@Renata não sei te informar se processos feitos pessoalmente é aceito pgto por cartão de crédito. Vc pode fazer o pgto pela plataforma , imprimir o requerimento e entregar o pessoalmente, ja que vem com o código de pgto no cabeçalho.
Meu pai está fazendo a solicitação para a ACP e estamos com dúvidas sobre os documentos: meu vô é português e minha vó brasileira naturalizada portuguesa (por casamento). Meu vó é falecido. Nós precisamos enviar a certidão de casamento deles, a certidão de nascimento dela ou transcrever o casamento deles ou não é necessário?
Após a conclusão do processo, quanto tempo, em média, leva para chegar a correspondência que enviam para a residência do utente?? Não estou querendo solicitar a certidão pelo civiloline...
@pessoal Meu processo foi numerado em 05/04 . Após ficar mais de um mês na Fase 1 da consulta pelo site, hoje apareceu que o processo foi para Registro. Será que ainda esse mês é despachado ? obrigado
Além.de mandar por email, como os colegas falaram, eu também mandaria uma xerox do vale como carta prioritária que tem rastreamento e custa uns R$17,00.
Semana passada fui pessoalmente na ACP pois não recebia o email com a chave de acesso; apesar de estar em greve, a atendente imprimiu prontamente este código para mim, mas consultando ao site, consta ainda na fase 1, sendo que foi recebido e protocolado em 08/04...acredito que não esteja atualizado
@Pessoal Meu processo numerado em 01/04 está com ( status 6) de acordo com o site, aguarda a criação de um registro.Não vejo a hora dessa conclusão, será que é mais 1 semana para a criação?
@pessoal Quando solicitar o pedido da certidão pelo Civil On line, na data de nascimento, informa apenas o ano de nascimento ??? E precisa informar o numero e ano de registro ou somente com os dados de nome, nome de pai, mãe, local e data, suficiente ? obrigado
Bom dia a todos, gostaria de tirar uma dúvida. Enviei o processo do meu avô em fevereiro/2019 e recebi essa semana uma carta do IRN informando que o processo foi concluído com sucesso e informando o numero do assento. informando também que para solicitar as certidões deveria devo solicitar a conservatória de registro civil em Portugal. Como posso realizar esse procedimento de solicitação da certidão? Necessito da certidão física para dar entrada no pedido de cidadania da minha mãe ?
Muito obrigado a todos, consegui a conclusão do processo do meu avô graças a vocês. muito obrigado
Pessoal, td joia? Um amigo meu está fazendo o processo por Ovar, ele enviou em maio e o processo ja foi para registro. O do meu pai estou fazendo pela ACP do porto, foi numerado dia 15 de abril e ainda esta em fase de analise =(
Acredito que Ovar agora esteja mais rápida! p.s: ele nao é idoso!
@PaulaG, tem certeza que o processo não é de maio do ano passado ou não foi com pedido de urgência. Ovar é uma conservatória bem pequena com o volume de processos por lá é estranho já ter finalizado
@daniel henriques o processo é de maio desse ano, mas vou verificar sobre o pedido de urgencia... até onde eu sei, nem ele (e nem eu!) sabia dessa possibilidade!
Eu falei acima que foi pra registro, mas segundo o site está na fase de despacho (6) (ele me mandou a foto!)... é a msm coisa pelo site?
@Matheus Palmo, na carta que você recebeu do IRN já consta um assentamento simples com todos os dados, e é o mesmo que a gente tem acesso pelo civil online, então não precisa pedir outro, a não ser que você queira o assento português em papel timbrado e etc, mas o que vem na carta já tem valor oficial e você pode enviar uma cópia simples deste junto com os outros documentos da sua mãe.
@Fernanda a minha carta chegou antes de 15 dias, e eu moro em Brasília, dizem que para quem mora nas capitais a carta chega mais rápido, e se você não quiser pagar os 10 euros do civil online, vale a pena esperar pela carta, está chegando rápido.
@danil henriques @nilton hessel realmente, é isso msm...eles receberam lá em maio e ja esta em despacho! ele nao sabia desse negocio de urgencia, entao foi normal que enviou. Não sei o que fez ser rápido assim, mas é o que informa o site. Comentei com ele para ligar na LR pra verificar a informação... qq novidade posto aqui!
Comentários
Entre 15 e 20 dias.
Meu pai está fazendo a solicitação para a ACP e estamos com dúvidas sobre os documentos: meu vô é português e minha vó brasileira naturalizada portuguesa (por casamento). Meu vó é falecido. Nós precisamos enviar a certidão de casamento deles, a certidão de nascimento dela ou transcrever o casamento deles ou não é necessário?
Meu processo foi numerado em 05/04 . Após ficar mais de um mês na Fase 1 da consulta pelo site, hoje apareceu que o processo foi para Registro.
Será que ainda esse mês é despachado ?
obrigado
Além.de mandar por email, como os colegas falaram, eu também mandaria uma xerox do vale como carta prioritária que tem rastreamento e custa uns R$17,00.
Boa sorte!
Quando consulta seu processo, no texto abaixo das bolinhas de status, aparece qual mensagem?
Aparece ...."O seu pedido está pronto para ser verificado"
abs
Então me parece que estão trabalhando no seu processo, acredito que em breve terá novidades.
Que maravilha!
O processo de 3 primos meus foram numerados em 01/04 Mas ainda estão na fase 1.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/201042/#Comment_201042
Gratidão pela ótima notícia.
Processo da minha prima numerado em 01/04 foi aprovado e aguarda registo da certidão portuguesa (status 5 no site).
Planilha atualizada.
Que otimo....o meu foi numerado dia 05/04.... Acredito que sai este mês então....
Abs
Quando solicitar o pedido da certidão pelo Civil On line, na data de nascimento, informa apenas o ano de nascimento ??? E precisa informar o numero e ano de registro ou somente com os dados de nome, nome de pai, mãe, local e data, suficiente ?
obrigado
Não precisa informar os dados do assento, apenas se tiver facilita a localização
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Enviei o processo do meu avô em fevereiro/2019 e recebi essa semana uma carta do IRN informando que o processo foi concluído com sucesso e informando o numero do assento. informando também que para solicitar as certidões deveria devo solicitar a conservatória de registro civil em Portugal. Como posso realizar esse procedimento de solicitação da certidão? Necessito da certidão física para dar entrada no pedido de cidadania da minha mãe ?
Muito obrigado a todos, consegui a conclusão do processo do meu avô graças a vocês. muito obrigado
Recomendo solicitar uma certidão para verificar se os dados estão todos corretos e também depois você junta uma cópia dessa ao processo da sua mãe para ser mais fácil a identificação do assento. Pode solicitar pelo civilonline ao custo de 10 euros http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Um amigo meu está fazendo o processo por Ovar, ele enviou em maio e o processo ja foi para registro.
O do meu pai estou fazendo pela ACP do porto, foi numerado dia 15 de abril e ainda esta em fase de analise =(
Acredito que Ovar agora esteja mais rápida!
p.s: ele nao é idoso!
Eu falei acima que foi pra registro, mas segundo o site está na fase de despacho (6) (ele me mandou a foto!)... é a msm coisa pelo site?
Ovar tem concluído Atribuições em prazos que variam entre Dez e Doze mêses...
Comentei com ele para ligar na LR pra verificar a informação... qq novidade posto aqui!