Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14074084104124131559

Comentários

• Pessoal, bom dia.
    Devido as férias das conservatórias, devemos parar de enviar documentos?
    Me preocupo devido a validade do VP.

Obrigado.
  • Bom dia, pessoal!

Me surgiu uma dúvida... fiz o pedido de duas certidões no civil online, uma do meu avô e uma do avô do meu namorado.

A certidão do meu avô português (já falecido) não veio nada relacionado a casamento com a minha avó brasileira (que está viva)

A certidão do avô do meu namorado (já falecido) veio no final da certidão um "averbamento" informando o casamento com a avó dele (que também é portuguesa e está viva).

Perguntas:
    1) É necessário que meu avô faça algum tipo de transcrição de casamento?

2) Essa informação que consta no final da certidão do avô do meu namorado quer dizer que já foi feita alguma transcrição de casamento anteriormente?
  • @Marcello Moraes penso que o pessoal deveriam se conscientizar de que estamos num período em que o andamento é mais lento que o normal. Em todo o caso, não é necessário parar.
  • Pedrão, bom dia.
    Tenho plena consciência disso e entendo que o prazo para resolução será afetado, não tem jeito.
    Minha preocupação é referente ao vencimento do VP.
  • Eu nunca vou entender isso de Processos que chegaram depois serem numerados antes.

Ta batendo um desespero real.
  • @almeidafabi

Você vai pedir a atribuição do seu pai ou sua mãe antes da sua, certo?

Sua avó também era portuguesa? Caso afirmativo, terás que transcrever o casamento dos seus avós.
    Caso contrário, não é necessário transcrever. Desde que o declarante na certidão de nascimento da sua mãe ou pai tenha sido seu avô.
  • @almeidafabi,
    1) Para saber se é preciso fazer a transcrição de casamento do seu avô, precisamos saber sua intenção. Quer fazer o processo de cidadania de sua mãe ou pai? Caso for do seu pai (e seu avô tenha sido o declarante da certidão de nascimento dele) aí não precisa da transcrição. Caso for da sua mãe, ai sim irá precisar.
    2) Se o casamento do avô do seu namorado ocorreu no Brasil, então, sim, já foi feita a transcrição de casamento anteriormente.
  • dsettervalldsettervall Member
    editado August 2018
    Acabei de ligar para a LR, demorei cerca de 1:20h na linha. Processo da minha mãe foi numerado dia 10/08 sendo que foi recebido dia 27/07. Está em fase inicial.
    Então confirmado que a ACP de Porto está aceitando pagamentos realizados com cartão de crédito.

Eu atualizei os meus dados na planilha, porem o processo ficou lá embaixo, se alguem puder me ajudar a consertar eu agradeço.
  • TomacheuskTomacheusk Member
    editado August 2018
    Bom dia amigos, o caso do @dsettervall é mais que me deixa em pânico. Minha sogra acabou de ligar na LR e não tem informação nenhuma sobre o processo. Chegou 26/07 e segundo eles não foi numerado.
    Tem alguma forma de entrar em contato pra saber sobre isso? ou se o Vale postal já foi sacado?

@dsettervall hj foi a primeira vez que vc ligou?
  • @Gabriela­­­Meirelles, estou fazendo o processo de atribuição para o meu pai, e a transcrição de casamento da minha vó já foi feita no fim de 2017. Qual nome devo preencher nos campos do Formulário 1C? O seu nome de solteira, ou de casada? A cópia de sua certidão de nascimento portuguesa que possuo não consta o averbamento do casamento, e apresenta o seu nome de solteira. Como devo proceder? (possuo também uma cópia de seu assento de transcrição de casamento em separado).

Alguém aqui teve problema com RG com mais de 10 anos? Percebi apenas depois de tirar uma cópia autenticada e apostilada do RG do meu pai, que o mesmo havia sido emitido em 2002. Leio relatos aqui do fórum de que nem todas conservatórias são tão rigídas, e que alguns não tiveram problema. Dado o fato de que a grana é bem curta, e o tempo bem pequeno no momento, me aconselham a tentar assim mesmo ou tirar outro RG?

E quanto ao contato com o ACP, como está sendo ultimamente? Qual a melhor forma? Tento ligar no número +351 22 557 3840 e ninguém me atende. E quanto ao Sr. Mário, ele ainda responde aos e-mails? Se sim, peço por favor que me passem seu endereço
  • @Tomacheusk, sim, hoje foi a primeira vez.

Tem como saber se o vale ja foi sacado sim, segue essa dica:
    Preencha o formulario com os dados do vale e voce vai receber a resposta se foi sacado ou não , segue o link

https://www.ctt.pt/home/form-contacto.html?com.dotmarketing.htmlpage.language=3
  • @dsettervall Legal, vc fez pelo formulário mesmo? que tem nesse link?

Antes de saber se foi numerado já tinha visto que tinha sido sacado?
  • Lu Stella Lu Stella Member
    editado August 2018
    Bom dia, liguei para LR, aguardei 1:10h, o atendente me informou que foi numerado. 40XXX/18 e esta em análise inicial, mas esqueci de perguntar qnd foi numerado, ele chegou em 06/08.
    Se alguem puder atualizar a planilha agradeço, pois nao estou conseguindo acessa-la.
  • @MarcelloMoraes e @GabrielaMeirelles obrigada pelas respostas!

No meu caso, meu avô foi o declarante da certidão do meu pai e a cidadania será para o meu pai mesmo. Após da cidadania dele, darei entrada na minha.

No caso do meu namorado, o avô dele casou no Brasil sim (então menos mal que já está feita a transcrição) e a cidadania será para a mãe do meu namorado e depois meu namorado daria entrada na dele. Nesse caso, será necessária somente a transcrição de casamento da mãe do meu namorado (filha do português), quando o meu namorado for dar entrada na cidadania dele.

Correto ou falei alguma besteira? kkk

• @mmorrison,
    Você deve colocar o nome atualizado da sua avó (o que está no documento do seu pai). Se ela é casada ainda e possui o nome da casada, então coloque o nome de casada e mande junto a cópia do assento de transcrição de casamento.
    Com relação ao RG, eu não arriscaria mandar o antigo (mais de 10 anos). Se não quiser tirar outro RG, pode enviar a CHN ou o passaporte (com filiação) se esses forem mais recentes.
    Não existe contato direto com a ACP, portanto não recomenda-se ligar ou mandar email (eles não respondem). Assim que você enviar o processo de seu pai, aí o contato é pela LR.
  • @almeidafabi Sim , seu namorado precisará transcrever o casamento da mãe antes de dar entrada na dele
  • editado August 2018
    @almeidafabi,
    Perfeito, então para o seu caso não precisa transcrever o casamento do seu avô mesmo. E nem transcrever o do seu pai quando for fazer a sua cidadania (caso ele tenha sido o declarante na sua certidão de nascimento).
    E, exatamente, assim que a mãe do seu namorado conseguir a cidadania, ela deverá transcrever o casamento dela para só então seu namorado entrar com o pedido da cidadania dele.
  • @Leticia Marques Obrigado Letícia, estou ficando numa ansiedade absurda, vendo muitos serem numerados. E ligando na linha de registros e não ter nenhuma informação.
  • @Tomacheusk fica tranquila , tudo vai dar certo ! As vezes a LR está desatualizada , infelizmente acontece em alguns casos ! Mas manda o e-mail para saber do vale e nos avise caso tenha alguma novidade , estamos na torcida !
  • mlgmlg Member
    editado August 2018
    @Vlad Pen sobre o processo que entrou em exigência, você mencionou que são 20 dias prorrogáveis. Essa prorrogação é automatica ou devo solicitar? Se devo solicitar, como proceder?
    Em contato com a linha de registros, eles me informaram das divergências dos nomes, porém ainda não recebi nenhuma carta e conforme orientação da atendente, enviei um e-mail arquivocentral.porto@irn.mj.pt solicitando que me enviassem por e-mail o que orientaram na carta, mas até o momento não tive retorno. Sabe de algum outro caminho para que eu possa saber ao certo quais são as exigências feitas? Obrigada!
  • @Nilton Hessel

Mesmo o pagamento sendo feito via cartão de crédito?

Enviarei amanhã ao DHL.

Muito obrigado pelas informações!
  • editado August 2018
    @Thiago...

Não creio que terá qualquer problema...

Enviando amanhã por DHL seus documentos devem ser recebidos no ACP na quarta-feira...

Se você está enviando com os documentos o formulário 1C que o IRN tencaminhou por email após o pagamento com cartão de crédito...Isso comprova que o pagamento dos Emolumentos desse processo já foi feito...

Assim que abrirem o envelope e confirmarem que o pagamento foi feito...Geram um número de processo...
  • @almeidafabi

Certinho!

Sua vó também é/era portuguesa? Caso sim, vai ter que transcrever. Lembre-se disso.

• Bom dia, galera!

Acabei imprimindo, assinando e reconhecendo firma do formulario 1C em preto e branco(datado de maio). Isso pode ser um problema?

Obrigada!
  • @Fsarkisas considerando que eles pedem impressão colorida e que já estamos em agosto, eu em seu lugar faria um novo.
  • Eles pedem expressamente o formulário 1C colorido?
  • Olá pessoal! Boa tarde!!!
    Venho atualizar informações para quem puder colocar na planilha, pois não me acerto editando ela. Kkkk :/

Atribuição do meu pai- Modesto:

01/08- Pagamento do Vale Postal
    01/08- Enviado via DHL
    06/08- chegou na ACP
    16/08- Processo atribuição: 40XX/18 (via ligação IRN)- em análise - ganhou número no dia 10/08

Coloquei lembrete pra ligar daqui a uns 20 dias, o q vcs acham!?

@lustella acho q nossos processos
    chegaram no mesmo dia não!? Kkk

Ligação no IRN fiz de manhã, às 10h mais ou menos (horário de Brasília) e esperei 50 minutos. Achei q foi ok.

Beijos e sempre grata!!
  • @lu Stella

Qual o terceiro dígito do seu processo 40Xyy ? Esse X pode dar uma ideia se teu processo foi numerado entre 7 a 13 de agosto.

Vc já lançou alguma informação na planilha ? Não consegui achar seus dados lá para preencher com as informações que postou hoje.

Estaria em nome de outra pessoa ou posso inserir seus dados na planilha do zero? Usou vale ou cartão ? Enviou que dia? Dhl ou EMS ?
  • Não sei porque a importância do colorido, sendo que se você preenche na hora eles tem dão um preto e branco. Maaas como o pessoal mencionou, melhor pecar pelo excesso sempre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.