Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16216226246266271547

Comentários

• Pessoal!! Me surgiu uma nova dúvida... em 2017 eu fiz via vale postal o processo de atribuição do meu pai e naquela época a unica possibilidade de pagamento era via vale postal... Vi na planilha de acompanhamento que muitas pessoas estão optando pelo pagamento via Cartão de crédito... Sabem como é feito o processo via cartão de credito? tenho que mandar os documentos via Correios, mas como eles identificam o meu pagamento via cartão? alguem poderia me ajudar? Desde já agradeço muito!
  • @David Lima
    Muito obrigada pela sua resposta! Foi muito útil!
    Última pergunta: A assentamento do casamento como eu investiguei no fórum é rápida em Punta Delgada, e a documentação da cidadania deve ser enviada para o Porto. Posso enviar os dois correios postais ao mesmo tempo ou devo esperar pela resposta da Punta Delgada, para depois poder iniciar os procedimentos no ACP do Porto?

• Resumo de documentos
    Avó portuguesa e avô brasileiro (Processos de Atribuição - FILHO DE PORTUGUÊS). Documentos para futuras pesquisas

Eu estive lendo durante todo o mês, então eu tentarei perguntar o mínimo possível.
    Minha avó nascida em 1941, está fazendo a cidadania de minha mãe, então estou tentando ajudá-la o máximo possível!
    A minha avó não nasceu em Portugal e obteve a sua cidadania (graças a seus pais que eram portugueses, eles morreram há muitos anos). Meu avô não é português e eles se casaram e tiveram minha mãe. Agora minha mãe está se candidatando à sua cidadania. Então eu acho que seria étipicamente atribuição de cidadania para filhos de portugueses. As seguintes perguntas são encaminhadas para obter a cidadania portuguesa de minha mãe.

Ponta Delgada - Transcrição/Assentamento de casamento
    1) Certidão de nascimento de meu avô: apostilado, autenticado
    2) Certidão de nascimento de minha avó uma cópia simples (Ela já estabeleceu sua certidão de nascimento em Portugal quando processou sua cidadania)
    3) Certidão de casamento dos meus avós porque a pessoa de nacionalidade portuguesa é uma mulher. Apostilado, autenticado
    4) Assinatura reconhecida por autenticidade.
    5)Requerimento para transcrição de casamento (apostilado, autenticado)
    6) Pagar por vale postal

Endereço:
    Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º - Ponta Delgada - Portugal
    Código Postal: 9500-063

ACP Porto - Processos de Atribuição
    1) Certidão de nascimento de minha mãe de inteiro teor (por cópia reprográfica), apostilada em cartório de notas
    2) Cópia do RG de minha mãe atualizado, apostilado, autenticado e reconhecido firma.
    3) Certidão de nascimento de minha avó uma cópia simples (Ela já estabeleceu sua certidão de nascimento em Portugal quando processou sua cidadania)
    4) formulário 1C com firma reconhecida por autenticação
    5) Pagamento do vale postal o cartão de credito internacional.

Endereço
    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
    Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º - Ponta Delgada - Portugal
    Código Postal: 9500-063

Envie os documentos para o Porto quando os procedimentos de Ponta Delgada estiverem concluídos.

• @Carlos Romão muito obrigada. Eu vi esses Campos mas a insegurança sabe como é :-)
  • Pessoal, o processo da minha esposa doi numerado, poderiam adicionar à planilha?
    Numeração: 183xx/19
    Data da numeração: 27/02
    Pgto: Cartão de crédito
    Nome: Camila R
    Enviado via DHL
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado March 2019
    @Ramiro Martínez

Transcrição de casamento
    1- Certo
    2- Certo
    3- Certo
    4- Certo
    5- Requerimento basta reconhecer a firma por autenticidade (não precisa apostilar)
    6 Certo

Endereço para envio dos documento - Certo

Endereço para o envio do vale postal - IRN, IP
    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º
    9500-063 – Ponta Delgada

Falta xerox autenticada do RG do requente da transcrição (quem vai assinar o requerimento)

Atribuição

1- Certo
    2- Xerox autenticada e apostilada do RG com menos de 10 anos de emissão
    3- Certo
    4- Formulário 1 C impresso frente e verso na mesma folha,colorido,com assinatura reconhecida por autenticidade
    5- Certo

Endereço para envio dos documentos

Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

Leia esses tópicos

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • Bom dia pessoal!! Liguei hoje as 6 hs na linha de registo e soube que os processos dos meus filhos foi para registo ontem dia 27/02. Se alguém puder atualizar a planilha eu agradeço.
    Mariana M e Gustavo M, ambos menores.
    Data de numeração: 29/11
    Exigência: 21/01 (cópia reprográfica)
    Registo: 27/02
    O documento da exigência chegou na ACP dia 17/02.
    Obrigada e boa sorte a todos!!
  • @Lucimara que otimo! Parabens!

@luizaparada @ninaraminelli @CARLOSROMAO
    olhem essa noticia aí de cima.... isso pode ser um bom sinal! De repente eles estavam essa semana finalizando os processos que caíram em exigencia do final de novembro! Vamos rezar pra semana que vem começarem os de dezembro mesmoo!!!
  • thcamposthcampos Member
    editado March 2019
    @Lucimara parabéns. Que bom que resolvem as exigências de forma rápida. Vc ligou pelo Skype?
    Alguém sabe se a mensagem de problema no sistema no momento do atendimento na LR é problema do Skype ou da própria LR? Se o problema for no Skype qual seria um outro programa bom e barato para realizar a ligação?
  • @almeidafabi que ótima notícia! Estava com a terrível sensação de que ACP estava parada, mas agora fiquei mais animada. Vou ligar na quinta-feira, depois do carnaval....Vamos torcer!!
  • Parabéns, @Lucimara! Que bom que deu tudo certo!!!
  • Pessoal,
    meus documentos foram recebidos pela ACP em 06/11/2018. Ainda não recebi nada pelos correios. Como saber se há alguma exigência? Só ligando na LR?
  • @anazein sim pela linha de registro
  • Prezados,

Enviarei os documentos para atribuição de nacionalidade do meu filho menor de 14 anos.

Minha ideia é enviar para ACP do Porto e gostaria de confirmar quais os documentos necessários:

1) Certidão de Nascimento Inteiro Teor Reprográfica e apostilada;
    2) Formulario 1C para menores com firma reconhecida por autenticidade pelo pai e pela mãe;
    3) Fotocopia do documento (RG,Passaporte,constando filiacao) do pai e mae, devidamente autenticado;
    4) Cópia simples do assento de nascimento do português (pai ou mãe); e
    5) Cópia simples do assento de casamento

Posso substituir os documentos 3 (do pai), 4 e 5 pelo CC? Ou posso usar o CC como o documento 3 e mesmo assim enviar o 4 e 5?

Há algum tempo atrás fiz de um outro filho pela 3ª CRC do Porto, mas pelo que li no fórum, ela não faz mais o serviço.
  • @thcampos é problema da LR! Moro em Lisboa e ligo do meu celular português e tb já recebi essa ingrata mensagem após mais de 1h esperando.
  • @Bubina vc pode sim enviar apenas o CC como documento de identidade.
  • Obrigada @almeidafabi, @thcampos, @luizaparada. Liguei pelo Skype as 6:00 hs em ponto e fiquei uns 50 minutos esperando. @thcampos tente ligar as 6 da manhã. Acho q é um pouco menos congestionado. Estou torcendo por todos vcs.
  • por curiosidade fui olhar essa tal planilha dos processos da ACP , fiquei ainda mais desolado ao ver processos feitos em final de 2018 ja conluios e o meu feito através do consulado de Portugal no rio de janeiro em janeiro de 2017 ainda não ter conclusão... de uma conservatória para outra pode ser a diferença em processo concluído em um mês ou mais de dois anos
  • @haroldo pelo consulado é a forma mais lenta pra se fazer o processo, todos os consulados mandam pra Lisboa, os netos mandam pra lá, cônjuges mandam pra lá, enfim... Ficam sobrecarregados
  • Obrigada @Maria Nélida :)
  • Pessoal, o processo da minha esposa foi numerado, poderiam adicionar à planilha?
    Numeração: 183xx/19
    Data da numeração: 27/02
    Pgto: Cartão de crédito
    Nome: Camila R
    Enviado via DHL em 09/02
    Recebido por Hemogenes em 18/02
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Pelo Consulado é a forma mais lenta de se fazer TUDO. Cartão cidadão, processos, passaportes. Se puderem, fujam do consulado.
    @VladPen obrigado, sigo tentando pagar com cartão :)
    @Haroldo Soares, além do consulado não ter nem mais data, eles enviam à Lisboa - como comentou o colega cima - e Lisboa recebe do mundo inteiro... Somando isto à falta de pessoal, imagina... Então quando o seu concluir, se tiver que fazer algum próximo, guie-se pelo que o pessoal aqui do fórum indicar como mais rápido na ocasião. Sorte e paciência, demora mas sairá :)
  • @Haroldo, mesmo seu processo ter sido feito pelo consulado, ja se passaram 2 anos.Vc já verificou o status do seu processo se não tem alguma exigência?
  • Boa Tarde! Estou com a documentação para atribuição da minha prima pronta e vou levar para despachar em Portugal. Vou para Lisboa na próxima semana. Então gostaria de saber como despachar pela maneira mais rápida, barata e segura no correio de Portugal para a ACP?
  • Boa noite pessoal!
    Uma duvida.. O Vale Postal é qual valor?
  • Mais uma duvida... O processo do meu pai foi concluído e solicitei o assento dele pro consulado português para dar entrada no meu processo.
    Quando a certidão chegou conferi e o nome do meu bisavô, pai da minha avó (não portuguesa e casada com meu avô portugues) está incorreto.
    Poderei ter problemas no meu processo devido a isso?
  • @amanda para processos de atribuição vale postal de 175 euros, lembrando que esse é possivel pagar por cartão de credito, que na minha opnião é a melhor alternativa e com um custo menor.
    para transcrição de casamento 120 euros, esse até onde sei somente por vale postal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.