Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17027037057077081462

Comentários

  • @clarissemartins

    Que dia foi para despacho?
  • Boa noite pessoal.

    Pretendo fazer o processo de atribuição do meu pai pelo ACP Porto, porém tenho algumas dúvidas.

    O meu avô português é falecido e foi casado com a minha avó que é brasileira, porém meu pai vai pedir a 2º via da certidão de nascimento dele e não sabe ainda se o meu avô foi o declarante.

    1)Caso o meu avô for o declarante, precisarei transcrever o casamento e o óbito dele antes?
    2)Eu tenho apenas o número do assento informatizado do meu avô. Posso indicar apenas o número no formulário 1C? Ou precisarei da certidão de nascimento do meu avô em papel ?
    3)A documentação para envio é o rg autenticado e apostilado do requerente, certidao de inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada do requerente e o formulário 1C assinado e reconhecido no consulado?
    4) Como faço para pagar pelo cartão de crédito ? Após pagar é só enviar a documentação ?
  • @victor alves,
    1) óbitos não precisam ser registrados para os processos pelas conservatórias. Se o seu avô foi o declarante do nascimento de seu pai pode fazer pelo ACP sem transcrever o casamento.
    2) Pode apenas indicar os dados do assento no 1C
    3) Isso mesmo. O formulário pode ter assinatura reconhecida no consulado ou em cartório, por autenticidade. Lembrando que o 1C não precisa apostilar, apenas reconhecer firma.
    4) https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
    Se pagar por cartão utilizar crédito utilizar o formulário que vai receber por e-mail após confirmação do pagamento, os dados do pagamento bem no cabeçalho do formulário.
  • Pessoal, bom dia.

    Acabei de chegar de Portugal com Meu cartão cidadão e Passaporte Português, quero agradecer a todos desse Fórum pela ajuda no processo, foram muitos passos, alguns erros e vários acertos. Agradeço muito a ajuda dos administradores, principalmente da @mariza guerra e @tereza lima.
    O processo é lento e depende de muita leitura, mas com certeza com as informações desse grupo é possível fazer e conseguir a cidadania portuguesa.
    No que puder ajuda estou a disposição, principalmente em relação a retida do CC e Passaporte, onde fiz o processo recentemente em Lisboa.
  • Bom dia!

    Acabei de ligar na Linha de Registo do ACP para saber do andamento do processo da minha mãe, e a mensagem automática informou que a linha estava disponível apenas para cancelamento do Cartão do Cidadão. Alguém sabe se isso é temporário? Tem outro meio de obter informações?

    Mais uma coisa: o processo da minha mãe chegou no ACP em 11/03/19, eu já tenho a numeração, é necessário incluir os dados dela naquela planilha do Google Docs? Se sim, como faço?

    Obrigado!!!
  • @Conrado MRH, a linha de registos é única, não existe uma LR para cada conservatória.

    Só ter a opção de cancelamento do cartão do cidadão pode ser devido a um desses motivos:
    1 - Ligação feita fora do horário de atendimento (segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa). Pode ser que você tenha ligado antes ao início do horário de atendimento
    2 - Ligação feita fora de dia de atendimento (sábado, domingo ou feriado)
    Verifique a lista de feriados nacionais portugueses em https://consuladoportugalsp.org.br/dados-sobre-portugal/feriados-portugueses/
    10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
    Hoje a LR não deve funcionar.

    A planilha serve para os foristas acompanharem os processo próximos aos seus se já finalizaram e, com isso, ter uma ideia se o seu processo está para ser concluído ou não. A inclusão não é obrigatória mas, pense que é com essas planilhas que sabemos que ACP está levando cerca de 4 meses para finalizar os processos, Tondela 7 a 8 meses e por aí vai. Se as pessoas pararem de incluir e atualizar o status de seus processos nas planilhas não teremos mais essa informação no forum.

  • @Daniel Henriques Bom dia.

    Realmente, hoje é feriado, vou ligar amanhã.

    Mas então colocar ou não os dados na planilha não irão afetar o processo/tempo de conclusão do processo da minha mãe, correto?

    Muito obrigado!
  • Quinta tambem é feriado,
    Linha de registro demora em média mais de 1hora para atender.
  • PaulaGPaulaG Member
    @reduduarte tudo bem? Vc recebeu seu assento aqui no BR e foi fazer CC e Passaporte lá? ou vc ja estava lá qd recebeu o assento? queria saber se vc entrou em portugal como turista ou com o assento portugues mesmo (e se deu certo só com isso!)
  • @Natalia Medeiros, foi dia 26/05 para despacho.
  • Boa tarde pessoal! Eu tirei a minha cidadania há um ano por Tondela e meu irmão está reunindo a documentação para tirar a dele. No nosso caso, nosso pai é brasileiro e já tem a cidadania portuguesa, porém o casamento com nossa mãe não está transcrito. Estou com as seguintes dúvidas:
    1- Pelo o que li no fórum, entendi que Tondela agora exige a transcrição de casamento e a ACP Porto não exige ainda, correto?

    2- No site:
    https://www.cidadaniaportuguesa.com/arquivo_central_do_porto/

    Tem escrito que a ACP Porto faz atribuição se um dos pais é nascido em território português. Como nosso pai é brasileiro com cidadania portuguesa, não podemos fazer o processo pela ACP Porto?


    Desde já agradeço a atenção
  • @Nathália Carreira,
    1) Tondela agora exige transcrição, ACP ativa faz sem desde que o pão seja o português e seja o declarante do nascimento do filho.
    2) houve alteração é já tem alguns anos que ACP faz o processo mesmo que o progenitor português não tenha nascido em Portugal. Pode fazer por lá normalmente.
  • @clarissemartins

    O da minha mae levou exatamente 2 semanas (ficando pronto semana passada). Se for pedir no Civil Online, eu ACHO que essa semana já deve dar.
  • Paguei o civil online por cartão de crédito. Pagamento confirmado. Após 5 dias aguardando a certidão mandam uma mensagem que o pedido foi cancelado por falta de pagamento. Já viram isso? Entrei sem autenticação. Pode ser por isso? Como eu devo pagar então? Alguém já conseguiu estorno do valor?
  • @thcampos, por pagamento confirmado você quer dizer que recebeu e-mail de alteração de status parado pedido para pago?
    Ao final do pagamento tem que clicar no botão de contar ao site, se não fizer isso o sistema não registra o pagamento é o pedido é cancelado após alguns dias.
  • @daniel Henriques cliquei no botão concluir sim. É esse que vc fala? Mas não recebi e-mail de confirmação. Mandei e-mail com o comprovante do pagamento. Será que reativam o pedido ou fazem o estorno do valor? Pois o valor foi descontado. No e-mail que recebi fala que após a submissão do pedido o pagamento de cartão está disponível apenas para requerentes que tenham efectuado o pedido com autenticação, sendo necessário para o efeito aceder ao pedido em curso, no site. Será que é por isso que deu problema? Pq fiz sem autenticação? Mas é o terceiro registro que peço no civil online via cartão sem autenticação, primeiro que deu problema.
  • @David Lima,

    Mesmo sendo possível fazer os processos só com o número do assento, acho importante solicitar o assento de nascimento de processos concluídos, pois ACP não envia mais o assento e já via alguns casos que o assento foi registado com informações erradas, então é sempre bom conferir.
  • @PaulaG

    Recebi meu assento no Brasil, fui a portugal de férias, entrei como turista e fiz o cartão cidadão e passaporte lá.
    Achei mais facil e mais barato que fazer esses documentos no brasil ( ja tinha passagem pra lá).
    Acredito eu que seja impossivel entrar somente com o assento na fronteira, mas como somos brasileiro é só apresentar o passaporte brasileiro.
    Eu entrei como brasileiro e sai como portugues de portugal, e entrei no brasil como brasileiro
  • Bom dia.
    Estou tentando ligar para a Linha de Registo e a mensagem , lamentamos mas devido .... e a ligação é desligada.
    Mais alguém tentou ligar hoje e consegui?
  • @Lilianfs13

    o ACP está enviando o assento após o termino do processo, eu e minhas tias tivemos nossos processos concluídos em maio e recebemos o assento pelo correio, embora tb tivéssemos pedido via Civil online!
  • @reduduarte, minha sogra ira a Portugal mes que vem e fara o mesmo que vc. esta indo com o assento e solicitara o passaporte e CC la. Poderia dar mais informacoes, sobre onde solicitou, quanto pagou e se foi demorado?
    Abs
  • @Renato_CPO

    Para alguns enviam o assento e para outros uma carta comunicando do término do processo e informando o número do assento de nascimento.

    Não sei se essa questão trata-se de qual conservador que dá o despacho favorável ou do oficial de registro.
  • Gente, bom dia!!! Fiz o pedido no Civil Online e recebi a seguinte mensagem:

    "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online nº XXXX de 29-05-2019, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº 18XX/2019 no Arquivo Central do Porto, que se encontra despachado favoravelmente desde 22/05/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão."

    Será que eles enviam a certidão por email automaticamente ou eu tenho que pedir novamente?
  • @reduduarte

    Como fez para informar o endereço como residente no Brasil? O PB4 serve como comprovante de residência?
  • @Lilianfs13...
    Bem lembrado...!!!
  • smonsmon Member
    @Kim Oliveira tem que responder esse email pedindo para eles verificarem se o assento já ficou pronto, e pedindo para eles emiti-lo. Nao é automático.
  • No site de acompanhamento do processo mostra as seguintes etapas:
    1. foi recebido
    2. foi registado
    3. aguarda consultas
    4. verificação de documentos
    5. análise do pedido
    6. despacho
    7. terminado

    E mais abaixo tem uma breve explicação sobre as etapas:

    1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2. Registo do pedido
    3. Consulta a entidades externas
    4. Verificação da documentação entregue
    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo

    Aparentemente esse "recebido" é a numeração pois os processos dos meus filhos foram numerados e apresentam-se nessa etapa!
  • @Adrianaian mesma coisa comigo!!
  • denis_menddenis_mend Member
    editado June 2019
    @Renato_CPO Sim. O meu processo e o do meu irmão estão da mesma forma. Seguindo as orientações da planilha já atualizei com os números e data provável da numeração.
  • Olá, bom dia a todos.
    Enviei o processo do meu pai no dia 13/02 e foi recebido 21/02 por Gorea Eos. A.
    Hoje recebi uma carta de ACP dizendo o seguinte:
    Não foi acompanhado dos seguintes documentos...
    1.1 A assinatura da requerente no impresso/requerimento não se encontra reconhecida presencialmente pelo que deverá apresentar novo impresso com reconhecimento presencial/por autenticidade de assinatura nos termos do artigo...
    1.2 Há divergência quanto ao nome do pai do requerente entre o impresso - José de Freitas Filho - e os restantes documentos - José de Freitas - devendo o novo impresso ser preenchido em conformidade.

    Que impresso seria esse.. o formulário 1c? Pra eu me informar melhor sobre devo ligar na linha de registro mesmo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.