Será que no site vai ser possível obter o número do assento ou vamos ter que continuar ligando para a linha de registro...pagando pelo civil online... Qndo souberem mandem novidades
@LorenFreitas No primeiro item provavelmente a assinatura do seu pai foi reconhecida por semelhança. E deve ser por autenticidade. No segundo, o impresso que se referem deve ser o form. 1C. Está dizendo que nele conta o "Filho" e nos outros documentos não. Será que a certidão de nascimento por exemplo o cartório não emitiu a do seu avô (se ele possui o nome parecido ao seu pai) ? Falo isso porque comigo aconteceu, mas eu vi conferi já no balcão.
Olá pessoal!! Gostaria de saber se pela ACP Porto ainda é possível pedir cidadania por atribuição, sem a necessidade de fazer a transcrição de casamento, quando o pai é o português e também o declarante na certidão de nascimento e a mãe é brasileira. Desde já, agradeço suas respostas.
@denis_mend olá.. esse primeiro item não sei dizer, vou verificar no cartório quando for enviar o próximo formulário.. no segundo item talvez eu tenha preenchido errado os nomes no formulário pq tive que enviar junto a certidão de batismo (que veio direto de portugal) e casamento do meu avô por ele ter nascido antes de 1911.. então o nome José de Freitas está confirmado na certidão de casamento dele.. e a certidão do meu pai foi correta pois tenho uma cópia aqui cmg e os nomes estão corretos. Imagino que seja isso... se alguém mais tiver alguma sugestão agradeço pois tenho 20 dias para enviar os documentos corretos.. Acredito que eu deva enviar novamente o formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade, seria somente isso?
@Loren a conservatória esta considerando q ha uma divergência de nome entre a certidão e documentos. Creio q terá q retificar para ficar tudo igual.A divergência é justamente no "Filho".
@vladpen eu entendi que no formulário, onde está escrito filiação o nome do pai do requerente eu acabei colocando Filho.. que no caso é o meu pai.. a pessoa que está interessada no processo, acredito que seja esse o erro.. pois verifiquei hoje mesmo os documentos que eu tenho e os nomes estão corretos nas certidões. Se eu ligar na linha de registros eles podem me informar sobre isso?
Querem aliviar a linha de registros mas só dão a senha de acesso para pesquisa do processo no site a quem está fora de Portugal via linha de registros. Difícil de entender. Era mais inteligente no próprio site a pessoa preencher o nome data de nascimento e filiação para que no próprio site gerasse o código de acesso. Sobre meu questionamento acima da possibilidade de estorno ou reativação do pedido no civil online alguém saberia responder? Ou perdi o dinheiro e tenho que abrir outro pedido com novo pagamento?
O processo da minha cunhada foi assinado em 28/05, mas ainda não tem assento. Estou acompanhando pelo site e aviso assim que for concluído se vai constar o número do assento.
@LorenFreitas Seu avô é o português, então desconsidere meu segundo comentário já que ele não tem certidão brasileira. É o que o Nilton falou mesmo. Perdão pela confusão. Não esqueça de autenticar o formulário por autenticidade, seu pai deve assinar na frente do oficial do cartório.
@Pessoal, será que alguém consegue me dar uma luz? Sou neta de português e estou tentando a atribuição do meu pai para, posteriormente, requerer a minha.
Verifiquei que o assento do nascimento do meu avô foi lavrado com um erro, lá em 1932, quando incluíram um sobrenome a mais para o meu bisavô e trisavô, e na certidão de nascimento do meu pai consta o nome correto do meu bisavô (sem este sobrenome).
Através de várias trocas de email com a Conservatória onde o assento está registrado e com o Arquivo Regional (onde estão os documentos do meu bisavô e seus antepassados), constatei que o erro está no próprio documento português. Já tentei de todas as formas que a Conservatória entenda que preciso que seja corrigido o erro no assento do meu avô, mas eles se mostraram pouquíssimo inclinados a me ajudar (e não gostaria de retificar a certidão de nascimento do meu pai com o nome incorreto do meu bisavô).
É possível que o processo do meu pai caia em exigência por conta do nome do meu bisavô? Alguém já passou por isso? Será que ajudaria se eu juntasse ao processo uma carta explicando a divergência?
Alguém sabe se é possível obter a senha de consulta de nacionalidade, ligando na LR não sendo a própria pessoa, ou procurador? Fiz o processo da minha avó tudo no nome dela, tenho todas as informações, mas tenho receio de se negarem a passar a senha.
@julianabcorreia Eu desaconselho você retificar a certidão brasileira, muito provavelmente nem será possível. Vou contar o meu caso. Quando realizei a atribuição da minha avó, na certidão dela faltava um sobrenome para a mãe dela, minha bisavó, que também era portuguesa. Decidi mandar assim mesmo e foi aceito. O seu caso acho mais simples, porque eles irão examinar o assento do seu avô. Mesmo que eles olhem o nome do seu bisavô na certidão brasileira e no assento do seu avô, penso eu que eles irão identificar que é a mesma pessoa. Enfim, eu enviaria assim mesmo. Espere outras opiniões, eu apenas expliquei um caso kk.
@Pedro, envie um e-mail para rcentrais.administrativos@irn.mj.pt do e-mail que foi cadastrado no formulário dela. Vi uma pessoa dizendo q demoraram 2 dias responder com a chave de acesso. Acho q se vc solicitar a partir do e-mail q consta no formulário, eles ñ poderão negar.
Boa tarde Minha Nacionalidade, deve estar próxima de ser liberada. Na sequência, meu filho irá fazer a dele. A pergunta é: Meu filho tem tido alguns contactos com empresas de tecnologia e duas acabaram informando se interessarem pelo curriculum dele, porém, disseram que seria interessante ele ter a Nacionalidade Portuguesa, pelo menos iniciada ( pedido protocolado em alguma conservatória ). Seria possível, meu filho conseguir que a Nacionalidade saísse mais rapidamente ? O que teria que solicitar no pedido ? Urgência ? Onde solicitaria isso ? Muito obrigado
Gente, uma sugestao para antes de enviarem os documentos... scanear tudo, inclusive o formulário 1C! Assim, se cai em exigência, dá pra conferir exatamente como tavam os documentos enviados!
@Renato_CPO OK, agradeço a resposta.... Fiz essa pergunta, pois, tenho uma vaga lembrança de alguém aqui, ter informado no processo que era urgente, para poder participar de proposta de emprego ( sem fornecer a proposta de emprego, simplesmente pediu urgência ) e conseguiu a nacionalidade em um tempo menor...Mas não lembro quando foi ou quem foi....acho que foi esse ano ainda... obrigado abs
Olá pessoal, Hoje liguei na LR para pegar a minha numeração (já vou incluir na planilha) e consegui pegar a senha pra consulta online também. Só esperar agora. Muito obrigado por toda a ajuda aqui do fórum
Bom dia amigos, Alguém conseguiu falar hoje na LR? Estou tentando desde ontem, para conseguir o tal código de acesso ao site de acompanhamento dos processos mas está sobrecarregada, não tem tido nem a opção de aguardar...
@Cecilia_Helena, estou na espera há 1 h e 8 min, ñ sei se vai dar certo. Mas realmente está muito complicado de ligar, tentei várias vezes antes. Envie um e-mail solicitando a chave de acesso. Vi gente comentando q recebeu retorno em 2 dias. Envie do e-mail que foi cadastrado no formulário.
o formulário 1 C que preenchemos para solicitar a atribuição da nacionalidade,. Lá colocamos os dados pessoais, incluindo e-mail. então aconselho enviar a partir do e-mail que foi informado no formulário para eles ñ responderem que esse e-mail ñ está cadastrado.
Comentários
No primeiro item provavelmente a assinatura do seu pai foi reconhecida por semelhança. E deve ser por autenticidade.
No segundo, o impresso que se referem deve ser o form. 1C. Está dizendo que nele conta o "Filho" e nos outros documentos não.
Será que a certidão de nascimento por exemplo o cartório não emitiu a do seu avô (se ele possui o nome parecido ao seu pai) ? Falo isso porque comigo aconteceu, mas eu vi conferi já no balcão.
Desde já, agradeço suas respostas.
no segundo item talvez eu tenha preenchido errado os nomes no formulário pq tive que enviar junto a certidão de batismo (que veio direto de portugal) e casamento do meu avô por ele ter nascido antes de 1911.. então o nome José de Freitas está confirmado na certidão de casamento dele.. e a certidão do meu pai foi correta pois tenho uma cópia aqui cmg e os nomes estão corretos. Imagino que seja isso... se alguém mais tiver alguma sugestão agradeço pois tenho 20 dias para enviar os documentos corretos..
Acredito que eu deva enviar novamente o formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade, seria somente isso?
Se eu ligar na linha de registros eles podem me informar sobre isso?
Pela informação que você postou anteriormente...A divergência de nome aparece no quadro do formulário 1 C onde consta a filiação...
O nome do requerente e de seus Pais tem que **Bater** em todos respectivos campos dos documentos enviados...:
# 1 Formulário 1 C...
# 2 Certidão de Nascimento Reprográfica...
# 3 Cópia do Documento de Identificação...(RG...CNH ou Passaporte)...
Se em algum desses três documentos houver divergência o processo cai em exigência...
Você deverá enviar um novo formulário 1 C preenchido corretamente e com firma do requerente reconhecida por AUTENTICIDADE no Cartório...
Nem todos recém o assento, aqui em casa recebemos somente a carta comunicando que foi concluído.
O processo da minha cunhada foi assinado em 28/05, mas ainda não tem assento. Estou acompanhando pelo site e aviso assim que for concluído se vai constar o número do assento.
Verifiquei que o assento do nascimento do meu avô foi lavrado com um erro, lá em 1932, quando incluíram um sobrenome a mais para o meu bisavô e trisavô, e na certidão de nascimento do meu pai consta o nome correto do meu bisavô (sem este sobrenome).
Através de várias trocas de email com a Conservatória onde o assento está registrado e com o Arquivo Regional (onde estão os documentos do meu bisavô e seus antepassados), constatei que o erro está no próprio documento português. Já tentei de todas as formas que a Conservatória entenda que preciso que seja corrigido o erro no assento do meu avô, mas eles se mostraram pouquíssimo inclinados a me ajudar (e não gostaria de retificar a certidão de nascimento do meu pai com o nome incorreto do meu bisavô).
É possível que o processo do meu pai caia em exigência por conta do nome do meu bisavô? Alguém já passou por isso? Será que ajudaria se eu juntasse ao processo uma carta explicando a divergência?
Obrigada!
Alguém sabe se é possível obter a senha de consulta de nacionalidade, ligando na LR não sendo a própria pessoa, ou procurador?
Fiz o processo da minha avó tudo no nome dela, tenho todas as informações, mas tenho receio de se negarem a passar a senha.
Obrigado,
Vou contar o meu caso. Quando realizei a atribuição da minha avó, na certidão dela faltava um sobrenome para a mãe dela, minha bisavó, que também era portuguesa. Decidi mandar assim mesmo e foi aceito. O seu caso acho mais simples, porque eles irão examinar o assento do seu avô. Mesmo que eles olhem o nome do seu bisavô na certidão brasileira e no assento do seu avô, penso eu que eles irão identificar que é a mesma pessoa.
Enfim, eu enviaria assim mesmo. Espere outras opiniões, eu apenas expliquei um caso kk.
Minha Nacionalidade, deve estar próxima de ser liberada. Na sequência, meu filho irá fazer a dele.
A pergunta é:
Meu filho tem tido alguns contactos com empresas de tecnologia e duas acabaram informando se interessarem pelo curriculum dele, porém, disseram que seria interessante ele ter a Nacionalidade Portuguesa, pelo menos iniciada ( pedido protocolado em alguma conservatória ). Seria possível, meu filho conseguir que a Nacionalidade saísse mais rapidamente ? O que teria que solicitar no pedido ? Urgência ? Onde solicitaria isso ?
Muito obrigado
OK, agradeço a resposta.... Fiz essa pergunta, pois, tenho uma vaga lembrança de alguém aqui, ter informado no processo que era urgente, para poder participar de proposta de emprego ( sem fornecer a proposta de emprego, simplesmente pediu urgência ) e conseguiu a nacionalidade em um tempo menor...Mas não lembro quando foi ou quem foi....acho que foi esse ano ainda...
obrigado
abs
Muito obrigado, mandei o e-mail que foi cadastrado, vamos aguardar!
Hoje liguei na LR para pegar a minha numeração (já vou incluir na planilha) e consegui pegar a senha pra consulta online também. Só esperar agora. Muito obrigado por toda a ajuda aqui do fórum
Alguém conseguiu falar hoje na LR? Estou tentando desde ontem, para conseguir o tal código de acesso ao site de acompanhamento dos processos mas está sobrecarregada, não tem tido nem a opção de aguardar...