Ivana ao contrário do que dizem eu costumo ligar depois do meio dia(horário do Brasil) muita gente desiste nesse horário, o que acaba por liberar a linha, já teve dias que encerrou o horário de trabalho e eu perdi tempo. Mas no geral sou atendido!...
Sobre o assento de casamento eu não entendi muito bem! Vc já fez a transcrição do seu casamento e anexou isso ao processo de atribuição de quem? Pq no porto não faz de conjuge certo, do seu marido vc mandaria pra Lisboa
@Daniel Henriques muito obrigado pelas informações .
3 - A certidão copia simples da minha mãe é a portuguesa, ela não possui certidão de nascimento brasileira.
A minha dúvida era ser era importante enviar tanto a certidão de nascimento portuguesa xerocada ( parece com as feitas no brasil ) quanto a retirada no civil online em formato de word .
@JCCS fiquei preocupado pois a certidão original dela, se parece com as feitas no Brasil e a retirada no site do civil online veio com esse formato word muito simples.
Bom dia! O processo da minha mãe foi recebido em Porto no dia 21/02/19, eu preciso esperar o físico chegar para dar entrada na transcrição de casamento ou posso pedir pelo Civil Online para adiantar ? Obrigada!
@Chris... Antes de solicitar o documento pelo civilonline.pt...Sugiro que use como referência de prazo as informações postadas pelos colegas com data de início de processo próxima da sua...
Pessoal, estou com algumas dúvida! O processo da minha avó está em andamento. Ela é filha de português. Assim que ficar pronto darei entrada no processo do meu pai. Quando sei que posso solicitar o assento pelo civil online? E que infos eu preciso para fazer essa solicitação?
Outra pergunta: qual a ordem indicada para eu fazer os processos até chegar em todos da família? 1. Minha avó (filha de português) 2. Meu pai 3. Meu e do meu irmão ao mesmo tempo da minha mãe (?)
É necessário fazer a transcrição de casamento dos meus pais para solicitar a da minha mãe?
Boa tarde, para obtenção de cidadania de cônjuge, casados antes da lei de 81, existe alguma diferença ou é aplicada as mesmas regras vigentes. Obrigada
Mais um processo concluido! O do meu filho J.Victor Macedo. Obtivemos resposta na Linha de Registo ao apagar das luzes hoje. Proc.158xx/2019 numerado em 19/02, concluido em 31/05. Nao sei mexer na planilha. Por favor atualizem por mim. Obrigado a todos.
Quanto á primeira questão...Veja a postagem que fiz logo antes da sua...
Para saber sobre o preenchimento da solicitação entre na página do Civilonline.pt e faça uma simulação... É muito simples...!!!
1 Primeiro finaliza Atribuição da Avó... 2 Transcrição do Casamento da Avó... 3 Atribuição do seu Pai... 4 Pode enviar seu processo e do seu irmão na mesma remessa para a Conservatória que for a mais indicada na ocasião... 5 Transcrição do Casamento de seus Pais...(É necessário fazer a Transcrição antes de enviar o processo de Aquisição da sua Mãe...)...
**Se não for fazer a Aquisição da sua Mãe já...Não precisa transcrever o Casamento para fazer sua Atribuição e do seu irmão...Pode fazer a Transcrição depois... (Mas Importante saber que esse tipo de processo pelo Casamento demora entre um ano e meio a dois anos para ser finalizado em Lisboa)... 6 Aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento para sua Mãe...(Somente por Lisboa)...
Boa tarde ... por favor uma pergunta a quem possa responder grato... PAI NASCIDO REGISTRADO EM PORTUGAL se naturalizou BRASILEIRO não comunicou PORTUGAL o filho pode adquirir como atribuição nacionaliade Portuguesa?
@Pessoal, eu e minha irmã mandamos nossos documentos em 2 envelopes juntos na mesma remessa. A certidão portuguesa dela chegou hoje aqui no Brasil, na casa dos nossos pais, mas nem sinal da minha. Pode ser que a minha chegue com uma diferença de dias mesmo ou é possível que tenha dado algum problema no meu processo, apesar de eu ter feito igual?
Pode sim. Mesmo que conste como naturalizado se em Portugal não tiver averbação da naturalização poderá requerer a sua atribuição de nacionalidade portuguesa como filho.
Na certidão da minha irmã veio escrito errado o nome do nosso avô materno: Antolpho em vez de Astolpho. Mas esse avô não é o português, só está constando lá. Isso pode dar algum problema, precisa retificar?
O que eu aconselho: 1) Ligue para saber o número do seu processo (e lembre de perguntar a data da numeração - é a partir dessa data que o tempo começa a ser contado, e não a data de recebimento dos documentos); 2) Coloque o seu processo na planilha e vá acompanhado a situação dos processos com números próximos ao seu (em geral, essa etapa demorando de 90 a 120 dias desde a data de numeração); 3) Quando os processos com números semelhantes começarem a ir para registro, você liga para saber se foi para registro ou se teve alguma exigência; 4) Cerca de 21 dias depois do registro, você liga novamente para saber de foi concluído ou pede a certidão pelo site do civil online.
Acompanhamento pela planilha é muito prático... Eu particularmente costumo acompanhar pelas postagens...Prefiro assim...!!! Ali na página anterior mesmo tem informações sobre processos finalizados... Veja...:
Gente, a planilha ainda tá bagunçada (ou de novo)? Só tô vendo os números dos processos, a data de numeraçao e observaçoes... nao vi mais os status e tal...
Abri a planilha agora, aqui não está bagunçada. Tudo normal, com nome do requerente e status do processo...
Olhe o seguinte: as duas primeiras colunas estão FIXAS na tela. Se você arrastar a barra de rolagem que fica na parte inferior da tela para mudar a visualização para a direita e esquerda, elas vão continuar fixas na tela e as demais irão para "trás" delas. Acredito que sua barra deve estar na visualização das observações (e o número dos processos e data continuam fixos). Basta você arrastar a barra inferior para a esquerda e as demais colunas vão aparecer.
Olá, Gostaria de saber se na ACP também é possível enviar os documentos e o pedido para transcrição do casamento da minha mãe junto com a minha solicitação de nacionalidade. Outra questão é que existe a possibilidade de eu ir ao Porto no próximo mês então se for possível fazer a transcrição por lá também é só eu levar todos os documentos, correto? Preciso agendar? O formulário para nacionalidade eu posso assinar lá presencialmente ou preciso assinar e autenticar no Brasil antes? Desde já, grato!
Bom dia a todos. Tenho um amigo que estou a ajudar no processo de atribuição. Porém, quando pegamos a certidão de inteiro teor dele, o registro dele no cartório foi feito pela tia. Pelo que li aqui no fórum, após a transcrição do casamento dos pais ele pode pedir a atribuição dele sem problemas, é isso mesmo? ( o pai dele é o português).
@Jefferson souza, OK, obrigada pela dica, vou tentar em torno do meio dia(horário do Brasil).
Sobre o assento de casamento, anexei ao meu processo de atribuição de nacionalidade, enviado ao ACP Porto, a partir da minha mãe, agora portuguesa atribuída. Muito obrigada!
Comentários
Sobre o assento de casamento eu não entendi muito bem! Vc já fez a transcrição do seu casamento e anexou isso ao processo de atribuição de quem? Pq no porto não faz de conjuge certo, do seu marido vc mandaria pra Lisboa
3 - A certidão copia simples da minha mãe é a portuguesa, ela não possui certidão de nascimento brasileira.
A minha dúvida era ser era importante enviar tanto a certidão de nascimento portuguesa xerocada ( parece com as feitas no brasil ) quanto a retirada no civil online em formato de word .
fiquei preocupado pois a certidão original dela, se parece com as feitas no Brasil e a retirada no site do civil online veio com esse formato word muito simples.
Obrigado pelas informações e ajuda;
Antes de solicitar o documento pelo civilonline.pt...Sugiro que use como referência de prazo as informações postadas pelos colegas com data de início de processo próxima da sua...
Outra pergunta: qual a ordem indicada para eu fazer os processos até chegar em todos da família?
1. Minha avó (filha de português)
2. Meu pai
3. Meu e do meu irmão ao mesmo tempo da minha mãe (?)
É necessário fazer a transcrição de casamento dos meus pais para solicitar a da minha mãe?
Nao sei mexer na planilha. Por favor atualizem por mim. Obrigado a todos.
Quanto á primeira questão...Veja a postagem que fiz logo antes da sua...
Para saber sobre o preenchimento da solicitação entre na página do Civilonline.pt e faça uma simulação...
É muito simples...!!!
1 Primeiro finaliza Atribuição da Avó...
2 Transcrição do Casamento da Avó...
3 Atribuição do seu Pai...
4 Pode enviar seu processo e do seu irmão na mesma remessa para a Conservatória que for a mais indicada na ocasião...
5 Transcrição do Casamento de seus Pais...(É necessário fazer a Transcrição antes de enviar o processo de Aquisição da sua Mãe...)...
**Se não for fazer a Aquisição da sua Mãe já...Não precisa transcrever o Casamento para fazer sua Atribuição e do seu irmão...Pode fazer a Transcrição depois...
(Mas Importante saber que esse tipo de processo pelo Casamento demora entre um ano e meio a dois anos para ser finalizado em Lisboa)...
6 Aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento para sua Mãe...(Somente por Lisboa)...
Boa Sorte...
Pode sim.
Mesmo que conste como naturalizado se em Portugal não tiver averbação da naturalização poderá requerer a sua atribuição de nacionalidade portuguesa como filho.
Para casamento realizados antes de novembro de 1981, o processo deverá ser encaminhado para Lisboa.
Mas esse avô não é o português, só está constando lá. Isso pode dar algum problema, precisa retificar?
O que eu aconselho:
1) Ligue para saber o número do seu processo (e lembre de perguntar a data da numeração - é a partir dessa data que o tempo começa a ser contado, e não a data de recebimento dos documentos);
2) Coloque o seu processo na planilha e vá acompanhado a situação dos processos com números próximos ao seu (em geral, essa etapa demorando de 90 a 120 dias desde a data de numeração);
3) Quando os processos com números semelhantes começarem a ir para registro, você liga para saber se foi para registro ou se teve alguma exigência;
4) Cerca de 21 dias depois do registro, você liga novamente para saber de foi concluído ou pede a certidão pelo site do civil online.
Acompanhamento pela planilha é muito prático...
Eu particularmente costumo acompanhar pelas postagens...Prefiro assim...!!!
Ali na página anterior mesmo tem informações sobre processos finalizados...
Veja...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/198613/#Comment_198613
Abri a planilha agora, aqui não está bagunçada. Tudo normal, com nome do requerente e status do processo...
Olhe o seguinte: as duas primeiras colunas estão FIXAS na tela. Se você arrastar a barra de rolagem que fica na parte inferior da tela para mudar a visualização para a direita e esquerda, elas vão continuar fixas na tela e as demais irão para "trás" delas. Acredito que sua barra deve estar na visualização das observações (e o número dos processos e data continuam fixos). Basta você arrastar a barra inferior para a esquerda e as demais colunas vão aparecer.
Entendi... percebi que tinha coisas fixas e fiquei com medo de mexer para procurar e bagunçar tudo de novo. Agora abriu normal. Obrigada!
ACP nao faz transcriçao de casamento.
Obrigado!
Tenho um amigo que estou a ajudar no processo de atribuição.
Porém, quando pegamos a certidão de inteiro teor dele, o registro dele no cartório foi feito pela tia.
Pelo que li aqui no fórum, após a transcrição do casamento dos pais ele pode pedir a atribuição dele sem problemas, é isso mesmo? ( o pai dele é o português).
Sobre o assento de casamento, anexei ao meu processo de atribuição de nacionalidade, enviado ao ACP Porto, a partir da minha mãe, agora portuguesa atribuída.
Muito obrigada!