Esqueci de dizer que o processo que mencionei foi pago por cartao de crédito. Estimamos que tenha sido numerado por volta do dia 25/02, por ter chegado 5 dias depois dos da minha mae, que foi numerado em 20/02.
Uma dúvida... consegui realizar o processo de atribuição de nacionalidade do meu pai (já tenho o numero do assento), consigo realizar a minha atribuição sem realizar a averbação de casamento dele com a minha mae ?!
Alguém saberia me dizer se o site de consulta de processos está atualizado? Meu processo caiu em exigência em 14/05/2019, enviei o documento solicitado na exigência. Pergunto isso pois faz quase 1 mês que enviei o documento faltante para lá e ainda consta no site como "Verificação de documentos" - O seu processo não está completo, tal como foi notificado. TimeLine é: 14/05 - exigência 29/05 - Envio do documento 03/06 - recebimento por Ermógenes Moço.
Será que ainda é cedo para uma atualização ou a exigência leva meu processo para o ponto zero novamente e ai serão cerca de 4 meses... ?
Será que alguém por aqui sabe ou já passou por isso? Obrigado mais uma vez pessoal.
@Natália Medeiros o de minha avó foi feito via assessoria pela Centrais de Lisboa. Fiz essa besteira pq na época ñ tinha conhecimento do fórum. Como minha avó tinha 88 anos na época, não quis perder tempo e ñ tinha noção por onde começar, então contratei assessoria sem pensar muito. Ela ñ assinou o formulário, foi feito via procuração. A assessoria sumiu e eu só conseguiu concluir o processo 3 anos depois (em 2017). Tinha mais de 1 ano em exigência. Eu ligava p LR e me diziam q estava em análise. Até que implorei e me informaram a exigência. Como eu ñ era procuradora, eles ñ queriam passar informação. Fiz uma procuração em meu nome, reconheci por autenticidade a assinatura de minha avó e enviei o q faltava. Ela já tinha quase 91 anos de idade qdo foi concluído. Fiquei pasma pq ñ pediram prova de vida, afinal ela fez procuração aos 88 anos, 3 anos antes da conclusão. OBS: assim q enviei a exigência, foi despachado, mesmo o processo parado há mais de 1 ano. Na época, eu enviei um e-mail para o Oficial q estava com o processo explicando a situação, relatando meus problemas com a assessoria e pedindo uma prioridade no processo dela, q já rolava há 3 anos. No fim, deu certo e logo foi despachado. Tive muita sorte!
@NataliaMedeiros Com relação aos processos de Março, na planilha, estarem concluidos, foi eu quem disse. Na verdade, acabei usando o termo concluido precipitadamente, peço desculpas....é a ansiedade !!!!......Realmente existe apenas um processo concluido , porém, existem 13 que foram numerados no período de 08 a 22/03 , e foram para Registro, (prazo de registro bem reduzido ) o que já nos deixa bastante feliz.... abs
Depois de alguns anos, finanlmente chegou a minha vez de enviar os documentos para transcrição. Estou com duas dúvidas e agradeço muito se alguém conseguir me ajudar.
1. Pretendo enviar para ACP Porto e surgiu uma dúvida se eu devo apostilar ou não a cópia autenticada do meu RG. Eu enviei os documentos do meu pai no final do ano passado e confesso que não lembro se apostilei (estou achando que não e a transcrição dele deu tudo certo).
2. Porto levou uns 3 meses e meio, sabem se ainda está assim? Ou é melhor enviar para outro local? Eu lembro que tinha uma planilha mas perdi o link dela.
@JPPedrosa Já solicitei! Tem 8 dias que minha mãe mandou (pelo mesmo email que colocou no formulário), pra esse mesmo email que vc citou, sem resposta até hoje. Li vários relatos que responderam rapidamente e outros tantos que não responderam. Acho que dei azar. Pelo prazo, deve ter ido pra despacho, ou caiu em exigência, que é meu medo maior. Obrigada.
Muito obrigado @denis_mend, vou apostilar o RG e enviar para Porto mesmo. Preenchendo o 1C aqui, notei que a data de expedição do meu RG é de 2010 (não deu 10 anos ainda). Será que vou ter problemas?
@EliRigobeli Acredito que seja interessante, se seu RG complete os 10 anos, só lá pelo meio do ano que vem.... Não aconselho completar 10 anos de RG, no meio do processo... Pode dar problema.... Os apostilamentos, tem saido mais barato fazer em Santa catarina... ( um exemplo: em SP, um apostilamento sai 120,00 , enquanto em Santa Catarina, sai 38,00 )... Quando enviar os documentos, também aconselho mandar via DHL. Sai um pouco mais caro, mais é mais seguro, chega mais rápido e o seguro da carga é bem maior ( R$ 1.000,00 ).
Vou fazer a atribuição em ACP Porto. Quanto ao RG, acredito que não vai dar problema (fez 9 anos esse mês), então tem um ano para completar os 10. Enviando segunda-feira os documentos. Abs.
Para as pessoas ansiosas pelos processos de março, TAMO JUNTO! Mas calma, que jaja vai saindo nossos processos, creio eu que ja começaram a trabalhar com os nossos, acho que semana que vem ja da pra gente ligar pra LR ( para as pessoas do inicio de março)
E sobre p email com chave de acesso, ta sendo bem relativo, alguns recebem a resposta na hora e outros em dias... eu enviei semana passada e ate agora nada
O processo de atribuição (maior de idade) está sendo mais rápido por ACP do Porto? Eu estava pensando em enviar para Tondela, já que fiz a transcrição de casamento. Qual conservatória vocês me indicam?
Apenas para constar, ao enviar o e-mail solicitando o código de acesso do meu processo, encaminhei anexa cópia do meu RG digitalizado. Me responderam em 3 dias úteis.
Comentários
Esqueci de dizer que o processo que mencionei foi pago por cartao de crédito. Estimamos que tenha sido numerado por volta do dia 25/02, por ter chegado 5 dias depois dos da minha mae, que foi numerado em 20/02.
Uma dúvida...
consegui realizar o processo de atribuição de nacionalidade do meu pai (já tenho o numero do assento), consigo realizar a minha atribuição sem realizar a averbação de casamento dele com a minha mae ?!
desde já agradeço a todos.
@Natália Medeiros Tudo bem, vou att as informações.
Alguém saberia me dizer se o site de consulta de processos está atualizado?
Meu processo caiu em exigência em 14/05/2019, enviei o documento solicitado na exigência.
Pergunto isso pois faz quase 1 mês que enviei o documento faltante para lá e ainda consta no site como "Verificação de documentos" - O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
TimeLine é:
14/05 - exigência
29/05 - Envio do documento
03/06 - recebimento por Ermógenes Moço.
Será que ainda é cedo para uma atualização ou a exigência leva meu processo para o ponto zero novamente e ai serão cerca de 4 meses... ?
Será que alguém por aqui sabe ou já passou por isso?
Obrigado mais uma vez pessoal.
OBS: assim q enviei a exigência, foi despachado, mesmo o processo parado há mais de 1 ano. Na época, eu enviei um e-mail para o Oficial q estava com o processo explicando a situação, relatando meus problemas com a assessoria e pedindo uma prioridade no processo dela, q já rolava há 3 anos. No fim, deu certo e logo foi despachado. Tive muita sorte!
Poderia me informar o que se seria essa questão de declarante ?
Com relação aos processos de Março, na planilha, estarem concluidos, foi eu quem disse. Na verdade, acabei usando o termo concluido precipitadamente, peço desculpas....é a ansiedade !!!!......Realmente existe apenas um processo concluido , porém, existem 13 que foram numerados no período de 08 a 22/03 , e foram para Registro, (prazo de registro bem reduzido ) o que já nos deixa bastante feliz....
abs
Tente solicitar o seu código de acesso por meio do e-mail: rcentrais.admin@irn.mj.pt . Eu solicitei semana passada e respoderam em 2 dias.
abs
Depois de alguns anos, finanlmente chegou a minha vez de enviar os documentos para transcrição.
Estou com duas dúvidas e agradeço muito se alguém conseguir me ajudar.
1. Pretendo enviar para ACP Porto e surgiu uma dúvida se eu devo apostilar ou não a cópia autenticada do meu RG. Eu enviei os documentos do meu pai no final do ano passado e confesso que não lembro se apostilei (estou achando que não e a transcrição dele deu tudo certo).
2. Porto levou uns 3 meses e meio, sabem se ainda está assim? Ou é melhor enviar para outro local?
Eu lembro que tinha uma planilha mas perdi o link dela.
Muito obrigado
1. Deve sim.
2. Está demorando entre 4 a 5 meses, ainda assim é o lugar mais rápido. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
Preenchendo o 1C aqui, notei que a data de expedição do meu RG é de 2010 (não deu 10 anos ainda).
Será que vou ter problemas?
Obrigado
ACP é mais rápida para processos de atribuição.
Acredito que seja interessante, se seu RG complete os 10 anos, só lá pelo meio do ano que vem.... Não aconselho completar 10 anos de RG, no meio do processo... Pode dar problema....
Os apostilamentos, tem saido mais barato fazer em Santa catarina... ( um exemplo: em SP, um apostilamento sai 120,00 , enquanto em Santa Catarina, sai 38,00 )...
Quando enviar os documentos, também aconselho mandar via DHL. Sai um pouco mais caro, mais é mais seguro, chega mais rápido e o seguro da carga é bem maior ( R$ 1.000,00 ).
Enviei um e-mail para a ACP do Porto perguntando sobre o status do meu processo e eles responderam:
"Informamos que a chave de acesso é:
NOME FULANDO
0000-0000-0000"
Eu até achei que pudesse ser a certidão no Civil on-line, mas não é, alguém sabe?
Obrigado
Quanto ao RG, acredito que não vai dar problema (fez 9 anos esse mês), então tem um ano para completar os 10.
Enviando segunda-feira os documentos.
Abs.
Obrigado pessoal.
E sobre p email com chave de acesso, ta sendo bem relativo, alguns recebem a resposta na hora e outros em dias... eu enviei semana passada e ate agora nada
Eu estava pensando em enviar para Tondela, já que fiz a transcrição de casamento.
Qual conservatória vocês me indicam?
Pela planilha, já tem 13 processos de Março, que foram para Registro e aguardam conclusão....
Torcendo.....
Por favor, poderiam me dizer como ficariam os dois nomes abaixo, separados em Nome e Apelido:
João de Freitas Júnior
Leonardo Felipe de Freitas.
Obrigado.
NOME: João
APELIDOS: de Freitas Júnior
》Se Leonado Felipe for nome composto
NOME: Leonardo Felipe
APELIDOS: de Freitas.
》Porém se Felipe for sobrenome
NOME: Leonardo
APELIDOD: Felipe de Freitas.
Atente que nome é igual no Brasil, podendo ser simples ou composto.
Já APELIDOS equivale ao SROBRENOME brasileiro.