Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17017027047067071462

Comentários

  • @Daniel Henriques, obrigado!
  • Pessoal, Boa noite,

    Alguém já sabe co.o conseguir o acesso a consulta on-line de processo?

    Como exige apresentar documento, será que através da LR poderemos obter o código?

    Se alguém conseguir falar com a LR pergunte sobre isso e coloque aqui no grupo, por favor.
  • Essa consulta, eu li a materia até o final e diz que, nos processos novos, o requerente já irá receber um código de acesso...
    Para processos já em andamento, deverá ligar na LR, para pegar o código...Ou seja,deve travar a LR , só para pegar esse código.... Porém, depois, deve dar uma boa aliviada na própria LR.
  • Na empolgaçao da notícia, minha pergunta acabou se perdendo, entao vou mandar de novo:

    "Gente, eu posso autenticar meu formulário 1C hoje no cartório e só enviar em agosto/setembro (quando ficar pronta a transcriçao do casamento dos meus pais), né?! Queria poupar idas ao cartório, principalmente porque talvez precise que outra pessoa coloque nos Correios para mim, porque posso nao estar aqui na época..."
  • @Natália Medeiros, não acredito que terá problema com essa autenticação feita poucos meses antes do envio (2 a 3 meses). Não é aconselhável fazer muito antes mas, esse tempo, as vezes se leva para conseguir uma certidão. Eu mesmo tive uma certidão que o cartório levou 10 meses pra enviar, tive que me virar para conseguir de outra maneira senão o processo não andava e, 10 meses depois, a certidão que eu tinha solicitado e pago chegou em casa...
  • Entrei no link dessa reportagem, que informa essa possibilidade de consulta dos processos on line e fiquei na dúvida...
    Olhem o que está escrito quando acessa o link....

    "Encontra a sua senha no documento que recebeu com informação de que o seu pedido foi registado, se este foi emitido após 1 de Julho de 2019.

    Se não a tem, qualquer que seja a data do seu pedido, pode obter a sua senha de acesso num espaço IRN, Registo ou conservatória mais próxima de si com serviços de nacionalidade.
    Para obter a sua senha de acesso é necessário:
    Que seja a pessoa que pediu a nacionalidade e apresente um documento de identificação
    Que seja uma pessoa com uma procuração com uma assinatura reconhecida da pessoa que pediu a nacionalidade
    Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso."

    Ou seja, nesse texto, da a entender que só pessoalmente que poderá pegar essa senha...
    Mas, no corpo da reportagem, fala em pegar por telefone....

    Vamos ver a tentativa por telefone e ver no que dá...

    Boa noite a todos..
  • yanyan Member
    pessoal enviei meu processo em fevereiro para a ACP, como faço para acompanhar sem ficar ligando para pertubar?
  • @yan tem ideia de qndo foi entregue seu processo lá?
    Dependendo da data e vc ligar na próxima sexta já vai pegar o número do assento, ou já pode pedir direto no civil online, dependendo da data, tira uma média pela planilha
  • @Daniel Henriques

    Obrigada mais uma vez!

    Caramba, como assim demorou tanto temp?!?!
  • yanyan Member
    @Jefferson pela media ja era para ter saido, a media na ACP esta de 4 meses,
    verifiquei o Civil Online lá no site eles pedem o código de acesso, não sei o que é, infelizmente n tenho nenhum numero para acompanhar, vou ter que ligar na ACP
  • @yan

    O melhor é acompanhar pela planilha. Os documentos da minha mae chegaram lá dia 08/02 e o assento saiu dia 04/06.
  • editado June 2019
    Pessoal, bom dia.

    Liguei na LR agora e fui atendido em 25 minutos.
    O processo de meu pai, João de Freitas, numerado em 27/02/2019, foi despachado em 23/05. Já atualizei na planilha.

    Questionei a atendente sobre a ótima atualização que estão fazendo no sistema de consulta, que agora poderá ser feita online. Porém, apesar de saberem que em breve teremos acesso a consulta online, a mesma disse que ainda não lhes foi dado informações, sobre como será informado ao requerente a "senha de acesso" referente ao seu processo.
    Portanto, recomendo que, por enquanto não liguem para pedir a "senha de acesso" para consulta online, pois pelo que entendi, eles ainda não a terão para lhes fornecer.
  • Não sei se tá valendo a pena ligar pra linha de registro as 5 da manhã.

    Agora são 05:42 e consegui ser colocado na linha de espera só agora.

    Tô tentando desde as 5 em ponto e até agora foi só dinheiro jogado no lixo, pois as ligações são atendidas, sou informado que devido ao número de pessoas ligando não tem como atender e a ligação é desligada. Nisso já se foi bastante dinheiro.
  • Pessoal, estou um pouco confuso.
    O que seria reconhecer a firma de quem assina na certidão de nascimento? O atendente do cartório disse que antes de apostilar a certidão, precisaria ir em outro cartório fazer isso.

    Esse dado confere? Pra que eu tenho q autenticar uma assinatura de um cartório em outro cartório?
  • @Claudio Luiz, os Cartórios de Notas reconhecem a firma dos tabeliães que reconhecem a firma! Normalmente, quando você pega a certidão por cópia reprográfica, eles indicam em que cartório o tabelião tem firma. Fiz isso em todas as certidões que pedi! Depois, você apostila.
  • @Claudio Luiz - *tabeliães que assinam as certidões. Desculpe, não consegui editar o post.
  • DiegoDiego Member
    @claudio luiz

    toda certidão tem a assinatura do oficial(substituto) responsável por sua emissão. Atualmente, muitos registradores, oficiais ou substitutos, possuem suas assinaturas "online" compartilhadas nas associações Arpen. Entre em contato com o cartório que emitiu sua certidão e pergunte se o detentor daquela assinatura tem sua assinatura(firma) compartilhada no "sistema" comum à todos eles. Em caso positivo, poderá reconhecer em qualquer cartório, em caso negativo, pergunte em que cartório o registrador possui sua firma aberta, levando sua certidão para que reconheçam a firma no respectivo cartório, em seguida.
  • @claudio luiz
    Os cartórios possuem um sistema online (CRC) onde constam as assinaturas de todos os cartórios do Brasil, porém não é 100% preenchido. Quando o cartório não encontra essa assinatura, eles mesmos podem solicitar ao cartório emitente do documento que inclua a assinatura no sistema para conferência. Pedindo para que você faça isso estão apenas evitando o "imenso trabalho" de entrar em contato com o outro cartório.

    Converse em qualquer um dos cartórios e peça para que solicitem a inclusão desta assinatura no CRC.
  • @WilliamFernandes eu sempre recomendo ligar meio dia ou pouco depois disso, absolutamente todos indicam ligar as 5 da manhã e claro isso sobrecarrega esse horário... E indicam não ligar depois do meio dia pq supostamente não dá mais tempo... O resultado è que a maioria desiste, vc vai perceber que em alguns dias vc vai ser atendido muito rápido
  • Pra qual endereço posso mandar um e-mail questionando se houve algum problema no registro? Processo de menor deferido e assinado dia 20/05 e até agora não saiu o registro e assento. Deve ter ficado esquecido no setor de registros. Alguém sabe qual é este setor específico para onde os processos vão para registro?
  • @thsantos registos.centrais@irn.mj.pt
  • Pessoal. Hoje consegui a senha de acesso para o novo portal da nacionalidade onde agora você pode acompanhar finalmente seu processo online. Para isso, ligue na LR e peça sua senha. Tenho processo do dia 8/3 ainda em análise e o da minha irmã na mesma data já foi pra registro. Planilha atualizada. Segue link do portal: https://nacionalidade.justica.gov.pt/
  • Opa! Reparei que ACP já está trabalhando processos de março.
  • Monique ForteMonique Forte Member
    editado June 2019
    Boa noite aos participantes do fórum!
    Estou grata por terem me ajudado tanto! Enviei ontem o pedido de atribuição do meu pai. Agora é aguardar! Estou um pouco perdida sobre os próximos passos, mas vou me atualizando.
    Gratidão por tudo!
  • @mabarros no site da maiores detalhes sobre o processo?
    conta as novidades ai pra gente, o processo do meu pai finaliza nessa semana, e ja mando o meu
  • @Jefferson souza lá mostra em etapas onde seu processo está. É um site simples, sem tantas informações, mas já é um alívio você poder acompanhar dessa forma.
  • @pessoal, depois que vai para registro, em quanto tempo tem o assento para pedir a certidão?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @clarissemartins eu esperaria a conclusão. O Registro vai depender da carga de trabalho deles. Obviamente que pelos processos que acompanhamos, há uma média que pode ser pensada/aplicada. Ainda assim, eu esperaria gerarem o nro do assento antes de pedir certidão. Inclusive, pedir certidão para quê? Fiz todos os processos da minha família sem pedir certidão alguma após a conclusão dos processos.
  • sera que a LR vai se negar a informar o numero da chave de acesso para consulta online sem ser para o requisitante ou o procurador?
  • @David Lima, obrigada! Espero a certidão para transcrever casamento. Vou aguardar, conforme sugerido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.