@Tomacheusk, você pode mandar um email para (APAGADO), informando os dados do vale postal. Quando foi enviado, o numero, valor, nome do remetente e destinatário e tambem em que agência do correio no BRasil foi enviado
facilidade de organizar os processos que chegam por correio, cada tipo tem uma cor diferente.... já imaginou a quantidade de processos que chegam lá todos os dias, ao verem a cor do formulário, já sabem do que se trata e colocam no devido lugar processos pessoalmente a atendente já sabe do que se trata, por isso não precisa da cor pra auxiliar na organização
boa tarde!! hoje fui a uma agencia do correio e paguei 3 vales postais, somente em um deles o CEP da IRN, IP saiu com o numero 0 antes do 4....será que terei problemas?
Alguém teve problema com a cópia reprográfica da certidão de nascimento? Por ela estar "ilegivel"? Tenho uma certidão de nascimento de inteiro teor(emitida em 2015). Devo enviar junto para ajudar na compreensão? Deve estar apostilada? ou é melhor eu pedir uma atualizada?
A carteira de habilitação do meu pai vence dia 15/10. Seria muito arriscado enviar toda documentação nesta segunda-feira 20/08? Acham que o processo correria normalmente?
@mlg terá q aguardar chegar pelo correio o oficio informando quais são realmente as divergências. Me parece q o processo fica aguardando a resolução de pendências durante 6 meses, depois disso é cancelado e arquivado.
seguinte meu pai já tirou a cidadania dele via consulado por lisboa normalmente assim como meus irmãos. porem estou indo a passeio a Portugal e gostaria de dar a entrada no meu processo la na ACP . porem preciso saber com exatidão quais documentos preciso levar para não perder viagem.
outra pergunta seria se realmente o prazo esta dentro desse 1 a 2 meses?
e se eu teria problema na imigração indo como turista e levando os documentos na mochila para nacionalidade?
desde ja muito obrigado a todos e desculpa o desespero e que já estou com as passagens compradas.
@RODOLFO LEAL para o seu processo você irá precisar dos seguintes documentos:
- Cópia do assento de nascimento português do seu pai (ou o número do registro anotado no formulário 1C) - Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica devidamente apostilada - Cópia autenticada e apostilada do RG (serve também a CNH ou o passaporte, desde que este último contenha a filiação) - Formulário 1C devidamente preenchido e assinado (você fará isso lá no ACP) - Pagamento de taxa no valor de 175 euros
O prazo deles é, de fato, este que você mencionou. É possível que isso aumente, por conta da demanda e por causa das férias de verão. De resto, o prazo médio é esse mesmo.
Você deve levar os documentos já apostilados daqui. Também se certifique que o RG esteja dentro da sua validade legal que é de 10 anos.
Não é necessário reconhecer a assinatura do formulário, por conta de você dar entrada no processo pessoalmente.
Por fim, não haverá nenhum problema com a imigração em levar estes documentos para lá. O mais importante é cumprir com a lista que o ACP pede e deixar tudo certinho para dar entrada no processo lá.
@Pedro Antonio Pereira Jr. Muito Obrigado!!! Dos documentos mencionados o único que não tenho copia seria o numero de assento do meu pai porem eu tenho o numero que por sinal e super curto é isso mesmo ?somente com o numero eu consigo dar a entrada ? tenho também a utente dele.
Oi gente! meus documentos foram entregues ontem a Ana Santos ( alguem sabe quem é?) como tenho a certeza que o meu vale deu certo e que os documentos tbm? fico esperando algum email alguma coisa? eles enviam algo informando que deu entrada ou tal? ou tenho que ligar pra linha de registro? ou fico esperando alguma noticia? se sim qual o prazo medio para receber alguma noticia antes de ligar pra LR?
@iza070216 o ACP não envia email, nem liga para pessoa avisando sobre nada relacionado ao processo (exceto para comunicar sobre alguma possível exigência). O melhor meio é ligando na LR. Você perguntar se o seu processo foi numerado, informando a eles seu nome completo e a data de nascimento. Se eles te passarem o número de processo significa que ele não só entrou em análise como também o vale foi sacado e utilizado, pois só quando o processo é pago é que ele é iniciado.
@pedro e vc sabe se tem algum prazo pra fazer essa primejra ligaçao? pq recebeu ontem no final do dia... nao sei qual a rapidez deles la, mas nao acho que em um dia ja iam ter alguma resposta... entao como é caro ligar queria saber mais ou menos um prazo kkkkkkk pensando em ligar em uma semana
Se você não quiser gastar muito para ligar para lá você pode adquirir o pacote de minutos ilimitados para linhas fixas portuguesas do Skype. Custa só R$ 10,50 e você pode falar a vontade. O link para adquiri-lo é: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de compra dele).
@almeidafabi 1 - pagamento de vp somente no correio, você tambem pode pagar os 175 euros por cartão de crédito. 2 - o valor é pago em reais, o valor exato você pode fazer a conta pelo maior valor do euro disponivel no site dos correios, o valor é fixo no dia, portanto é melhor fazer a conta pra ter uma ideia. 3 - recomendamos que seja enviado no dia do VP ou bem próximo disso.
Liguei na Linha Registro agora para saber a situação dos meus processos numerados em 10/07. Infelizmente ainda estão "Em Análise".
Uma curiosidade, não sei se já passaram por isso, mas agora a Linha Registro está conferindo muitos dados antes dar a informação. Informei o número do processo, perguntaram o nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o endereço!!!
O meu processo tb está em análise, é do final de junho. Me disseram que ninguém pegou nele ainda pra examinar. Tem processos de junho em exigência. Meus documentos me pareceram estar certinhos,mas como ninguém pegou no processo ainda, n sei se terá exigência. Torcendo pro despacho chegar ainda em agosto kkkk Vamo ACP!! @eliasfsjunior uau, pra mim só me perguntaram o número.
poxa, pessoal de junho e ainda não saiu a analise? o meu chegou la no final de julho e eu tava pensando em ja ligar no final desse mes aeuhaeuha. acho q vou esperar um poco mais.
Comentários
facilidade de organizar os processos que chegam por correio, cada tipo tem uma cor diferente....
já imaginou a quantidade de processos que chegam lá todos os dias, ao verem a cor do formulário, já sabem do que se trata e colocam no devido lugar
processos pessoalmente a atendente já sabe do que se trata, por isso não precisa da cor pra auxiliar na organização
Envio (por EMS) e vale postal: 20/07
Chegada na ACP: 27/07 (5 dias úteis)
Numeração: 13/08 (40XXX/18)
Status (16/08 - ligação para a LR): em análise
Obrigada!
—
Curiosidade: o vale postal em 14/08 (após a numeração) ainda não tinha sido sacado (segundo informações do CTT).
hoje fui a uma agencia do correio e paguei 3 vales postais, somente em um deles o CEP da IRN, IP saiu com o numero 0 antes do 4....será que terei problemas?
obrigada
Alguém teve problema com a cópia reprográfica da certidão de nascimento? Por ela estar "ilegivel"?
Tenho uma certidão de nascimento de inteiro teor(emitida em 2015). Devo enviar junto para ajudar na compreensão? Deve estar apostilada? ou é melhor eu pedir uma atualizada?
Obrigado
galera preciso de uma ajuda meio urgente !!!
seguinte meu pai já tirou a cidadania dele via consulado por lisboa normalmente assim como meus irmãos.
porem estou indo a passeio a Portugal e gostaria de dar a entrada no meu processo la na ACP . porem preciso saber com exatidão quais documentos preciso levar para não perder viagem.
outra pergunta seria se realmente o prazo esta dentro desse 1 a 2 meses?
e se eu teria problema na imigração indo como turista e levando os documentos na mochila para nacionalidade?
desde ja muito obrigado a todos e desculpa o desespero e que já estou com as passagens compradas.
- Cópia do assento de nascimento português do seu pai (ou o número do registro anotado no formulário 1C)
- Sua certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica devidamente apostilada
- Cópia autenticada e apostilada do RG (serve também a CNH ou o passaporte, desde que este último contenha a filiação)
- Formulário 1C devidamente preenchido e assinado (você fará isso lá no ACP)
- Pagamento de taxa no valor de 175 euros
O prazo deles é, de fato, este que você mencionou. É possível que isso aumente, por conta da demanda e por causa das férias de verão. De resto, o prazo médio é esse mesmo.
Você deve levar os documentos já apostilados daqui. Também se certifique que o RG esteja dentro da sua validade legal que é de 10 anos.
Não é necessário reconhecer a assinatura do formulário, por conta de você dar entrada no processo pessoalmente.
Por fim, não haverá nenhum problema com a imigração em levar estes documentos para lá. O mais importante é cumprir com a lista que o ACP pede e deixar tudo certinho para dar entrada no processo lá.
desde ja mais uma vez obrigado
meus documentos foram entregues ontem a Ana Santos ( alguem sabe quem é?) como tenho a certeza que o meu vale deu certo e que os documentos tbm? fico esperando algum email alguma coisa? eles enviam algo informando que deu entrada ou tal? ou tenho que ligar pra linha de registro? ou fico esperando alguma noticia? se sim qual o prazo medio para receber alguma noticia antes de ligar pra LR?
Se você não quiser gastar muito para ligar para lá você pode adquirir o pacote de minutos ilimitados para linhas fixas portuguesas do Skype. Custa só R$ 10,50 e você pode falar a vontade. O link para adquiri-lo é: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para aparecer a opção de compra dele).
Datas disponíveis para passaporte em Janeiro/2019 no Consulado RJ.
1) Para fazer o pagamento do VP é somente pelos correios ou no DHL também pode?
2) Devo levar o valor já em euros ou eles realizam a conversão na hora?
3) E depois de pago o VP, existe alguma data limite para enviar a documentação?
1 - pagamento de vp somente no correio, você tambem pode pagar os 175 euros por cartão de crédito.
2 - o valor é pago em reais, o valor exato você pode fazer a conta pelo maior valor do euro disponivel no site dos correios, o valor é fixo no dia, portanto é melhor fazer a conta pra ter uma ideia.
3 - recomendamos que seja enviado no dia do VP ou bem próximo disso.
Uma curiosidade, não sei se já passaram por isso, mas agora a Linha Registro está conferindo muitos dados antes dar a informação. Informei o número do processo, perguntaram o nome, a data de nascimento, o nome da mãe e o endereço!!!
Torcendo pro despacho chegar ainda em agosto kkkk Vamo ACP!!
@eliasfsjunior uau, pra mim só me perguntaram o número.
Informando aqui só pra fins de comparação e ciência da galera haha