Pra entrega de CC e carta pin no Consulado do RJ também não demora muito, 40 dias corridos; o problema não está na entrega e sim no agendamento. CC e carta Pin são entregues ao mesmo tempo ao requerente nas dependência do Consulado do RJ. Antes a carta PIN chegava pelo correio e depois tinha que levar essa carta no Consulado pra pegar o CC. Isso acabou por aqui.
Outra mudança importante, no RJ antes do dia 04/02/2019 não precisava de agendamento pra coletar CC e carta pin, bastava se dirigir a Repartição Consular; agora precisa fazer agendamento até pra isso, acredita.
Pensamento tem que ser o seguinte, que venham as barreiras, o importante é que precisamos nos preparar pra superar cada uma delas em nome do nosso objetivo.
@Nicolle se vc nasceu antes de 1978 é obrigatória a apresentação de documentos que comprovem a maternidade como informado pela @Solange4.Se vc nasceu após 1978, a maternidade ja está estabelecida mesmo sua mãe não sendo casada.
Bom dia forum! Obrigado por tanta ajuda! Eu queria consultar, estarei perto de Portugal, eu queria saber, aquelas conservatórias onde o processo é cara a cara, trabalham mais rápido que o ACP porto pelo correio?
Eu também queria consultá-lo, minha avó foi quem iniciou o processo (já que minha mãe primeiro precisa da sua para processar a minha) e começou (14 meses atrás) o assentamento do casamento pelo consulado. Se o assentamento acontecer em Lisboa, posso continuar o resto do procedimento no Porto? Ou vou ter que fazer tudo em Lisboa?
1. Não conheço nenhuma mais rápida que o ACP. 2. O casamento é AVERBADO e não importando onde foi averbado o processo seguinte de atribuição pode ser aberto no Porto ou em outra conservatória sem nenhum problema.
@CARLOSROMAO caramba... nao sabia que aqui no Rj agora está precisando de agendamento pra pegar o CC.... mas como funciona? No dia que você faz o CC, você ja agenda uma data pra coleta?
Edit.: Acabei de ler isso no site do consulado RJ:
"ENTREGA DO CARTÃO DE CIDADÃO Os utentes que pretendam também agendar passaporte, não precisam agendar entrega de cartão de cidadão, que será facultado no dia em que vierem fazer o pedido de passaporte."
Então quer dizer que pegaríamos o CC na data de fazer o passaporte? Acho que entendi isso.
Em Salvador minha tia pegou o dela sem agendar. A atendente disse que teria q ter agendado, mas fez o atendimento dela. Só faltava essa, uma dificuldade enorme para achar datas disponíveis.
Bom dia! Já consegui minha nacionalidade portuguesa e averbei meu casamento com a ajuda deste fórum maravilhoso. Meu eterno agradecimento! Agora, recorro mais uma vez a vcs: sou divorciada e não atualizei meu estado civil de divorciada em razão do procedimento custoso (contratação de advogado em Portugal). Houve mudança no meu nome de solteira para casada e, depois, com o divórcio, voltei ao nome de solteira. Gostaria de tirar meu CC e o passaporte. Será que é possível sem a homologação do divórcio em Portugal?
@ERicci ... Creio que consegue emitir CC e PEP sem problemas... Só não pode averbar um segundo casamento...Nem atribuir nacionalidade para filhos desse segundo casamento...(Se for o caso)...Sem antes proceder à homologação do divórcio em Portugal...
@pessoal tenho uma dúvida, meu irmão casou e divorciou 2x para transcrever o casamento atual ele terá que fazer todas essas transcrições e averbações de divorcio?
@SAMANTHA3 Infelizmente,sim Transcrever o primeiro casamento,homologar o divórcio , transcrever o segundo casamento,homologar o segundo divórcio e transcrever o casamento atual
Bom dia pessoal, alguém sabe me informar como que esta a posição de processos de atribuição para netos na ACP de Porto, dei entrada em maio 2018, em que mes que ainda estão fazendo analise?
Bom dia. Por favor. A certidão de nascimento brasileira de inteiro teor por cópia reprografica apostilada precisa ter a assinatura/ firma do escrivão reconhecida ou basta somente estar apostilada? Estou c uma apostilada aqui p enviar mas o sinal publico do funcionário do cartório não está reconhecida. No cartório disseram q não precisava é a pessoa q foi buscar trouxe assim mesmo. Obrigada
A recolha de CC e carta PIN no Consulado do RJ somente poderá ser feita de duas formas a partir de pedidos do dia 04/02/2019:
Item 1 - Fazendo agendamento depois de passados 40 dias úteis a contar da data do pedido recebido presencialmente no Consulado; ou Item 2 - No dia do agendamento do passaporte nos mesmos termos do item 1
OBS.: A recolha de cartão do cidadão para pedidos anteriores a 04/02/2019 é feita *SEM AGENDAMENTO
Se você observar os campos 2, 3 e 4 da etiqueta de Apostila de Haia vai perceber que o cartório já fez o reconhecimento da assinatura do escrevente, ok.
Pessoal! Uma dúvida. Enviei os documentos pelos correios EMS, e foi entrega no destino hoje dia 28/02. No entanto, no rastreamento diz assim: "Objeto entregue ao destinatário MAREA EEU ". Alguém já viu isso? Será que foi para o lugar correto?
@RafaFCunha, você está consultando no site dos correios do Brasil ou do CTT? Esse tipo de mensagem normalmente aparece quando rastreado nos Correios, tente rastrear no site do CTT com o mesmo código.
Comentários
Pra entrega de CC e carta pin no Consulado do RJ também não demora muito, 40 dias corridos; o problema não está na entrega e sim no agendamento. CC e carta Pin são entregues ao mesmo tempo ao requerente nas dependência do Consulado do RJ. Antes a carta PIN chegava pelo correio e depois tinha que levar essa carta no Consulado pra pegar o CC. Isso acabou por aqui.
Outra mudança importante, no RJ antes do dia 04/02/2019 não precisava de agendamento pra coletar CC e carta pin, bastava se dirigir a Repartição Consular; agora precisa fazer agendamento até pra isso, acredita.
Pensamento tem que ser o seguinte, que venham as barreiras, o importante é que precisamos nos preparar pra superar cada uma delas em nome do nosso objetivo.
Eu também queria consultá-lo, minha avó foi quem iniciou o processo (já que minha mãe primeiro precisa da sua para processar a minha) e começou (14 meses atrás) o assentamento do casamento pelo consulado. Se o assentamento acontecer em Lisboa, posso continuar o resto do procedimento no Porto? Ou vou ter que fazer tudo em Lisboa?
Muito obrigado!!
1. Não conheço nenhuma mais rápida que o ACP.
2. O casamento é AVERBADO e não importando onde foi averbado o processo seguinte de atribuição pode ser aberto no Porto ou em outra conservatória sem nenhum problema.
Tentei 5 vezes entre ontem e hoje e as 5 deram erro. Alguém mais?
Edit.: Acabei de ler isso no site do consulado RJ:
"ENTREGA DO CARTÃO DE CIDADÃO
Os utentes que pretendam também agendar passaporte, não precisam agendar entrega de cartão de cidadão, que será facultado no dia em que vierem fazer o pedido de passaporte."
Então quer dizer que pegaríamos o CC na data de fazer o passaporte? Acho que entendi isso.
Estou tendo problemas desde terça-feira...
Creio que consegue emitir CC e PEP sem problemas...
Só não pode averbar um segundo casamento...Nem atribuir nacionalidade para filhos desse segundo casamento...(Se for o caso)...Sem antes proceder à homologação do divórcio em Portugal...
Infelizmente,sim
Transcrever o primeiro casamento,homologar o divórcio , transcrever o segundo casamento,homologar o segundo divórcio e transcrever o casamento atual
alguém sabe me informar como que esta a posição de processos de atribuição para netos na ACP de Porto,
dei entrada em maio 2018, em que mes que ainda estão fazendo analise?
Atribuição para netos somente CRC Lisboa.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento#latest
Mauriceia.
A recolha de CC e carta PIN no Consulado do RJ somente poderá ser feita de duas formas a partir de pedidos do dia 04/02/2019:
Item 1 - Fazendo agendamento depois de passados 40 dias úteis a contar da data do pedido recebido presencialmente no Consulado; ou
Item 2 - No dia do agendamento do passaporte nos mesmos termos do item 1
OBS.: A recolha de cartão do cidadão para pedidos anteriores a 04/02/2019 é feita *SEM AGENDAMENTO
Se você observar os campos 2, 3 e 4 da etiqueta de Apostila de Haia vai perceber que o cartório já fez o reconhecimento da assinatura do escrevente, ok.
Isso mesmo! Pesquisei pelo CTT e a MARIA CEU recebeu!