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17067077097117121467

Comentários

  • @Patricia Freitas

    Eu sei que você conhece a planilha, mas falei so para saber que eu coloco todas as datas na OBS, pois sei que tem gente que não coloca a data de despacho só muda o status. E como eu não lembrava as datas, falei para você olhar lá e imaginei que não sabia quais eram os processos.

    Que bom que achou, da uma angústia ficar esperando né, eu sempre estou olhando a planilha e fazendo continhas com as datas...kkk
  • editado June 2019
    Pessoal, eu paguei duas certidões de nascimento, uma de inteiro teor e a outra a cópia reprografica, será q eu preciso apostilar as duas ou basta só apostilar a cópia reprografica?
    A fotocópia do livro ta bem legível
  • Cláudio para que tenha valor precisa apostilar as duas, mas estando a fotocópia legível nem precisaria da outra!
    Já que fez as duas, eu no seu lugar fazia apostilamento das duas e mandava junto!.
  • @Lilianfs13, Parabéns!!! Acompanho sua saga desde qdo vc estava com o processo de seu sogro em Vila do Conde, pq foi na mesma época que o de minha mãe! Que bom que vc já conseguiu o de sua filha! Ainda falta mais algum?? rsrsrs
  • @luizaparada,

    Verdade, comecei com o processo do meu sogro que foi transferido para Vila do Conde.

    Aqui na minha casa já terminamos, o processo da minha filha e filho já foram concluídos.

    Agora estou ajudando a família do meu marido.
    2 cunhadas já concluíram os processos.
    Outra cunhada acabou de enviar a documentação e vai faltar 2 sobrinhos.
    Ajudei a fazer o processo do meu tio "emprestado" e agora os processos dos meus 3 primos estão em ACP, depois vai faltar 2 filhos de uma prima.

    Graças a ajuda deste fórum.

    E você já conseguiu resolver todos os seu processos?
  • @Lilianfs13 eu ano passado fiz de minha mãe e + 4 tios, finalizados por Vila do Conde. Depois fiz transcrição de casamento dos meus pais e de minha tia. Assim que foi concluída, enviei meu processo, o de minha irmã e minha prima p ACP, ainda em dezembro. Foram concluídos em março e em abril o de meu sobrinho menor chegou em Tondela, sendo finalizado em maio. De lá de casa falta apenas meu irmão e filhinho dele. Ele é relaxado e ñ tem interesse nenhum no processo, mas tem um filhinho de 1 ano. Pretendo enviar o dele em agosto, mesmo que eu tenha q pagar, pois quero garantir o direito do meu sobrinho. Aí só qdo concluir desse outro sobrinho, finalmente vou considerar minha saga concluída. Ah sim, finalizei de um primo e tem processos de outras 2 primas correndo tbm. Eu acabo em envolvendo muito com esses processos. Os requerentes são relaxados, ñ estão nem aí, mas eu cuido como se fosse meu, até demais, pq fico ligando para a LR, mesmo tendo prometido q ñ ligaria para saber processo de mais ninguém.....rsrsrs. Mas tem 1 tio e muitos outros primos que não fizeram e nem demonstram interesse. Estou deixando esses de lado, pq já fiz muito e agora quem quiser, q me procure para ajudá-los, ñ vou mais insistir não.
  • @luizaparada

    Que legal!
    Eu também fiz minha transcrição de casamento.

    Aqui meus filhos já estão garantidos. Mas eu também queria muito arrumar uma forma de fazer para minha sobrinha filha do meu irmão, meu pai é neto de português, mas infelizmente não tem vinculos e mora numa cidade que nao tem nenhum clube que possa participar. Me arrependi de nao ter feito o processo do meu pai pela Lei antiga, esperei sair a lei nova achando que seria mais fácil. Fiquei chateada!
  • Gente, só pra saberem... o assento da minha mae que ficou pronto dia 04/06 chegou aqui em casa acho que na quarta 12/06 (só fiquei sabendo hoje)... menos de 10 dias!
  • @Jefferson apostile somente a certidão reprográfica
  • Oi pessoal,

    faz um tempo que fiz o processo da minha avó e só agora vou conseguir fazer o da minha mãe, então gostaria de confirmar se os documentos continuam sendo esses:

    - certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada
    - cópia autenticada e apostilada do RG
    - formulário 1C preenchido e assinado (reconhecido por autenticidade)

    Obrigada!
  • @Letícia L

    Isso mesmo! E se for pagar por cartao de crédito, é p/ usar o formulário que receber por email depois do pagamento.
  • @Letícia...

    Só complementando o comentário da @Natália...

    Se tiver consigo o Assento de Nascimento Português da sua Avó envie uma Cópia simples também...(Mais simples do que preencher esse campo no 1 C)...

    RG com data de expedição menor do que Dez anos...

  • Pessoal,
    Estou com uma dúvida. Minha tia já é portuguesa, porém ela é divorciada. Como eu quero tirar a cidadania da minha prima (filha dela), e o pai que foi o declarante na certidão de nascimento, eu tive que fazer a transcrição do casamento da minha tia.
    Porém, agora estou com uma dúvida na hora de tirar o Cartão Cidadão e Passaporte da minha tia - pois como eu "casei" ela, no momento o nome dela está com o de casada na certidão de Portugal. Quando ela divorciou, ela voltou ao nome de solteira. Minha dúvida é: Eu li no site do consulado de Portugal em SP que eles não fazem o processo de divórcio, portanto o CC dela e o Passaporte teriam o nome errado (de casada). Como faço agora para que ela consiga ter tais documentos com o atual nome?
  • @Gabriela Meirelles, tem que proceder com o registro do divórcio em Portugal. No site do próprio consulado de SP fala que isso só é feito através de um processo judicial, não tem como escapar de contratar um advogado que atue em Portugal para isso. Basicamente o que tem que ser feito é pegar a sentença judicial do divórcio brasileiro e essa sentença será revista por tribunal português para passar a ter validade lá.
  • boa noite pessoal!!

    a transcrição de casamento dos meus avós foi finalizada, entrei em contato com a conservatória e agora estamos só esperando o documento ser enviado pelos correios para dar início a dupla cidadania da minha mãe (meu avô é português), e posteriormente a minha.

    minhas dúvidas: preciso necessariamente do documento da transcrição para dar início? onde entra na parte de documentação para ser enviada? e qual conservatória está mais rápida no momento??

    muito obrigada!!


  • @Daniel Henriques, MUITO obrigada por esclarecer minha dúvida! Isso me parece complicado. Sabe me dizer onde consigo encontrar um advogado que faça isso?
  • @renatarabello não precisa esperar chegar, você só precisa do número do assento de nascimento e do número de assento do casamento da portuguesa
  • Bom dia pessoal!

    Pessoal, o processo de meu pai, feito no ACP já foi para registro. Ainda não pedi o assento de nascimento, no entanto, já estou solicitando meus documentos, para fazer meu pedido de atribuição também.
    Me surgiu uma dúvida quanto ao preenchimento do 1C:

    Quadro 2:

    1. Não sendo apresentada a certidão do registro de nascimento do progenitor...
    (Não pretendo enviar a certidão, pois o cartório de minha cidade só aceita reconhecer por autenticidade, se este campo for preenchido ou anulado).
    Então, gostaria de saber como ficarão os campos abaixo:

    Freguesia:___________.
    Concelho:___________.
    País:___________.

    ( ) ___ Conservatória do Registro Civil ________.
    Ou
    ( ) Conservatória dos Registros Centrais.


    Obrigado.
  • @gabrielaMeirelles
    O meu caso em particular, é igual a esse. Me casei e terei que averbar o divorcio. A diferença, é que como o meu nome não mudou, basta eu tirar o CC e Passaporte, como casado.
    Vc precisa estar preparada com os custos, pois são altos. Em uma consulta que fiz, pegando esses advogados que fazem esse serviço e tem parceria com advogado em Portugal, foi pedido de 800 a 1000 euros para fazer o processo, além de informarem que leva cerca de 6 meses.
    Se vc estiver indo a Portugal, melhor contratar direto la, que deve sair metade do valor.. Ou, se tiver familia la´, que alguém veja um advogado lá, que cuide disso e vc envia tudo pelo correio. O unico problema, é que vc vai precisar desarquivar o processo no forum onde foi feito o divorcio. Muitos foruns, aceitam que vc mesmo peça o desarquivamento... Outros foruns, pedem que seja um advogado, e aí, tem custo.....
    abs
  • leonardo preencha com dos dados do portugues,
    cidade
    pais
    data de nascimento
    numero do assento, ano do assento
    pretende manter o nome, o restante eu sempre deixo em branco.
    agora se vc se sentir incomodado com isso procure ouro cartório
  • Bom dia
    Quando ligo na LR, eu pergunto quando é o dia do registro, certo?
    ou a pessoa já me passa data de tudo que foi feito até o momento?
  • desculpe mas lembrei de outra dúvida: meu padrasto só poderá dar entrada no processo após minha mãe se tornar cidadã portuguesa, certo? para isso, eles precisam de união civil? pois eles só tem união estável
  • editado June 2019
    Pessoal, bom dia!!
    Pedi meu assento no Civil on Line no dia 07/06 e hoje quando enviei email novamente para eles, já tinha sido concluído no próprio dia 07/06. Portanto fiquem de olho, pois pode acontecer do processo de vocês já está pronto. Meu processo era do dia 20/02.
    Favor atualizem a lista:
    Leonardo Coelho Pereira
    162xx/2019
    Muito obrigado a todos pela ajuda!
  • Pessoal, meu processo foi para registro hoje! Numerado em 8/3.
  • @mariapaulafernandes voce fala que quer saber como tá a situação do processo, eles vai te fazer umas perguntas, nome, data de nascimento, alguns perguntam o nome da mãe do requerente...são perguntas básicas de segurança, alguns já falam quando casa fase aconteceu pra outros vc tem que perguntar e alguns dizem que não sabem de nada, só respondem que está em "análise".
    Agora com o site vc pede a chave de acesso e consulta pelo site não precisa mais ficar ligando.
  • @JCCS, poxa MUITO obrigada por suas informações. Tentarei o contato direto com algum advogado lá em Portugal então e vejo como será as etapas. Infelizmente, como minha tia voltou ao nome de solteira, não tenho outra opção além de arcar com esses custos. Que maravilha que você não teve mudança de nome e conseguirá seguir assim, muito bom!!!
  • @renatarabello se a união estável está registrada em cartório ou tabelião ela tem valor legal, mas será necessário legalizar essa união estável em Portugal também.
  • boa tarde a todos!! alguem teria alguma novidade sobre processos de cidadania no ACP para filhos de mãe portuguesa solteira nascidos antes de 1978? algum caso recente que tenha sido indeferido? a atribuição da minha mãe foi concluída e agora chegou a minha vez. juntei alguns documentos além da certidao de nascimento (docs escolares assinados pela minha mae, etc) para comprovação de maternidade, mas ainda nao decidi por onde fazer o meu processo... será q o ACP tem aceitado estes casos?
  • Pessoal, boa tarde.

    Meu processo chegou ao ACP dia 04/03 e hoje consta a seguinte mensagem no site: https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Fase 5 - "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
  • @MIguel Costa foi para registro e só falta o assento. Esta quase kk.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.