Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17137147167187191551

Comentários

• @Lilianfs13
    Ok, muito obrigado! :D
  • Bom dia pessoal, alguem sabe me dizer se tem algum problema se a certidao de inteiro teor nao for por copia reprografica??
  • @Mluizacoelho
    A certidão por copia repográfica , apostilada, precisa ser enviada. Se vc não mandar, corre risco de ter o processo devolvido ou no mínimo entrar em exigência.
    E ainda te dou um conselho.... Se a cópia repografica ( xerox do livro ) não estivem muito legível, ainda assim, faça o apostilamento da mesma e envie junto, uma copia autenticada da certidão de inteiro teor, digitada, para que se houver possíveis dúvidas, o conservador possa ver a certidão digitada e não travar o processo. Não mande apenas a digitada, que não vai servir.....
  • @pessoal
    Muita gente iniciando o processo de nacionalidade....
    Só para lembrar, Santa Catarina, continua sendo o local mais barato para apostilar documentos. vc envia por sedex, chega no dia seguinte, em dois dias eles apostilam e devolvem por sedex, super rápido. E cobram R$38,00 por apostilamento. Em São Paulo, sai R$ 120,00 cada apostilamento....
  • @JJCS eu fiz a minha por copia reprografica, mas estou ajudando meu sogro e ia entregar pessoalmente pois estou morando aqui no Porto, so que ele me mandou a copia digitada e nao por meio reprografico, acho que nao custa eu tentar ir la ne? e ver se aceitam.. senao ele vai ter de me mandar novamente.
  • @Mluizacoelho, é quase certo que cairá em exigência quando chegar nas mãos do conservador para análise, isso se já não for recusado para abertura do processo. Se o cartório não emitir a certidão por cópia reprográfica terá que solicitar uma declaração do cartório, justificando o motivo pelo qual não pode ser emitida, com firma reconhecida e apostilada para juntar ao processo e justificar o motivo pelo qual não está apresentando a certidão reprográfica.
    Não estou dizendo que não possa existir algum caso em que foi aceita a digitada sem o envio da justificativa junto mas, ACP tem se mostrado bem exigente quanto a documentações e, os casos que por ventura foram aceitos (acredito que por outras conservatórias e não ACP) são exceções e não a regra.
    Peça para ele lhe enviar a certidão correta e evite aborrecimentos futuros.
  • @Mluizacoelho
    Ja que vc está ai, pode até tentar, mas, tem grande chance de recusa ou exigência.
    Como disse o @DanielHenriques, que conhece esses procedimentos como ninguém, é melhor vc pedir
    a certidão correta....
  • Ola Pessoal,

Conforme a dica de vcs, Cancelei o processo do meu pai em lisboa e agora vou dar entrada pela ACP porto.

Gostaria de saber para qual endereço da ACP porto devo enviar o formulario 1-C e os documentos?

Também gostaria de saber se tem como pagar a taxa com cartao de credito, igual eu tinha feito em lisboa.. e se tiver, como eu faço isso.

Se nao houver como pagar com cartao de credito, como faço para pagar com cale postal?

Somente para checar.. os documentos do filho de portugues devem ser:

1. Formulario 1-c preenchido e com firma reconhecida por autenticidade. Precisa apostilar o formulario?

2. Certidao nascimento cipiia reprográfica e do livro apostiladas. O apostilamento vence em 1 ano?

3. Copia do passaporte ou Rg apostilados.

Abirgada!!
  • editado June 2019
    @PESSOAL..devido as férias de verão em Portugal(JULHO E AGOSTO) , todo tipo de processo tende a sofrer mais atraso do que o normal.Há que ter paciência.
  • @Camilazb
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-
    documentos#latest
    1- não precisa
    2- não vence, mas a certidão vence..depois de 1 ano
    3-sim
  • Boa tarde @Camilazb
    Como se cancela um processo em Lisboa e reenvia para o ACP?
    Minha família toda esta tirando dupla cidadania e o processo do meu primo que foi enviado para o ACP foi parar em Lisboa. E ele não tem como fazer a transcrição do pai dele já falecido, pq ele é filho do segundo casamento. Não tem nenhuma informação do primeiro casamento. Se ele tiver como pedir a devolução do processo com certeza ele fará.
    Me explica o que vc fez.
    Obrigada
  • Pessoal, boa tarde!

Quero enviar amanhã os documentos para atribuição da minha mãe para a ACP, mas sempre fico um pouco insegura de que esteja fazendo algo errado. Vocês podem me dar uma mão? Estou enviando:

- Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do meu avô;
    - Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da minha mãe, com averbação do casamento, já que o sobrenome foi modificado;
    - Cópia apostilada do RG da minha mãe;
    - Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade;
    - Comprovante impresso do pagamento dos 175 euros (e-mail enviado pelo IRN).

1) Eu envio isso tudo para Rua Visconde de Setubal, nº 328, 4200-498 – Porto, certo?
    2) Vocês indicam mais DHL ou EMS?
    3) Há necessidade de enviar algum envelope vazio, para que eles retornem os documentos posteriormente?
    4) Depois que enviar os documentos, como posso acompanhar o processo?

Mais uma vez, muito obrigada pela ajuda fundamental de vocês!
  • Ola @adrianaian

O interessado deve redigir uma carta à conservatoria de lisboa dizendo que gostaria cancelar o processo de cidadania e reconhecer firma por autenticidade (pessoalmente) no cartorio e enviar para a conservatoria dr lisboa.

É bom esperar 2 meses depois que enviar a carta, para poder entrar com o novo processo de cidadania. Porque se nao esperar cancelar, eles nao aceitam o novo processo.

Eles nao devolvem os documentos, nem o valor da taxa que vc pagou. Isso é perdido.
  • Obrigada @vlad pen

Eu ja preparei a nova documentacao e vou enviar para ACP PORTO.

Paguei pelo cartao de credito e preenchi o formulario que recebi no email. Espero que o meu processo nao seja encaminhado pra Lisboa. Será que corro esse risco?

Como vou saber sobre o andamento do processo? E como consigo saber se ele foi concluido e a cidadania concedida? Eles avisam por email?

Obrigada
  • @Carla Maria Carreiro
    Documentos ok.
    1. Certo.
    2. Tanto faz. DHL é mais rápido, porém mais caro.
    3. não.
    4. Após os documentos chegarem lá, espere mais 2 semanas e mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt requisitando a senha de acesso. A consulta online é através do endereço: http://nacionalidade.justica.gov.pt
  • @Carla Maria Carreiro...

- Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do meu avô;
    OK...Se o Registo de seu Avô já estiver "online"

- Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da minha mãe, com averbação do casamento, já que o sobrenome foi modificado;
    ATENÇÃO...
    Existe orientação de que se deve enviar uma via da Certidão de Casamento Digitada e Apostilada se o processo for enviado para o ACP...

- Cópia apostilada do RG da minha mãe;
    OK...Documento com data de emissão menor do que 10 anos...

- Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade;
    OK...

1) Certo... + Tel : + 351 225 573 840 email : arquivocentral.porto@irn.mj.pt
    2) DHL...
    3) NÃO...
    4) Veja aqui...

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15339/novo-site-para-acompanhamento-processos-de-nacionalidade/p1
  • @Carla Maria Carreiro, como o nome de sua mãe foi alterado, acrescente também a cópia da certidão de casamento reprográfica apostilada, fica mais garantido.

1) Eu envio isso tudo para Rua Visconde de Setubal, nº 328, 4200-498 – Porto, certo?
    Ok

2) Vocês indicam mais DHL ou EMS?
    DHL entre 5 e 8 dias, mais caro EMS entre 10 e 14 dias, mais em conta

3) Há necessidade de enviar algum envelope vazio, para que eles retornem os documentos posteriormente?
    Não

4) Depois que enviar os documentos, como posso acompanhar o processo?
    Não sei com relação as novas demandas, mas creio que eles enviem a chave para o email cadastrado no formulário 1C para que vc acompanhe pelo site.
  • @denis_mend e @Nilton Hessel, muito obrigada!

@Nilton, desculpe a pergunta se for muito obvia, mas como faço para saber se o registro do meu avô está online?

@blancout, mas é recomendável acrescentar a certidão de casamento reprográfica mesmo o casamento tendo sido transcrito na certidão de nascimento dela?

Obrigada a todos!
  • @Carla...

Eu quis me referir àqueles Registos de Nascimento que já foram digitalizados e estão inseridos no sistema de informação Português...Este tipo de documento pode ser obtido pelo civilonline.pt e são suficientes para compor os processos em Portugal...
    Já documentos mais antigos...(Certidões de Batismo **Geralmente com mais de Cem Anos**)...Como ainda não foram digitalizadas...Não podem ser obtidas pelo site...Esses Registos estão no suporte original...Ou seja...Nos antigos livros de Registos de Nascimento Paroquiais ...Em sua maioria em Arquivos Distritais espalhados pelas diversas regiões Portuguesas...
    Os documentos desse tipo...Quando necessários para compor processos devem ser solicitados aos Arquivos Distritais...São Certificados...E são enviados de Portugal por Correios...

Quanto a questão da Certidão de Casamento...É o seguinte...:

Tem havido solicitação por parte do ACP da Certidão de Casamento quando a mulher alterou o nome ao se casar...
    **Isso aconteceu recentemente mesmo o casamento já tendo sido averbado na Certidão de Nascimento da Requerente...**
    Portanto trata-se de uma segurança...Isso não quer dizer que se você enviar apenas a Certidão de Nascimento o processo vai OBRIGATORIAMENTE cair em exigência...Mas o risco existe como já vimos por aqui...
    Como já aconteceu algumas vezes...Pode voltar a acontecer...
  • @Carla Maria Carreiro, se seu avô nasceu após 1911 o assento deve estar informatizado. Essa cópia que você tem você obteve como?
    Diversos processos tem caído em exigência no ACP solicitando a certidão de casamento, mesmo este estando averbado na certidão de nascimento do requerente. Junte a documentação uma via (original) inteiro teor da certidão de casamento apostilada para comprovação da alteração do nome. Evite despesas extras de envio de documentos para Portugal e atraso no processo já mandando a certidão junto com o restante da documentação.
  • editado June 2019
    @Nilton, muito obrigada pelas informações. Dei até una desanimada, estava pronta pra mandar tudo amanhã, rs. Mas é melhor esperar um pouco mais e me prevenir.

@Daniel Henriques, meu avô é de 1927. Nós tínhamos a certidão original dele; toda a documentação dos meus avós portugueses estava aqui, pois eles viviam aqui no Brasil e guardaram todos os documentos. Eu mesma tirei a cópia.

Essa via da certidão de casamento precisa ser inteiro teor ou reprográfica? Obrigada!
  • Pessoal, alguém conseguiu por email o código de acesso ao sistema de acompanhamento dos processo?
  • @phelipep Eu mandei email solicitando há 9 dias e nada de resposta até agora.
  • editado June 2019
    @Carla...

As Certidões tem validade para uso nesse tipo de processo por um prazo de 6 meses a Um ano...Melhor você se prevenir e mandar tudo certinho do que correr o risco de que a Atribuição de sua Mãe caia em exigência...

Como o Registo de Nascimento de seu Avô é de 1927...É bem provável que ele já esteja acessível pelo civilonline.pt ...
    Você citou que já tem cópia simples da Certidão de Nascimento Portuguesa de seu Avô...Pergunto...Você tirou cópia desse documento antigo que estava com sua família...Ou obteve uma cópia mais recente...?

Veja...O Objetivo de enviar cópia do Assento de Nascimento do Português é apenas fornecer os dados que possibilitem a localização do Registo no sistema de informação Português...
    Se esse documento de Nascimento de seu Avô que você fez a cópia for muito antigo talvez não conste o número sob o qual o Registo foi digitalizado...Nesse caso...Creio que seria recomendável que você solicitasse uma nova via pelo civilonline.pt ...

Tem custo de 10,00 euros...(Cerca de R$50,00 com IOF)...Pode ser pago com cartão de crédito e fica disponível logo em seguida á confirmação do pagamento...É muito simples e rápido...

https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

A via da Certidão de Casamento pode ser em INTEIRO TEOR "DIGITADA"...
  • @phelipep e @iarantes , eu solicitei o código através do email rcentrais.informacoes@irn.mj.pt, e após menos de duas horas já recebi o código de acesso do processo da minha mãe. Obs.: Eu fiz a solicitação através do email que foi informado no formulário 1C (email da minha mãe), e informei o nome completo e data de nascimento.
  • Boa tarde
    É impressão minha, ou seu uma parada nos processos essa semana ??
    abs
  • Gente, me surgiu uma dúvida... quando se envia a cópia do passaporte, na hora de preencher o 1C, o que coloca em "emitido por"?
  • Departamento de Polícia Federal (DPF)
  • @Eliane Figueiredo

Muito obrigada!
  • Bom dia gente, alguém tem o link pra pagar o formulário 1C por cartão? Não estou encontrando :(
    Obrigadaaaa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.