Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17037047067087091551

Comentários

• Será que no site vai ser possível obter o número do assento ou vamos ter que continuar ligando para a linha de registro...pagando pelo civil online... Qndo souberem mandem novidades
  • denis_menddenis_mend Member
    editado June 2019
    @LorenFreitas
    No primeiro item provavelmente a assinatura do seu pai foi reconhecida por semelhança. E deve ser por autenticidade.
    No segundo, o impresso que se referem deve ser o form. 1C. Está dizendo que nele conta o "Filho" e nos outros documentos não.
    Será que a certidão de nascimento por exemplo o cartório não emitiu a do seu avô (se ele possui o nome parecido ao seu pai) ? Falo isso porque comigo aconteceu, mas eu vi conferi já no balcão.
  • Olá pessoal!! Gostaria de saber se pela ACP Porto ainda é possível pedir cidadania por atribuição, sem a necessidade de fazer a transcrição de casamento, quando o pai é o português e também o declarante na certidão de nascimento e a mãe é brasileira.
    Desde já, agradeço suas respostas.
  • @denis_mend olá.. esse primeiro item não sei dizer, vou verificar no cartório quando for enviar o próximo formulário..
    no segundo item talvez eu tenha preenchido errado os nomes no formulário pq tive que enviar junto a certidão de batismo (que veio direto de portugal) e casamento do meu avô por ele ter nascido antes de 1911.. então o nome José de Freitas está confirmado na certidão de casamento dele.. e a certidão do meu pai foi correta pois tenho uma cópia aqui cmg e os nomes estão corretos. Imagino que seja isso... se alguém mais tiver alguma sugestão agradeço pois tenho 20 dias para enviar os documentos corretos..
    Acredito que eu deva enviar novamente o formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade, seria somente isso?
  • editado June 2019
    @Loren a conservatória esta considerando q ha uma divergência de nome entre a certidão e documentos. Creio q terá q retificar para ficar tudo igual.A divergência é justamente no "Filho".
  • @vladpen eu entendi que no formulário, onde está escrito filiação o nome do pai do requerente eu acabei colocando Filho.. que no caso é o meu pai.. a pessoa que está interessada no processo, acredito que seja esse o erro.. pois verifiquei hoje mesmo os documentos que eu tenho e os nomes estão corretos nas certidões.
    Se eu ligar na linha de registros eles podem me informar sobre isso?
  • AndreagfAndreagf Member
    editado June 2019
    muito obrigada @Vlad Pen :)
  • @Loren...

Pela informação que você postou anteriormente...A divergência de nome aparece no quadro do formulário 1 C onde consta a filiação...

O nome do requerente e de seus Pais tem que **Bater** em todos respectivos campos dos documentos enviados...:

# 1 Formulário 1 C...
    # 2 Certidão de Nascimento Reprográfica...
    # 3 Cópia do Documento de Identificação...(RG...CNH ou Passaporte)...

Se em algum desses três documentos houver divergência o processo cai em exigência...

Você deverá enviar um novo formulário 1 C preenchido corretamente e com firma do requerente reconhecida por AUTENTICIDADE no Cartório...

• Querem aliviar a linha de registros mas só dão a senha de acesso para pesquisa do processo no site a quem está fora de Portugal via linha de registros. Difícil de entender. Era mais inteligente no próprio site a pessoa preencher o nome data de nascimento e filiação para que no próprio site gerasse o código de acesso. Sobre meu questionamento acima da possibilidade de estorno ou reativação do pedido no civil online alguém saberia responder? Ou perdi o dinheiro e tenho que abrir outro pedido com novo pagamento?
  • @Renato_CPO,

Nem todos recém o assento, aqui em casa recebemos somente a carta comunicando que foi concluído.

• Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado June 2019
    @Jefferson souza

O processo da minha cunhada foi assinado em 28/05, mas ainda não tem assento. Estou acompanhando pelo site e aviso assim que for concluído se vai constar o número do assento.
  • obrigada @niltonhessel ! vou fazer isso o quanto antes..
  • denis_menddenis_mend Member
    editado June 2019
    @LorenFreitas Seu avô é o português, então desconsidere meu segundo comentário já que ele não tem certidão brasileira. É o que o Nilton falou mesmo. Perdão pela confusão. Não esqueça de autenticar o formulário por autenticidade, seu pai deve assinar na frente do oficial do cartório.
  • @Pessoal, será que alguém consegue me dar uma luz? Sou neta de português e estou tentando a atribuição do meu pai para, posteriormente, requerer a minha.

Verifiquei que o assento do nascimento do meu avô foi lavrado com um erro, lá em 1932, quando incluíram um sobrenome a mais para o meu bisavô e trisavô, e na certidão de nascimento do meu pai consta o nome correto do meu bisavô (sem este sobrenome).

Através de várias trocas de email com a Conservatória onde o assento está registrado e com o Arquivo Regional (onde estão os documentos do meu bisavô e seus antepassados), constatei que o erro está no próprio documento português. Já tentei de todas as formas que a Conservatória entenda que preciso que seja corrigido o erro no assento do meu avô, mas eles se mostraram pouquíssimo inclinados a me ajudar (e não gostaria de retificar a certidão de nascimento do meu pai com o nome incorreto do meu bisavô).

É possível que o processo do meu pai caia em exigência por conta do nome do meu bisavô? Alguém já passou por isso? Será que ajudaria se eu juntasse ao processo uma carta explicando a divergência?

Obrigada!
  • Pessoal, boa tarde.

Alguém sabe se é possível obter a senha de consulta de nacionalidade, ligando na LR não sendo a própria pessoa, ou procurador?
    Fiz o processo da minha avó tudo no nome dela, tenho todas as informações, mas tenho receio de se negarem a passar a senha.

Obrigado,
  • @julianabcorreia Eu desaconselho você retificar a certidão brasileira, muito provavelmente nem será possível.
    Vou contar o meu caso. Quando realizei a atribuição da minha avó, na certidão dela faltava um sobrenome para a mãe dela, minha bisavó, que também era portuguesa. Decidi mandar assim mesmo e foi aceito. O seu caso acho mais simples, porque eles irão examinar o assento do seu avô. Mesmo que eles olhem o nome do seu bisavô na certidão brasileira e no assento do seu avô, penso eu que eles irão identificar que é a mesma pessoa.
    Enfim, eu enviaria assim mesmo. Espere outras opiniões, eu apenas expliquei um caso kk.
  • @Pedro, envie um e-mail para rcentrais.administrativos@irn.mj.pt do e-mail que foi cadastrado no formulário dela. Vi uma pessoa dizendo q demoraram 2 dias responder com a chave de acesso. Acho q se vc solicitar a partir do e-mail q consta no formulário, eles ñ poderão negar.
  • Boa tarde
    Minha Nacionalidade, deve estar próxima de ser liberada. Na sequência, meu filho irá fazer a dele.
    A pergunta é:
    Meu filho tem tido alguns contactos com empresas de tecnologia e duas acabaram informando se interessarem pelo curriculum dele, porém, disseram que seria interessante ele ter a Nacionalidade Portuguesa, pelo menos iniciada ( pedido protocolado em alguma conservatória ). Seria possível, meu filho conseguir que a Nacionalidade saísse mais rapidamente ? O que teria que solicitar no pedido ? Urgência ? Onde solicitaria isso ?
    Muito obrigado
  • para urgência é necessária a proposta do emprego, não alenas o interesse!
  • Gente, uma sugestao para antes de enviarem os documentos... scanear tudo, inclusive o formulário 1C! Assim, se cai em exigência, dá pra conferir exatamente como tavam os documentos enviados!
  • @Renato_CPO
    OK, agradeço a resposta.... Fiz essa pergunta, pois, tenho uma vaga lembrança de alguém aqui, ter informado no processo que era urgente, para poder participar de proposta de emprego ( sem fornecer a proposta de emprego, simplesmente pediu urgência ) e conseguiu a nacionalidade em um tempo menor...Mas não lembro quando foi ou quem foi....acho que foi esse ano ainda...
    obrigado
    abs
  • Gente, qual a melhor forma de obter a chave de acesso, sem sobrecarregar os serviços, ligando para LR ou pedindo por e-mail?
  • @luizaparada,

Muito obrigado, mandei o e-mail que foi cadastrado, vamos aguardar!
  • ssrafassrafa Member
    Olá pessoal,
    Hoje liguei na LR para pegar a minha numeração (já vou incluir na planilha) e consegui pegar a senha pra consulta online também. Só esperar agora. Muito obrigado por toda a ajuda aqui do fórum :)
  • Bom dia amigos,
    Alguém conseguiu falar hoje na LR? Estou tentando desde ontem, para conseguir o tal código de acesso ao site de acompanhamento dos processos mas está sobrecarregada, não tem tido nem a opção de aguardar...
  • @Cecilia_Helena, estou na espera há 1 h e 8 min, ñ sei se vai dar certo. Mas realmente está muito complicado de ligar, tentei várias vezes antes. Envie um e-mail solicitando a chave de acesso. Vi gente comentando q recebeu retorno em 2 dias. Envie do e-mail que foi cadastrado no formulário.
  • Obrigada, @luizaparada, vou fazer isso!
  • @luizaparada, mas qual é esse formulário que vc falou, para eu achar o email...
  • o formulário 1 C que preenchemos para solicitar a atribuição da nacionalidade,. Lá colocamos os dados pessoais, incluindo e-mail. então aconselho enviar a partir do e-mail que foi informado no formulário para eles ñ responderem que esse e-mail ñ está cadastrado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.